O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

leti 22/02/2024

RESENHA DE "O GRANDE GATSBY"
-Resenha-
Li o livro sem exatamente saber o contexto, assunto nem ter assistido ao filme, então em um primeiro momento avaliei ele como 3,5 estrelas, mas repassando minhas anotações e marcações, ele realmente merece no mínimo -ressalto a palavra mínimo- 4 estrelas.
O Grande Gatsby não possui um grande ponto, por isso acho que muitos pode não gostar ou se decepcionar, assim como eu em um primeiro momento. mas é preciso enxergar além da busca por um plot, o livro é não apenas uma linda história de amor, é uma excepcional história de vida, a vida de um homem americano, o grande sonho americano. É um clássico que merece ser lido e relido.

-Resumo dos acontecimentos do livro de modo geral. COM SPOILER-

Narrado pelo personagem Nick Carraway que se muda para Nova York para tentar trabalhar no mercado especulativo, lá ele se torna vizinho do misterioso e chamativo Jay Gatsby. Antes de focar melhor no famoso personagem principal, o autor direciona a história para o contexto vivido pelos EUA na década de 1920, os ricos, a cultura, os homens voltados da guerra, as coisas importantes e esperadas da sociedade. Em meio a isso, Nick um dia vai almoçar na casa de sua prima Daisy, onde conhece o marido dela, Tom e a amiga Jordan, personagens importantes e bastante presentes na narrativa. Tom e Daisy se casaram rapidamente depois de se conhecerem e tiveram uma filha. A prima de Carraway é traída e isso é um conhecimento geral, inclusive no jantar em que Nick vai na casa deles, Tom sai no meio da refeição para atender uma ligação da amante, o que gera brigas e remorso entre ele e Daisy. Em um ponto da história o marido da prima chega a levar o narrador para conhecer "a garota dele", a amante, e até os amigos e irmã dela. Jordan é jogadora de golf e futuramente no livro quase terá um romance com Nick. Assim o livro vai antes de de Nick conhecer Gatsby, e quando finalmente é convidado para uma de suas grandes e famosas festas fala: "Acho que na primeira noite em que fui a casa de Gatsby eu era um dos poucos presente que de fato havia sido convidado. As pessoas não eram convidadas, elas apareciam. Entravam em automóveis que as transportavam para Long Island e de algum modo iam para na casa de Gatsby. Ao chegar, eram apresentadas a alguém que conhecia Gatsby e depois se comportavam segundo regras de conduta adequadas a parques de diversões. Às vezes chegavam e partiam sem nem encontrar Gatsby, iam às festas com uma tal simplicidade de coração que era, em si, o ingresso." E logo que o narrador realmente, até onde ele acha conhece o homem misterioso, logo viram amigos. Em um certo dia Gatsby pede a Jordan para pedir um favor a Nick por ele, favor que seria chamar Daisy para um chá em sua própria casa para que "acidentalmente" ela e Gatsby se encontrassem. Nisso ele conta a Nick que antes da guerra conheceu a prima dele e eles se apaixonaram, então quando ele voltou, ela estava casada com Tom, mas ele continuava amando ela, tanto que comprou uma casa na mesma cidade e fazia todas aquelas festas na intenção de chamar-lhe a atenção. Quando o encontro finalmente acontece, a prima de Nick logo tem a paixão despertada novamente e vira amante de Gatsby. Assim começa a ir em festas dele e até levar o Tom nelas também. Já no final do livro, em um momento Daisy, Jordan, Nick e Tom vão almoçar na casa de Jay, lá Tom percebe a traição da esposa e fica enfurecido. Eles almoçam e então decidem ir para Nova York, lá acham um quarto de hotel para ficarem todos, beberem e fumarem. Lá, Tom esbraveja e diz a esposa o quão triste está com seu caso e que ele pararia com o dele também, que queria apenas ser feliz com ela e conta de tudo que descobriu sobre Jay ser uma farsa e na verdade atuar criminosamente para ganhar dinheiro, então Gatsby entra no meio da discussão se defendendo e falando como na verdade Daisy nunca amou Tom e pressiona a mesma para confirmar. Daisy chora e fala que aquilo não é verdade, ela amou Jay, então amou Tom e agora o amava novamente, aquilo é completamente decepcionante para Gatsby. Decidindo todos voltar para a casa, no caminho de ida Tom, Nick e Jordan haviam ido no carro de Tom e o Jay e Daisy haviam ido no outro, então voltaram na mesma ordem de antes. Mas no caminho, Tom se dispersa do carro de Jay e pouco depois encontra um acidente. Sua amante havia sido morta atropelada por alguém que fugiu após o atropelamento, Tom fica lá, conversando com os policiais e o marido da amante, muito abatido, e quando ele, Jordan e Nick voltam para a casa do mesmo, Daisy já está lá, Tom conta que houve um acidente e apenas isso. Então, deixando os dois sozinhos, Nick vai para fora da casa esperar seu taxi chegar, lá encontra Gatsby que conta que havia deixado Daisy dirigir e ela tinha atropela uma mulher, assim eles fugiram para proteger Daisy. Nick vai para sua casa, sendo o único que realmente sabe a verdade de tudo que aconteceu. Pouco tempo depois Gatsby é assassinado pelo marido da falecida, que descobriu o culpado por conta do carro. Jay acaba sem ninguém, apenas com Nick para cuidar do fúneral que ninguém vai e Daisy e Tom ficam juntos como se nada tivesse acontecido, sem ressentimentos nem consequências.

