Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Marcella.Rodrigues 21/09/2021

Livro bom, porém a história se arrasta um pouco, com vários trechos contendo fluxo de consciência, o que lembra um pouco os livros da Clarice Lispector, mas o final ?salva? o livro, e por isso considero uma boa leitura.

João 12/09/2021

Complicado em todos os sentidos
Sobre a minha experiência:

Consideração: talvez eu não estivesse no melhor momento para realizar esta leitura ou quem sabe com bagagem suficiente para desfrutá-la. É necessária uma releitura. Pretendo? Talvez, não sei, acho que não (quem sabe daqui a 20 anos).

Alguns dos temas abordados são pesados, o livro é difícil (sim!), lento e em alguns momentos tive vontade de abandoná-lo, pois não me prendia a atenção.

Por curiosidade e usando da força do ódio consegui terminá-lo. Ainda bem. Os capítulos finais, talvez os 4 ou 5 últimos, fazem valer a experiência e o final é surpreendende e chocante.

Sinto que a história poderia ter sido contada de uma forma mais envolvente, mas sei que talvez esse é justamente o diferencial do livro. Fluxo de consciência de uma personagem que não nos conquista fica difícil de engolir (aquela coisa da pomba?).

Não funcionou pra mim, mas ainda assim tem trechos interessantes.

Nos fim das contas, me deixou pensativo, então de alguma forma digo que a leitura é válida (se concluída).
Jeane Nunes 14/09/2021minha estante
Vir a resenha da Tati Feltrin e fiquei interessada em lê-lo.Mas confesso que sua resenha me fez repensar ...

João 14/09/2021minha estante
A bagagem da Tati com certeza faz com que a obra seja mais bem elucidada.
Agora, em relação à opinião fico com essa mesma: leitura válida, porém difícil e por vezes chata.

janagcm 21/11/2021minha estante
Senti o mesmo que você! Como se eu conseguisse ver que o livro poderia me arrebatar mais, mas eu não estivesse ainda "pronta" pra conseguir enxergar com clareza. Quem sabe em mais alguns anos.

Thalita234 12/09/2021

Em completo choque com o que acabei de ler, sabe quando você pega um livro para ler e no primeiro capítulo você já sabe que vai voltar várias vezes pois nem em 100 anos seria possível absorver tudo? Então...

@Matcholo 11/09/2021

Gostei muito dessa leitura, apesar de não ter gostado tanto da temática do livro, sem dúvida é uma obra imprescindível da literatura nacional. A técnica e a forma como o autor descreve os acontecimentos é genial e mesmo não gostando tanto da temática não tive vontade de parar de ler em nenhum momento. Interessantíssimo todas as camadas e reflexões que o livro propõe, recomendo muitíssimo.
liaentrelivros 14/09/2021minha estante
Ai, está na minha lista! Que bom que gostou!!

Luiz.Goulart 07/09/2021

À esquerda do pai
Um livro duro, difícil, construído a partir de uma narrativa que se assemelha a um mergulho em apneia ou a um caleidoscópio de cicatrizes abertas.

A história segue os caminhos — ou os descaminhos — de André, filho do meio de uma família religiosa de agricultores imigrantes, uma verdadeira metáfora invertida sobre a parábola bíblica do filho pródigo. Já na primeira página, André é encontrado pelo irmão mais velho Pedro (não à toa, nomes de dois irmãos apóstolos) em um quarto sujo de pensão após ter fugido da opressiva família cristã sobre a qual o pai, libanês rígido, impunha uma disciplina feroz, em contraste com a mãe, pura ternura e afeto.

O jovem André sofre sob essa pressão e se sente cindir nas tensões desses polos em permanente disputa por sua alma. Em torno dele, gravitam os demais irmãos, entre eles a meiga Ana (Simone Spoladore, nas telas), que desperta em André convulsivos desejos incestuosos.

O livro tem uma construção não linear de prosa poética como um jorro de fluxo de consciência, levando o leitor a mergulhar nas suas páginas sem qualquer garantia. Um clássico obrigatório que precisa ser lido sem pressa, com o devido tempo.

