Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares




Resenhas - Elite da tropa


108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Ju 17/03/2011

Não se engane: só estou dando 4 porque achei a parte final um pouco confusa. Tirando esse detalhe o livro merecia é 5. É um livro doentio, mas inteligente e que te bota para pensar de verdade sobre a situação do nosso país. Sobre como quem devia estar nos representando e protegendo tem menos moral que nós, meros mortais.
Estou tão chocada agora que acabei de ler. Não entendo quem falou que o livro é fraco. Eu achei bem forte mesmo. Só não vou falar forte demais, porque não achei defeito na realidade brutal que ele esfrega na nossa cara.
comentários(0)comente



Péricles 11/02/2011

Realidade
O livro fala a verdade nas ruas no ponto de vista de um policial honesto.
Fui policial por 5 anos, mas não tive a mesma sorte do Cap. Nascimento, na verdade o livro só peca nisso, parece que tudo foi fácil para o narrador, no entanto a realidade é diferente, é bem pior do que a história do livro.
Saí por não ter a sorte do Nascimento.
Mas a realidade das ruas bem como dos policiais corruptos é leal aos fatos. Sem os agravantes que acho que faltou.
comentários(0)comente



Bia 11/02/2011

Interessante
O jeito como é narrado esse livro é bem diferente do filme visto nos cinemas. Mostra outro lado ainda não visto por todos e que na verdae ainda não mostra tudo o que acontece por aí...
comentários(0)comente



crpaiva 04/02/2011

Rede de intrigas
Rede de Intrigas. Este poderia ser também o nome deste livro. Eu já olhava políticos, comandantes e delegados com olhos de quem entende a pressão que o sistema impõe. É aquela velha máxima. "Depende do lado do muro em que você está"
A questão é: "quão rápido você sai fora para manter alguma coisa íntegra no seu íntimo".
Se pensar muito, já está plantado no sistema e precisa aprender a fazer as monobras certas para sobreviver e manter a engrenagem funcionando.
Enfim, boa leitura.
comentários(0)comente



Golbery 01/11/2010

É o Sistema Social Brasileiro que gera essa sujeira.
Vou tomar a liberdade de discordar da maioria das resenhas aqui. Eu fui um dos que leu o livro após assistir ao filme. A diferença é que quis ler o livro não após o Tropa 1, mas só após o Tropa 2. Antes de comprar o livro eu li as resenhas sobre ele aqui no Skoob.

Meu interesse na leitura veio sobre querer saber mais sobre a corrupção, a politicagem e toda a sujeira que não chega ao conhecimento da população. Foi exatamente isso que encontrei!

O livro é dividido em duas partes. A primeira é "O Diário da Guerra", uma sucessão de contos curtos sobre situações vivenciadas pelo narrador na PM e no BOPE. A segunda é "Dois anos depois: A cidade beija a lona", em que é dissecada toda uma estrutura de rede de interesses onde não há diferença entre policial e bandido.

Não existe uma conexão direta do livro com o filme. Há algumas semelhanças. O narrador, por exemplo, é negro, do BOPE e estuda na PUC. Depois ele sai da polícia e lança um livro relatando a sujeira por trás da segurança pública.

O que gostei do livro foi principalmente um aprofundamento nessa criminosidade brasileira inerente ao sistema. Um aprofundamento mais amplo que no filme e, por essa razão, gostei mais do livro que do filme.

Mas aí é questão de gosto. Recomendo demais o livro! Demais.
comentários(0)comente



fabriciobravim 15/11/2010

Pede pra sair!
Li Elite da Tropa empolgado com o Tropa de Elite 2. Pena que o livro não chega aos pés do filme. A primeira parte são vários contos sobre o BOPE, já a segunda é uma história com mais de 20 personagens (daí a utilidade da lista de personagens no início) que não tem um final, por isso a decepção. Ponto positivo para os diálogos, bem realistas e engraçados, cheio de jargões.
comentários(0)comente



Digão Livros 13/08/2010

Os fins justificam os meios? A polícia também é vítima da violência urbana? Pode-se ter uma herói que não respeita as regras? O livro possui leitura dinâmica e nos faz pensar em todas essas questões ao fim de sua leitura. Infelizmente, provavelmente, outros livros sobre a violência do Rio de Janeiro surgirão. O livro é ótimo!
comentários(0)comente



Melian 28/04/2011

Resenha do Blog Mell Books
Li esse livro a uns dias e achei que seria interessante resenha-lo.
As vezes ele parece tão real que nos deixa na duvida se é uma ficção ou se é real.
O livro se divide em duas parte, uma parte são relatos de um policial do BOPE, onde ele fala as opiniões dele, conta coisas que aconteceu com ele, faz criticas conta algumas missões, dá alguns detalhes e conta algumas situações das quais nós vimos no filme.
Cosas pesadas messmo, não tão pesadas no livro mas como vi o filme primeiro acaba que relaciono as cenas. Conta sobre o treinamento do BOPE, de como sofrem e como são tratados, fala da honra de usar o uniforme com a caveira e da fama que os policiais do BOPE tem.
Eu que gosto muito de filmes policiais gostei bastante dessa parte do livro, detalhes sobre as missões, a tensão quando se invade uma favela, poucos homens contra vários jovens armados dentro das favelas guardando o traficante. Mas também relata situações tristes, por exemplo tiros por acidente, mãe que vê o filho ser morto, enfim, a realidade da favela.
Na segunda parte o livro parece uma outra história, trata-se de uma ação em cadeia, de um fato que desenvolve outro, tudo em volta da corrupção, grampos telefônicos, arrego do trafico para a policia,governador do estado, chefe geral da policia, até ex mulher de policial que trabalha em penitenciaria aparece na história. é uma parte do livro um pouco confusa, afinal tem muitos personagens, mas antes de relatar ele põe uma lista de quem é quem p/ ajudar a se achar nos relatos.
O livro é bom, recomendo a todos que gostam desse genero.
A escrita flui bem, li rápido, gostei da capa, mistura um pouco de soldado, aquela idéia de guerra, que é o que o BOPE representa, o guerra contra o trafico. O escritor por varias vezes usa um palavriado pesado, porem não ofende, e como ele mesmo diz, não quer fazer rodeios, quer apresentar a realidade, do jeito que ela é.

