Maktub

Maktub Paulo Coelho

Resenhas - Maktub

Carol 04/03/2023

Muito bom. Um livro que traz varias teorias de vida que mesmo complexas, paulo consegue por em frases de uma pagina apenas. Encantador!
Carol 04/03/2023minha estante
pagina 71

AmandaVM 12/10/2013

Trechos do livro
"Como é fácil ser difícil.
Basta ficar longe dos outros e, desta maneira, não vamos sofrer nunca.
Não vamos correr os riscos do amor, das decepções, dos sonhos frustrados.
Como é fácil ser difícil.
Não precisamos nos preocupar com telefonemas que precisam ser dados, com pessoas que pedem nossa ajuda, com a caridade que é necessário fazer.
Como é fácil ser difícil.
Basta fingir que estamos numa torre de marfim, que jamais derramamos uma lágrima.
Basta passar o resto de nossa existência representando um papel.
Como é fácil ser difícil.
Basta abrir mão do que existe de melhor na vida."
"Diz o mestre:
Daqui por diante - e por algumas centenas de anos - o universo vai boicotar os preconceituosos.
A energia da Terra precisa ser renovada.
As idéias novas precisam de espaço.
O corpo e a alma precisam de novos desafios.
O futuro bate à nossa porta, e todas as idéias - exceto as que envolvem preconceitos - terão chance de aparecer.
O que for importante, ficará; o que for inútil, desaparecerá.
Mas que cada um julgue apenas as próprias conquistas; não somos juízes dos sonhos de nosso próximo.
Para ter fé em nosso caminho, não é preciso provar que o caminho do outro está errado.
Quem age assim, não confia nos próprios passos."
-------------
"Um velho sábio chinês caminhava por um campo de neve quando viu uma mulher chorando.
- Por que choras? - perguntou ele.
- Porque me lembro do passado, da minha juventude, da beleza que via no espelho, dos homens que amei. Deus foi cruel comigo porque me deu memória. Ele sabia que eu ia recordar a primavera de minha vida, e chorar.
O sábio ficou contemplando o campo de neve, com o olhar fixo em determinado ponto.
A certa altura, a mulher parou de chorar:
- O que estás vendo aí? - perguntou.
- Um campo de rosas - disse o sábio - Deus foi generoso comigo porque me deu memória. Ele sabia que, no inverno eu poderia sempre recordar a primavera, e sorrir."
-------------
"Todos nós precisamos de amor. O amor faz parte da natureza humana - tanto quanto comer, beber e dormir.
Muitas vezes sentamos diante de um belo pôr-do-sol, completamente sós, e pensamos: 'Nada disto tem importância, porque não posso compartilhar toda esta beleza com alguém.'
Nestes momentos, vale a pena perguntar: quantas vezes nos pediram amor, e nós simplesmente viramos o rosto para o outro lado? Quantas vez tivemos medo de nos aproximar de alguém, e dizer, com todas as letras, que estávamos apaixonados?
Cuidado com a solidão. Ela vicia tanto quanto as drogas mais perigosas.
Se o pôr-do-sol parece não ter mais sentido para você, seja humilde, e parta em busca do amor.
Saiba que - assim como outros bens espirituais -, quanto mais estiver disposta a dar, mais você receberá em troca."
"Diz o mestre:
Hoje seria bom fazer algo fora do comum. Podemos, por exemplo, dançar na rua enquanto caminhamos para o trabalho. Olhar nos olhos de um desconhecido e falar de amor à primeira vista. Dar ao chefe uma idéia que pode parecer ridícula, mas em que acreditamos. Comprar um instrumento que sempre quisemos tocar, e nunca nos arriscamos.
Os guerreiros da luz se permitem tais dias.
Hoje podemos chorar algumas mágoas antigas que ainda estão presas na garganta. Telefonaremos para alguém com quem juramos nunca mais falar (mas de quem adoraríamos escutar um recado em nossa secretária eletrônica).
