Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Pr.Thiago 20/07/2020

EMOCIONANTE.
Este livro foi uma grata surpresa. A história é cativante. Não dá vontade de parar nunca.
O que Caninos Brancos sofre não é fácil. Escrita fluída. Catártico. Recomendo.

Jamile 12/06/2020

Único
Para falar a verdade esse livro é muito diferente de tudo que já li e isso é maravilhoso! É totalmente tocante, em muitos aspectos é poético e até mesmo filosófico (na minha humilde opinião). A trajetória de um lobo que demonstra tanto sobre os humanos, sobre liberdade, transformação e sobre o molde severo das mãos da sociedade.

Alipio 10/06/2020

Caninos Brancos
Caninos Brancos, uma obra literária de Jack London, escrito em 1906, tornou-se um clássico da literatura mundial, sendo traduzido para mais de oitenta linguas.
Caninos Brancos, é a história de um lobinho que tem mistura de sangue canino e que logo cedo precisa se adaptar para que possa sobreviver em um mundo totalmente ameaçador. O animal através das próprias experiências aprende que existe apenas uma lei: " A lei do mais forte " . Para Caninos brancos, os humanos são deuses, pois tinham a capacidade de dominar e aplicar as leis.
Jack London utiliza-se de antropomorfismo, ou seja, a narrativa é feita sob a perspectiva do animal.
Caninos Brancos, vive tempos de sofrimento e dor, passando de dono em dono, sofrendo castigos e obrigado a lutar em rinhas de cães. até ser salvo das lutas por um bondoso homem que o leva consigo. Desconfiado e arisco, relutou em confiar em seu benfeitor, porém com amor e carinho e muita paciência, foi construído um sentimento de afeição e amor ao seu novo dono.
Caninos Brancos, retrata a enorme adaptabilidade "social" de uma criatura selvagem, e o seu " progresso" gradual para a civilização.
Juliana.Rissardi 10/06/2020minha estante
Interessante, quero ler!

Alipio 11/06/2020minha estante
sensacional....a narrativa prende, amarra o leitor. só não devorei em 1 dia porque estava envolvido com outras atividadrs em casa. mas li em 2 dias ?????

Juliana.Rissardi 12/06/2020minha estante
Existem livros que simplesmente não conseguimos parar, não é? Eu até creio ter esse livro em casa, não cadastrei todos, mas já vi esse nome por aqui!

Paula.Vieira 23/05/2020

Esse é o terceiro livro que leio do Jack London, e assim como nos anteriores a filosofia de vida dele permanece a mesma: O meio influi em quem somos e a vida anseia por poder. É um encontro entre Skinner e Nietzsche.

Diferentemente de "O chamado selvagem" onde o cachorro devido às necessidades impostas pelo meio acaba tonando-se selvagem, neste, as necessidades do meio impelem um lobo a tornar-se domesticado, semelhante a um cachorro.

A escolha de um lobo foi magnífica, pois por mais que sejam da mesma espécie que cachorros, eles diferem muito, principalmente no que tange à companhia e lealdade aos homens. Isso me faz fazer um paralelo social com relação aos ditos 'degenerados', normalmente veicula-se a ideia de que criminosos são maus e nada pode mudá-los, que devemos puni-los e sempre desconfiar deles. Na história, Caninos Brancos é como se fosse esse 'criminoso', ele causa medo, e devido ao seu porte físico e à sua fúria assassina serem rentáveis aos que o possuem, ele passa a ser estimulado a perpetrar ''maldades" que são naturais, mas incompatíveis com a vivência em sociedade. Muitas vezes o autor usa o termo 'barro mole' para se referir a vida, mesmo sem em nenhum momento negar a existência dos instintos e como eles nos impelem a fazer coisas, ele também não deixa de abordar a grande influência que o meio tem de nos moldar, tento mais força na infância mas também não perdendo sua força quando já habituamos nosso ser ao mundo que nos cerca. Esse paralelo é nítido ao final do livro quando ele narra brevemente a vida de um homem que foi maltratado a vida inteira e não houve um tratamento bom no sentido de remodela-lo.
Caninos Brancos nos mostra a necessidade de nos adaptarmos às circunstâncias, e também narra de forma simbólica nossa relação com a sociedade civilizada. Pois assim como Caninos Brancos reprime seus desejos e liberdade em troca da segurança proporcionada pelos humanos, chamados por ele de ‘deuses’, nós diariamente trocamos nossa liberdade e desejos também em troca de proteção pelo estado e comunhão com nossos iguais.

