O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Vinícius 22/03/2023

A hipocrisia reina
Embora tenha achado que 80% do livro não traz tanto entusiasmo, como vi nos comentários anteriormente, os últimos 20% valem a pena. Achei incrível a descrição da sociedade da época, a hipocrisia, avareza e corrupção traz muita reflexão sobre uma sociedade doente e regida por posições sociais. Sobre Julien, embora muito inteligente e crítico desta sociedade, é imprevisível e inconsequente, que arrisco dizer que faz valer a pena a leitura.

Marcos606 22/03/2023

Ambição
Situado na França durante a Segunda Restauração (1815-1830), é um poderoso estudo de personagem de Julien Sorel, um jovem ambicioso que usa a sedução como uma ferramenta para o avanço.

Jovem sensível e inteligente que, não vendo nenhum caminho para avançar nas forças armadas após a queda de Napoleão, se esforça para deixar sua marca na igreja. Vendo-se como um oportunista não sentimental, ele se propõe a conquistar a afeição de Mme. de Rênal, cujos filhos ele é encarregado de educar.

ryvi 04/03/2023

Esperava mt mais
Não gostei da escrita de heito nenhum e achei um livro em sua maior prate muito superficial, alem do final fantástico que me prometeram ter sido totalmente esperado

Alee M. 26/02/2023

Fui surpreendida por Stendhal
Comprei esse livro em um sebo pq, admito, achei a edição bonita. Pretendia ler logo mas empurrei com a barriga o máximo que pude pois achei que devia ser um livro lento. Em alguns aspectos eu estava enganada: o enredo é bem interessante e o protagonista tem seu carisma. Julien tem origem humilde e odeia os ricos, é um grande fã de Napoleão Bonaparte, extremamente ambicioso e até oportunista, mas ao mesmo tempo é um personagem complexo que muitas vezes, ao tentar aproveitar das pessoas e suas posições, ironicamente acaba se apegando a elas. O autor aqui faz diversas críticas a todas as camadas sociais e posições políticas da época, por isso acredito que a experiência de leitura possa ser muito enriquecedora se vc tiver interesse e conhecimento sobre Revolução Francesa. Não vou mentir aqui dizendo que a leitura foi maravilhosa.. Muitas vezes a história era sim extremamente maçante e cansativa, por vezes eu procastinava a leitura e queria acabar o quanto antes maaas, apesar disso, achei o enredo muito bom e claramente digno de ser um clássico, me surpreendeu muito positivamente.

Nathalia 19/02/2023

Pois do amor provém a morte
Vermelho e o negro é um romance que se passa na França, no século XIX e conta a história de Julien Sorel, filho de carpinteiro que, através do clérigo, tenta se infiltrar na alta sociedade mas tem um final trágico.

Tiago 18/02/2023

Romance psicológico, histórico, de tudo um pouco...
Quando terminei a leitura, fiquei sem saber o que fazer, alguns minutos olhando pro nada e tentando absorver toda a história que li. O livro não é uma leitura muito complexa, mas há muito detalhe, e algumas acontecimentos são estruturados através de uma narrativa tão profunda de sentimentos, tempo, ação, humanização que as vezes perdemos o entendimento de algo ocorreu e só depois percebemos o que aconteceu. Cada capítulo acompanhando a vida de Julien foi um pequeno conhecimento a mais sobre a nossa própria humanidade. Vivenciar a família problemática e que não demonstra afeto, nossa ginga pra enfrentar os desafios e nos tornamos dono do nosso próprio destino e subir na vida, os amores que surgem, arrebatam, vão embora, mas podem tornar a surgir novamente, os segredos de uma sociedade oculta, mas nem tanto...e no final nossa loucura e nossos erros e consequências. É uma viagem tão longa e tão repleta de projeções e análise humana que quando chegamos ao final, sentimos a partida daqueles que foram, de alguma maneira...

GauterX 11/02/2023

A ideia mais útil aos tiranos é a de Deus
"Porque querem que eu tenha hoje a mesma opinião de três semanas atrás? Nesse caso, minha opinião seria meu tirano. [...] Nunca essa criatura privilegiada teria a mesma ideia de buscar apoio e e socorro nos outros! Ele despreza os outros e é por isso que não o desprezo. [...] Julien, cego da felicidade e da sensação de poder, tão nova para um pobre-diabo, entrou na Ópera Italiana. Ouviu cantar seu amigo Geronimo. Nunca a música o exaltara a tal ponto. Era um deus. [...] Seria feliz se o forçassem repousar para sempre?"

