Como Viver Eternamente

Como Viver Eternamente Sally Nicholls

Resenhas - Como Viver Eternamente

claudioschamis 25/09/2009

Que livro gostoso de se ler. O título pode até sugerir muita coisa. Mas um conselho, não tire conclusões precipitadas. Não julgue o livro pelo título. Não pense que vai encontrar uma fórmula mágica de como viver bem e eternamente em 10 passos. É muito mais que isso. É um livro que fala da vida, de suas coisas boas, de suas coisas ruins. Da tristeza e da alegria. Um livro bonito, leve apesar de falar sobre a história de uma criança com leucemia que enquanto espera a sua morte resolve escrever um livro. Um livro que vai com certeza de dar uma injeção de mais vida e fazer com que você reflita sobre coisas que talvez nunca tenha pensado antes. Você vai com certeza se emocionar, vai rir, vai chorar. E vai quem sabe tentar responder algumas das perguntas que Sam, o nosso protagonista, formula. Ou vai também fazer das perguntas dele as suas. Pegando carona no que o próprio editor disse, não é apenas um romance que pode ser lido por crianças acima de oito anos de idade, mas por qualquer ser humano de qualquer idade. Mas é preciso que seja um ser humano. É um livro encantador.

Vitória 28/03/2012minha estante
Muito lindo esse livro!!!

Stella A. 31/03/2013minha estante
Esse livro é muito lindo, retrata muito bem a vida de uma criança cm leucemia, emociona, faz chorar, e a gente se sente na pele dos personagens, perfeito.

Joy 15/01/2016minha estante
Um livro de escrita inocente e pura, história linda! toca no coração e nos faz lembrar do que vale a pena nessa vida.

Bruna.Lilian 05/07/2021minha estante
Meu livro preferido!

Aleh 21/02/2022minha estante
Realmente um livro encantador e comovente, te faz sentir um misto de emoções e questionamentos...

Lima 07/01/2023minha estante
Esse livro é de uma pureza inexplicável. ?

Melo Leonel 18/09/2023minha estante
Um livro com uma história linda, toca o coração

DhiLua 11/02/2024minha estante
Eu li esse livro a mais de 10 anos e nossa até hj ele né toca profundamente!! Ele é lindo e emocionante! Alguns anos atrás eu assisti um filme espanhol inspirado nele e amei !

Juu 11/09/2010

Fazia tempo, ou melhor eu nunca li um livro que eu chorasse tanto. De verdade. As palavras, tudo como ele narra, faz com que você saia do seu lugar e entre de cabeça na história. Li em poucas horas.
Mostra que não importa o quanto tempo tenha uma amizade, mas quando é verdadeira, você a leva para a vida toda. E, é incrivel. Desde o momento em que o amigo dele morre, eu só consegui chorar.
Você começa a ler, não consegue parar... E o modo como ele consegue realizar todos os sonhos dele é encantador.
É muito triste, mas é perfeito o livro. Parabéns à Sally!
Cris 06/10/2011minha estante
E a gente chora, chora, chora e ri chorando.
É um dos poucos que me fez chorar e sorrir ao mesmo tempo.

Juu 11/01/2013minha estante
Reli e chorei copiosamente, de novo.

Maurício Sento-Sé 15/03/2013minha estante
Adorei a parte do velório, em que ele percebe que as pessoas são hipócritas, e que o amigo dele estava usando um terno, no caixão, sendo que todos sabiam que ele amava aquela camisa de rock preta e surrada. Sempre me apaixono por essas histórias simples!

Isabella 20/05/2013minha estante
Fquei mais triste na morte do Feliz do que do Sam '^' acho que porque pra morte do Sam a gente já está preparado..

Jéssica Maria 23/06/2020minha estante
vocês sequer se preocuparam com os spoilers... Poxa vida!

Esdras 08/08/2017

“Pode ser algo que morre ou pode ser algo que nasce. Depende do ângulo que se escolhe.”
Aqui conhecemos o Sam. Um garoto de 11 anos que tem Leucemia. Já faz um tempo que ele lida com a doença e o livro trata do seu dia a dia na luta contra a mesma.
Sam já não frequenta a escola. Tem aulas particulares em casa junto com seu amigo Felix.
A amizade dos dois é muito legal de acompanhar e proporciona momentos engraçados, mesmo em meio a esse clima de ‘tem algo muito errado por aqui’.

