Como Viver Eternamente

Como Viver Eternamente Sally Nicholls

Resenhas - Como Viver Eternamente

Raissa Carolina 24/02/2020

Uma leitura leve
Uma escrita leve para contar uma história bonita e emocionante. Esperava um pouco mais do texto e da história em si, mas foi um livro gostoso de ler.

Marillia.Lopes 04/02/2020

Emocionante
Diferente do que geralmente acontece comigo, dessa vez realizei a leitura do livro, já conhecendo a sinopse, Então eu já tinha alguma noção do que aconteceria! Mas mesmo assim eu tive uma Leitura muito envolvente, fluída e em muitos momentos emocionante! A linguagem empregada nessa história é simples e super acessível! O que permite uma leitura rápida!
Eu me encantei com o San e as descobertas que ele realiza! O personagem é muito corajosa o que me cativou ainda mais!

Deza 27/01/2020

Talvez um dos maiores achados que encontrei perdidos em bibliotecas da vida. O doce do Sam e seus desejos, a expectativa de acompanhar a vida do nosso pequeno amiguinho, meu coração foi partido tantas vezes, e mesmo que eu leia novamente (o que eu fiz), novamente me peguei sofrendo com o Sam. Com certeza um dos meus livros favoritos da vida. Se pudesse dar estrelas infinitas, daria sem duvida.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Sam vai morrer e decide escrever um livro a respeito de sua situação. O livro, que é também um scrapbook, uma coleção de listas e recortes, começa com a apresentação acima. No entanto, o livro não fala da morte, mas da vida. Não fala do fim, mas da eternidade. Fala sobre a alegria de viver e do sentido da vida enquanto ela dura. 'Como viver eternamente' termina com o testamento de Sam - uma lista de coisas para a família e os amigos fazerem depois de sua morte - e pode ser lido também como um livro de auto-ajuda.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788561501006

Leandro Gonçalves 14/11/2019

UM LIVRO TÃO SIMPLES, MAS DO QUAL VOU ME LEMBRAR ETERNAMENTE
Li em1 DIA esse livro SENSÍVEL e FANTÁSTICO! Gosto de livros narrados por crianças. Ainda mais quando essas crianças nos ensinam mais do que um adulto. Como Viver Eternamente é um daqueles livros que tocam no mais íntimo da alma. Narrando os últimos meses de vida de Sam, um garoto de 11 anos que tem uma grave leucemia, o livro emociona, diverte e leva a gente a refletir sobre a vida.
"Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder..." E decide buscar essas respostas... e escrever um livro...
Apesar de tratar sobre a morte, a história é leve e bem- humorada. Sally Nicholls cativa com sua escrita simples e envolvente. Mesmo sendo um livro para crianças, Como Viver Eternamente tem o poder de Atingir o coração de leitores de todas as idades. Recomendadíssimo!!!

Isabella 04/10/2019

Uma releitura necessária que me trouxe grandes significados.
Quando li esse livro pela primeira vez(há uns 10 anos atrás) eu tive uma experiência de leitura muito significativa, pode ter sido o primeiro livro que moldou meu pensamento a respeito de muitas coisas.
A história de Sam, um garoto de 11 anos que tem um diagnóstico avançado de leucemia. Quando ele toma conhecimento do pouco tempo de vida que lhe resta, começa a listar coisas que ele deseja fazer antes de morrer, e eventualmente ele adiciona novis itens em sua lista. Lembro que na primeira vez que li, como era também uma criança (adolescente) eu não consegui enxergar a inocência por trás daquilo tudo, achei no entanto, muito interessante e apropriado, de modo que passei a fazer listas também, mesmo que não tivesse um prazo limitado para realizá-las, como Sam.
Alguns dos desejos de Sam são inalcançáveis, como "ir até a lua " por exemplo. Mas em geral são desejos comuns de um garoto que não terá tempo de virar um adulto, como "beijar uma garota".
Sam tem um amigo chamado Félix que também se encontra em um grave estado, ele tem câncer e certamente também tem seus dias cronometrados pelo relógio da incerteza. Félix é audaz e corajoso, e sempre está disposto a ter novas experiências, ele topa qualquer coisa. Quando fica sabendo da lista de Sam, Félix se propõe a ajudã-lo a realizar cada uma delas.
Decidi que queria reler esse livro para ver o que teria mudado de lá pra cá, como eu, adulta, perceberia e sentiria a história, e foi o que fiz.
No geral a experiência foi quase a mesma, mas houve uma mudança considerável. Notei com bastante clareza a minha percepção sobre os pais de Sam, como eles sofreram com a doença do filho e como lidaram com isso. Lembro que a primeira vez que li, os pais dele eram irrelevantes e não tinham um papel importante para mim.
Foi um ponto importante pois ficou claro que a medida que alcançamos a maturidade, fica mais fácil sentir empatia por tudo que está ligado à uma situação dolorosa, dessa vez eu não senti apenas por Sam, mas pelos seus pais principalmente.

