O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Maria Laura 08/04/2024

Eu não entendi o hype desse livro, sinceramente, li até o final só pra confirmar que era horrível!!!
Até a metade, eu pensei que fosse ter um GRANDE PLOT, mas fui feita de otaria ?

Manu 08/04/2024

Aflição e perturbação
"Miranda e seu caliban"
comecei este sem nem ler sobre oq se tratava, fiquei completamente: ? quando descobri.
o livro começa com o Frederick (psicopata) contando pouco de sua vida e tbm sobre sua vítima e amor platônico: Miranda.
o início já achei intrigante demais, como ele vê o mundo e como usou seu dinheiro (sequestro)
achei muito interessante o fato de ter o pov dos dois personagens principais. a parte da Miranda é angustiante, por diversas foi bem "cansada" de ler, sempre falando sobre o GP (um homem no qual ela era apaixonada, bem mais velho q ela).
pelo lado do Frederick a leitura é muito desconfortável, o jeito como detalha seus pensamentos, bizarras opiniões sobre vários assuntos.
a história em si é terrível porém a forma de escrita dos acontecimentos da diversas opções de reflexões, como a solidão, política, arte, classes sociais, obsessões, idealismo e mais.
(nota 4.5 mas não consegui editar)

Tathiane9 08/04/2024minha estante
Terminei ele faz uns 30 minutos e foi muito desconfortável ler esse livro, estou lendo as resenhas dos outros para saber o que eles acharam e só vejo gente criticando a Miranda. Sua resenha é o que mais parece com a minha opinião, porém vou dar mais estrelas, foi um livro que mexeu comigo.

lililoza 08/04/2024minha estante
Eu não consigo entender essas pessoas, como elas conseguem simpatizar com um cara que no final do livro deu indícios que faria de novo, que não teve um pingo de compaixão com a vítima e com a família da vítima, o que mais me chateia é o fato de julgarem tanto ela e ignorarem o real vilão da história, eu no lugar dela estaria aterrorizada!!

Nata36 07/04/2024

O Colecionador

"O Colecionador" de John Fowles é um romance que, apesar de ser considerado um clássico da literatura contemporânea, pode deixar alguns leitores desapontados por certos aspectos. O livro conta a história de Frederick Clegg, um homem solitário e obcecado que sequestra uma jovem chamada Miranda Grey, mantendo-a em cativeiro em sua casa isolada.
Uma das críticas que podem ser feitas a "O Colecionador" é a sua narrativa lenta e detalhada, que pode se arrastar em certos momentos. O autor dedica muitas páginas à descrição minuciosa dos pensamentos e ações de Clegg, o que pode cansar os leitores mais jovens que buscam uma história mais dinâmica e envolvente.
Além disso, a dinâmica entre os dois personagens principais, Clegg e Miranda, pode parecer desequilibrada e até mesmo perturbadora para alguns leitores. A obsessão doentia de Clegg pela jovem e sua atitude manipuladora podem deixar um gosto amargo na boca dos leitores, tornando difícil encontrar simpatia ou empatia por ele como protagonista.
Outro aspecto que pode decepcionar os leitores é o desfecho da história, que pode parecer abrupto ou inconclusivo para alguns. Depois de construir uma atmosfera tensa e carregada de suspense ao longo do livro, o final pode deixar os leitores com uma sensação de insatisfação, como se algumas questões importantes não tivessem sido devidamente resolvidas.
No entanto, apesar de suas falhas, "O Colecionador" ainda oferece uma reflexão profunda sobre temas como solidão, obsessão e o poder das relações de poder desiguais. A escrita de Fowles é habilidosa e evocativa, e sua exploração dos motivos e psicologia de seu protagonista é fascinante, mesmo que perturbadora.
Em resumo, "O Colecionador" de John Fowles é um livro que pode não agradar a todos os leitores, especialmente aqueles que buscam uma narrativa mais rápida e satisfatória. No entanto, para aqueles dispostos a mergulhar em uma história sombria e provocativa, o livro oferece muito material para reflexão e discussão.

