O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Ich heiÃe Valéria 29/07/2013

encantador...
A escrita dele é incrível, a história é curta e ao mesmo tempo bastante intensa. pra mim, trouxe uma lição: de que, por mais que sejamos 'populares'. nas horas em que realmente necessitamos, os 'amigos' se ausentam. A popularidade não é sinônimo de muitas amizades. Outro fator interessante no livro é a superficialidade da maioria dos personagens. Dinheiro, luxo e amor proibido são os pontos-chaves da história.

Helô 07/08/2013

As Entranhas da Era do Jazz
Nunca imaginei que um livro escrito nos anos 1920 pudesse se assemelhar com a vida moderna em tantos aspectos. A arrogância, o desespero, os clichês e altos e baixos de uma vida turbulenta. O ponto de vista de Scott Fitzgerald deixou-me impressionada, sendo imparcial com os dois lados da história: Daisy e Gatsby. Como o próprio autor a descreveu, fútil, delicada e confusa - infeliz, uma vida onde o dinheiro é o amor; e Gatsby, que juntou todo aquele dinheiro com apenas um objetivo obsessivo: Daisy. Promovia festas esperando que um dia ela comparecesse; mas isso nunca aconteceu. Daisy não podia apagar o passado, assim como Gatsby queria repeti-lo.
O livro é uma amostra da vida realista dos dois lados de uma mesma moeda. O livro e sua leitura são chocantes, por isso, talvez, seja um dos maiores clássicos dos EUA.

Rodrigo 19/08/2013

O Grande Gatsby
Um ótimo romance. Fácil, rápido e explícito. Uma história direta, com personagens interessantes e um cenário super atraente. O luxo, as traições, a paixão e as mentiras vemos facilmente a cada página.

Gustavo Simas 23/08/2013

Jazz e intrigas
Muitos biógrafos de F. Scott Fitzgerald dizem que muitos de seus personagens eram o reflexo do próprio autor. Outros dizer o contrário: que o autor era o reflexo de seus personagens. Sendo ou não o importante é que Fitzgerald foi um grande escritor.
Foi ele quem intitulou o período em que viveu como "Era do Jazz".
E em "O Grande Gatsby" ele retrata a vida de norte-americanos ricos (mais precisamente parte da vida de J. Gatsby), a burguesia e as festas de um homem que quer ter mil amigos, mas no fim sempre fica solitário; um estilo de vida "Sexo, drogas e Rock'n'Roll" embora sem sexo, nem drogas, nem Rock'n'Roll (pelo menos o romance não relata ou não deixa isso explícito).
Com uma ótima junção de elementos como: um amor antigo, mistérios na vida de Gatsby, amigos e inimigos, críticas ao "dinheirismo" e à insensatez em seu uso, além de mortes é claro (para mim as mortes são o que tornam um livro... Vivo)
Fitzgerald foi boêmio, curtiu a vida e deixou uma clássica obra literária.
Aliás ele escreveu também O curioso caso de Benjamin Button...

Prós: narrativa, personagens, detalhes de ambiente, momentos diversificados (surpresa, desânimo, exaltação...)

Contras: falta de exploração em alguns personagens.

Obs: Muitos críticos literários dizem que esta é o melhor romance estado-unidense de todos os tempos ou que F. Scott foi o melhor escritor norte-americano de todos os tempos. Acho que é um grande livro de um grande escritor, porém acho um pouco de exagero tanta exaltação...

Luis Henrique 25/08/2013

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Ambientado na Nova York da década de 20, o livro O Grande Gatsby retrata a exuberância e as excentricidades do dia-a-dia de um grupo de pessoas de classe alta.

Narrado em primeira pessoa, a história é contada por Nick Carraway, um homem de 29 anos, que se muda para um bairro de classe alta nos arredores de Nova York. Nick mora em uma casa muito pequena e simples, que fica localizada entre duas imensas mansões majestosas. Um dos vizinhos de Nick, o misterioso Jay Gatsby, é conhecido por dar festas estrondosas e populares, que atraem pessoas das mais refinadas personalidades.

Em certo momento, Nick e Gatsby são apresentados e ganham certa intimidade. Porém, Gatsby não quer apenas a amizade de Nick, ele quer uma ajuda. Gatsby quer se reaproximar de uma antiga paixão, Daisy Buchanan, a prima de Nick, e pretende usar Nick como intermédio.
A partir daí, Nick é introduzido em mundo de festas extravagantes, intrigas e muita emoção, enquanto Gatsby e Daisy recriam um romance que marcara a vida deles para sempre.

