Pedro Páramo & Chão em Chamas

Pedro Páramo & Chão em Chamas Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

Jão 26/08/2023

Um livro sensacional e que com certeza merece releitura. Não é fácil de entender a dinâmica do livro e no início tive que voltar muito pra tentar entender onde eu estava ali na história. Mas é isso, não se tem uma linha cronológica definida e em vários momentos e difícil saber qual personagem está narrando aquele trecho. Até os diálogos muitas vezes para cem inacabados.

Iya Moura 20/08/2023

Vou reler várias vezes
Vou reler varias vezes pra entender cada pequeno pedaço desse classico.

Essa alternância continua no fluxo de consciência me desafiou de um jeito muito bom. A historia e cultura mexicana é mais que presente, é o livro. Que bom poder ler parte dessa cultura.

gio 18/08/2023

Os mortos tbm sentem
Achei a escrita lindíssima, a história interessante (mesmo que a narração seja, de fato, meio confusa em alguns momentos) e me tocou de alguma forma.
não sou uma grande entusiasta nesse estilo de leitura, mas foi uma supresa extremamente positiva !

Moura51 15/08/2023

Leitura complicada.
A história é um pouco confunsa e existem varias vozes. Comala é uma cidade esquecida habitada por fantasmas, alguns não sabem que estão mortos. Juan Preciado vai até Comala cobrar uma promessa, encontra seu pai, porém acaba descobrindo coisas estranhas.

vivi.martins 13/08/2023

Realismo mágico ?
Pedro Páramo é tido como marco inicial do realismo fantástico latino-americano e já que esse é um dos meus gêneros favoritos, decidi ler esse livro.
Foi uma leitura desafiante, pois a narrativa é bem confusa e não linear, mas sinto que valeu a pena. Foi bem legal conseguir perceber a influência que essa obra teve em outros escritores que eu amo (como o Gabriel García).

tabatatucat 24/07/2023

Um leitura sensacional que cada linha e palavra deve ser saboreada aos poucos. Com certeza continua super atual a narrativa e importante para os leitores de hoje. É uma leitura um pouco complexa, por isso recomendo que vão lendo de devagar.

Paulo.Vitor 24/07/2023

"A vida já é dura o bastante. A unica coisa que faz com que a gente mova os pés é a esperança de que ao morrer, nos levem de um lugar a outro; mas quando fecham para a gente uma porta e a que continua aberta é só a do inferno, mais valeria não ter nascid
Definitivamente, um dos livros mais difíceis que já li, principalmente porque a narrativa muda de rédeas algumas vezes, e não há nenhuma indicação de quando isso acontece, além do mais, somos apresentados a diversos personagens com nomes que pra mim, se pareciam bastante (Dorotea, Damiana, Dolores).
Isso definitivamente não fez com que eu não gostasse do livro. Mais uma vez, o realismo mágico me surpreende.
O livro conta, no começo, sobre Juan Preciado, que após a morte de sua mãe, vai até o vilarejo de Comala procurar seu pai, Pedro Paramo. Já no caminho para a cidade, Juan percebe que seu pai é uma pessoa importantíssima, sendo dono da cidade inteira, praticamente.
Chegando na cidade, ele percebe que na verdade (e creio que isso não é um spoiler) a cidade abriga não só pessoas, como também almas. A partir daí, após a dificuldade da troca de narradores, ouvindo lamentos e conversas, podemos acabar por montar o quebra cabeça da cidade e também, entender a importância e história de cada personagem, que creio eu ser o ponto mais alto da história, fazendo com que nenhum dos personagens apresentados seja alguma facilitação narrativa ou tenha aparecido na história apenas para simplificar algo. Ali Todos tem motivações, vontades, personalidade e justificativas.
Ao mesmo tempo que entretém, é escrito de maneira interessantíssima; é situado em um período importante para a história do México (durante a revolução mexicana), nos trás, ainda que um pouco da cultura mexicana e nos transmite mensagens e questionamentos acerca do tema principal (pela capa, já dá pra imaginar qual é). Junte tudo isso, e temos um clássico latino-americano e mundial.

Livro curto, um tanto quanto difícil, porém ótimo. Recomendo anotar o nome dos personagens com algumas características. Paguei 40 reais e, apesar de curto, creio que vale a pena, provavelmente uma das minhas melhores leituras do ano.

(Caso exista dificuldade de entendimento do livro, existe um vídeo resumo em espanhol no formato Draw my Life que explica direitinho)

Rafael482 23/07/2023

Fantástico
Várias histórias e mundos se misturam nessa obra espetacular.
Daqueles livros que você tem certeza que lerá novamente para pegar mais nuances e fios que talvez tenha deixado escapar na primeira leitura, apesar de nada estar fora do lugar ou se demonstrar que não deveria estar ali..
Fantástico, literalmente.