Foi agradável e muito reconfortante fazer esta releitura, foi como voltar para casa depois de uma grande viagem. E foi bom retornar com uma nova visão.

Thaila.Mary 25/07/2019

Já leu um livro e pensou: Livro tú quer acabar comigo? Pois é, é isso que eu senti ao terminar "Como viver eternamente."

O livro conta a história de Sam narrada em primeira pessoa. Sam é um garoto de 11 anos que tem câncer terminal (leucemia linfoblástica aguda) ou como ele prefere dizer... glóbulos esferoidais. E antes que você pense que esse livro é um livro sobre câncer está enganado. Sam começa a escrever um livro sobre sua vida, uma coletânea de histórias, fotos, perguntas e fatos.

Sam conhece seu amigo Félix no hospital. Félix tem 13 anos e também tem câncer. Juntos decidem realizar alguns desejos antes de morrer escritos por Sam.
Sam conta neste livro como ele lida com a doença. Ele não fala sobre a morte, mas sobre a vida e como aproveitar cada minuto e em como o câncer não é o fim de tudo. Não é um livro que foca só na doença mas como ela é tratada por várias pessoas. Sam dizia que não queria que fosse algo triste até o fim de sua morte e o tempo todo. Ele faz planos pra antes e depois de sua morte e sem pensar no quão triste possa ser, ao contrário disso, ele nos deixa perceber que toda morte deveria ser assim porque algumas coisas são perfeitas do início ao fim. ?

Suelen 27/04/2019

Como Viver Eternamente
Um fato da vida de leitor: impossível não se emocionar com livros narrados por crianças.
Mais um livro que quebrou o meu coração. Em muitos momentos tive vontade de chorar, em outros, risadas surgiram.Triste, emocionante e inesquecível!

Silvestre 05/01/2019

Fascinante
Tocante! Depois de chorar por horas não consigo nem descrever o que senti por esse livro. Me fez rir, me fez refletir, me fez chorar. Sam me lembrou um pouco do Auggie (Extraordinário), um garoto novo (11 anos) mas muito inteligente, com boas reflexões e conclusões astutas! Hehehe

Sam tem leucemia, por duas vezes ele tentou tratamento mas quando a doença aparece pela terceira vez muitas dúvidas quanto ao possível tratamento aparecem. Medo, questionamentos a Deus e sonhos a realizar. Sem contar todas as outras pessoas envolvidas na história (os pais, a irmã, Sra Willis, e o grande amigo Felix). Tudo isso é abordado no livro, mas de uma forma tão leve e gostosa de ler que a vontade é de ler numa sentada (eu li em 5h).

Tudo começou quando a professora de Sam propõe que ele escreva sobre si. E daí ele resolve escrever um livro.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Sam. Escrita fácil e capítulos curtos, o que facilita a leitura.

A Culpa É das Estrelas ficou no chinelo com esse livro, só isso que tenho a dizer!

Vou ler e reler 1000x ainda!

LEIAM TAMBÉM!!!!!

hanny.saraiva 18/12/2018

Muito melhor que A culpa é das estrelas
Com uma escrita leve, esse livro que fala sobre um menino com leucemia (em fase terminal) é de uma leveza e uma fofura que deixa o olho marejado.

Adriana 06/12/2018

Apaixonante
Mesmo trite ( óbvio) mas tão lindo que vc se apaixona...
Que livro gostoso de ler
Impossível não se apaixonar

Pedro.Morais 02/12/2018

Emocionante e Cativante.
Você só entende o sentido da vida quando ela está se esvaindo e dando lugar a perda.
Sam é um adolescente que foi diagnosticado com leucemia e a vida dele marcada no passado com rotina escolar, passeios e esporte, hoje o cenário que ele se encontra é cercado de médicos, quimioterapia, hospitais, morfina e dores nos ossos.
Graças a um encontro do acaso ele conhece Félix, um menino destemido que mesmo enfrentando a doença no estágio mais crítico levanta o astral de Sam e ambos se apoiam e desbravando uma possibilidade de enfrentar a doença de uma maneira mais positiva.
Com o incentivo da Senhora Willis , uma professora dedicada que dá aula para os garotos, ela desenvolve a dinâmica de escrever um livro. Sam narra em primeira pessoa o dia a dia e faz o leitor mergulhar e sentir os medos e as aventuras, porém logo na primeira página Sam já anuncia que "se você estiver lendo este livro saiba que eu já morri."
Sally Nichols trouxe um drama emotivo, com traços marcantes e uma mensagem que vai permanecer em seu coração pra sempre.