Clau 07/04/2024

"Sou uma entre sua fileira de espécimes. É quando tento bater as asas que ele me odeia. Meu papel é estar morta, presa por um alfinete, sempre a mesma, sempre linda. Ele sabe que parte da minha beleza reside em estar viva, mas é morta que ele me quer. Ele me quer viva-porém-morta."

alexx_ 02/04/2024

Creep
Bizarro, desconfortável, muito bem escrito com um final de explodir cabeças. acho que nunca me senti tão desconfortável lendo algo como no capítulo que é na visão dele!

Isadora Martins 02/04/2024

Perturbador e viciante
Algo no prefácio, escrito por Stephen King, me marcou bastante sobre esse livro: comumente não imaginamos um thriller com reflexões filosóficas, nem ensaios filosóficos com narrativas viciantes, mas John Fowless consegue unir essas duas pontas como se fossem parte de uma mesma fita.

O suspense instigante traz na bagagem reflexões sobre gênero, classes sociais, política, arte e idealismo. Idealismo que cabe ainda mais aqui considerando seu lançamento em 1963, início do efervescente movimento de contracultura e da revolução hippie.

Tudo isso sem deixar de lado a narrativa fluida e perturbadora de um thriller de psicopata! As últimas páginas são lidas em overdose tamanha a curiosidade que temos de entender até onde vai a loucura de Frederick.

Ainda me pergunto como esse livro não é mais amplamente conhecido.

juubshx 02/04/2024

Queria voltar no tempo e nunca ter lido
Tem uma proposta legal tipo se a escrita nao fosse tao terrivel ou se a miranda nao fosse tao chata pra pelo menos fazer com q o leitor sinta empatia por ela ou se o calibam nao fosse tao confuso e raso ao mesmo tempo ou se nao tivesse terminado da forma mais entediante possivel.... poderia ter um livro legal, mas nao é! simples assim sabe, queria nunca ter gastado dinheiro comprando ele. teve pouquissimas partes que fui feliz e interessada lendo, nao compensa.
lililoza 07/04/2024minha estante
Tive empatia com ela desde o momento que ela estava sendo sequestrada, eu agiria pior que ela em muitas das vezes ela chegou até ser legal com esse doente

William Vieira 30/03/2024

Que livro bem chato
Eu nunca fui um fã de romance, dei uma chance para esse livro e foi uma decepção.
É uma enrolação enorme da metade para o fim, broxa totalmente o leitor, achei muito ruim.

Pam 30/03/2024

Chato.
Que livro CHATO! Não tem outra palavra. Um tédio. O começo até que é interessante, mas a segunda metade quando troca de POV fica uma chaticeeeeeee. Li na força do ódio. Não acho legal pular partes de livros, mas eu queria voltar no tempo e aconselhar a minha eu do passado a pular todo o POV da Miranda. Teria terminado mais rapidamente essa tortura.

Eu fui ler porque sempre ouvi comentários que um certo autor nacional havia copiado esse livro, e olha... são mt semelhantes, a diferença é que o autor nacional pelo menos fez um livro mais interessante e emocionante kkkk Porém assumo que "O Colecionador" é bem mais "crível".

O protagonista mesmo que viva décadas no passado tem uma energia de incel. Não tenho mais saco pra ficar vendo palco de incel. Queria pedir reembolso dos 2 dias que gastei lendo essa bomba. Leia esse livro se você se odeia ou gosta de gastar seu tempo com experiências horríveis.
Julia Manjko 30/03/2024minha estante
Tirando o POV dela eu amei esse livro

Isabelle333 29/03/2024

Eu odeia a Miranda......

É um livro de 1963, muito bem escrito, mas acho que eles poderia ter explorado e desenvolvido melhor a história.

No primeiro bloco você sente a loucura de Clegg pela Miranda e a todo momento ele tenta te convencer que ele não está louco que está era a única solução para ele ficar com ela é INCRÍVEL até você chegar no segundo bloco.

A Miranda é uma clássica pick-me Girl onde ela acha ser superior a todos. O que é mais triste é que com o passar da história você pega tanto ranço dela que é impossível qual sentimento de empatia pela sua dor
Helena433 29/03/2024minha estante
na minha cabeça ela era tão louca quanto ele