O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Zeka.Sixx 30/08/2016

O Grande Romance Americano
Uma aula de como escrever um romance. Um capítulo final arrebatador. Um livro que a todo instante foge da obviedade e nos surpreende. Leitura obrigatória!
"(...) Quase cinco anos! Devia ter havido momentos, mesmo naquela tarde, em que Daisy não correspondera totalmente a seus sonhos... Não por culpa dela, mas devido à colossal vitalidade da ilusão que ele alimentara. Uma idealização que havia crescido e se tornado maior do que ela, maior do que qualquer coisa no universo. Ele se lançara dentro do sonho com paixão criadora, acrescentando detalhes todo o tempo, decorando-o com cada pluma brilhante que passava em seu caminho. Não há intensidade de ardor ou de euforia que possa desafiar aquilo que um ser humano é capaz de armazenar em seu fantasmagórico coração".

Isabella 29/08/2016

Adorei esse livro! Um dos meus preferidos da vida.

Luizahk 27/08/2016

Muito bom. Um verdadeiro clássico.

luasophia 01/08/2016

Um mundo de Aparências
Se a procura é um livro que explore relações fúteis humanas, Grande Gatsby é uma ótima leitura. Utilizando-se da figura de Nick Carraway como narrador, o livro contrasta verdades negras e mentiras belas num mundo de Jazz e festas exuberantes. A fragilidade dos relacionamentos dentro de tal contexto, é o aspecto mais explícito da história, explorando inclusive até que ponto essa força pode parecer real aos envolvidos.
Um livro interessante, principalmente, se lido com cuidado e atenção aos detalhes.
Recomendo e aprovo! ??

Midian 01/08/2016

Querido Gatsby...
Sempre tive um pé atrás com clássicos, e culpo as minhas professoras de português e literatura por isso, haha. Acho que tudo que é obrigação é chato, e ler por obrigação, um livro que foi escrito décadas atrás e que tem uma leitura rebuscada é bem difícil. Mas, fui me desapegando dos preconceitos, aliás, alguns clássicos que li no decorrer da vida acadêmica me marcaram e me fizeram ter outra visão.
O Grande Gatsby foi mais um desses livros. Me fez ter outra visão, me mostrou como existem autores excelentes e histórias incríveis em todas as gerações.
O livro é narrado em primeira pessoa por Nick Carraway, um jovem que tentava a carreira de administração, em Nova York. E apesar de morar em uma casa simples e comum, tinha como vizinho o tão conhecido- metaforicamente, já que poucas pessoas haviam visto e conversado com ele - e misterioso Sr. Gatsby.
Jay Gatsby tinha um passado desconhecido pela sociedade, e como não poderia ser diferente, havia especulações sobre sua vida. Diziam que havia matado um homem, que tinha conseguido sua fortuna de forma ilegal, que foi um espião durante a guerra... Mas a única certeza é que ele era rico e fazia grandes festas, em que todos compareciam, apesar de não terem sido convidados.
O Sr. Carraway tinha uma prima em Nova York, Daisy Buchanan, que era casada e tinha uma filha, com Tom Buchanan. Isso por si só, parece uma informação irrelevante, porém, com o decorrer da leitura, percebemos que tudo se entrelaça, num emaranhado de mentiras, traições, amores antigos e proibidos...
Com o desenrolar da história, descobrimos que a vida de Gatsby e Daisy também estava interligada. Haviam tido um romance na juventude, romance esse que ele nunca superou e esqueceu, pelo contrário, fez coisas inimagináveis e românticas para reencontrar seu grande amor. Ela porém, havia seguido a vida, apesar de não estar satisfeita das escolhas que fez, tinha se casado e construído uma família.

O livro é repleto de momentos poéticos em que você se perde no tempo, imaginando um amor tão puro e reverente como o de Gatsby. Imaginando as festas glamourosas do perfeito anfitrião, a luz verde e o significado por trás dela...