Sam resolve escrever um livro sobre sua vida. E nele inclui várias listas sobre coisas pra fazer antes de morrer, recordes a quebrar, pensamentos e melhores coisas que fez na vida. (O livro dispõe de pesquisas também, com fatos verídicos.)
Interessante analisar o que se passa na cabeça dele. Ele tem consciência da doença e sua gravidade, mas ao mesmo tempo não se sente como alguém incapaz. De modo que se questiona, junto ao amigo, o porquê de crianças portarem doenças desse tipo ou qualquer outra doença. Por que crianças? É Deus quem lhes dá doenças? Com qual propósito?
Contamos ainda com suas reflexões sobre morte, pra onde vamos, se a gente sente quando morre e coisas do tipo.

“ – É a minha vida. Não quero passar o resto dela tomando drogas horríveis...”

Essa leitura encanta e emociona por sua simplicidade e inocência. Sobretudo pela esperança que os personagens se negam a abandonar. Todos lutam, bravamente, da maneira que conseguem suportar.
É uma narrativa pesada no quesito sentimental.

A rotina do Sam torna-se mais e mais desgastante ao longo do desenvolvimento e isso ultrapassa o papel e atinge a gente em cheio e nos faz compartilhar tudo o que ele sente. É exaustivo. É triste.

“ – Pensei que seria amedrontador. Mas não era. Era apenas silencioso e vazio.”

A escrita da autora é muito envolvente. E excelente ao mesclar a seriedade da doença com a leveza e a magia do olhar de uma criança.
Sem dúvida, muito marcante. Amei.

Fernando Lafaiete 10/08/2017minha estante
Goste da resenha e como adoro livros assim; já está na lista de futuras leituras! Percebi que você mudou a estrutura da resenha, gostei bastante!! :)

Esdras 10/08/2017minha estante
Espero que goste, Fernando.
Obrigado.

Sangelo.Silveira 31/03/2019minha estante
Já li esse livro emprestado, amei a história e o choro ficou entalado na garganta. Ótima recordação tive agora após ler sua resenha, obrigado por me relembrar o quão maravilhoso foi esse livro.

LPHanna182 27/12/2015

"Algumas coisas são perfeitas do início ao fim."
Um livro pequeno, porém bastante proveitoso. Li em menos de 24h. A história nos passa a mensagem que devemos aproveitar a vida e as pequenas coisas enquanto podemos. Viver eternamente como se não houvesse amanhã, dar valor ao que se têm. Enfim, bom livro, bons personagens, história envolvente, boa autora, ou seja, super estimado. Recomendo!
Diana Lagasse 18/06/2018minha estante
É um ótimo livro. Li há muitos anos atrás na biblioteca da escola. Simplesmente perfeito.

Diana Lagasse 18/06/2018minha estante
É um ótimo livro. Li há uns anos atrás na biblioteca da escola. Simplesmente perfeito. Amei a leitura.

Yanes S. 28/07/2014

Como Viver Eternamente, de Sally Nicholls
1. Dizer todo dia de manhã: Amanhã vou dizer isso de novo.

Todos nós estamos fadamos a uma certeza: em alguma hora morreremos. É o ciclo da vida, já estamos conformamos com isso. Mas, o que parece ser injusto é quando crianças terminam o ciclo da vida mais cedo, como o protagonista de Como viver eternamente, da autora britânica Sally Nicholls, que segue uma tendência chamada de literatura sick-lit ou literatura enferma.

Sam é um garoto de 11 anos e até o fim do livro ele estará morto. Sam é extremamente cativante, chama a atenção do início ao fim. Aprende a lidar com a sua doença pela terceira vez, com a ajuda de sua família e de seu amigo Félix.

Sam tem uma mãe super protetora, uma irmã que não entende porque o irmão possui algumas vantagens, como não ir à escola e um pai que evita falar sobre a doença do filho. A família destoa com a vivacidade e com o jeito descolado de Félix, que curte o rock da banda Green Day, anda com cigarros nunca utilizados nos bolsos e, ainda, provoca o amigo com o seu ar de segredos.

A história não gira em torno da morte do garoto, mas como ele tenta viver sua vida, criando listas, imaginando e respondendo perguntas que ninguém está preparado para responder, seja sobre a vida ou a morte, mesmo que a única opção seja buscar respostas na internet.

