O Sonho de Uma Noite de Verão

O Sonho de Uma Noite de Verão William Shakespeare

Resenhas - Sonho de Uma Noite de Verão

Liiis 27/04/2024

Shakespeare...
Primeiro livro que li do box Shakespeare da Principis. Já tinha lido uma edição voltada para crianças, fiquei um pouco decepcionada pois achava que a obra era mas extensa, mas tudo tava na edição infantil.
Acho que os outros serão melhores.

Taylor0 27/04/2024

Sonho de uma noite de Verão
Nota: 4,95
Resenha:
Muito bem, eu sei que muitas coisas estão se passando em minha mente, isso é mais do que obvio, ainda mais é algo que sempre acaba passando na mente de todas as pessoas as quais acabam de se ler uma história.
Uma coisa eu devo dizer é que essa história focando primeiramente na maneira em que a Principis trabalho esse livro e falar um pouco mais sobre a adaptação da história. Não irei dizer que é ruim realmente, pois não é, mas por ser uma adaptação de uma peça de teatro uma ou outra coisa me parece realmente acelerada demais, parando para pensar essa edição da Principis tem 97 páginas e em meio as minhas pesquisas, encontrei uma edição da Martin Claret com mais de 140 páginas, obviamente eu não sei dizer se a da Martin é o integral, mas é uma diferença realmente considerável de páginas de leitura.
Isso é apenas uma referência, porque, falando diretamente da edição é muito bem feita, indo diretamente para dentro da história, não tem muitas coisas colocados mais como contexto e até mesmo rodapé, que são coisas muito próprias da Principis, mas ainda assim é algo que eu agosto, algo que me agrada muito.
Falando diretamente da história, tido que tudo o que se passa nessa obra é dentro de mitos da Grécia, onde Teseu, se torna o Duque, o rei e governante de Atena, chamado sempre de Duque.
Não posso dizer que ele realmente tem muita importância nessa história, já que ele aparece mais ao início e ao fim da história, para ser um ponto de poder, as coisas as quais querendo ou não eu acho que é um personagem solto a mais que está ali apenas para preencher espaço, o que hoje pode se ter um olhar de ser um problema, mas eu acho que não, devo dizer que, na verdade, é algo realmente interessante. Pensando um pouco mais que seja para representar um símbolo de poder, ou até mesmo uma âncora histórica dentro disso tudo o que estava passando, mas não apenas isso, uma coisa que realmente me incomodou é a Hipolita se tornando realmente apenas uma contraparte do Teseu.
Mas falando diretamente daqueles os quais estão no centro da trama, Hermia e Helena, duas amigas que se tornam quase inimigas por conta da poção e da obsessão egoísta de Oberon.
Devo dizer que essa história é ótima.
Tudo ocorre por conta de uma disputa que eu diria e chamaria até mesmo infantil entre o rei e a rainha das fadas e com algumas brincadeiras e erro do melhor personagem da obra, pelo menos na minha opinião, o Puck.
O duende, ele é o cara mais importante na obra, dentro dela é ele que a põe a frente.
Sei que muitas das coisas as quais estão demonstradas nessa história, olhando frios de hoje, pode até mesmo ser considerado raso, rápido e carregado de conveniência no roteiro -obviamente isso eu estou me baseando na adaptação qual eu li-, porém, em minha opinião, como leitora desta obra, tentando olhar para como era aquela época e levando em consideração que a história originalmente se foi escrita em meados de 1500, não acho que tenha em si sido realmente algo raso.
Para mim, foram, pequenas artimanhas usas para que no que seria apresentado não se enchesse demais de pontos que poderiam ser considerados desnecessários por tomarem muito tempo de apresentação, levando em consideração também que Shakespeare escrevia de maneira mais rápida, pelo que consegui encontrar em alguns dos textos os quais se dizem o texto integral, fazia Atos de 2 ou no máximo 3 cenas, o que realmente me impressiona.
Não quero mês estender demais dentro deste texto, eu sei que isso é irônico, pois já está muito longo, então vamos chegar logo no final.
Essa história é realmente muito agradável, muito gostosa de fazer com o que você facilmente entre e se importe com os personagens, com um senso de humos muito afiado e uma trama que pesado do que é pelo Puck no final do livro “Estes astuciados enfadonhos, uma história boba” é uma ótima história boba, ótima para se passar o tempo e se perder em um mundo encantado.

Anna 24/04/2024

Não gostei muito
A história não me prendeu nem um pouco e, sinceramente, não entendi direito o que ocorreu neste livro KKKKK? Mas até que dá pro gasto.

Julia Tomazin 24/04/2024

“O louco, o apaixonado e o poeta são todos feitos de imaginação”
Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare - Considerada como uma das primeiras obras-primas de Shakespeare. É nesta comédia romântica da literatura clássica, um pouco infantil e lúdica, que encontra-se a harmonização entre a imaginação e a realidade.

