O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Folktolkien0 16/03/2024

Acho que este livro não é só um clássico como também visivelmente atemporal. Se eu sair na rua consigo encontrar facilmente uma quantidade enorme de pessoas como o Jay Gatsby que acreditam na possibilidade de se engrandecer na sociedade capitalista através do trabalho duro e da meritocracia. Também consigo encontrar com facilidade dentro da burguesia muitas pessoas como Daisy e Tom que se aproveitar de coisas e criaturas da forma que bem entender pelo simples fato de possuírem dinheiro.

Yume 15/03/2024

Foi muito dificil terminar esse livro, eu não consegui me conectar nenhum um pouco com a história e muito menos com os personagens.
queria muito ter gostado desse livro, mas não funcionou pra mim, uma pena. porém, eu gostei muito da escrita.

favplacecth 14/03/2024

No momento estou triste demais pra elaborar algo que seja tão grandioso quanto esse livro. E sinceramente, não há conjunto de palavras elaboradas que expressem todos os sentimentos que me pegaram durante a leitura. De qualquer forma queria deixar registrado aqui, pra que eu sempre me lembre, de dois trechos em específico:

?Tom e Daisy ? esmagavam coisas e criaturas e depois se protegiam por trás da riqueza ou de sua vasta falta de consideração, ou o que quer que os mantivesse juntos, e deixavam os outros limparem a bagunça que eles haviam feito.?

?Gatsby acreditava na luz verde, no futuro orgástico que, ano após ano, costuma recuar diante de nós. Ontem fomos iludidos, mas não importa ? amanhã corremos mais rápido, esticando nossos braços mais além? E numa bela manhã?
E assim avançamos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente de volta ao passado.?

Mesmo fora de contexto, essas passagens dizem muito e me causam um pesar imenso junto de inúmeros outros sentimentos, de qualquer forma, voltando a programação normal?

Que livro!

Gatsby é uma figura que eu definitivamente nunca vou esquecer, e que genial trazer uma narrativa onde o nosso protagonista vai sendo desmembrado por um terceiro.

Sinto que minha cabeça ainda se encontra atordoada me impedindo de fazer uma resenha linear e coerente, mas não posso deixar para depois, então espero que dê pra acompanhar.

Tom e Daisy, definitivamente os maiores mal caráter literários da minha vida e olha que já li obras com personagens terríveis. O Tom, desde o início te causa desdém mas a virada de chave em relação a Daisy é ainda pior, porque você sente pena dela, se ilude, torce por ela e no final nota que ela é tão ruim quanto esse paspalho.

Enfim, leitura que vale a pena do início ao fim. Marcante!

Menção honroso ao adorável Nick! Mas sinto que no momento é impossível tecer muitas coisas sobre ele.

Meu último pensamento intrusivo sobre o tópico: até que ponto as pessoas são capazes de prejudicar o outro para se livrarem de algo, ou de se omitir, mesmo sabendo o que pode vir a acontecer?

Gabi F. 13/03/2024

Um livro para sempre revisitar! Critica contundente sobre o dito sonho americano, a dita prosperidade e a fixação pelo materialismo. Vale muito a leitura e (re)leituras.

Córdoba 12/03/2024

Onde a idealização te leva
Achei fraco para ser um clássico tão aclamado. O personagem principal atua mais como narrador do que como participante da história, muitas vezes não tendo opinião sobre nada, não interferindo ou agregando nos eventos de nenhuma maneira até quase o final da história, e não questiona, julga, concorda ou discorda moralmente das opiniões/ações de nenhum outro personagem.

As passagens parecem ou ter detalhes excessivos que não levam a lugar nenhum, ou ter uma falta total de detalhes em partes que parecem ser relevantes. Muitos acontecimentos são esquecidos ou simplesmente não se relacionam a história em nenhum momento.

Nessa linha, vários personagens não ganham um grande contexto na história e não se sabe muito sobre eles, mesmo o Gatsby e a Daisy, que teoricamente é a história principal, tem seus contextos mais aludidos do que realmente descritos.

Falando deles, claramente o Gatsby fanficou forte e tinha muito mais uma expectativa e idealização da Daisy do que realmente um amor, quando ele volta a se encontrar com ela, muitas vezes nem a reconhece direito.

Se tinha uma mensagem maior, um conceito nas entrelinhas ou algo assim, eu claramente não peguei. Me parece uma descrição de como o dinheiro por si só não te leva tão longe se você não tem uma posição social forte, família relevante e carreira sólida, e como viver de passado só traz problema pra todo mundo. Um incentivo gigante pra não tentar voltar com seu ex ??