Ttzin 03/02/2023

O vermelho e o negro
Talvez não seja meu estilo de leitura. Achei a história um pouco enrolada, podia ser descrito o romance e a mensagem que o autor quis passar sobre a burguesia e sua superficialidade em menos de 500 páginas. O final salvou um pouco minha avaliação, com reviravoltas que eu não esperava, mas o conteúdo do livro podia ser resumido em umas 300 páginas tranquilamente.

Vinicius Fernandes 29/01/2023

O Vermleho e o Negro
Julien Sorel um jovem seminarista de dezenove anos de idade vive no interior da França, em uma pequena cidade que tem seus costumes e seus jeitos que nunca mudavam. O livro conta uma paixão que cresce dentro de Julien, uma paixão proibida que leva o protagonista a uma tristeza extrema e a passar por várias dificuldades emocionais. Para tentar mudar isso, Julien vai para Paris e viver uma nova vida, mas a história se repete, e Julien se vê em um novo sofrimento.

O vermelho e o negro, considerada a obra prima de Stendhal é muito bem escrito nos detalhes psicológicos que o protagonista vive, mas é extenso e cansativo na construção e desenvolvimento da narrativa, ainda sim a história de Julien é trágica ao mesmo tempo que interessante, um bom clássico da literatura.

Wania Cris 27/01/2023

Clássico atual
Uma ode à hipocrisia. Julien Sorel é um jovem ambicioso despido de certo tipo de moral e, ao mesmo tempo, muito fiel às suas crenças. Usa do rosto bonito e de sua instrução para subir na vida, criando inimigos e situações que vão lhe cobrar o preço.

Excelente trama com desenvolvimento lento e cansativo. Mesmo se testando de uma obra psicológica, poderia ter prezado mais pela agilidade, presente nas páginas finais. O recuso do autor de mostrar as intenções e pensamentos das personagens foi maravilhoso para entender as situações e seus mal entendidos.

A tradução de Maria Cristina F da Silva não é das mais atuais (também, a edição é de 2004), mas não prejudica a experiência de leitura.

Recomendo para quem queira estudar a natureza humana, principalmente a capacidade do ser humano de passar por cima de convicções e convenções em prol de seu interesse pessoal.

Marcus 24/01/2023

Clássico
Os clássicos assim são considerados por trazerem, muitos anos depois, o retrato fiel da época em que foram escritos. Ou, em uma outra definição, por serem uma obra prima. Este livro atende aos dois requisitos. Representação mais perfeita do romantismo de uma época, onde tudo acontecia de forma mais lenta, onde a religião se misturava com a política, e num tempo em que a desigualdade social rotulava pessoas e determinava destinos. Isso, segue da mesma forma!

Leonardo.Kayser 22/01/2023

O vermelho e o negro
Ótima obra que se passa no período da restauração, demonstrando a dualidade entre realistas e liberais, clérigo e militar na vida de Sorel. Vale a pena a leitura!

Tiago600 21/01/2023

A Alma deveria ficar sempre Entreaberta

Muito já foi dito e escrito sobre o Vermelho e o Negro, portanto, o que quer que eu escreva aqui em muito pouco irá contribuir para a fortuna crítica da obra, o máximo que posso fazer são dois apontamentos.

Elias Canetti em um de seus livros teóricos, salvo engano é em "A consciência das palavras" - espero que minha memória não esteja me traindo  -, confessa que o único autor invejou e sempre invejará é Stendhal. O escritor francês dotado de um estilo enxuto, límpido, que se recusa as afetações, divide opiniões entre os leitores (creio eu) em muito, justamente por sua forma (incomparável) de narrar.

Sobre Julien, protagonista do romance e conhecido como um dos maiores personagens da literatura mundial, bem, em quase nada consegui julgá-lo ao término da leitura, afinal, me pareceu alguém que de tão humano, pode causar repulsa e espelhos parecem assombrar os desavisados que ao se reconhecer demais em algo, de pronto se colocam de lado e de dedo em riste (sempre acusador), inconscientemente dizem: "ele é capaz disso, não eu". Ao que me parece o personagem vive e reage de acordo com as circunstâncias que lhe são impostas, como um campo de batalha cotidiano. Ademais, Nabokov descreve a vida humana como uma "breve fenda de luz entre duas eternidades de escuridão."