E sobre o tempo, sobre a virtude da paciência, transcrevo trecho de um dos discursos do patriarca da família, belissimamente interpretado no cinema por Raul Cortez: “... rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não a sua ira...”

Nos EUA o filme que aqui teve o título homônimo ao livro, lá recebeu o título de À Esquerda do Pai. Só lendo o livro ou vendo o filme para entender

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/1538104879617175000

Bruno Malini 07/09/2021

Arrebatador, um drama familiar com um tensão crescente, escrito em primeira pessoa que te deixa mais ainda impotente .

luizguilherme.puga 04/09/2021

André, protagonista e narrador, está vivendo numa velha pensão interiorana, após prodigamente ter fugido de casa pra conhecer o mundo, quando recebe a visita do irmão mais velho, Pedro, encarregado de cumprir a "sublime missão" de devolver a ovelha perdida pra casa. Através da conversa entre os dois, o leitor não só fica a par da severa rotina doméstica, mas dos motivos que levaram o jovem a abandonar tudo. Essa exposição toma a maior parte da obra e o ceticismo do jovem colide frontalmente com o relato dos sermões do pai que defende a ordem, a temperança e a paciência. O retorno desperta velhas paixões e expõe antigos problemas, culminando num final arrebatador.

JorgeFerlimnet 27/08/2021

Raduan Nassar: um gênio!
É importante entender que nem sempre vamos entender tudo de um livro. Muitas vezes não vamos entender nada. Ainda assim, é possível se deliciar com a genialidade do texto e do autor. É o caso de Lavoura Arcaica. Não dá pra negar que é um clássico e Raduan Nassar um gênio.

Quote favorito: "... acaba por nada ver, de tanto que quer ver; acaba por nada sentir, de tanto que quer sentir; acaba por só expiar, de tanto que quer viver".

Eduarda Duarte 25/08/2021

Lavoura Arcaica de Raduan Nassar
Triste aquele que não investe seu tempo na literatura nacional. Nassar é uma prova desse brilhantismo inato.

Constroi uma narrativa de flutua entre a poesia e a violência de forma intrínseca. E nos faz detestar o protagonista, apesar de querermos conhecer o final (que a maioria já conhece) através de seus olhos desvairados.
Alê | @alexandrejjr 09/10/2021minha estante
Belos apontamentos, Eduarda.

Eduarda Duarte 09/10/2021minha estante

Malice 24/08/2021

Raduan Nassar acertou em cheio em Lavoura Arcaica
Um livro repleto de choques familiares representados pela figura imponente e moralizante do patriarca em constante atrito com nossa personagem, o filho pródigo que volta após a fuga. Marcado pela opressão e pelo desejo, que Raduan representa com maestria a dualidade e o desespero da personagem. A sensualidade está presente não só nas personagens mas sim em toda a natureza, o choque com o pai é também o choque com o alicerce, com as rigidas construções representadas na casa e a figura do jantar, do sermão e da moralização. Vale a pena notar as referências e críticas bíblicas na obra, todas associadas a intransigência do pai e a culpa do filho.

Daniel Teles 19/08/2021

Escrita Fantástica
É um drama pesado, porém este peso fica diluído na escrita maravilhosa do autor, que é o ponto forte deste livro.
Acompanhamos os pensamentos e angústias de André, um dos filhos de uma grande família que busca sua liberdade, sua individualidade, mas que tem um pai que presa o contrário disso, o conservadorismo, o comedimento, a família como o centro de tudo, e este pai, aplica estes preceitos na família com rigor. André se sentindo sufocado, foge de casa. Este é o começo da história. Algumas partes são arrastadas, mas a escrita do livro é tão maravilhosa que fale a pena. Recomendo.