LEIA NA ÍNTEGRA NO BLOG :D

site: http://tordodemorango.blogspot.com/2016/08/beda-1-resenha-o-grande-gatsby.html
Jéssica - @cjessferreira 01/08/2016minha estante
Awwww! Que bom que gostou, Midi *-*

Aline 29/07/2016

O livro foi publicado pela primeira vez em 1925. A história se passa em Long Island, no verão de 1922. É uma trama densa, cheia de paixões, conflitos, intrigas flata de sentimentos e materialismo. Jay Gatsby é um jovem milionário que sempre foi apaixonado por uma jovem; fazendo várias festas em sua casa com o único objetivo de conseguir falar com a sua amada. O livro é um clássico americano, mesmo assim achei a leitura muito boa. Aos poucos vamos descobrindo o verdadeiro motiovo de toda ambição e desejo em enriquecer.

Geisy 28/07/2016

Quem quer dinheiro?
Você já sonhou em ser rico? Os Estados Unidos dos anos 20 eram o paraíso dos novos ricos, homens que de uma hora para outra se tornaram milionários e gastavam sem controle, acreditando que aquela prosperidade jamais acabaria. Naquela época, os Estados Unidos passaram a ser a grande potência mundial, tendo cerca de 50% de todo ouro mundial. Tiveram um forte crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial e inúmeras inovações tecnológicas estavam a venda: Eletrodomésticos, rádio, cinema, vitrola, automóveis, etc.
Eis o chamado Sonho Americano, de se tornar rico independente da sua linhagem na Terra Prometida chamada EUA. O que as pessoas esqueciam é: qual o preço que se paga por um sonho?
O grande Gatsby (publicado em 1925) é a obra-prima de Francis Scott Fitzgerald. O livro conta a história de Jay Gatsby, um homem que muda de nome na tentativa de reconquistar Daisy, sua antiga paixão, que o abandonou para se casar com alguém mais rico. De forma misteriosa, o humilde oficial do Exército se transforma em um ricaço que dá festas extravagantes todos os dias em sua mansão. Tudo é contado pelo ponto de vista do vizinho de Gatsby, Nick Carraway, um aristocrata falido e primo de Daisy, que vai para Nova York trabalhar no mercado financeiro para tentar mudar de vida.
Em quase cem anos de sua publicação, o romance teve adaptações para cinema, teatro e ópera e arrebatou milhares de fãs, entre eles, J. D. Salinger. O autor Fitzgerald nunca escreveu uma biografia, mas temos suas cartas pra ler e podemos dizer que ele foi, ao mesmo tempo, alguém que viveu a loucura dos anos 20 e que também soube se distanciar o suficiente daquela realidade para fazer um relato tão incrível do homem da época.
Como estudante e professora de Literatura, digo: o mais importante é COMO se conta uma história e não O QUÊ é contado. Quantas histórias de amor e traição você conhece? Agora, quantas você diria que são realmente de qualidade? Na superfície, O Grande Gatsby trata-se de uma história de amor, mas na verdade é também uma história de sonhos e desilusões, de idealismo e materialismo. De um homem romântico que deixa para trás sua origem e seus valores em busca de um sonho juvenil, mas que acaba por não encontrar nada além de hipocrisia e cinismo naquela metrópole rica, moderna e inquieta. Do jeito mais difícil, ele descobre que o sonho americano quase nunca se realiza e, quando se realiza, não é da forma que a gente queria. O preço que se paga é alto demais. E não é possível voltar ao passado. Fitzgerald vê e antevê uma sociedade fútil e materialista que receberia um golpe na cara logo logo na crise de 1929 ou, mais recentemente, de 2008. Ao construir um narrador com essas características (que se diz imparcial, é um moralista), Fitzgerald, mais do que contar uma história, descreve uma sociedade em mudança, tendo como protagonista dois românticos que vivem em uma época de desilusões e de grandes transformações na cultura dos Estados Unidos.