Hoje pode ser considerado um dia fora do roteiro que escrevemos todas as manhãs.
Hoje qualquer falha será permitida e perdoada.
Hoje é dia de se ter alegria na vida."
"Diz o mestre:
Devemos cuidar de nosso corpo - ele é o templo do Espírito Santo, e merece nosso respeito e nosso carinho.
Devemos aproveitar ao máximo nosso tempo - é preciso lutar por nossos sonhos, e temos de concentrar nossos esforços nesse sentido.
Mas é preciso não esquecer que a vida é composta de pequenos prazeres. Eles foram colocados aqui para nos estimular, ajudar nossa busca, nos dar momentos de repouso enquanto travamos nossas batalhas diárias.
Não existe pecado nenhum em ser feliz.
Não existe nada de errado em - uma vez ou outra - transgredir certas regras de alimentação, de sono, de alegria.
Não se culpe se - de vez em quando - você perde tempo com bobagens.
São os pequenos prazeres que nos dão os grandes estímulos."
-------------
"Em um remoto bar da Espanha, perto de uma cidade chamada Oliete, existe um cartaz escrito por seu dono: 'Justamente quando consegui encontrar todas as respostas, mudaram todas as perguntas.'
Diz o mestre:
Sempre estamos muito ocupados em procurar respostas; consideramos respostas coisas importantes para compreender o sentido da vida.
É mais importante viver plenamente, e deixar que o próprio tempo se encarregue de nos revelar os segredos de nossa existência.
Se estamos ocupados demais em encontrar um sentido, não deixamos a natureza atuar, e nos tornamos incapazes de ler os sinais de Deus."
-------------
"A Lenda Pessoal não é tão simples como parece.
Pelo contrário, pode ser uma atividade perigosa.
Quando queremos algo, colocamos em marcha energias poderosas, e já não podemos esconder de nós mesmos o verdadeiro sentido de nossa vida.
Quando queremos algo, fazemos uma escolha do preço a pagar.
Seguir um sonho tem um preço - pode exigir que abandonemos velhos hábitos, pode nos fazer passar dificuldades, ter decepções, etc.
Mas, por mais alto que seja este preço, nunca é tão alto como o que é pago por quem não vive sua Lenda Pessoal.
Porque estes um dia vão olhar para trás, ver tudo o que fizeram, e escutar o próprio coração dizer: 'desperdicei minha vida'.
Acredite, esta é uma das piores frases que alguém pode ouvir."
-------------
"O medo não é sinal de covardia.
É ele que nos dá possibilidade de agir com bravura e dignidade diante das situações da vida.
Quem sente medo - e apesar disso segue adiante, sem deixar-se intimidar - está dando uma prova de valentia.
Quem, entretanto, enfrenta situações arriscadas sem dar-se conta do perigo, demonstra apenas irresponsabilidade."
-------------
"Somos seres preocupados em agir, fazer, resolver, providenciar.
Estamos sempre tentando planejar um coisa, concluir outra, descobrir uma terceira.
Não há nada de errado nisto - afinal de contas, é assim que construímos e modificamos o mundo.
Mas faz parte da experiência da vida o ato da Adoração. Parar de vez em quando, sair de si mesmo, permanecer em silêncio diante do Universo.
Ajoelhar-se com o corpo e com a alma. Sem pedir, sem pensar, sem mesmo agradecer por nada.
Apenas viver o amor calado que nos envolve.
Nestes momentos, algumas lágrimas inesperadas - que não são de alegria, nem de tristeza - podem jorrar.
Não se surpreenda.
Isto é um dom.
Estas lágrimas estão lavando sua alma."
-------------
"Às vezes, passamos dias ou semanas inteiras sem receber nenhum gesto de carinho do próximo.
São períodos difíceis, quando o calor humano some, e a vida se resume a um árduo esforço de sobrevivência.
Diz o mestre:
Devemos examinar nossa própria lareira.