Beatriz 22/02/2024

Preciso reler futuramentee
Essa leitura foi um pouco arrastada por alguns motivos plausíveis. Primeiro, a escrita não me conquistou muito, mesma que a temática seja super interessante, e segundo, as aulas da faculdade iniciaram e parei de ler com um ritmo acelerado, li o livro todo picotado num intervalo muito grande.

Mas essas questões a parte, eu gostei bastante. Tiveram acontecimentos extasiantes que me prenderam e me surpreenderam. Acho que o momento que eu li que não favoreceu, quem sabe eu releia futuramente, né!!

Geovana584 22/02/2024

Você vai amar Gatsby, odiar Tom, achar Jordan uma mimadinha e chata, perceber que Nick é irrelevante, desejar que Daisy fique com seu grande amor e no fim vai perceber que Tom e Daisy mereciam ter morrido e Gatsby merecia viver um amor verdadeiro e a sua altura

lAvia494 21/02/2024

"Os americanos, embora almejem (e até cobicem) a condição de servos, sempre abominaram a condição de camponeses."

Bea 19/02/2024

O Grande Gatsby
Um romance que me fez refletir sobre a vida e sobre as coisas que desejamos conquistar, que me fez pensar sobre o que realmente importa.

vitsld 19/02/2024

Gatsby é mais um sonhador de dostô
Aquilo que você tanto queria se tornou um sonho mt bonito durante o processo porque teve tempo de enfeitar com a imaginação, quando finalmente consegue alcançar não passa de um pesadelo.

vai levar um tempo para absorver tudo, mas valeu a pena insistir no fitzgerald

laissa33 19/02/2024

Um ponto importante ao ler essa obra é ter em mente que faz uma crítica, sobretudo aos Estados Unidos ( em específico a classe alta). Essa crítica se mostra transparente em relação as grandes ostentações? ou como ? nesse país tudo é possível?. Tudo se liga no final, porém não consigo falar mais a respeito disso sem dar spoilers.
Ele se tornou um clássico justamente devido a época e a história em que ele se encontrava.

O mais bonito nesse livro é a escrita. O romance é mostrado por um espectador, o Nick, logo, o que acontece entre eles é retratado apenas pelo o que o nick vê e interpreta. Assim, se tem presentes poucos detalhes, mas se a história fosse contada pelo o próprio Gatsby, sinto que ia perder todo o ar de suspense da história, contudo, em contrapartida, também se torna difícil sentir empatia por eles e o romance em si. O livro me passou um sentimento de uma grande fofoca e amantes por aí.

Gabrielli 18/02/2024

Maravilhoso!
Uma releitura que fez toda a diferença para captar a beleza trágica da obra de Fitzgerald. Um retrato incrível da sociedade da época, das ruas de Nova York e de um personagem sonhador, ligado ao passado por um fio muito frágil. Sensacional

Renata.Galdino 17/02/2024

Mais uma ótima leitura veio aí.

