O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Ricardo.Borges 20/01/2023

Dramático demais
Um livro longo, com mais de 620 páginas, narrando a curiosa trajetória de Julien, um jovem francês que sai de casa para estudar no seminário e vê sua vida se misturar em paixões e intrigas políticas dignas de D?Artganan e os 3 mosqueteiros.
Há muitas acontecimentos diferentes ricamente narrados e descritos ao longo dos quase 50 capítulos da história, e, talvez por isso, tive a sensação de que a história acabou de repente.
Senti falta, também, de momentos maiores de protagonismo aos personagens secundários, para tirar um pouco o foco do ponto de vista de Julien.
Por ser um clássico, dou um desconto, afinal o ritmo de escrita e leitura varia exponencialmente ao longo dos anos.

Celso Filho 12/01/2023

Entre a cruz e a espada
"O vermelho e o negro" é um livro que conta a história de Julien Sorel, um extremamente ambicioso filho de carpinteiro que se inspira na figura de Napoleão Bonaparte para tentar conquistar a glória saindo do zero. Para isso, não importa o ponto em que ele tenha que chegar, seja ter que assumir o vermelho da farda dos militares franceses da época ou o negro da batina dos padres. A meta é alcançar uma rápida ascensão que gere muita influência para ele.
Apesar de um ritmo um pouco mais lento no começo, logo somos puxados por Stendhal a observar de perto essa personagem controversa que é o Julien, que veste com facilidade o manto de inveja e autodepreciação, apesar de ser um jovem dotado de muito potencial para sucesso. Até o final do livro, vemos com clareza a dificuldade que ele vai ter em nadar nesse mar de ganância, e a grande questão vai ser até quando vai ser possível suportar.
Curiosamente, esse foi um dos livros proibidos após o golpe militar de 1964, considerado um livro subversivo.

marcelinho 16/12/2022

Essa foi a história que mais me cativou nesse ano. Uma narrativa bem amarradinha, o narrador desenvolvendo todo o nivelar do drama. Muito bom mesmo.

Nesse clássico, vamos acompanhar a tragédia do jovem Julien de Sorel. Um jovem que deseja a ascensão social. Não importa o meio: seja pelo claro ou por usar pessoas abastadas socialmente, principalmente as mulheres.

A vida desse ambicioso é uma desgraça se fim. O modo que ele usa as mulheres, o como ele despreza as pessoas que estão ao redor dele. Gente, Julien é um jovem desgraçado que teve um fim muito trágico.

Kathe 07/12/2022

Demorei bem mais do que gostaria pra terminar a leitura. Comecei por recomendação no podcast inédita pamonha, do Clóvis de Barros. Posso dizer que o início é bom, o meio é insuportavél e o final é surpreendente. A descrição excessiva das futilidades da nobreza e da igreja católica de fato causam tanto desprezo no leitor quanto causavam ao Julien. Essa associação da necessidade de a pessoa ser mal tratada por alguém para então se apaixonar pelo agressor(a) também me causa incômodo, apesar de muito comum em várias histórias. Não é um livro que eu recomendaria, pensei em desistir em vários momentos.

Samira_santos 05/12/2022

FINALMENTE
Levei literalmente meses para ler esse livro. O enredo é meio devagar e do início até o meio você tem que perseverar mesmo, porque se não a leitura não flui. Depois da metade, melhora. Mas só fica bom mesmo no final, é cada reviravolta que só lendo viu. De uma maneira geral, Stendhal trata de classes sociais, conflitos relativos a isso, a história também tem romance e ação, ou seja, não é uma trama totalmente parada. Para quem curte essa pegada/temática, é uma boa.

Sabrina.Uliana 30/10/2022

Um jovem que se perde pela própria ganância
É um bom livro, bem diferente do que eu esperava.
Confesso que fiquei presa nele, apesar de ser uma leitura um pouquinho difícil.
O final foi de prender o fôlego, muito interessante a reviravolta.
Bom livro, na média.

Tice 09/10/2022

O Vermelho e o Negro
No começo tive dificuldade de me encontrar com a narrativa, um romance bem delineado na sociedade aristocrática da França de 1830. Depois de algumas pesquisas e acesso aos fatos históricos da época é que dialoguei melhor com o livro.
Um romance clássico da literatura francesa, exige uma absoluta atenção por parte do leitor.