DUELO LITERÁRIO
Vídeos toda sexta-feira/domingo sobre Livros, Quadrinhos e Artes em geral!
Blog: http://dueloliterario.blogspot.com.br/
Canal: https://www.youtube.com/channel/UCIlG3BiKp7E7OU7cITrE-vg

site: https://www.youtube.com/channel/UCIlG3BiKp7E7OU7cITrE-vg

Luísa 17/07/2016

Um clássico que vale a leitura!
O Grande Gatsby foi escrito por F. Scott Fitzgerald e foi publicado pela primeira vez em 1925. A história se passa em Nova York e em Long Island, no verão de 1922. Ela é narrada por Nick Carraway, primo de Daisy Buchanan e vizinho de Jay Gatsby. Gatsby é um milionário que ficou famoso pelas festas que aconteciam em sua casa. Porém, apesar de toda essa popularidade causada pelas tais festas, ninguém sabia muito sobre seu passado, o que aumentava muito os rumores sobre a origem de sua fortuna.

Nick passou a frequentar as festas e, mais tarde, descobriu que Gatsby só mantinha estas festas na esperança de que Daisy, o grande amor de sua vida, fosse a uma delas por acaso. Em meio a tudo isso, Nick acaba se tornando um intermediário para ajudar com que Gatsby se encontre, casualmente, com sua prima Daisy. Mas é claro que a história não é tão simples assim, afinal Daisy é casada com Tom Buchanan há 5 anos e ambos têm uma filha juntos. Sem contar que estamos falando de algo que estava acontecendo nos anos 20, período em que as pessoas viviam muito de aparências.

Foi tão bom ler o livro sem saber muitos detalhes da história, que eu acho que vou parar por aqui antes de soltar algum spoiler. A riqueza de detalhes com que Fitzgerald descreve as cenas transformou o texto em algo muito bonito de ser lido. Você consegue se sentir dentro da história. Muitas vezes me peguei com vontade de reler o trecho que eu tinha acabado de ler só para poder apreciar mais uma vez todo aquele ambiente ou sensação que estavam sendo descritos. Muito legal.

Eu, que não conhecia a história antes de começar a ler, achei o final do livro bastante surpreendente. Uma crítica à sociedade em que vale a pena pararmos um pouco pra pensar sobre o nosso próprio comportamento diante das demais pessoas. O desfecho do livro também nos traz uma lição: Se mantivermos sempre a esperança, poderemos alcançar o inalcançável.

site: http://luisadrumond.com.br/2013/10/livro-o-grande-gatsby-de-f-scott-fitzgerald/

Thai Mafra 16/07/2016

O Grande Gatsby é o retrato da sociedade luxuosa e desregrada dos Estados Unidos dos anos 1920. Com o fim da Primeira Guerra Mundial e o aumento das exportações para a Europa, os Estados Unidos viram um período de forte crescimento econômico, com queda nos preços dos bens de consumo e aumento do crédito. Esse avanço na economia impulsionou o ideal da "American Way of Live", que pregava a vida, a liberdade e a busca pela felicidade. As pessoas então passaram a se lançar num consumismo exagerado e a uma tentativa de enriquecimento rápido na bolsa de valores. A vida dos ricos, com suas festas regadas a jazz e muita bebida, passou a ser cobiçada por todas as classes sociais.

É nesse contexto que o jovem Nick Carraway, recém-chegado da guerra e ansioso para ganhar a vida em Wall Street, se muda para West Eggs, em Nova Iorque. Em uma casa imponente do outro lado da baía, moram sua prima Daisy Buchanan e o marido Tom. E vizinha ao chalé simples de Nick, está a mansão luxuosa do misterioso Jay Gatsby, um homem famoso por dar festas grandiosas das quais pouco participava. Embora as portas da mansão de Gatsby fossem abertas a todos, poucos presentes eram realmente convidados para as festas, e nenhum parecia saber quem de fato era Gatsby e qual a origem do dinheiro que pagava todos aqueles luxos.

