Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

Rafael.Rovath 11/06/2023

Realismo Fantástico
Livro sensacional e que foi um dos precursores do realismo fantástico.

"- Morreu.
- Já morreu? E de que?
- Eu não soube de que. Talvez de tristeza. Suspirava muito.
- Isso é ruim. Em cada suspiro é como se a gente se desfizesse de um sorvo de vida."

Um clássico da literatura mexicana.

Iago 09/06/2023

A morte é algo confuso.
Certo, esse entra na mesma categoria de Distância de resgate, da Samanta Schweblin: gostei, mas sinto que não compreendi a extensão de sua grandiosidade. Os autores de língua espanhola parecem ter uma atração incomum pela morte e como ela permanece em contato com os vivos, isto é, os mortos continuam vivendo, não... Eles morrem, sim, mas não vão para o além ou qualquer que seja o nome para o pós-vida, não, eles continuam vagando, sofrendo, querendo algo e contando histórias e interagindo com os vivos como se eles mesmos o fossem, às vezes sem ao menos saber que já estão comendo grama pela raiz a algum tempo. Para completar a confusão, são muitas vozes narrativas, uma narrativa não linear e às vezes quem está contando já morreu ou nem é quem você imaginei quem era até ser nomeado novamente. Exige releitura. Talvez o releia quando morrer.

Amal0 04/06/2023

Muito bom mas confuso
A história é muito bem escrita e a idéia é muito legal mas achei confusa.
Me perdi em vários momentos.

13marcioricardo 01/06/2023

Meio faroeste, meio caboclo
Livro que foi uma marco e uma inspiração para vários outros escritores. Pedro Páramo é a obra que coloca o realismo mágico em evidência nas Américas.

O livro conta a história de um vilão, seus crimes e suas vítimas no interior do México em tempos que a lei do mais forte imperava.

Faz lembrar os excessos do coronelismo. Entretanto, o diferencial é que a história aqui se passa em vilas fantasma, onde na verdade, os personagens já estão mortos.

Raissa 21/05/2023

É um livro incrível nos seus mínimos detalhes, leitura rápida e objetiva, não perde tempo com firulas e dá ao leitor o que ele precisa pra desvendar os acontecimentos. Me encanta falar desse livro porque foi o que me tirou de uma ressaca literária de quase um ano e me fez querer conhecer mais obras desse tipo.

Apz 16/05/2023

Preciso reler
Bom, ?Pedro Páramo? conta a ida de Juan Preciado à cidade de Comala, por pedido de sua mãe já falecida, em busca de seu pai Pedro Páramo. Ao chegar e conversar com algumas pessoas, descobre que na verdade está numa cidade fantasma e que a destruição de todo aquele povoado foi resultado das ações de seu pai, que também está morto.
Eu sinceramente tive a sensação de não ter lido direito depois de assistir resenhas, o que sempre faço depois de ler como forma de complementar. Muitas coisas profundas sobre a obra e analogias com diversas situações cotidianas eu não captei. No entanto, posso concordar com as opiniões que li e ouvi: que assim como Juan estava no meio de fantasmas, em busca de um fantasma, e como nem mesmo os fantasmas sabem que já morreram e não encontraram seu caminho, as tragédias que ocorrem e que deixam mortos e desaparecidos também geram fantasmas na vida de famílias que não sabem onde seus entes foram parar, geralmente por descaso governamental.
Portanto, pretendo ler novamente e me atentar, para não perder a experiência de compreender toda a obra!

Icaro Sena 09/05/2023

História incrível e bem marcante. Nota-se o estilo fantástico e regional na história, algo que faz ser uma leitura bem particular.
Minha crítica é muito sobre minha forma de processar as leituras. Acho que um livro que tem um estilo de mudança temporal, com muitos personagens, precisa ser um livro mais detalhista e maior. Com um livro pequeno não consigo entrar na história a tempo, quando começo a entender em que ambiente e situação está, já acabou.
Outro ponto é sobre o personagem inicial...tipo o filho que vai atrás do pai, começa a se desenrolar uma história com ele e .....depois nada. Vira um personagem ausente no final.