Franciely Soares 03/09/2022

Uma das melhores indicações que eu recebi na vida! Sorrel, pobre menino franzino de tez branca, ambicioso e egoísta, mas apesar de tudo, como n amar? Aaah eu amo ? suas aventuras amorosas e sua paixão por seu herói Napoleão são boas e rende algumas boas risadas -as trapalhadas- , a sociedade naquele tempo e como todos o irritava? 10/10

Lilian 28/08/2022

Esforço
O começo do livro é lento e chatinho, exige um esforço do leitor pra continuar. Mas o final é bom, vale a pena persistir!

kiki.marino 21/08/2022

Parece ser a minha sina neste ano de ler tramas que envolve moços a tentar carreira de padre pelos mais fúteis motivos,menos vocação. Aqui o protagonista é o jovem de uma província pobre e esquecida por Deus:Julien Sorel do qual o maior defeito e qualidade ,que também irá causar sua que sua ascensão e queda, o fato de gostar de livros. Em especial o seu livro de cabeceira,que conta os grandes feitos do exército de Napoleão.
SOREL é um personagem cativante na sua ingenuidade intelectual,na verdade se vê como um lobo em pele de cordeiro mas é o contrario,que o faz tornar vítima fácil da sua imaginação, orgulho ,complexos psicológicos e desejos de grandeza, atos heroicos e fortuna ou mesmo amor.É um rapaz solitário que se joga no mundo com ideias anacrônicas, fora do seu tempo, que atrai interesses românticos que condizem com essas noções de amor romântico que envolve sacrificios e paixão sofredora.
A trama também é um romance histórico que apresenta a nobreza e o clero francês na sua faceta nas corrupta e hipócrita do qual acompanhamos através das observações de Sorel durante sua jornada trágica. Foi uma leitura envolvente, embora ache que estas subtramas politicas/eclesiasticas não irá agradas muitos leitores

caiohlp 04/08/2022

Ode ao ordinário
O Vermelho e o Negro é mais que um dos melhores romances de época existentes na literatura, é um instrumento de análise da mesquinhez humana, das hipocrisias arraigadas nas entranhas da sociedade, é o retrato falado das convenções mais indecorosas, do egocentrismo exacerbado. Sthendal entende cada minúcia necessária para projetar o leitor nessa escabrosa trama, nada nesse livro é por acaso e nenhum grupo se salva do vexame, de maneira perfeita as denúncias dão ritmo à atemporal corrupção mundana, cuja marca profunda é a repetição histórica. No consórcio, entre as mordazes críticas e os pormenores do amor, o livro pós napoleônico, propriamente histórico, ganha um caráter universal, que o garante, obviamente, entre as melhores obras já escritas pela humanidade. É com esse toque de perícia e lirismo, que o autor cria um protagonista marcante e singular, daqueles que ressoam por séculos e abrilhantam o hall dos inesquecíveis, homenagem essa mais que justa para ambição de nosso Julien, que por gerações brilhará e muito além de Verrières e Besançon.

Suphie 28/07/2022

Paixões e charlatões
?As paixões são um acidente na vida, mas também que esses acidentes só se encontram nas almas superiores? ?

Leitura agradável, difícil mais agradável, desenvolve bem para o final que é o melhor.

?Daqui a quinze anos você olhará como uma loucura desculpável, mas sempre como uma loucura, o amor que me dedicou??

anapaivapaula_ 10/07/2022

?Tenho culpa se os rapazes da corte são tão adeptos das conveniências, e empalidecem só de pensar numa aventura um pouco diferente? Uma viagenzinha à Grécia ou à Africa é para eles o máximo da audácia, mesmo assim só sabem andar em bando. Basta que se vejam sozinhos para que tenham medo, não da lança do beduíno, mas do ridículo, e esse medo os enlouquece.?

E. Soares 04/07/2022

Não sei se sou eu que estou sem muita paciência pra ler, pois tudo o que li este ano foi insosso. Esse livro é o que se espera de um romance antigo, extensas descrições, e o psicológico de cada personagem é extremamente detalhado, um ponto muito positivo. Ficamos absortos na complexidade das relações de Julien Sorel, seus sentimentos e os sentimentos das pessoas ao redor que também podem influenciar consequências que podem ir de tênues a graves.

Mesmo assim eu acabei lendo de pouco em pouco porque eu quase dormia de tédio pela repetição de certas situações, repetição de dilemas e monólogos internos.

No geral, um livro que eu considero importante pra literatura, embora eu tenha quase desprezado Julien (e olha que eu tentei gostar dele até imaginei ele como timothee chalala).

O final é satisfatório e acaba o ciclo, condiz com a personalidade do nosso "herói" orgulhosinho e eu só posso sentir pela Mathilde porque eu acho ela uma personagem genial, no fim, ela teve o que queria, um homem que não nasceu de joelhos e uma tragédia digna dos tempos das revoluções.