O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Mariel 14/06/2023

Um pouco abaixo dos outros
Martin explica que esse livro é a história de metade dos personagens da série e que o foco é Porto Real. Tendo isso em mente, é possível afirmar que essa metade nem precisava de tanta história e foco assim.

Os trechos de Jaime e Cersei são tediosos, Brienne e Sansa só salva algumas partes e o pouco de hype fica por conta dos capítulos de Dorne e dos Homens de Ferro. Ou seja, não daria pra continuar a história sem eles mas dava pra enxugar direitinho e ter colocado tudo num livro só

Erick Santos 13/06/2023

Jon Snow é irrelevante
Sempre vi as pessoas falando que esse livro era um dos mais chatinhos do universo de gelo e fogo mas sinceramente achei tão perfeito quanto os outros, achei que eu iria demorar horrores pra terminar mas foi tão rápido que nem notei haha.

Os capítulos de Cersei MARSVILHOSOS, mas nossa, o mulherzinha burra viu? Quando Cersei começou a se desfazer e afastar as pessoas importantes e fortes ao redor dela foi uma tremenda burrice, e quando foi capturada pelo alto septao ficou claro isso. Jamais se o tio ou Jamie estivessem ali isso aconteceria... Essa é pra quem chama ela de "o craque do jogo"

Senti muita falta dos capítulos de Daenerys, e as notícias não chegam NUNCA em westeros, meu deus, chega da agonia.
Os capítulos de Arya perfeitos, de sansa muito bons tbm, a forma que ela tá sendo "moldada" por midinho é muito interessante.

Infelizmente não aguentei e já iniciei a dança dos dragões, tá tão bom ?

Magasoares 07/06/2023

O Festim dos Corvos
Gostei...mas agora percebo porque George R. R. Martin não fez a continuação dos livros, chega ao ponto que se torna cansativo... vou dar um tempo para ler o próximo.

http.lucy 05/06/2023

Depois de 1 ano AMÉM
"Não me esqueci de escrever sobre as outras personagens. Longe disso. Escrevi um monte de coisas sobre elas."

Esse deve ter sido o livro que eu mais esperava e o que menos me agradou. Colocaram uma expectativa enorme nesse livro que eu estou até agora tentando entender o porquê.

A ausência, ou os poucos capítulos, dos POV's de personagens como, Arya, Dany, Jon, fizeram a leitura ser bem mais lenta pra mim. Lógico a Cersei salvou muito, eu me diverti horrores lendo os POV's dela, mas.... Os outros 3 primeiros livros eu li dentro de 1 ano, já esse aqui eu demorei 1 ano inteiro pra ler só ele.

Apesar de não ter me divertido tanto assim lendo O Festim dos Corvos, tô muito ansiosa pra continuação, que talvez quando o George lançar os meus netos contem pra mim a história, vamo velhinho trabalhe ai

gabriel2171 31/05/2023

Livro ok apesar dos problemas com xenofobia/racismo contra pessoas das Ilhas do Verão que é desconfortável (mas pode ser importante para a caracterização). Não gostei de como ele decidiu dividir as histórias também... Enfim.

Nadia 30/05/2023

O que vem depois???
De todos os livros da série que li até agora, esse foi o que achei mais lento e descritivo, além da inserção de mais personagens e locais a cada capítulo. Também senti falta dos personagens da trama inicial.
No final o autor muito sábio nos deixa um gancho de curiosidade tão grande que o jeito é correr e pegar o próximo livro da série...

Fernandes83 28/05/2023

O Apocalipse começa aqui, ou não
Esse livro achei um pouquinho mais arrastado do que os outros, obviamente, ele é maior e foi preciso fazer uma divisão sobre o andamento de tudo que acontece com todos os zilhões de personagens que temos na história. Mas ainda assim, um livro incrível, único, com sobe e desce de acontecimentos.
Nessa parte da história é incrível como tudo parece estar dando errado para quase todo mundo e também torna-se quase impossível não fazer um paralelo com o quanto a série foi injusta com alguns personagens ou enredo, como Dorne por exemplo. Aqui percebemos alguns rumos tomados e novas perspectivas dos personagens: o inicio de uma Redenção (talvez) de Jaime, a força de Sansa, a lealdade de Brienne, o ódio do Duende, a virada de Sam, o novo olhar de Jon, o inicio de um racha entre os Lannisters... Inclusive, alguns desses personagens fazem muita falta a partir do meio do livro. Particularmente, Arya segue tendo a melhor narração (desde o primeiro livro, inclusive), Cersei passa a ser mais odiosa ainda (em nome de Tommen) e os Greyjoy , aaahhh, odeio os Greyjoy... Seguimos para o próximo, ansiosa por reencontrar a Muralha, afinal, the winter is comming!!!

Iran7 26/05/2023

O jogo que não acaba.
Os jogos dos tronos estão a todo fervor. A morte está por todos os lados, cuidado com os foras da lei de Berric Dodarrion ou com os lobos de 4 patas eles estão ficando muito afrontosos.

Vemos Mindinho com seus planos que parecem não ter fim. Cersei governando com o propósito de protejer seu filho.