Olívia Giacomin 15/07/2021

com todo respeito, um livro ok.
é um bom livro, mas não foi o que eu esperava..
sempre ouvi excelentes comentários sobre esse livro, leitores com experiências marcantes, mas não foi assim comigo, me disseram que era uma história muito envolvente e intensa, mas apesar de achar o enredo interessante, eu não me envolvi muito, não me conectei com os personagens, não senti nada por eles na verdade, e acho que só tem como você amar um livro quando se conecta com a história..
o livro, inspirado na parábola do filho pródigo que sai do seio da família para viver a vida e depois retorna, é dividido em duas partes: a partida e o retorno, onde iremos entender a vivência do andré e sua família, através de uma narrativa não linear, que intercala momentos passados e presentes.
a escrita do raduan é muito bonita, eu marquei vários trechos, fiquei tocada com várias frases, só que em diversos momentos eu também fiquei cansada, por exemplo, tem uma parte em que o andré está conversando com a ana e fala sobre como ele vai mudar a postura e começar a ajudar nas atividades da casa (tirei detalhes do contexto para nao dar spoiler) e ai ele fica por páginas falando: vou limpar isso, vou cortar aquilo de tal jeito, vou agir assim e são páginas e páginas disso, acabei achando um pouco chato, só que não dá para chamar esse livro maçante, ele é muito curto, então eu terminei de ler, gostei, mas não fiquei com aquela sensação de UAUUU que obra esplêndida, achei só ok..
mas eu gostaria de ressaltar também que o livro tem seus pontos altos: o capítulo nove onde o pai discorre sobre o tempo é uma das coisas mais lindas que eu já li, me fez sentir muitas coisas, a construção da família é muito bem feita, dá para entender facilmente o que cada personagem representa e eu adorei o capítulo onde fala sobre a disposição de cada membro da família na mesa e o que aquilo representava, eu gostei muito.
eu não tenho o hábito de dar notas para os livros, uma coisa minha mesmo, mas para mim, esse é claramente um livro três estrelas, não posso dar menos que isso porque é um bom livro, mas não posso dar mais porque não me cativou.
Flávia 15/07/2021minha estante
com todo ok, um livro de respeito.

Flávia 15/07/2021minha estante
com todo ok, um livro de respeito sobre o tema na minha opinião é crônica de uma casa assassinada.

Carolina.Gomes 17/07/2021minha estante
Esse livro me deu uma canseira. Confesso q terminei porque eram só 200 páginas.

Rebeca.lousz 14/07/2021

Obra-prima
Eu não sei muito o que dizer sobre esse livro, é uma obra-prima. Nunca li nada parecido antes. Raduan Nassar escreve com maestria.

O livro conta a história do filho renegado, de André, que decide fugir da fazenda da família. É uma família grande com um pai severo, o trabalho é árduo e a doutrina familiar mais ainda. A história se inicia quando um de seus irmãos, o Pedro, o encontra e tenta dissuadi-lo a voltar para casa. A partir desse encontro que entramos dentro da mente de André e tomamos conhecimento dos motivos que o levaram a ir embora.

A temática desses acontecimentos é pesada. Fato.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos são como fluxos de pensamento, a desordem é constante, a forma como uma frase puxa a outra é simplesmente de tirar o fôlego. São capítulos inteiros em um único parágrafo, sem nenhuma interrupção, sem nenhum ponto final. E a maestria é tao grande, é uma escrita tão espetacular, tão poética, que eu não senti falta nenhuma dessa organização em parágrafos e pontos finais.

É uma leitura difícil, bem metafórica e confusa em alguns momentos. Existe um paralelo muito claro com a Bíblia, tanto na escrita quanto nos assuntos abordados. Os acontecimentos narrados não são expostos em primeira mão, é preciso explorar o livro e aos poucos entender tudo o que acontece. As cenas são muito bem descritas e os cenários muito bem retratados.

Simplesmente incrível.
Douglas Finger 31/12/2021minha estante
Leia dele tb Um copo de cólera!! Por favor faça isso por você! É maravilhoso! Eu ainda não li Lavoura arcaica mas com certeza lerei mto em breveee

Rebeca.lousz 31/12/2021minha estante
Vou colocar na minha lista! Gostei muito da escrita dele

Vanderson.Gomes 12/07/2021

Forte, poético e surpreendente.
Leitura surpreendente, forte, escrita poética, rebuscada e em alguns momentos chocante pelo comportamento do protagonista.