O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

keyla 02/07/2022

Julien é, acima de tudo, um coitado.
Julien pra mim, é um dos personagens mais intrigantes da literatura, ao mesmo tempo que é inseguro e carente, é totalmente orgulhoso, frio, prepotente e persuasivo.
Em algumas cenas se acha superior e em pouco tempo, se sente inferior. Ele está pensando em como todos são uns asnos e depois sente-se irritado e miserável por ser pobre? mas mesmo sendo pobre, é mais inteligente e interessante que os outros.
Apesar de todas as merdas, eu torci por ele o livro inteiro. Afinal, é apenas um homem que ama Napoleão e come casadas.
Sobre o contexto histórico: essa parte é muito rica, tive que pesquisar bastante pra entender alguns trechos. Stendhal crítica todo mundo, do burguês ao trabalhador, ninguém sai impune nesse livro.
Gostei bastante, mas foi extremamente cansativo de ler.
Come casadas KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Vsf Keyla

ângelo.roberto 02/07/2022minha estante
Come casadas e mocinhas indefesas de origem burguesa

Ou ?a mocinha no chefe?

keyla 02/07/2022minha estante
acho que mocinha do chefe é uma boa definição kkkkkjkk

Michela Wakami 04/07/2022minha estante
Quem disse que o livro era infinito? Kkkkkkk.

keyla 04/07/2022minha estante
ele já é como um filho pra mim

Michela Wakami 04/07/2022minha estante

keyla 04/07/2022minha estante
esteve em todos os momentos do ano ?

Whiten't 07/07/2022minha estante
Estou no processo da leitura(capitulo 17), meio claudicante, mas indo.

keyla 11/07/2022minha estante
uma hora vai, não consegui fazer fluir

Marcelo 20/06/2022

Boa Surpresa!!!
Leitura difícil, achei o ritmo da narrativa lento, então demorou um pouco para a leitura fluir. A parte inicial foi arrastada pra mim, quase desisti, mas depois melhorou muito e a parte final foi a melhor. O protagonista é irritante, faz todas as escolhas erradas e inconsequentes possíveis. Em vários momentos ficava torcendo por ele e em outros torcia para que se desse mal, o anti-herói clássico. Na verdade ele é uma péssima pessoa, movido pela ganância e pelo egoísmo na maior parte do tempo e você fica querendo que ele mude, se redima. Acabei gostando do livro e i considerei muito bom nos dois terços finais. Então foi um livro quatro estrelas na minha avaliação.

Caroline.Sandin 17/06/2022

Segui a indicação de um amante da literatura e me surpreendi. Uma narrativa de personagens com personalidades bem descritas , que vivem num confronto de seus desejos com o que se espera deles o tempo todo. Isso os torna mutantes durante toda a narrativa, impossível prever o que acontecerá .

Lívia 12/06/2022

O vermelho e o negro
"Gostei da verdade... Onde ela está?... Hipocrisia em toda parte, ou pelo menos charlatanismo, mesmo entre os mais virtuosos, mesmo entre os maiores."

Sublime. Não à toa é um clássico.

Thais 11/06/2022

Um livro pra revisitar sempre
Esse romance se passa no período da Restauração monárquica na França (pós Napoleão), cujo protagonista é o jovem Julien Sorel; um rapaz pobre mas que sonha com ascensão social. Sua personalidade e seus pensamentos sao dos destaques dessa história.
Ele guarda para si sua paixão e admiração por Napoleão, porém é através do clero que ele toma a decisão de alcançar suas ambições materiais. Daí, a razão do título do livro!

No decorrer da história ele se envolve com duas mulheres com personalidades muito opostas e que realmente mexem com ele, mas é surpreendente a maneira que ele descobre seu verdadeiro amor e o sentido da vida.

Eu achei este livro envolvente do começo ao fim. Superou minhas expectativas;foi marcante, terminei há alguns dias e ele ainda vive nos meus pensamentos.
Stendhal, usa seu narrador onisciente para disparar grandes críticas à igreja, a sociedade e a política de forma geral. Eu amei, super indico.

Eduardo1304 06/06/2022

O vermelho e o negro
Eu diria , um grande clássico da literatura. A história é empolgante. O personagem principal é um grande voluntarioso com suas aventuras egocêntricas. O livro requer prévio conhecimento da história da França da época da narrativa, para ser melhor entendido, como adoro literatura francesa e filmes francês foi fácil a leitura muito bom ....

Francisco240 28/05/2022

O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males
Um romance singular que vai criticar o estado de coisas no início do século XIX, porém o âmago da narrativa em questão vai se discorrer através da vida de um jovem Quem iniciou na carreira eclesiástica porém no meio dessa caminhada acaba perdido entre o amor ao dinheiro e ao amor de uma mulher(casada).

Carolina.Gomes 21/06/2022minha estante
Gostei, Kassio! Julien e Stendhal são incompreendidos.

Kássio Meniglim 22/06/2022minha estante
???

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 14/05/2022

Julien Sorel é filho de um carpinteiro e determinado a melhorar de vida, por isso decidiu deixar de adorar Napoleão p/ se dedicar a vida eclesiástica, estudando e decorando a bíblia em latim.
A partir dai, sua ambição o fez sair de casa para trabalhar para a alta sociedade, porém nessa trajetória ele se vê indignado por ser visto como inferior, mas com toda a sua polidez e boa fala tb se vê hora cativando e hora causando inveja por onde passa.