Devemos colocar mais lenha, e tentar iluminar a sala escura em que nossa vida se transformou.
Quando escutarmos nosso fogo crepitando, a madeira que estala, as histórias que as labaredas contam, a esperança nos será devolvida.
Se somos capazes de amar, também seremos capazes de sermos amados.
É apenas uma questão de tempo."
"Diz o mestre:
Vontade. É uma palavra que a gente deveria colocar sob suspeita durante algum tempo.
Quais são as coisas que não fazemos porque não temos vontade, e quais aquelas que não fazemos porque são arriscadas?
Eis um exemplo do que confundimos com 'falta de vontade': falar com desconhecidos.
Seja uma conversa, um simples contato, um desabafo, raramente conversamos com desconhecidos.
E sempre achamos que 'foi melhor assim'.
Terminamos sem ajudar e sem sermos ajudados pela Vida.
Nossa distância faz com que pareçamos muito importantes, muito seguros de nós mesmos.
Mas, na prática, não estamos deixando que a voz de nosso anjo se manifeste através da boca dos outros."
"Diz o mestre:
Escreva. Seja uma carta, ou um diário, ou algumas anotações enquanto fala ao telefone - mas escreva.
Escrever nos aproxima de Deus e do próximo.
Se você quiser entender melhor seu papel no mundo, escreva.
Procure colocar sua alma por escrito, mesmo que ninguém leia - ou, o que é pior, mesmo que alguém termine lendo o que você não queria.
O simples fato de escrever nos ajuda a organizar o pensamento e ver com clareza o que nos cerca.
Um papel e uma caneta operam milagres - curam dores, consolidam sonhos, levam e trazem a esperança perdida.
A palavra tem poder."
-------------
"Se você está insatisfeito com alguma coisa - mesmo que seja uma coisa boa, que gostaria de realizar e não está conseguindo - pare agora.
Se as coisas não andam, só existem duas explicações: ou sua perseverança está sendo testada, ou você precisa mudar de rumo.
Para descobrir qual das opções é correta - já que são atitudes opostas -, use o silêncio e a oração.
Aos poucos as coisas vão ficando misteriosamente claras, até que você tem forças suficientes para escolher.
Uma vez tomada a decisão, esqueça por completo a outra possibilidade.
E siga adiante, porque Deus é o Deus dos valentes.
Disse Domingos Sabino:
- Tudo sempre acaba bem no final. Se as coisas não estão bem, é porque ainda não chegou ao final."
-------------
"Existem momentos em que gostaríamos mito de ajudar determinada pessoa, mas não podemos fazer nada.
Ou as circunstâncias não permitem que nos aproximemos, ou a pessoa está fechada para qualquer gesto de solidariedade e apoio.
Resta-nos o amor.
Nos momentos em que tudo o mais é inútil, ainda podemos amar - sem esperar recompensas, mudanças, agradecimentos.
Se conseguimos agir desta maneira, a energia do amor começa a transformar o universo à nossa volta.
Quando esta energia aparece, sempre consegue realizar seu trabalho."
-------------
"Um homem muito piedoso viu-se, de repente, privado de todas as suas riquezas.
Sabendo que Deus era capaz de ajudá-lo em qualquer circunstância, começou a rezar:
- Senhor, faz com que eu ganhe na loteria - pedia ele.
Durante anos e anos ele rezou, e continuou pobre. Finalmente chegou o dia de sua morte e, como era muito piedoso, foi direto para o céu.
Lá chegando, recusou-se a entrar. Disse que vivera toda a sua existência de acordo com os preceitos religiosos que lhe ensinaram, e que Deus jamais fizera com que ganhasse na loteria.
- Tudo que o Senhor prometeu não passa de uma mentira - disse o homem, revoltado.
- Estive sempre pronto para ajudá-lo a ganhar - respondeu o Senhor - Entretanto, por mais que eu quisesse ajudá-lo, você nunca comprou um bilhete de loteria."