O livro é narrado pelo próprio personagem, que conta suas aventuras para driblar a depressão, o medo, a angústia e as dores. Ele apenas ensina a aproveitar a vida a cada minuto e como deveríamos tentar celebrar a vida.

(Continue lendo)

site: http://trechosdelivros.com/resenha-literaria-como-viver-eternamente-de-sally-nichollis
arthur 27/10/2014minha estante
Antes de mais nada quero dizer que este livro me emocionou bastante e posso dizer, com toda certeza, uma das melhores leituras até agora deste ano! Tão doce, belo, sensível e emocionante... Uma história contada de um ponto de vista de uma criança... Como não se emocionar! Li este livro mais que depressa, o Livro Viajante de um grupo que participo, onde votei nele pra que fosse o escolhido. Fiquei super contente por ele ter ganho e estava super mega agoniado pra que chegasse a minha vez de ler e conhecer a história de Sam! Eu rachei de rir com os momentos hilários dele, da sua irmã e do seu amigo Félix kkkkkkkkk é muito engraçado o momento que eles vão tentar se comunicar com os mortos no tabuleiro Ouija! kkkkkkkkk Mas o grande momento do livro é a morte de Félix... Foi de partir o coração :( Não parei de chorar até terminar o livro!!! As 100 últimas páginas foram muito tristes...
Parabenizo o livro, a Sally e a belíssima mensagem que esta história trouxe pra mim! Nota 10! :)

Kaah || @kareenresende 09/12/2020

Eternamente.
Esse livro é muito fofo e tocante. Conta a história de um menino que tem câncer e escreve seu livro durante essa batalha! Recomendo.
@sarahbastosm 09/12/2020minha estante
Que fofura

Jess 13/06/2010

Estou a exatos 10 minutos pensando sobre o que dizer.
Acho que não há exatamente algo para dizer. Quem leu, sentiu. Esse livro é principalmente sobre a vida, apesar de parecer que é sobre a morte. Ensina a dar valor. E mostra a coragem de dois grandes amigos, Felix e Sam, que enfrentaram como ninguém essa grande aventura seguinte que é a morte. É um livro lindo. "Algumas coisas são perfeitas do ínicio ao fim."
Cris 06/10/2011minha estante
A garganta aperta só em lembrar do Felix.
E sorrio ao lembrar da irmã do Sam. =)

rs, passei a gostar do Green Day depois do Felix.

Adriano 29/08/2013

Muito Marcante
Há tempos que procuro Como Viver Eternamente para ler e não o encontrava com preço em conta para comprar. Recentemente, descobri uma cópia dele na biblioteca de meu colégio, no entanto, conseguir achá-lo foi uma tarefa difícil.. Até que num momento despretensioso, eis que uma amiga achou e eu comecei ler na segunda feira mesmo, dia 26.08.

Assim que iniciei a narrativa fui transportado para a vida de Sam, um menino de 11 anos, sonhador, com uma mente brilhante, cheio de objetivos que está acometido com leucemia em estado terminal. Ele e seu melhor amigo Felix, também com câncer contribuíram para a construção de uma narrativa intensa, simples e "gostosa" de se ler.

O livro acompanha a vida deles, seus diálogos, medos, brincadeiras, reflexões, e "coisas para se fazer antes de morrer", como:

- Descer a escada rolante de subir, ou subir a escada rolante de descer.
- Quebrar muitos recordes mundiais.
- Pilotar um dirigível.
- Ver um fantasma.
- Ser adolescente...

Todas essas coisas, unidos a escrita sensível da autora tornou a obra muito marcante. Mesclando capítulos rápidos, figuras, listas e reflexões é evidenciado também o sofrimento causado na família quando se tem uma pessoa com câncer em estado terminal em casa. Mostra o que os pais são capazes de fazer para conseguir tirar um sorriso dos filho.

A história narrada por Sam, nos apresenta um menino consciente do seu estado terminal e sobre a tênue linha entre a vida e a morte. Para ele, morrer não é o grande problema. De forma geral, a história é contada por Sam até o momento de sua morte, como forma de mostrar o que se passa na cabeça de uma criança sabendo que irá morrer a qualquer momento.