Para um livro clássico, o Grande Gatsby tem uma escrita fascinante, muito simples e fácil de ler. O autor consegue transmitir todos os detalhes mais requintados aos leitores e assim é impossível deixar de ler. É um livro envolvente, e que proporciona entusiasmo e reflexão. E com um desfecho surpreendente, conclui a história de um jeito único e singular. Um livro tão clássico e contemporâneo ao mesmo tempo, que se torna uma obra prima, uma preciosidade.

Augusto 26/08/2013

Triste e solitário...
"Então, use o chapéu dourado, se isso a comover; se você consegue pular alto, pule também para ela, até que ela grite:'Amante, amante do chapéu dourado que pula alto, eu preciso tê-lo'!"

A citação inicial de Thomas Parke sintetiza bastante da busca de Jay Gatsby. O jovem pobre, mas dedicado e ambicioso que se apaixona por uma garota rica. Ou mais além, se apaixona por tudo o que essa garota representa e que ele tão ardentemente deseja: a ostentação, o luxo, a sensação de estar acima dos demais, de simplesmente flutuar sobre os problemas das pessoas comuns, pessoas como ele e como seus pais.

Jammes Gatz, ou Jay Gatsby (como prefere ser chamado) nos é apresentado como um homem envolto em mistério acerca de quem sabe-se quase nada além daquilo que ele conta sobre si mesmo e que, via de regra, soa absurdo. Mas Jay repete seu mantra com tanta convicção que fica claro que ele próprio está convencido da veracidade da sua "fábula".

Gatsby vai da falência à opulência de maneira quase "mágica" após a Grande Guerra por meio de uma série de negócios escusos, dentre os quais, o contrabando de bebidas parece ser o principal. Adquire uma suntuosa mansão na qual passa a promover festas intermináveis regadas à champagne e às quais acorre uma multidão de desconhecidos que vão embora da mesma maneira que chegaram, subitamente e sem nutrir o menor respeito genuíno por seu anfitrião. O que não faz a menor diferença para Jay, já que o grande objetivo do milionário não é outro senão chamar a atenção da mulher por quem se apaixonara (Daisy) há 5 anos e que o abandonara pelo ricaço Tom Buchannan. O meticuloso protagonista de Fitzgerald consegue finalmente atrair o olhar de sua amada, mas nem tudo sai como ele havia planejado.

O livro é escrito de forma primorosa. Mesmo os silêncios dos personagens de O Grande Gatsby são eloquentes. O espírito da época é pintado com perfeição por Fitzgerald e apesar de boa parte da obra descrever as festas promovidas a torto e a direito, a nota geral do livro é triste, melancólica. A solidão, a obsessão e a angústia de Gatsby são palpáveis, especialmente ao final quando o autor parece sugerir que o dinheiro definitivamente não pode comprar algumas coisas.

Há ainda inúmeras referências à chamada Era do Jazz, sobre a qual confesso a minha absoluta ignorância, e é provável que por isso eu não tenha conseguido extrair tudo da obra de Fitzgerald.

Mas ainda assim é um bom livro.

"Iludiu-nos antes, mas não faz mal, amanhã correremos mais velozes, estendendo os braços mais além... e em uma bela manhã...
E assim avançamos, barcos contra a corrente, incessantemente impelidos de volta ao passado."

Andressa 11/07/2015

Como um bom clássico deve ser
Romances clássicos são os meus livros favoritos por um simples motivo: não tem a enrolação clara dos romances atuais. Atualmente os autores escrevem com a intenção de render uma série de livros para aumentarem seus cofrinhos, claro!
A história de amor entre Gatsby e Dayse é um pouco manjada até: o garoto pobre se apaixona pela garota rica, não pode ficar com ela, some e aparece de novo rico e mais tentador do que nunca.
Mas o que faz esse livro ser único, é o modo que Gatsby atrai Dayse pra ele novamente e como isso acaba no fim....
É um livro belo e simples, que você lê em um piscar de olhos!

Danilo 16/07/2015

Alguns livros geram muita expectativa e acabo me decepcionando. Outros, como "O Grande Gatsby", não espero muita coisa e me surpreendo. Livro sensacional.