Sté 29/05/2022

Paulo Coelho, você tem uma fã!
Esse livro reúne os textos escritos em sua coluna para o jornal Folha de S. Paulo, no período de junho de 1993 até o mesmo mês de 1994.
Sou suspeita pra falar, porque eu amo a escrita dele. Mas esse, ao contrário de Manual do Guerreiro da Luz, eu criei uma conexão. Os textos são muito bons, alguns tem metáforas que realmente funcionam. Tanto que, foi o primeiro livro da vida que eu grifei, porque algumas frases realmente falaram comigo e eu pretendo visita-las futuramente.
Pra quem gosta do autor, super indico!

Gabriel Farias Martins 19/04/2024

Maktub
Um livro curto e rápido, Maktub é um conjunto de contos e parábolas, a maioria de origem cristã, algumas budistas e de algumas outras culturas sul americanas e africanas
Diversos são interessantes porém deve-se ler lentamente.
Do contrário, se torna uma experiência maçante.
É bom, mas no tempo certo.

lore 12/03/2023

Mais um do Paulinho! Este livro não é uma história narrada nem nada do tipo, mas sim uma coletânea de frases que o Paulo escreveu em uma coluna do jornal Folha de São Paulo entre 1993 e 1994. São frases LINDAS e metafóricas, algumas falaram especialmente comigo que me fizeram chorar. Amei.

Bia 20/01/2021

Ótimo livro
Leitura simples, com textos breves, mas com ensinamento extraordinário.

Thiaguinho547 14/01/2021

Paulo sempre certeiro
Nada melhor que começar o ano com uma leitura leve e certeira como essa!

Contos e mais contos sobre espiritualidade, religião e sabedoria.

Leitura fácil e rápida!
Recomendo!

Marina.Dorisse 09/01/2021

Leitura rápida, com um ensinamento em cada página. É inevitável passar por alguns deles sem grandes emoções, mas há outros muito bonitos para reler sempre que julgar necessário.

Aline.Angelin 09/10/2020

O livro da minha vida! Paulo Coelho nos ensina, através de breves histórias, sobre a vida, a espiritualidade, a sociedade, tudo! Foi o livro que me fez apaixonar por leitura.

callmemadu 31/05/2023

Apesar de não compartilhar das mesmas crenças que o autor, eu adoro a escrita dele e foi uma delícia ler esse compilado de matérias dele

Matheus.Silva 10/09/2020

"Não é um livro de conselhos, mas uma troca de experiências". - Paulo Coelho
Sem dúvidas não é um livro que pega na sua mão é te ensina a viver a vida, ta mais para uma conversa com um ancião a respeito de suas experiências. Muito bom!

Lourena2 25/05/2023

Maktub ''está escrito''
Maktub são pequenas historias e fabulas de fácil entendimento que nos faz refletir sobre nossa própria vida em determinado momento que talvez estejamos passando ou iremos passar. Eu achei esse livro bem profundo e filosófico, livro para se ler sempre que necessário.

Ramon XP 05/01/2010

Muito Bom Um Livro
O Livro é uma oltima troca de experiencias como diz o autor.

Joyce404 09/06/2023

Não é o tipo de leitura do meu agrado. Mas valeu a pena a leitura. São vários contos curtos para refletir.

Leo 06/01/2010

Maktub- Aquilo que está escrito
Foi minha primeira experiência com as obras de Paulo Coelho, gostei bastante, tinha uma visão bem diferente do que seria a história, foi interessante, pois isso me ajudou a vencer certos preconceitos que sentia quanto a obra, não apresentou caráter místico como acreditava, mas chamou bastante atenção para realidades essencias, a busca e a não busca, apresentando caminhos e experiências para usufruirmos da existência e da harmonia com o que é divino, são muitas histórias dentro de uma, em grande maioria contando com personagens anônimos identificados apenas como viajante, discípulo, pastor ábade, mestre certamente para nos remeter a idéia que não somos superiores, nem inferiores demais quanto ao conhecimento, que devemos estar dispostos a ensinar,mas principalmente ter consciência de que temos muito ainda para aprender, fala de destino, sonhos, felicidade e principalmente de amor, retrata muitas questões existencias por meio de verdadeiras parábolas, com caráter quase terapêutico, auxiliador e motivador, vale a pena ler.