Esse livro se concentra nos acontecimentos de Porto real e em personagens como Cersei, Jaime e Briene e personagens novos de Dorne e os homens de ferro, no livro não temos capítulos do Tyrion, Jon Snow, Stannis e outros personagens mas o próprio autor falou que se colocasse esses personagens o livro iria ficar maior do que já é.

Para mim foi uma boa decisão e gostei da narrativa do livro.

Pri Calazans 25/05/2023

Finalmente
Uffa... finalmente terminei esse livro. Acho que eu nunca demorei tanto pra terminar um livro. Os outros eu devorei, mas esse achei bem arrastado. Agora partiu para o 5° volume.?

Matheus656 22/05/2023

Volume 4
Senti nesse volume uma leitura mais rápida que os anteriores. Sei lá, parece que o primeiro era tão mais rico em detalhes que esse, que eu cheguei a demorar mais nos primeiros volumes e nesse a leitura rolou de boa. Não desgosto de o festim, porém, é de longe o que menos tem aconcimentos para a narrativa. Temos vários personagens com pontos de vista, que de nada acrescentam, vários capítulos onde nada acontece, tipo Brienne. Brienne é uma personagem tão legal, mas que quando ganha sua trama própria, não faz jus. Os pov dos Greyjoys são chatos, mas ainda sim, acontece alguma coisa. Arya e Sansa mereceriam mais destaque nesse volume, de longe são minhas favoritas. O núcleo de Dorne não me cativou, igual cativou tanta gente. Sam teve uma melhora em seus pov. Jaime também tem pov interessante, apesar de não ter tanta coisa pra acontecer. Agora vamos falar da Cersei; a melhor personagem desse volume. Cersei se mostrou tão interessante agora que ganhou pov, que eu contava os capítulos para chegar em um capítulo dela. É de longe o melhor que esse livro traz. Não é o melhor livro da saga, mas tem seu valor.

José Eduardo Jordão 22/05/2023

Levou um tempo, mas finalmente terminei.
Eu gostei do ritmo desse livro, foi diferente dos demais, e o próprio RR MARTIN explica isso no final.
O ritmo foi mais acelerado, e a narrativa foi mais envolvente. Mudou completamente minha visão com relação à Cercei (eu já tinha certa antipatia com ela pela série, e pela visão dos demais personagens), pois nesse livro conseguimos ver o mundo pelo ponto de vista dela, o que foi muito diferente do que eu tava esperando.

Eu sou o único que enquanto estava lendo as desconfianças da Cercei em relação à Margaery fiquei pensando: A Cercei incorporou o Bentinho e ta achando que a outra é a Capitu?

De todos os livros até agora é o que mais gostei, apesar de deixar os outros que eram o centro do universo de lado.

Pesquisando os anos de lançamento desse livros eu só consigo pensar: Como que os leitores conseguiram esperar tanto tempo pelas continuações????

Recomendo muito a leitura, embora sinto um leve frio na espinha ao saber que o próximo já vai ser o último publicado e que provavelmente terei que esperar anos pela continuação da história.

Ah, só para finalizar. Apesar dos livros começarem como a série, a narrativa vai ficando cada vez mais diferente, então, se você achou o final e os acontecimentos da série meio "bosta", saiba que nos livros muita coisa daquilo é diferente, ou simplesmente não aconteceu.

PS: Tem uma personagem que não tem na série, na TV acho que ela faria muito diferença, mas até agora não entendi o hype em cima dela.

Príncipe mestiço 13/05/2023

Enquanto isso westeros permanece a fogo e sangue
Olha,vou confessar que achei esse bem chatinho.O livro foca em personagens "secundários" e da mais enredo a cada um deles,fazendo com que eles tenham uma relevância muito maior.
No final do livro tem uma nota do Martin que conta que ele teve que dividir o livro em dois porque a história em um só,ficaria gigantesca.
Sou apaixonado pelas obras do Martin e faço questão de ler todas que eu conseguir, mesmo que as vezes seja um pouco cansativo por causa da riqueza de detalhes e histórias.
Os livros da guerra dos tronos são como cerveja,todo mundo sabe que é amargo porém ninguém quer parar de beber.

alynevict 11/05/2023

Foram 3 longos meses até, enfim, encerrar a leitura e, mesmo tendo demorado todo esse tempo, o livro é muito bom, tirando a parte da família greyjoy, que eu não suportava. A história é ótima, assim como a construção e narrativa dos personagens. O meu único problema, com toda a saga de livros para falar a verdade, é a quantidade de descrições que o Marin faz questão de inserir. Sei que é um livro de fantasia e que em todos terão inúmeras descrições, mas aqui chega a ser maçante, já que ele às vezes quer descrever até o formato de uma cadeira. Enfim, tirando essas duas críticas, é um ótimo livro.
alynevict 14/05/2023minha estante
Martin***

bella288 11/05/2023

Não sabia que precisava até ler
Pensei que ia odiar ler esse livro, por conta dos pontos de vista, mas ele me surpreendeu e conseguiu ser um dos meus favoritos da saga
Exatamente os pontos de vista foram o que me conquistaram. Ver o lado e a verdadeira história de certos personagens como cersei, jaime e os greyjoy nos faz entender realmente esses personagens, mesmo que não nos faça amá-los (com exceção do jaime, o maior de todos)