"Este é meu livro. Iniciado em 7 de janeiro e terminado em 12 de abril. É uma coletânea de listas, histórias, fotos, perguntas e fatos. É também a minha história. [...] Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. "

Confesso que me emocionei em diversas partes, principalmente quando surgiam reflexões, chamadas de Perguntas que ninguém responde, tais como:

*Como você sabe que morreu?
*Morrer dói?
*Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?
*Por que as pessoas tem de morrer?
*Para onde vamos quando morremos?

Para quem gosta de livros com essa temática, esse livro é perfeito.
Uma das melhores leituras de 2013 *-*
Espero que tenham gostado da resenha!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/08/resenha-como-viver-eternamente-sally.html
Gu 13/11/2013minha estante
Lindo livro e perfeita resenha!

henrikxs 12/10/2022

Como viver eternamente-resenha
Um livro simples, porém com uma escrita incrível, vai haver lágrimas por aqui e por ali. Mais isso é o que torna o livro mais especial possível na minha opinião, é como se fosse um diário só que um pouquinho diferente, o que me agradou bastante :)))
e eu simplesmente amei esse livro.
Juliana3111 12/10/2022minha estante
muitas lágrimas* esse livro é ótimo ?

Mbkamille 23/07/2021

"Por que mesmo as pessoas têm de morrer?"
Começo dizendo que essa leitura foi uma experiência sensacional. Um livro tão rápido e simples de ler, me fez sorrir em várias cenas e chorar em outras.
A todo momento senti que estava lendo registros reais feitos por um garotinho de 11 anos, é lindo e delicado.
Acompanhamos aqui a história do Sam, um menino diagnosticado com leucemia. Sabendo que vai morrer, ele decide escrever um livro sobre seus últimos dias e as descobertas e feitos que realizou ao lado da sua família e seu melhor amigo.
Pedro.Jonanthan 25/07/2021minha estante
Livro emocionante!

Silver Se7e 24/10/2010

Emocionante
Sam esta com onze anos e vive o drama do câncer. A vida dele é a família, mãe, pai, irmã mais nova e seu grande amigo Felix, que é um pouco mais velho. Ambos têm aula em casa porque os dois estão doentes.

No decorrer do livro as esperanças diminuem cada vez mais. É difícil acreditar que o final será feliz, mas o importante não é o final, e sim como se vive até chegar lá. E Sam tenta fazer o melhor com a vida que tem.

Tudo é muito triste, mas mesmo assim perfeito, é uma história singela, mas completa.

É um livro que se lê em um dia, e esse é seu único problema, ser curto de mais.
Cris 06/10/2011minha estante
Como a Jé ali em cima disse.
É um livro sobre sentimentos. De uma forma ou de outra a gente sento o que o Sam está passando. Ao contrário do que vocês possam pensar, não é um livro de auto-ajuda.

ESSE É SEM DÚVIDA O MEU LIVRO PREFERIDO.

Realizei os sonhos do Sam com ele, presenteei os parentes e amigos de Sam junto com ele. E fugi de casa com ele pra ficar na neve.

É um daqueles livros em que o choro vem, e a gente nem sente as lágrimas correndo. E a gente chora, chora e ri. Um livro tão singelo que traz sorriso mesmo nas horas mais trites.

Sally Nicholls sabe escrever.

Ana597 24/04/2024

Olha...leitura pesada viu. Aqui nos deparamos com a história de 2 crianças que estão vivendo com câncer terminal então meio que não tem como ser uma história leve (eu peguei o livro sem ler a sinopse achando que era uma história leve e nunca pude estar tão errada). Por mais que a autora conduza a história de forma super lúdica e sensível, É IMPOSSÍVEL vc ficar bem lendo sobre esse assunto simplesmente pq.... crianças não deveriam passar por tanto sofrimento assim, só não é justo. E infelizmente, sabemos que é a realidade de muitas crianças. Esse livro me dilacerou mesmo com a perspectiva otimista na maior parte dele, recomendo pra quem quiser sofrer

Eduardo 07/12/2009

Comovente
Sem ser piegas ou exagerado, celebra a verdadeira beleza da vida, que so enxerga quando se está perto de morrer...
Sentirei falta de Sam...e de Félix.

César 15/12/2009

Um dos melhores que li até hoje
É uma mistura de sensações ao ler este livro, dá risadas, fica com raiva, chora, comove.
Mostra como a vida e a morte é encarado do ponto de vista d um garoto e servindo como lição de vida para muitos.

Um livro recomendadíssimo!!