anonimoBR 21/05/2020

"obedecer ao forte e oprimir o fraco"
Honestamente eu peguei o livro da estante com pouquíssima expectativa, nem me lembrava dele, mas resolvi ler e percebi o quanto subestimei essa excelente obra.
De um modo geral fala sobre sobrevivência, essência e da relação que o homem estabelece com os animais (sendo o homem um animal também, visão que é bastante enfatizada no livro, contudo a humanidade seria superior, sendo denominada como de "deuses", pois conseguiu estabelecer seu domínio sobre a natureza) tudo de maneira visceral, impiedosa e acima de tudo realista, os animais não são antropomorfizados e assumem uma postura muitas vezes cruel, sendo tal crueldade também presente nos "deuses". A trama se desenrola na perspectiva de um lobo, que age como lobo, se moldando de acordo com as circunstâncias que o rondam, que hora podem favorecer a sua sede por sangue e hora a sua amabilidade, em um constante conflito entre instinto e influências do ambiente.

Patrick 17/05/2020

Caninos Brancos...
Eu, desde criança, li histórias e assisti filmes onde a figura de um animal é humanizada. Em Caninos Brancos isso é feito e construído mediante uma narrativa tão bem feita, que o lobo "quase um humano" em nenhum momento deixa de ser o "lobo fera". Em alguns instantes o perfil psicológico de Caninos Brancos, descrito por seu criador, parece a descrição de um psicanalista acerca de seu paciente. Em outros momentos, a adaptação do lobo ao meio, é narrada como um pedagogo que acompanha a evolução de uma criança no mundo estranho que passa a descobrir. Fenomenal. Desperta no leitores uma gama de sentimentos e inúmeras reflexões.

Barbara 06/05/2020

História maravilhosa
Esse é o tipo da história que vc n espera muito, até se pergunta: que diabos estou fazendo com esse livro do "Animal Planet"? Mas daí ele te pega de jeito e vc n quer mais largar. Ele vai retratar o que é o mundo selvagem na visão de um lobo, mas sempre mantendo sua visão de animal, sem trazê-lo para uma humanização artificial. Mesmo qdo mostra a inteligência, é uma inteligência específica, e para quem já teve um cachorro sabe que é plenamente possível.
Além de tudo isso, o livro vai mostrar os reflexos que os contatos com os humanos geram no psicológico desse animal. É incrível, é natural, é bonito, ao mesmo tempo, acompanhar todo o processo.
Enfim, vale muito a pena!

JP 30/04/2020

Redenção
Ótimo clássico para iniciantes. A escrita de Jack London tem a capacidade de prender o leitor de tal forma que, pelo menos para mim, foi difícil parar de ler o livro. A história acompanha um meio lobo/meio cão desde seu nascimento até a sua idade mais avançada. O escritor dá ao animal uma espécie de consciência e mostra como ele lida com cada situação apresentada. O livro trata sobre violência e sobre como um ambiente molda um indivíduo, e no final mostra a possibilidade de redenção que embora exista, muitas vezes é negada. É um livro que vale muito a pena ler, recomendo demais.

Barbabella 17/04/2020

Caninoos Brancos
Peguei esse livro pra ler achando que ia ser ok mas me surpreendi ao longo da leitura.
A historia conta basicamente sobre um
lobo mestiço q nasceu na nutereza no entanto foi domesticado, e começa a viver com humanos. Apesar do livro ser contado
no ponto de vista de um lobo, alguns dilemas na narrativa podem ser traduzidos para a nossa sociedade atual.
Sobre a leitura no geral, a história e
extremamente envolvente. Simpatizei bastante com Caninos Brancos mesmo ele nao sendo um bichinho bondoso e fofinho. E fiquei curiosa pra saber o que aconteceria com ele.

Clio0 09/04/2020

Caninos Brancos é um livro sobre ecologia, embora esse não seja exatamente o tema principal escolhido pelo autor. É a história singular de um cachorro-lobo que experimenta a tríade trabalho-rinha-afeição pelas mãos do homem.

É triste e doloroso, pois boa parte do livro é contada do ponto de vista do animal. Embora seja um livro de aventuras, é quase impossível não passar a maior parte do tempo imaginando que a vida de Caninos Brancos poderia ser bem melhor sem a presença de seus donos.
Manuela do Prado 09/04/2020minha estante
Poxa, que triste!

Mawkitas 20/01/2022minha estante
No meu imaginário esse livro era totalmente diferente! Acho que não vou ler mais. Fico péssima com esse tipo de temática em que os bichos passam quase o livro todo sofrendo.

voracious 21/01/2022minha estante
se eu já sofri lendo o chamado selvagem, com esse aí eu vou virar um rio

Paiva 09/04/2020

Um livro p pensar no nosso convívio com os animais e para perceber q eles tbm amam, porém de um jeito muito mais especial. Nos faz notar o quanto egoísta somos ao não retribuir em igualdade o amor e fidelidade q um cachorro nos dedica. Leitura esplêndida para mais um aprendizado de vida

Sil 06/04/2020

Perfeito!
Livro simples e maravilhoso. Envolvente e muito bem escrito. Esse autor virou um dos meus favoritos da vida.

