Menino de Asas

Menino de Asas Homero Homem de Siqueira Cavalcanti...

Resenhas - Menino de Asas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jorge 11/01/2023

Nostalgia...
Lembro de que a 15 anos atrás, começava a conhecer a série vagalume... Os livros incríveis para a época... Hoje consigo entender a crítica por trás dessa trama... Recomendo a leitura....

André 02/01/2023

Nostálgico
Tenho uma história pregressa com este livro, pois ele fez parte de um dos momentos mais tristes de minha infância. Na época não cheguei a concluí-lo, e há muito planejava fazê-lo. Finalmente o momento chegou, em 2023.
A história é revoltante, mostra como uma pessoa talentosa e bondosa foi desprezada e usada por bode expiatório por, simplesmente, ser diferente.
É um livro curtinho e a história não é tão aprofundada, todavia vale muito a pena, principalmente pela lição que ele transmite.

Ryan200 21/12/2022

MENINO DE ASAS
As asas dO Menino de Asas, muitas vezes descritas como belas, dádiva de Deus, sonho dos homens, etc., são uma metáfora para aquela coisinha única em cada ser humano, que nos faz diferentes dos demais, que nos faz único. O garoto passa a história inteira tentando se livrar disso em si mesmo, do que lhe fazia especial, por medo de como seria visto e julgado aos olhos dos outros. Passa uma belíssima mensagem de aceitação, amor próprio, e amizade. É uma leitura rápida; a escrita é reflexiva e poética. ~[Dei 3 estrelas porque uma história com uma boa proposta dessa deveria ter terminado melhor, mas o final pareceu bem arrastado, um tanto corrido]

Lu Mendes 17/12/2022

Revisite Memórias
O menino de asas é memória coletiva de uma geração que atualmente é pouco leitora.

Portanto, todo leitor que passou pela coleção vagalume lá no começo de sua jornada, deveria revisitar essas memórias.

VicBanger 12/12/2022

Leitura simples, conteúdo complexo.
Quantas páginas este livrinho tem mesmo? 80? Uau! Quantas coisas nós temos em apenas 80 páginas, né?

Sim, O Menino de Asas é curtinho. A leitura é agradável e flui numa facilidade com que qualquer obra infatojuvenil deve fluir. O protagonista é cativante e todo o sofrimento vivido por ele pode ser facilmente abraçado pelo mínimo de empatia de qualquer leitor(a). O personagem que dá título à obra, em dado momento, busca abrir mão de suas asas; não por nutrir desgosto por elas, mas, sim, porque ele precisa ser aceito por uma sociedade que não reconhece a sua humanidade. É louvável o carinho que o autor Homero Homem (e que nome!) teve ao retratar personagens (sim, para além do protagonista) situados à margem da sociedade.

Por qual motivo avalio este livrinho com apenas 3 estrelas? Simples: porque a complexidade do universo presente nas páginas pede por mais espaço - um livro maior. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, deixando, ao final, a seguinte dúvida: "E se fosse um livro com o dobro de páginas, pelo menos?"

De qualquer modo, é um trabalho decente e que pode render muitas reflexões em um contexto escolar, por exemplo. Professores, eis uma lista de assuntos que esta novela traz (direta ou indiretamente): capacitismo, êxodo rural, antagonismo de classes, racismo estrutural etc.

Malu533 25/08/2022

Muito bom,ele representa bastante algumas pessoas com condições especiais,como se sentem. A historia é muito legal,o mais interessante é que é passa da no Brasil

Evelize Volpi 05/03/2022

Leitura em ordem de publicação da Coleção Vagalume.
Menino de Asas , uma história tão humana e com a crueldade, beleza, delicadeza e decepções de nossa humanidade.
Clássico da Coleção Vagalume.
Vale a leitura.

Maria13717 03/03/2022

Li esse livro pra escola
Eu realmente achei que esse livro seria muito chato mais foi até legal, a prova vai ser em abril da pra eu reler pra eu sair bem na prova né

Bruh 05/02/2022

Não achei muita coisa na escrita, até porquê o livro é bem rapidinho. É uma leitura interessante, abordar uns temas legais, como, o que falei durante as marcações de leitura no meu perfil, a sociedade insiste em transformar qualquer ser diferente em um "palco", para rir e tirar proveito como se fosse um objeto e não um ser humano.

A história de Menino de Asas, uma criança humana que nasceu com asas ao invés de braços, aborda muito desse tema, da negligência e das coisas absurdas que a sociedade falava e inventava só por ele ser diferente do que chamariam de comum ou bonito, e como isso afetou diretamente a sua vida, e como, na maioria das vezes, essas pessoas excluídas vêem no crime a única saída para viver melhor (mesmo que não queiram isso), já não existem oportunidades.

Não gostei do final, achei que não resolveu muita coisa do livro, mas pelo menos não foi terrível. Por isso, três estrelas.

Gostei de algumas passagens, tipo essa:

"Subindo a escada, ia cogitando se recorrer àquela placa não representava uma queda: a decisão de se tornar igual aos outros naquela imperfeição congênita de todos possuírem braços em vez de asas."

Sam 23/11/2021

Não é um livro "ruim"a história é boa mas o livro não é para mim a escrita difícil e diferente fez eu dar essa nota mas para quem gosta de live assim vai amar.

Herick 01/09/2021

Tava indo tão bem a história para um final bem ruim. Ficou sem sentido, a mudança do que aconteceu foi muito rápida e sem nexo.

Carlinha 20/05/2021

Rápida leitura
Mostra como ser diferente provoca preconceito. E também fala de amizade!

Bruno Mancini 25/03/2021

Sei que li
Mas como foi livro lido no tempo de escola, não me lembro mais nada. Mas foi uma boa história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6