Aline 23/07/2015

Clássico. E legível.
Uma leitura prazerosa, fluida e intrigante. De onde vem a fortuna de Gatsby? O que se pode pensar do narrador, Nick? Qual o significado literário da luz verde? Talvez não responda claramente a essas perguntas, o livro, porém, certamente tem em si todas as qualidades que atribuímos a um clássico, com a vantagem de ser envolvente.

Adriana Scarpin 27/07/2015

Em 1925 estava-se fazendo uma literatura bem mais interessante na Europa e no Brasil nós tínhamos Oswald de Andrade, sem falar que todas as personagens desse livro são insuportáveis com exceção do narrador. Ao mesmo tempo o livro traduz tão bem a mentalidade da sociedade burguesa americana, que o mínimo que se pode chamá-lo é de obra prima, mas comparando com o que Balzac ou Proust fizeram com a haute société francesa, o resultado é infinitamente inferior.

Fabio Martins 07/08/2015

O grande Gatsby
Muitas vezes as pessoas vêm me perguntar o que acho de tal escritor. Acontece que, em algumas situações, eu não conheço a obra da pessoa questionada e, às vezes, sequer ouvi falar dela. Quando isso acontece eu vou atrás de referências sobre elas e suas obras.

Há um tempo, não conhecia F. Scott Fitzgerald. Já havia ouvido esse nome, claro, mas na minha cabeça ele era um político famoso ou um grande astro do cinema antigo. Quando assisti ao filme Meia-noite em Paris, de Woody Allen, em que F. Scott Fitzgerald e sua esposa, Zelda, são retratados, me interessei bastante em conhecer sua obra. Nele, o casal se mostra de forma bastante interessante, festeiro, inteligente e problemático.

Aproveitando o lançamento de um novo filme sobre uma das principais obras de Fitzgerald, O Grande Gatsby, decidi lê-lo antes de acompanhar nas telonas. O livro atualmente é reconhecido como uma das obras mais importantes da literatura norte-americana por retratar de forma irônica os ostensivos e extravagantes anos 1920, em que a economia do país prosperava após a Primeira Guerra Mundial. E o autor acreditava na potência de sua obra. Em cartas trocadas com seu editor, Fitzgerald escreveu: “Acho que meu romance é provavelmente o melhor romance americano já escrito. É brutal em algumas passagens...”.

O livro é, de fato, brutal, quando lido como uma crítica à sociedade norte-americana nos 1920. Tanto que na época de seu lançamento não fez muito sucesso, pois parecia apenas mais um romance cotidiano. A obra só foi fazer mais sentido como uma verdadeira crítica cheia de ironias depois do crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929.

A trama é narrada por Nick Carraway, jovem relativamente bem-sucedido que vai viver em West Egg, Long Island. De sua modesta casa, observa diariamente a mansão incrivelmente grande de seu vizinho misterioso, conhecido apenas como Gatsby, que frequentemente promove festas para centenas de pessoas. Poucas pessoas sabem quem é realmente Gatsby, qual é o seu passado e com o que trabalha.

Do outro lado da baía, de frente para a casa de ambos, vive a prima de Carraway, Daisy, e seu marido, Tom Buchanan, casal muito bem-sucedido e pertencente à elite americana da época. Aos poucos, o narrador começa a ser convidado para as festas do vizinho, sem ao menos conhecê-lo. Quando o conhece, percebe sua ambição, obstinação e os meandros de sua conturbada vida, pois para Gatsby tudo foi planejado. Sua fortuna, sua fama, até mesmo sua casa de frente para a de Daisy – seu antigo e verdadeiro amor.

O desenrolar do reencontro deste antigo casal é marcado por aparências, fingimentos, enganações e toda a hipocrisia da época que Fitzgerald fez questão de transpirar em sua obra. O Grande Gatsby é um livro muito agradável de ler. Fitzgerald constrói muito bem a imagem misteriosa de Gatsby, cujo passado é revelado aos poucos.

site: lisobreisso.wordpress.com

Ana 08/09/2015

clássico é sempre clássico
Essa é uma leitura complicada e cansativa pra quem esta acostumado com literatura juvenil. A literatura classica é um pouco complicada pra quem não acompanha o genero mas o livro tem pontos bem interessantes e acaba sendo bem criativo mas no final vc se apaixona pela historia e pelos personagens.