Enfim...minhas críticas são essas...pode ser que lendo uma outra vez pudesse ter uma experiência ainda melhor...mas não repito leitura.

Lia 04/05/2023

Definitivamente não é um livro fácil de ler. Não tinha lido resenhas dele, então até eu entender que ia ser uma bagunça mesmo, foi um tempo.
Pelo que sei o autor é pioneiro nesse estilo e acredito que o tenha feito de forma ótima. A história é interessante demais, e mesmo confusa, dá pra praticar o espanhol.

Fellipemota31 29/04/2023

Esse livro foi uma das viagens narrativas mais interessantes e desafiadores pela qual eu já me aventurei. Não foi um livro fácil. Foi preciso um fichamento e um organograma para conseguir alinhar as ideias que de um modo tão único Juan Rulfo se propõe contar essa história. grande obra

Fabio.Nunes 26/04/2023

Flopou
Certeza de que esta é aquela experiência literária que não deu certo na primeira leitura. O livro é bem curto, mas foi chegando ao fim e eu pensei "não vai acontecer mais nada?". Ainda sabendo que se trata de uma alegoria do México, o livro não conversou comigo. Deverá ser relido com certeza.

Hannah.Guedes 25/04/2023

Achei o livro bem confuso. Talvez tenha sido o momento que li, talvez minha falta de familiaridade com o estilo. Talvez não seja meu tipo de livro mesmo.
Pretendo reler daqui a um tempo.

bernadete.dalla 23/04/2023

Um livro confuso, não consegui entender a sequência dos fatos marrados. Vida e morte se misturam, sem se saber em que estado estão.

Alexsander.Rosa 22/04/2023

Ninguém anda à procura de tristezas
"Vim a Comala porque me disseram que aqui vivia meu pai, um tal de Pedro Páramo". E, assim, começa um dos livros mais peculiares que já li.
Nesse livro, que possui diversas vozes, acompanhamos a jornada de Juan Preciado em busca de seu pai, Pedro Páramo, porém, essa viagem aparentemente tranquila transforma-se em uma aventura medonha e peculiar pelo caminho de uma cidade aparentemente abandonada, mas cujos mortos parecem não deixá-la. E, ao longo da narrativa, vamos acompanhando o passado daquela cidade, no caso, a vida de Pedro Páramo, dono daquelas terras.
Esse livro possui diversas vozes e, diversas vezes, é fácil se perder sobre os acontecimentos da história e, sim, o livro vai exigir uma releitura, pois após acabar a leitura e perceber o que aconteceu com aquela cidade e seus habitantes, a releitura é fundamental para compreender a genialidade deste livro tão curto, mas tão rico e complexo.

"Você irá sentir mais perto a voz de minhas lembranças do que a da minha morte, se é que algum dia a morte teve alguma voz."

"Ninguém veio vê-la. Foi melhor assim. A morte não se reparte como se fosse um bem. Ninguém anda à procura de tristezas."

Clarispectiana 11/04/2023

Mundo mágico de Pedro Páramo
Esperei tanto o momento certo para fazer essa leitura, e finalmente aconteceu!! O livro é incrível, preciso, mágico, cultural, reflexivo.

Uma boa pedida para quem gosta de realismo mágico ou que tenha lido Gabriel Garcia Márquez e gostado.

Eu já pesquisava sobre Juan Rulfo e a sua influência direta para Gabo escrever “Cem anos de solidão”, e “Pedro Páramo” é uma obra prima em todos os sentidos. É o tipo de livro em que cada palavra foi colocada meticulosamente, cada personagem e passagem, absolutamente tudo foi muito bem pensado.

Fiquem com um trecho:

“Eu imaginava ver aquilo através das recordações da minha mãe; da sua nostalgia, entre fiapos de suspiros. Ela viveu sempre suspirando por Comala, pelo regresso; mas jamais voltou. Agora, venho eu em seu lugar. Trago os olhos com que ela viu essas coisas, porque me deu seus olhos para ver.” (p. 26)