Sobre o livro. Apesar de ter achado alguns trechos mais monótonos, em outros a história foi bem fluida, sem muitos rodeios, bons e necessários diálogos, bons personagens, sem muitas descrições desnecessárias de personagens ou lugares.

Sobre a história. Confesso que me pegou de surpresa, com um plot inesperado, que considerei uma jogada arriscada, mas que deu muito certo. O que foi tudo aquilo? Gostei do desfecho? Sim. Era o que eu esperava? Jamais. So digo que valeu a pena.

Sobre os personagens. O Gatsby dispensa qualquer comentário, o cara é uma caixa de surpresas, seguro de si e daquilo que quer. O Nick, um grande, necessário e inesperado amigo, um personagem sábio, calado, porém soube agir com inteligência quando necessário. Daisy e Tom foram descritos perfeitamente pelo Nick "destruiam coisas e criaturas e depois batiam em retirada em direção ao seu dinheiro", acrescento ainda, pessoas egoistas. Jordan foi uma personagem meio sem graça para mim.

Desfecho. A única coisa que me perguntei até a última página foi: "cadê a covarde e egoísta da Daisy?". Depois de tudo, esperava uma última cena com ela, saber o que houve, o que sentia... Enfim, o Gatsby merecia uma pessoa melhor.

Recomendo muito a leitura!!!

Tailana2 17/02/2024

Um cavalheiro
Uma boa leitura, rápida e que nos leva aos anos dourados ricos e cheios de glamour.

O final me irritou bastante rs, aí que ódio de alguns personagens?

Agora vou assistir o filme para poder ter a experiência completa.

Boa leitura!

cindybeverly.ro 17/02/2024

...
Acho que fui com grandes expectativas e por isso tive dificuldade no início do livro; tem que insistir um pouco mas depois a história fica mais interessante e empolgante. Vale a pena a leitura!

*(Talvez volte em um outro momento para releitura)

Ed.Costa 17/02/2024

O Grande Gatsby
?O Grande Gatsby?, de F. Scott Fitzgerald, é uma obra-prima da literatura americana que mergulha profundamente na psicologia dos personagens e na atmosfera glamorosa e decadente da Era do Jazz.

Narrado por Nick Carraway, o romance nos transporta para a Nova York dos anos 1920, onde somos apresentados ao enigmático Jay Gatsby, um homem rico e misterioso cuja vida é um fascinante enigma.

Fitzgerald habilmente tece uma narrativa repleta de intriga, romance, traição e tragédia, enquanto explora temas universais como amor não correspondido, ambição desmedida e a busca pela felicidade em meio ao vazio da riqueza material.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a sua caracterização dos personagens, especialmente Gatsby, cuja personalidade enigmática e sonhadora fascina e intriga o leitor até o final.

?O Grande Gatsby? também é uma crítica contundente à superficialidade da sociedade americana da época, onde a busca desenfreada por riqueza e status social muitas vezes leva à ruína moral e emocional.

Em suma, ?O Grande Gatsby? é um romance envolvente que continua a ressoar com os leitores décadas após sua publicação, não apenas pela sua história cativante e personagens memoráveis, mas também pela sua poderosa análise da condição humana e da sociedade.

Vale à pena conferir!

Kasimoes 17/02/2024

Sonho americano
Gatsby traz o estilo e referências de uma época dos EUA, de uma classe que vivia o ?sonho americano?. Fitzgerald capta essa essência no seu romance.

Luisa ð 17/02/2024

A devassidão da sociedade
Os belíssimos anos 20!
Eu adorei a estética do livro, a narração é bem interessante, os personagens são bem exagerados, não no sentido negativo, mas eles vivem como se fosse o último dia, e nada além disso.
A superficialidade da sociedade é muito bem executada e demonstrada.
Os ricos e suas lealdades, a ousadia e o sufoco de subir na vida. Adorei!
O final realmente me pegou de supresa, porém achei um final consistente com a história e o caráter dos personagens.
Gostaria de mais alguns detalhes, mas como são lembranças de uma pessoa faz total sentido ele não se atentar para todos os detalhes
Vale a pena a leitura.
Clássicos são clássicos por algum motivo ?