Rodrigo1001 19/07/2023

Mágico! Mágico! Mágico! (Sem Spoilers)
Título: Pedro Páramo
Título Original: Pedro Páramo
Autor: Juan Rulfo
Editora: José Olímpio
Número de Páginas: 176

Precedente do boom latino-americano e obra expoente da literatura mexicana, Pedro Páramo é o representante mais célebre do realismo mágico no nosso continente. Para entender sua importância, basta dizer que, não fosse por ele, Cem Anos de Solidão do querido Gabo sequer existiria. E Isso, por si só, já dá uma ideia da grandeza desse pequeno romance de Juan Rulfo.

De fato, te digo que Pedro Páramo foi uma das melhores leituras desse ano. Na verdade, digitando aqui esta resenha, não sei bem explicar o porquê não o favoritei (ok, farei isso em seguida!) tamanho o divertimento e tamanhas as interjeições de "uau!" e "minha nossa!" que ele me causou!

De antemão, te digo que este livro é muito mais do que uma história de fantasmas. A escrita de Juan Rulfo é surreal e onírica. A narrativa contém muitas mudanças abruptas no tempo e no espaço. Essas mudanças rápidas são desorientadoras de início, mas é inegável que elas aumentam muito o efeito perturbador do romance e o prazer da leitura.

Você vai entendo tudo em doses homeopáticas. Embora se apresente quase como um quebra-cabeças, o livro contém uma das narrativas mais surreais e imaginativas que já li, apoiada pela irretocável tradução para o português de Eric Nepomuceno, que mantém toda a beleza, imagens, simbolismo e jogo de palavras intactos.

Notavelmente belo e notavelmente perturbador, eu recomendo fortemente que você o leia em uma única sentada e, em seguida, que o folheie uma segunda vez para colocá-lo em contexto e perspectiva. A busca de um filho para encontrar seu pai há muito perdido, a pedido de sua falecida mãe, leva o protagonista a um mundo de espíritos e fantasmas, a uma vila que existe e não existe, onde o tempo (e a narrativa) se movem para frente e para trás, e da primeira pessoa para a terceira pessoa.

Te aviso que Pedro Páramo requer muita atenção, uma mente aberta e muita imaginação. Com pouco mais de 100 páginas, os fios mágicos da história vão aos poucos formando uma tapeçaria na mente do leitor. É, como disse Susan Sontag, "um livro que parece, em retrospecto, como se tivesse que ser escrito".

Fantástico, fantástico e fantástico! Uma delícia do começo ao fim, encantadoramente bem escrito, intrigante, espirituoso e divertido. O livro entrega absolutamente tudo para o leitor, que virará a última página desejando imediatamente voltar ao início!

Por fim, repito: aventure-se sem pré-julgamentos, sinta o gostinho da ambiguidade humana, a dramaticidade e a força emocional de um personagem ficcional que transita, incomodamente, pelo além e pela realidade. Terminada a leitura, leia-o de novo para separar o que é seu, do que é, verdadeiramente, de Juan Rulfo.

Bravo!

PS: Ponto positivo para o prefácio de Eric Nepomuceno nesta edição da José Olímpio; elegante e sublime!

Leva 5 de 5 estrelas!

Passagens interessantes:

"Toda vez que eu entendo menos, eu gostaria de voltar para onde eu vim."

"Todo suspiro é como um gole de vida do qual a pessoa se livra."

Tah_baddauy 19/07/2023

Um livro curto, mas que requer muita atenção pelo tanto de informação. Num futuro eu voltaria nessa leitura para saber ser as percepções mudaram, mas no momento só achei uma leitura ok.

J.U. ð¹ 17/07/2023

Um esforço muito válido
Fenomenal, mas extremamente difícil.
O livro possui menos de 150 páginas, mas a escrita de Rulfo traz muitas informações relevantes e as poucas páginas da obra são lotadas de informações extremamente relevantes e valiosas.
A forma que o autor cria situações utilizando de personagens que já morreu, porém não sabem, é primorosa, criando um texto que interessa o leitor à cultura mexicana.
Um livro para ser relido muitas vezes, pois em cada revisita ao texto, certamente interpretações novas serão possíveis.

maria 16/07/2023

Mágico e revolucionário.
Pedro Páramo é único. Juan Rulfo traz uma narrativa completamente diferente de tudo que já li; curto, mas não deixa nada escapar aos olhos e ouvidos do leitor. Um plano que se funde ao carnal e espiritual, ouvindo os pesares e segredos de todos que já passaram por Media Luna. É uma obra para os sensíveis, que se comovem e se deleitam em reler alguns trechos, parar e refletir. Comparar a obra à realidade. Ver a paleta de emoções e sentimentos e distinguir, bagunçar, e aceitar o canvas da maneira como as coisas são. Marcante e inebriante.

Laryssa 15/07/2023

Pedro Páramo
O livro só tem 175 páginas mas parece que dura uma eternidade.
não te envolve, não cativa, não te interessa.
é só uma história de fantasmas e vivos amargos.