Rebeca.Jakobi 11/03/2024

O grande Gatsby não é tão grande assim se olhar bem de perto
Ao decorrer do livro através dos olhos do Nick, vemos as diferencias nuances que se vão descobrindo a respeito de Gatsby e com elas vamos sentindo um mixto de sentimentos conflitantes. É interessante ver que apenas aquele que conheceu Gatsby verdadeiramente foi o mesmo que ficou ao seu lado até o final. Todos os nomes por demais que aparecem no livro é apenas para dar enfase que muitos passavam e usufruiam sobre sua riqueza, mas que nenhum deles realmente sentia afeto pelo mesmo. Gatsby representa o sonho americano, onde um homem conquista posição e poder através do seu trabalho e esforço. Eu fiquei estarrecida com todos os ?velhos ricos? por serem extremamente superficiais, mas se encaixa bem na história e do que se trata. OBS: Odeio a Daisy.

fermaffra 11/03/2024

Li pela lana del rey
Enrolei tanto pra ler esse clássico pq achava que seria um porre estava mt errada! é mt bom, mas devo dizer que me frustrei demais com o final pq achava que sim o gatsby merecia mais. o gatsby é um coitado, a deisy uma cachorra e o tom um 🤬 #$%!& p4u mole. mas valeu a experiência: imaginar aquelas noites glamourosas regadas a champanhe e festas maravilhosas? delicioso! ps: young and beautiful é a cara desse enredo.

Mr.C 10/03/2024

Meu bem, meu bem... 2 anos, para. Vai viver!
Este livro é perfeitamente representado pelo meme da Karol Conká.
Fitzgerald utilizou suas próprias vivências para alertar sobre o materialismo, obtendo êxito ao criar uma atmosfera completamente superficial. Aqui encontramos Daisy, uma mulher vazia, uma figura de apelo sexual sem cérebro (bem típico dos anos 20), e Gatsby, um homem cheio de mistérios ligados ao passado e à idealização que fez de uma mulher.

"Veja, eu não pediria tanto dela assim", arrisquei. "Não dá para repetir o passado."

Sinceramente, não entendo como fazem tanta edição dos dois personagens como se fosse a maior história de amor. O livro é a encarnação de como é não ter amor próprio. Parece mais sobre masculinidade viril, essa necessidade de provar a si mesmo e aos outros que conquistou a mulher idealizada, aquela que o deixou na mão. Hahaha. O mundo do livro realmente se sobressai visualmente em um filme. Parabéns, Baz Luhrmann?

thalitaab 10/03/2024

"seu futuro é basicamente uma questão de passados."
Não gostei. O "personagem principal" parece ser só um narrador, não tem desenvolvimento ou opinião própria pois anda de todos os lados sem questionar. Detalhes excessivos e relatos sem sentido ou sem uma ordem cronológica. O escritor aparenta, em certas partes, que simplesmente criava um acontecimento e largava no meio do caminho como por exemplo Jordan E Myrtle. E Gatsby parece que vive no passado e não parece amar Daisy mas sim idealizar ela.
Não captei a mensagem do livro em nenhum aspecto, poderíamos começar a questionar porque um livro confuso como esse foi considerado uma obra prima.

Tatiana427 08/03/2024

Ao terminar, só conseguia pensar: "que pena que vi o filme antes de ler esse livro". Tenho certeza que o final do livro teria me impactado muito mais, sendo inesperado.
O que mais gostei no livro foi a riqueza das descrições do autor, me fez mergulhar no livro. Essa escrita, assiciada à trama gera uma leitura envolvente e cativante do início ao fim.

Luanabookclub 08/03/2024

O desejo leva a muitas coisas.
Gatsby é um personagem marcante. Quem o conheceu e foi a algumas de suas festas pode ama-lo e admira-lo muitíssimo porém, pouco se sabe sobre esse anfitrião, quem ele foi e como se tornou o que é, tão enigmático e célebre.
O misterioso passado de Gatsby, qual seu objetivo presente e o que reserva seu futuro, são desvendados no livro de forma genial. E seus diversos significados são estudados por muitos autores e escolas de literatura.
Essa historia é sobre Gatsby porém, sobre muitas outras coisas, como: o sonho americano e a ascensão social pelo trabalho, o status dos anos 20 e o ingresso de Hitler e sobre uma sociedade que quer sobreviver a isso.

Amei!

a24deco 07/03/2024

Livro incrível! a combinação perfeita entre glamour, extravagância, romance e melancolia. se torna ainda mais completo se levarmos em consideração o contexto histórico, dos loucos anos 20, e a vida pessoal do autor, obcecado pelo estilo de vida da elite estadunidense.

o ritmo é bem lento e a leitura pode se tornar cansativa em alguns momentos, mas os pontos positivos compensam!