Aos poucos, Nick vai adentrando na vida social de Nova Iorque e na vida pessoal dos personagens da trama. Começa a sair com Tom e descobre que o amigo trai Daisy com a mulher do mecânico. Também acaba sendo convidado para uma das festas de Gatsby e descobrindo quais eram as reais intenções por detrás das festas grandiosas do milionário.

Gatsby e Daisy haviam sido namorados há vários anos. A guerra e outras complicações na vida de Gatsby, no entanto, acabaram por separar os dois. Certa de que jamais reencontraria Gatsby, Daisy acaba se casando com o abastado Tom Buchanan. Mas Gatsby nunca desistiu de reencontrá-la. Todos os eventos que aconteciam em sua casa tinham como objetivo atrair a atenção de Daisy. A cada vez que Gatsby abria a porta da sua casa para estranhos, esperava que sua amada aparecesse, para que os dois pudessem retomar a história de amor que fora interrompida anos atrás.

Tocado pela história de amor - e talvez fazendo vista grossa por conta das traições de Tom - Nick acaba concordando em ajudar Gatsby e Daisy a se encontrarem às escondidas. Mas o que Nick, Gatsby e Daisy vão acabar descobrindo é que o passado não pode ser mudado, e que cada acontecimento na vida de alguém traz consequências que não podem ser evitadas.

Ao mesmo tempo uma crítica social e um autorretrato, O Grande Gatsby é hoje considerado a obra-prima de Fitzgerald. Sua crítica à vida desregrada e inescrupulosa da sociedade norte-americana dos anos 1920 acaba sendo, talvez, uma autocrítica do próprio autor, uma vez que Fitzgerald possuía todos os hábitos que questionava.

Certamente, dentre todos os livros que já li, esse foi o que mais me surpreendeu positivamente. Comprei-o num impulso pela beleza da edição, uma capa dura lindíssima coberta com uma capa plástica que reproduz o cartaz da adaptação para cinema de 2012 (e como resistir a um livro com Leonardo DiCaprio na capa?). Dentro do livro, temos um encarte com fotos de Fitzgerald e sua mulher Zelda, bem como imagens das muitas adaptações para cinema.

Achei que iria deixar o livro guardado na estante, intocado, porque nunca me interessei realmente pela história. Mas quando resolvi pegar para ler, acabei "pagando a língua" e me encantando com a história. Talvez ela tenha me tocado tanto por eu não ter criado nenhum tipo de expectativa em relação à leitura.

Resenha completa na Sociedade dos Leitores Compulsivos

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/07/resenha-o-grande-gatsby.html

Mandy 09/07/2016

O Grande Gatsby
Nick é um personagem pouco ativo no livro em primeiro momento, apenas narrando coisas que observa dessa vida totalmente oposta a sua, grandes festas, jogos de amor e dinheiro, ostentação e a podridão da sociedade da época, podridão essa que ficava escondida na tapeçaria das mansões. Entre sua narração sobre os acontecimentos da vida de Gatsby, temos uma leve visão da vida paralela de Nick, seu envolvimento amoroso com a bela Jordan e o fato dele ser o único a saber do segredo de todos e ainda permanecer imparcial na hora de julgar suas atitudes...

site: http://www.pequenosvicios.com.br/2013/07/resenha-o-grande-gatsby-f-scott.html

Sanoli 07/07/2016

Surtei Postei!
Agradecemos a todos que nos acessaram!
Bjs

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/06/f-scott-fitzgerald-o-grande-gatsby.html

Jessica 28/06/2016

o grande gatsby e suas lições de vida
Simplesmente porque eu não gosto de romances melosos, (tipo Nickolas Sparks) no máximo li “A Culpa é das Estrelas” de romance no último ano. Já vou adiantando que o Grande Gastby é um romance que não termina com um “felizes para sempre”, logo não crie expectativas de finais convencionais. Isto é o que torna o livro incrível!

