Caninos Brancos

personagens: 4.5
andamento: 4
premissa: 4
final: 4.5

[(Caninos Brancos) Contemplara a vida num aspecto mais feroz, lutara, enterrara os dentes na carne de um inimigo e sobrevivera.]

[o objetivo da vida era a carne. a própria vida era carne. a vida vivia da vida. havia os que comiam e os que eram comidos. a lei era: COMER OU SER COMIDO.]

[tendo lhe sido negada a expressão de poder entre sua própria espécie, ele caía sobre as criaturas menores, e ali vindicava a vida que nele havia.]

[foi o começo do fim para Caninos Brancos - o fim da antiga vida e do reino do ódio.]

Vi 16/01/2021

Um romance de formação de um lobo.
Jack London parece conhecer muito sobre o mundo animal e ainda mais sobre as relações entre animais e humanos.

Uma história que, dentre tantas coisas, mostra como o meio exerce uma grande influência no caráter dos seres, mesmo quando se trata de animais.

Nessa história, acompanhamos como se deu a vida do lobo (em parte cachorro) Caninos Brancos, desde antes do seu nascimento. Coisas horríveis acontecem a ele e coisas muito boas também. É incrível como o Jack London consegue falar sobre os instintos dos lobos e dos cachorros atrelando a uma visão humana, sem parecer infantil.

Achei a história boa, mas talvez narrativas sobre animais não me deixem tão envolvida, por isso o motivo da nota 3,5

Camila.Santos 10/01/2021

Jack London é um escritor conhecido por histórias cruas, intensas e emocionantes, que nos colocam de frente com o mundo selvagem, que pra maioria de nós representa o medo do desconhecido. Se em O Chamado Selvagem (recomendo demais!) ele nos leva a esse desconhecido, acompanhando a trajetória de um cão que virou lobo, aqui em Caninos Brancos acontece o oposto: um lobo encara o ser humano e a civilização, que pra ele representam justamente o medo do desconhecido, e vai sendo moldado por esse novo mundo, para se transformar num cão.
Um tema comum a ambos, e presente em todo o livro, é a ideia de que tanto os animais como os humanos são feitos de uma matéria (como o barro) que traz características inerentes dos seus antepassados, porém que vai sendo moldado ao longo da vida, pelo ambiente e pelas experiências, mas também pela vontade do ser em se adaptar ou resistir às mudanças.

Alexandre 03/01/2021

Jack London
Leia esse livro maravilhoso. Meu comentário é breve pois o mundo já está cheio de spoilers.

Kronecker 20/12/2020

Emociante
Foi um dos primeiros livros que eu peguei na biblioteca do colégio. E admito que peguei por obrigação porém o livro é muito emocionante e me prendeu do início ao fim além de ter um ótimo desfecho. Tenho um amor grande por esse livro porque ele foi um dos primeiros livros a despertar meu interesse por leitura. Confesso que chorei algumas vezes.

Konshal 05/12/2020

Caninos Brancos é o protagonista do livro de Jack London. Filhote de lobos selvagens sob o inverno rígido canadense, Caninos Brancos é uma síntese da domesticação, quando abandonam a vida selvagem e se submetem à fidelidade ao homem.

Nesse processo, o lobo convive com o melhor e o pior que a raça humana pode ter. A narrativa assume, em grande parte do tempo, aquela consciência que tal criatura teria se assim pudesse expressá-la como nós. Um aprendizado feito na base da tentativa-e-erro no ambiente selvagem e na observação, quando ao lado dos homens: a falta de carinho de Castor Cinza, a maldade crua de Beleza Smith e a (até que enfim) afetuosidade de Weedon Scott e família. Estes sim, à altura de receber toda a fidelidade que Caninos Brancos estava disposto a entregar.

Konshal 05/12/2020

Eduarda.Segatti 19/11/2020

Amei
Meu Deus eu amei a descrição de espaço, a descrição dos sentimentos dos lobos, da vida dos povos. A escrita desse livro é incrível.

O livro possui uma violência que te intriga ao pensar no povo e no que os animais que moravam nesse local enfrentavam durante o inverno.

Adorei a história, porém o filme é mais sentimental, o que me faz preferir o filme hahaha (Eles são bem diferentes)

Thiago Gadelha 15/11/2020

Jornada de um lobo
Esse, dos 2 de jack london que li, é o melhor disparado, as descrições pontuais sem cansar o leitor, alem das situações exploradas na história que desenvolvem certas características do protagonista lobo lutador. Vale a pena ter na prateleira.

Enigma Literário 13/11/2020

Sobre os moldes da vida...
As escolhas moldam o indíviduo. Mas as circustâncias e as necessidades pelas quais o sujeito passa são os mais genuínos moldes. Nada se compara à argila que foi desenvolvida em decorrência de necessidades físicas e emocionais. Entretanto, o mais interessante é saber que nenhuma argila permanece intacta o tempo todo. Algumas vezes, será necessário adquirir uma argila dura, para que o tempo, em sua excepcional capacidade de mudar e aquebrantar, possa dar espaço a um molde suave.

Texto excepcional. Um salve para Caninos Brancos, que soube remodelar sua argila.

Jessé 21/09/2020

Uma aventura emocionante.
Quando peguei esse livro pra ler, eu não tinha noção do que iria encontrar. A minha única familiaridade quando decidi ler Caninos Brancos, era com os escrito Jack London, pois já tinha lido um outro livro dele ?O Lobo do mar? e não tinha gostado nenhum pouco. Então confesso que peguei esse livro com certo receio.

E como não tenho costume de assistir vídeos de pessoas falando sobre livros, ou de ler resenhas na contra capa, eu jamais imaginei que o protagonista dessa estória era um lobo!

Pois bem; nesse livro, vamos acompanhar a estória de Caninos Brancos, antes e depois de ele chegar ao mundo, e todo o processo de crescimento desse personagem e sua luta pela vida em meio à natureza que o cerca.

Sabe aqueles documentários sobre a vida animal como por exemplo Planeta terra? Então, é algo bem similar o que você irá encontrar aqui. O escritor mostra de maneira espetacular, e por muitas vezes de maneira violenta, como a sobrevivência no reino selvagem não é para os fracos. É tudo muito detalhado e escrito de maneira minuciosa. Durante a leitura, fiquei até me perguntando se esses documentários não se basearam nesse livro.

Mas não só isso. O livro também explora como Caninos Brancos enxerga a raça humana, e também os sentimentos que ele experimenta ao se deparar com vários tipos de personalidades dos homens que cruzam seu caminho, e as diferentes adaptações que esses encontros provocam nele, muitas das vezes indo diretamente contra os seus instintos.

Caninos Brancos é sensacional, e jamais imaginei que um livro que tem como protagonista um Lobo, iria se tornar um dos meus livros favoritos da vida. A relação que Jack London nos faz ter com Caninos Brancos é muito forte durante toda a leitura, e você sofre e se alegra com ele o tempo todo.

Essa estória vai ficar um bom tempo comigo, e é um daqueles livros que entraram naquela seleta lista de futuras releituras. Recomendadíssimo com certeza!

Leonardo.Antonio 01/08/2020

A regeneração social de um ser é possível?
Jack London versa muito bem neste romance, tratando metaforicamente da ressocialização do indivíduo

Locimar 25/07/2020

Meu primeiro livro!
Como a primeira foda, a gente nunca esquece. (risos). Peguei emprestado na pública e o li vorazmente. Me lembro dos detalhes da biblioteca, dos fichários, do local onde o livro se encontrava, da bibliotecária, do cheiro do local. Era o começa de minha paixão pela literatura, pela leitura em si. Salve "Caninos brancos".