Luana.Cristina 31/03/2020

Quem Será o Verdadeiro Selvagem?
Este livro conta a história da vida de um lobo, que mora em uma região bem selvagem chamada Wild. Dividia em 5 partes com aproximadamente 5 capítulos cada. Ela começa narrada no ponto de vista de dois homens que tentam atravessar a floresta com um trenó puxado por cães e perseguidos por um bando de lobos famintos. O suspense surge quando os cães começam a desaparecer 1 por 1 a cada dia. Ao final desta passagem a história muda para o ponto dos lobos, onde a alcateia se desfaz e dois destes lobos acabam ficando juntos. Nasce uma ninhada de 5 lobinhos, mas como eu disse antes, a vida no Wild não era fácil, então destes só restou um filhote e a loba. O lobinho conforme passava os dias ia aprendendo como funcionava aquele mundo, onde ou você devorava ou era devorado por outro animal maior. Até que um dia ele e sua mãe acabaram sendo capturados por uma aldeia de Índios. A mãe do lobinho na verdade já havia sido domesticada antes, ela era metade cachorro e metade lobo, e tinha o nome de Kiche. Castor Pardo, o índio que encontrou os lobos, logo nomeou posse dos animais, já que Kiche antes pertencera a seu irmão, e nomeou o filhote de Caninos Brancos. Já discordava deste comportamento, e comecei a discordar mais ainda ao observar a maneira como os índios tratavam seus animais. Caninos Brancos foi ''treinado'' a base da violência. Separado da mãe e surrado por outros cães da aldeia, Caninos cresce um lobo revoltado, obedecendo apenas a Castor Pardo, que ele enxerga como um deus, e os deuses podiam castiga-lo como quisessem, seja com tapas, pauladas, pedradas ou o que tivessem para jogar.
Muita coisa acontece, então um homem feio e malfamado apelidado de Beauty Smith, surge querendo comprar Caninos Brancos. Após tremenda insistência, ele consegue, e Caninos se sente traído por Castor.
Por ser um animal tremendamente forte, Beauty começa a usar Caninos em rinhas de cães, onde ele definitivamente vira uma maquina de matar. Caninos só conhecia o ódio em sua vida.
Até que em fim, dois homens descobrem essa covardia, e invadem o espaço justamente em uma batalha que Caninos estava prestes a perder pela primeira vez. Após esse resgate, Caninos começa a descobrir o outro lado da vida, um lado que antes nunca vira, que pudesse haver humanos bondosos, e que pudesse haver amor.
Esta é a história resumida e sem spoilers, eu particularmente gostei bastante. Inicialmente, esse livro me incomodava pela brutalidade, principalmente da parte dos lobos, mas comecei a dizer a mim mesma que aquela era a realidade, não é como em A Lady e o Lobo, haha! Então aceitei.
Embora essa brutalidade tenha acabado se revertendo para os humanos ao fim. E acabou coincidindo de eu estar lendo sobre as rinhas de cães na mesma época em que a TV falava sobre a rinha que encontraram no Brasil.
Teve um Youtuber que também fez a resenha deste livro, e disse uma frase que eu achei pesada mais verídica, e queria repassar para vocês. "Talvez ou autor quisesse passar para a gente refletir, quem é mais selvagem? O lobo que faz aquilo por instinto, para sobreviver, ou o humano, que maltrata os animais por diversão?"

site: http://divertidoblogdalulu.blogspot.com/2020/03/resenha-do-livro-caninos-brancos.html

Bigas 25/02/2020

Esse livro me fez como um liquidificador. Pegou todos meus sentimentos...raiva ...dor ...desespero ...E bateu tudo.
Resultado ?
Rios d lágrimas.
Chorei tanto q nn conseguia parar foi um livro tão intenso q me prendeu do início ao fim

Bianca 13/02/2020

Caninos Brancos é um daqueles livros que podem não parecer tão interessantes logo de cara. A história começa um tanto quanto monótona, porém em determinado momento ela passa a ter uma crescente bastante significativa e nos permite traçar muitos paralelos entre a situação vivida pelo cão e nossa vida como seres humanos na sociedade. London mostra o quanto somos influenciáveis e como nosso comportamento reflete nossos sentimentos, mas também prova que tomos merecemos um segunda chance e que todos somos capazes de amar e respeitar uns aos outros, tudo isso através do ponto de vista de um cão. Impossível não se emocionar com o final dessa história. Vale muito a pena a leitura.