Ter um Gatsby na vida é o sonho de muitas meninas por aí! Um cara que faz de tudo para te reconquistar, que depois de anos do fim do relacionamento só tem olhos pra você. Que compra uma mansão do lado da sua e dá festas com a esperança de você aparecer algum dia. (que fofo!) Mas este também foi o maior erro de Gatsby: viver um amor platônico que não é correspondido da maneira esperada.
RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://relicariodepapel.wordpress.com/2015/11/15/resenha-pocket-o-grande-gatsby-voce-escolhe/

Maria Fernanda 25/05/2016

Quase não é lá.
Eu sempre fui fascinada por Fitzgerald, pela figura dele e a pessoa que ele foi. Mas, curiosamente, nunca lera nada escrito por ele, apenas sobre ele.

Que O Grande Gatsby é um clássico, todo mundo sabe. Seja porque é a obra prima de um grande autor, seja porque funciona como um relato histórico espetacular... É um livro bem cotado. Mas, sei lá... Não é um enredo que possui uma finalidade, digamos assim, sabem? Você lê. Você compreende. Você termina. Você reflete. Você fica "tá, e daí?"

Não me entendam mal, por favor! Todo o drama do livro é maravilhoso e a escrita de Fitzgerald é SUBLIME. Sem contar que ele é famoso por ter retratado a vida boêmia dos anos 1920 com precisão e sinceridade; o que muito estimo pois sou louca por História. É só que não tem muito para onde correr... Não consigo encontrar um jeito melhor de explicar do que com "sei lá."

Para não acabar me enrolando mais ainda, vou me ater ao que importa: que narrativa triste! Vendo o filme eu já ficava bem pra baixo, mas, ao ler as palavras do autor e entender melhor a estória, caí de cara no fundo do poço. Fiquei com um nó tão grande na garganta quando concluí a leitura... Senti uma dor quase palpável. Parecia que eu estava sofrendo por alguém real e não por um personagem fictício. Ai, gente, me deixa, sou sensível mesmo.

site: http://instagram.com/_bookhunter
Adri.Lückmann 21/08/2016minha estante
Minha opinião foi resumida nessa sua...nada de tão magnânimo mas me.deixou meio depre também. .hehhe

Sil 20/05/2016

A HISTÓRIA DE UMA HOMEM QUE CONSTRUIU TODA UMA VIDA POR AMOR
Olá,

faz frriooo!! Adoro dias assim ♥ Vamos ao que interessa:

Jay Gatsby, quando jovem, não pôde se casar com sua amada Daisy, por ser de uma classe inferior. A mocinha acabou se casando com um atleta milionário. Seu casamento porém, não é muito feliz: seu marido possui uma amante, que de vez em quando resolve incomodar o casal.

Gatsby, agora inexplicavelmente podre de rico, promove festas espalhafatosas para atrair a atenção de sua querida Daisy, na esperança de que ela vá aparecer em uma delas. Quando enfim se reencontram, ele tem o desafio de reconquistar e convencer sua querida, de que é o melhor para ela, de que poderá fazê-la feliz.

O livro é narrado pelo vizinho de Gatsby, o Sr. Carraway, que por uma feliz coincidência, é primo de Daisy. Com o tempo, o Sr. Carraway acaba profundamente envolvido no caso de amor dos dois, e fica extremamente cansado das confusões de ambos.

Um clássico espetacular escrito pelo norte americano F. Scott Fitzgerald (adorooo esse sobrenome). Um livro com personagens muito interessantes. Uma crítica á sociedade consumista. Uma linda história de amor.

Amo ♥

site: http://www.colunadovale.com.br/a-historia-de-uma-homem-que-construiu-toda-uma-vida-por-amor/