A obra se passa na floresta e é uma confusão entre três histórias que, de alguma maneira, se entrelaçam. A primeira história é a dos casais apaixonados Hérmia, Lisandro, Demétrio e Helena. De outro lado, mas na mesma floresta, tem-se os seres fantásticos, como os duendes e fadas Oberon, Titânia e Puck. E, por fim, história dos artesãos, que estão montando uma peça.

A história trata ainda sobre os preparativos do esperado casamento de Teseu e Hipólita, que é ponto em comum das três histórias e é onde os artesãos da região irão apresentar a peça ensaiada na floresta.

O interessante da obra, além da idéia de se estar sonhando que o autor passa, é também seu estilo narrativo, que é na forma de teatro, muito diferente do que se encontra atualmente. A fabula é divertida, possui uma variedade de temas e relações, um misto entre o real e o fantástico. Por isso, é uma boa opção para começar a ler Shakespeare.

“O louco, o apaixonado e o poeta são todos feitos de imaginação”

Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

G!!h 23/04/2024

O sonho de uma noite de verão
Eu li com o pessoal da escola, foi divertido e confuso ao mesmo tempo.
A história leva mais pea um lado de fantasia, drama e indo pro lado da comédia também. Não consegui compreender algumas partes, acabei ficando confusa, mas as que eu entendi acabei por gostar.
O drama entre Demétrio, Lisandro, Hermia e Helena e a melhor parte da história.

Pedro_henriquee 21/04/2024

Sonho de uma noite de verão
Shakespeare trouxe uma tentativa de comédia... coloquei muita expectativa mas não foi o que eu estava esperando.

Clara 17/04/2024

Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro que é amada por Demetrio que é amado por Helena.
Achei a história super confusa e sem sentido, por ser um livro antigo a escrita é chatinha de entender. Não é ruim mas não foi um livro que gostei. O bom é que é bem curtinho então acabou rápido.

MyPontes 15/04/2024

Shakespeare?
Eu amei.
Tem muitos pontos negativos e positivos, porém sou obcecada por essas obras do William adaptado em prosa então sou suspeita a falar sobre??

Sobre a história do livro??
Nele ocorre simultaneamente 4 histórias:
A primeira, em que tem o encaminhamento do casamento,do Herói e Duque, Teseu
A segunda, a confusão de amor entre 4 jovens
O terceiro, o desentendimento entre o Rei e Rainha das fadas
E o quarto, onde um grupo de artesãos se reúnem para fazer uma peça para o casamento do Duque.

Durante a trama desfrutamos o "amor" e o que ele faz em seres mortais (e não mortais tbm?)... Desfrutamos de um amor correspondido, de um amor platônico, de um amor usado apenas para interesse e até mesmo a quebra do amor, a traição. Amei no livro que, apesar de ser bem pequeno, conseguimos conhecer cada uma das histórias e seus personagens e no fim juntá-los em um único acontecimento.
Ah, e o clímax é no estilo bem Shakespeare de ser, com direito a rir, sentir vergonha alheia e tudo kkkkkkkkkkkkk

Anna.Leopoldina 15/04/2024

Uma Noite de Solstício
Uma peça teatral e cômica. Nunca havia lido este tipo de obra e inicialmente estranhei, mas logo me acostumei e passei a apreciar a escrita e personagens muito humanos apesar em de serem semideuses, amazonas, fadas e elfos e duendes. Claro que na obra existem alguns humanos e estes são bastantes singulares.
A peça estava divertida até quase sua metade, e então desse ponto em diante, as coisas realmente andaram de mãos dadas ao absurdo. E por isso divertido.
O ponto central da obra é o amor. O que ele é? Será um devaneio? Uma ilusão? O verdadeiro amor é fiel?
Então podemos refletir sobre isso juntamente com os personagens, e quem sabe podemos encontrar boas respostas.

mayara kétne 13/04/2024

"você aos meus olhos, é o mundo todo. então, como pode-se dizer que estou sozinha se o mundo todo está aqui, olhando para mim?"

Sté 10/04/2024

Noite de verão
Gosto da história dos casais, me diverti lendo, porém não gosto dos personagens da peça de teatro. Acabei não gostando da conclusão do livro pq é focado neles e a resolução dos casais é feita bem rapidinho, mas é satisfatória.

Yasmheln 09/04/2024

Shakespeare o grande autor de romances
Que livro bomm ,super rápido de ler .
Um livro de fantasia tão incrível!!
Em cada página eu estava dando boas gargalhadas , puck seu segredo está guardado ???

Suelli.coelho 07/04/2024

Essa eu ri mesmo com certeza vale a leitura da peça na íntegra,já tinha visto o enredo em algum lugar,mas não sabia de onde

Maiara.Lucas 05/04/2024

Sonho de uma noite de verão
Conta a história de Lisandro, Demétrio, Hérmia e Helena. Lisandro e Demétrio são apaixonados por Hérmia, mas ela ama só Lisandro. E Helena ama Demétrio. Um dia Oberan resolve fazer Demétrio se apaixonar por Helena, mas antes de conseguir seu objetivo, gera uma confusão muito divertida.