Julien é um personagem chato, impulsivo e algumas atitudes dele são tão infantis q da raiva, por isso foi difícil p/ mim acompanhar, principalmente pq acho q tem muitas partes desnecessárias.

tmgoncalves 02/05/2022

Intensidade, Ambição e Orgulho !!
Excelente obra clássica, superou totalmente minhas expectativas. Não à toa que Stendhal é considerado um dos maiores autores franceses, ao lado de Victor Hugo.
Com a narrativa ambientada após a Revolução Francesa, o livro relata a ascensão de Julien Sorel, um camponês que ganha espaço entre os maiores aristocratas através de sua inteligência, eloquência e simpatia. Habilidades essas que ganharam o coração da Sra. de Rênal e de Mathilde.
Já no estilo de escrita da obra, o autor soube construir detalhadamente a personalidade de cada personagem, bem como descrever a angústia, o sentimento e o ponto de vista de cada personagem diante do contexto histórico. Ademais, crédito a Stendhal, na forma de descrever os costumes da época, desde os bosques franceses como também os grandes salões dos jantares de gala.

Política, clero, orgulho, ousadia, amor, traição, vingança, classe social e julgamento estão entre os principais temas, que com certeza, vão prender a atenção do leitor !!
Patricia.Goncalves 04/05/2022minha estante
Já tá na minha listinha

Talita.Lobo 23/04/2022

Sobre entrelinhas
Demorei meses para ler o livro. Demorei meses parar conseguir encarar de fazer uma resenha.
O fato é que a experiência de ?o vermelho e o negro? não foi nada simples pra mim. Me faltaram pré-requisitos históricos. Me faltaram informações pra conseguir alcançar detalhes que o autor deixou so nas entrelinhas. Me faltou um pouco de paciência pro ritmo da narrativa. Me faltou uma capacidade de ?olhar a alma? de Julien Sorel. Com certeza a tradução da minha edição também não ajudou.
O livro pra mim foi desafiador. Será que não é essa a grande magia dos clássicos? Há meses terminei de ler, e há meses ainda penso na estória. Li algumas resenha, assisti alguns comentários, discuti com amigos que já tinham lido?.. e no fim das contas o livro me ?encantou?, não porque eu tinha tudo pra gostar dele, mas porque ele foi se concretizando aos poucos nas ?minhas entrelinhas?. Olhei para o ?abismo? e o abismo me olhou de volta.
Com certeza não aproveitei durante a leitura todo o potencial que eu podia achar do livro, com certeza é um livro que merece ser lido em outra época, com outros olhos, outra mente, outra pre-disposição.
Joao 23/04/2022minha estante
Resenha sensacional, Talita. E muito sincera também hehe. Eu adorei esse livro e concordo com tudo que você escreveu.
E realmente, um clássico é aquilo que martela na nossa cabeça e fica lá, por muito tempo heheh.

Maria Julia 10/04/2022

Um clássico
Tenho a meta de todo ano ler no mínimo uns cinco livros clássicos e esse foi o escolhido.
Acompanha a trajetória do jovem Julian, seu amadurecimento e pensamento. Achei legal ele não ser o personagem ?perfeito? q a gente vê por ai: ele é egoísta, don juan, orgulhoso? Pena q as mulheres só sofrem nesse livro

Arthur 05/04/2022

o livro tem uma certa dificuldade, pois além do tamanho da história e por alguns capítulos monótonos, são muitos personagens com nomes complicados, mas o final vale todo o livro, incrível!

Beatriz 18/02/2022

Uma obra política e sócio-histórica que vale a pena ser lida
Comecei esse livro pensando que leria sobre o típico protagonista campestre e ingênuo que é corrompido pela alta sociedade parisiense. Contudo, Julian Sorel não se deixa corromper pela aristocracia, muito pelo contrário, desde o início fica evidente seu desgosto pelas sociedades dominantes. Filho de um marceneiro em uma cidadezinha pastoral, Julian tem sua chance de crescer ao virar preceptor de latim dos filhos do prefeito local. Sendo a instituição religiosa o único meio de ascender e enriquecer, o protagonista não mede esforços ao utilizar seus estudos no clero em benefício próprio, não demora para Julian usar seus talentos para conseguir a admiração e o respeito das pessoas ao redor. Crescendo dentro da alta sociedade, o protagonista se envolve em casos amorosos secretos: sua relação com a Sra. Rênal é quase maternal, há um sentimento de cuidado e proteção entre ele e a esposa do prefeito. Já sua relação com Mathilde de La Mole é mais complexa, a filha mimada do marquês de La Mole encontra em Julian a aventura que pode tirá-la do tédio, mas a relação de amor e ódio entre os dois acarreta sérias consequências. Apesar de ser o protagonista, Julian é muito inconsistente, o leitor fica surpreso com as suas artimanhas movidas pela ambição. Já as duas mulheres de sua vida são mais concretas, há um certo contraste entre a delica e ingênua Sra. Rênal com a ardilosa e mimada Mathilde de La Mole, mas ambas tem algo em comum: o tédio se faz muito presente em suas vidas, que são movidas por relações de convenção. O livro traz uma leitura densa no início, mas logo somos tão envolvidos pela sociedade francesa a ponto de ficarmos realmente interessados pelo destino de Julian (principalmente no final do livro). O autor coloca muitos elementos históricos em sua obra, por isso, aconselho que pesquisem um pouco sobre a era pós-napoleônica e a época da restauração francesa antes de começarem a leitura. Por ter participado da administração do governo de Napoleão, Stendhal colocou muito de seus pontos no protagonista, como a admiração pelo líder militar e o mal estar no mundo pós-napoleônico, o que torna a leitura ainda mais interessante. Por fim, fazendo jus ao título do livro, Julian veste seu traje negro da religião como disfarce, utilizando ensinamentos do clero para ascender socialmente, mas por dentro o protagonista veste o traje vermelho de soldado, sempre em uma luta interna contra a classe dominante.