Leia resenha completa em: http://mellbooks.blogspot.com/2011/04/resenha-elite-da-tropa.html
comentários(0)comente



Gustavo Batista 22/07/2010

O livro é bom. Realmente a segunda parte tem um pouco menos de ação, mas nem por isso ela fica chata ou é menos importante para o livro como um todo. Pelo contrário, retrata, na minha visão, a realidade não só da segurança pública, mas de todos os cargos políticos. O livro é chocante tanto pelo relato dos excessos polícias, quanto pela politicagem que cerca a Polícia.
comentários(0)comente



Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Os autores são todos ligados à segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo um deles major da polícia e o outro foi capitão do BOPE.
Achei o filme mais chocante. Esperava mais do livro, justamente pelo filme ter sido um belo tapa na cara.
Mas o livro revolta. Você começa a pensar sobre tudo que é retratado e sente nojo de fazer parte desse sistema porco e corrupto. E o preconceito. Dói fundo.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, o narrador, policial do BOPE, retrata o dia-a-dia em pequenos contos. Explica o caminho para se tornar policial do BOPE, as torturas, a corrupção da PM e da Civil, enquanto o BOPE tenta manter-se incorruptível. Retrata a violência (dos policiais e dos traficantes), as mortes, as incursões nas favelas….enfim…mostra o lado B que não estamos acostumados a ver. E é isso que revolta. Toda essa hipocrisia, todo esse papo de que “policial é bandido”, é nojento, revoltante mesmo. Sempre achei que era uma classe injustiçada, agora tenho certeza.
Mas, como nem tudo são flores, existe a segunda parte do livro.
Nessa segunda parte, a história corre veloz, e você tem que ficar bem esperto pra não perder detalhes. É uma infinidade de pessoas, traficantes, autoridades, todos enroscados em uma mesma trama de traições, mentiras, desconfiança e morte.
Aqui, a esposa do chefe do Comando Vermelho, preso em Bangu I, é seqüestrada. Aí vem toda a trama para saber quem foi, porque, se está envolvido com traficantes inimigos, com a polícia, com o governo.
Nessa segunda etapa do livro, vemos que a polícia pode sim ser corrupta e vender-se à traficantes e ao próprio governo para ter regalias. Mas também frisa que nessa sujeira toda existem pessoas honestas, que batalham, acreditam, e pagam, muitas vezes com a vida.
É triste, dá um aperto pensar nessas pessoas idealistas, que só querem resolver os problemas, sendo presos nessa rede de intrigas e utilizados como marionetes para interesses menos nobres, por assim dizer.
Recomendo o livro, sem pensar duas vezes. A linguagem é coloquial, cheia de gírias, é a voz da rua mesmo. Fácil de ler, mas cheio de referências cultas, você vê que os autores sabiam o que estavam fazendo.

comentários(0)comente



Andréa 07/04/2010

Eu sinceramente gostei bastante do livro.. mas prefiro o filme!
Achei o filme mais resumido e com mais 'continuidade' que o livro. Porém, o livro é bem legal! Aconselho!
comentários(0)comente



felipeme 09/01/2010

Sobre o livro.
Gostei bastante do livro até mais ou menos a metade, onde ele conta as histórias do dia a dia da polícia no RJ, sobre coisas que aconteceram, que pela forma que é escrita, nos causa comoção, pela extensão dos problemas da polícia é muitas vezes difícl de acreditar que essa éa realidade, a marginalidade não possui nenhum valor pela vida, nem pela própria vida, onde tanto faz matar ou morrer, a partir da segunda metade, a trama "esfria" e começam os relatos de espionagem, complôs planos envolvendo figurões da cidade de ambos os lados.
comentários(0)comente



Rodrigo 21/12/2009

Bom
Um bom livro para a leitura.
Os contos inicias são mais interessantes.
A segunda parte do livro, apesar de prender o leitor e trazer uma boa dose de suspense, é muito confusa e no final é pouco esclarecedor.
Para que gosta do tema sugiro a leitura.
Consegui ler em 3 dias.
comentários(0)comente



flivon 07/12/2009

Nem tão bom, nem tão ruim
O livro em si, me enganou, quando eu o achei entre os tantos livros numa livraria, li o comecinho da primeira parte, e gostei muito, mas a 2ª parte (que é uma boa parte do livro) é muito, na minha humilde opinião, ruim.

Não consegui ler a 2ª parte toda pelo fato dela ser entendiante.
comentários(0)comente



Paulo Montini 28/11/2009

obsevações pessoais
o início do livro na verdade é a melhor parte.



Sem dúvida, há muito de relatos reais ali. a segunda parte consiste de uma história que poderia ser um pouco melhor. O lado que atrai no livro é justamente o contato com a violência que os policiais vivenciam e praticam no Rio de Janeiro. Melhor parte fica na descrição dos policiais que se perdem no morro e acabam sendo baleados por policiais. Assustador, mas interessante...
comentários(0)comente



108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR