O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Thata.Bastos 05/05/2019

Me desculpem
Aos que amaram essa história, aos que tenham essa leitura como favorita peço minha humilde desculpa, sei que é um clássico, super em alta até hoje,com uma história cruel e triste, onde mais uma vez nos mulheres somos o sexo frágil , onde nos deparamos com assuntos de extrema importância, com uma figura masculina desumana. Mas para mim não funcionou,não me impactou, não consegui ter empatia com nenhum dos personagens, enfim para mim foi decepcionante,cansativo e chato. Me desculpem,mas minha opinião é essa, queria ter gostado mas não rolou.
Aline 19/05/2019minha estante
Fico feliz em saber que não sou a única! Estou lendo esse livro, criei uma espectativa gigante, e ele está me cansando demais, super chato, vou terminar porque estou com dó, mais não tenho vontade nenhuma.

Thata.Bastos 20/05/2019minha estante
Mesma coisa comigo , só terminei pq custou caro, pq tinha esperança de acontecer algo surpreendente, e pq não gosto de abandonar livros. Mas não desejo isso para ninguém.

Rafaela.Lacerda 07/06/2019minha estante
Nossa eu li super empolgada até o fim da primeira parte. Mas quando foi pra parte onde a vítima conta sua versão senti que não havia nada de novo e não consegui desenvolver empatia pela Miranda...

ntlmrts 02/11/2020minha estante
uau q resenha incrível!! to mais ansiosa ainda pra ler

Amante de livros 02/11/2020minha estante
Adorei, me conta depois em !

ntlmrts 02/11/2020minha estante
pode deixaaar

Rosinha.Correia 02/12/2021

Em todos os momentos eu senti raiva do Caliban, sério. Que homem louco!
Um misto de angústia, raiva e decepção. Não quero defendê-lo, mas apesar de tudo, ele precisava de ajuda. Comentários controversos, eu sei.
Eu esperava e ao mesmo tempo não esperava pelo final, queria algo mais.
O colecionador e sua espécime, uma história trágica.
Jacque37 02/12/2021minha estante
Olaaaar, já estou na fila do empréstimo, viu. ?

Rosinha.Correia 02/12/2021minha estante
Sim senhoraaaaa

Rosinha.Correia 02/12/2021minha estante
Preciso conversar com alguém sobre esse livro

bibia 08/12/2021

Um colecionador de borboletas e sua mente psicótica
A história se passa na Inglaterra na década de 1960, e a narrativa possui dois pontos de vista: o de Frederick Clegg e o de Miranda Grey. Ambos não se conheciam, até que Miranda virou a loucura/obsessão de Clegg. Ele então decide sequestrá-la e tê-la para si como "hóspede" no porão de sua nova casa. A partir desse momento eles passam a ter uma relação de prisioneira e carcereiro que assemelha-se a um romance (em certos pontos). Miranda faz de tudo para fugir, mas será que ela conseguirá?

Primeiramente, sou obrigada a dizer que esse foi um dos melhores livros que já li! Com certeza um dos meu favoritos! E não é pra menos: o livro é super denso em relação a conteúdo, seus personagens são desenvolvidos em camadas e mostram o pior lado do ser humano, além disso apresenta discussões políticas, históricas e artísticas que permitem uma profunda reflexão por parte do leitor.

Frederick, também chamado de Caliban por Miranda, é um sociopata totalmente egoísta, repugnante e voltado para o vitimismo que tenta a todo momento justificar suas ações e mostrá-las como boas e necessárias para seu propósito. Através de seu ponto de vista, é possível até mesmo ter empatia em certos momentos da história pelo personagem, já que ele consegue manipular o leitor, colocando Miranda como "a pior pessoa do mundo" quando está de mal humor ou rebate suas falas.
Por outro lado, Miranda, em seu diário, traz um novo lado da história contada por Clegg, "quebrando" essa narrativa romantizada por ele. Com o passar dos dias, é possível perceber o quão caótica Miranda se encontra tanto física quanto mentalmente, o quanto amadureceu e refletiu sobre tudo e todos, e que pode ter começado a desenvolver síndrome de Estocolmo.
Admito que o final não me surpreendeu mas não é ruim, pode-se dizer que é esperado. Apesar de ser um final aberto dá a entender o caminho pelo qual Clegg seguirá no fututo: será ele o novo Ted Bundy (antes mesmo dele existir), um compulsivo serial killer?
Como já dito, o conteúdo do livro é denso, principalmente sobre arte, o que faz com que o leitor queira pesquisar sobre o assunto durante a leitura e, em minha opinião, o que torna o livro ainda mais interessante.
Apesar de serem diferentes, Miranda e Clegg possuem diversas semelhanças, como a idealização que fazem de seus "amantes". Aliás, Miranda tem interesse em um homem 21 anos mais velho que ela, G.P., o qual tenta moldar sua personalidade e colocar ideias "apropriadas" em sua cabeça, e ela acaba por fazer o mesmo com Clegg.

Realmente recomendo esse livro para qualquer pessoa, e, inclusive, acredito que seja uma leitura necessária. É um livro incrível e que merece total reconhecimento! Sem dúvida o leria novamente!
isa 08/12/2021minha estante
AMEIII

isa 08/12/2021minha estante
quero ler depois

bibia 08/12/2021minha estante
Sério eu amei dms!!

Maria.Luiza 19/03/2021

O colecionador
Incrível! Ainda não sei descrever o que eu senti lendo este livro, simplesmente incrível. Você começa a gostar do vilão e ter raiva da vítima, isso sem perceber que é errado. Que leitura maravilhosa.
LuisaLongo 19/03/2021minha estante
Meu Deus, simmm

Maria.Luiza 19/03/2021minha estante
Muito bom né ?

LuisaLongo 19/03/2021minha estante
Eu amei!!

letíciavmf_ 19/11/2019

não funcionou pra mim
eu tinha altas expectativas pra esse livro. primeiro pq ele é lindo, e segundo pq eu via várias pessoas comentando super bem dele.
infelizmente eu achei a leitura bastante cansativa e arrastada, especialmente na segunda parte do livro, em que a nossa prisioneira narra a estória. o problema é que eram coisas que não acrescentavam em nada pra estória, como a paixonite dela pelo G.P (que eu inclusive só faltava chorar quando ela começava a falar dele de tanto ranço), as mesmas coisas que a gente já tinha visto na primeira parte, ou seja, ficou meio repetitivo e as diversas divagações que ela tinha, que sempre eram mais do mesmo.
na terceira e quarta parte eu fiquei mais atenta à estória, mas ainda assim eu esperava algo mais frenético, ou chocante.
posso dizer que foi um alívio quando terminei o livro pq eu simplesmente li pra acabá-lo, e não pq eu tava de fato envolvida.
não achei o livro ruim, só não foi pra mim.
@nabibliotecadorafa 21/11/2019minha estante
Kkkkkkkk parece que fui eu que escrevi essa resenha!! Faço das suas totalmente as minhas palavras!!!

@nabibliotecadorafa 21/11/2019minha estante
Quando ela falava GP eu já pensava em chorar de raiva!! ??

letíciavmf_ 22/11/2019minha estante
que bom que não sou a unica!

Beatriz2185 06/02/2022minha estante
Gostei tanto desse livro, mas precisei fazer muitas pausas durante a leitura por também sentir o sofrimento e desespero dela.

Brenno 06/02/2022minha estante
Nem me fale, não imaginava que iria acabar daquele jeito, todos aqueles detalhes... ?

Beatriz2185 06/02/2022minha estante
Confesso que chorei com o final, porque eu tinha esperanças... mas tudo sob controle.

A_Sarah_Soares 24/02/2022

O colecionador
Angustiante é a palavra chave, começou e terminou trazendo esse sentimento, saber que existem pessoas com o perfil de Fred me assusta, gostei de ver a versão da vítima e sequestrador, mesmo que o meio tenha ficado um pouco monótono foi necessário pra construção dos personagens
Dani 24/02/2022minha estante
esse livro é bom dms, mas realmente é bem perturbador

kele2 24/02/2022minha estante
Um pouco chatinho

Moranguinhoð 25/02/2022minha estante
Estou querendo ler esse livro. Espero que eu goste

Nalanda 14/06/2022

Essa foi a segunda vez que tentei ler o livro e não desisti, as primeiras 40 páginas, eu achei entediante, não conseguia me prender na história mas ao decorrer fui mudando isso, achei bem interessante o desenrolar. No meu ponto de vista achei a história parecida com a série YOU, talvez tenha rolado uma referência ao livro.

O que eu mais amei foi como o autor conseguiu com que eu mudasse de opinião durante as respectivos pontos de vistas, e como ele não fez parecer repetitivo quando eles falavam sobre um mesmo acontecimento.

O livro não e pra qualquer leitor, ele tem uma ótima escrita mas alguns leitores podem achar muito cansativo por terem capítulos longos e com uma escrita bem formal em determinados momentos.

O final eu amei muito, só mostrou o que a personagem principal estava certa desde do começo sobre ele. Achei uma ótima conclusão da história, parou no momento certo.

Se você gosta de suspense, você vai gostar da história, recomendo a leitura.
Bruna.Nogueira 14/06/2022minha estante
No começo eu também não me prendi muito, enrolei demais pra ler e como vc disse com o desenrolar vai ficando interessante, porém além de ter ficado interessante acabou me irritando muito. 1° por ele ser doente a esse nível e 2° por ela ser tão imbecil assim e não conseguir fugir. Teve tantas oportunidades mas foi burra o suficiente pra não conseguir. O final eu nem suspeitava, achava mesmo que iria dar tudo certo. Enfim esse livro me tirou do sério mas é um dos favoritos

Nalanda 14/06/2022minha estante
Fiquei torcendo tanto por ela, mas achei interessante que pelo o ponto de vista dele eu achava ela muito chata e ficava me perguntando o pq dele gostar dela tanto, mas quando foi no ponto de vista dela eu entendi o pq dela agir daquela forma apesar de as vezes me irritar, e também ver o quão louco ele é, pq no ponto de vista dele eu achava ele apenas um cara solitário sabe

Bruna.Nogueira 14/06/2022minha estante
Desde o início eu sempre achei ele louco. Queria ver oq ele iria fazer pra pegar ela se não fosse por toda aquela grana. Se ele não tivesse ganhado todo aquele dinheiro não teria um lugar pra esconder ela. Sinceramente se pudéssemos entrar na história do livro eu dava um tapa nos dois só de raiva

sof.yumi 23/02/2021

sem palavras
acabei o livro agr e tô surtando em completo estado de choque
o primeiro capítulo (do frederick/ ferdinand/ caliban) é super rápido de ler e te deixa mt preso a história, com mt vontade de descobrir oq vai acontecer
o segundo capítulo (da miranda) é mais demorado e arrastado, mas dps de um tempo vc não consegue largar (assim que acabei o livro)
uma história devastadora no melhor sentido possível, sensacional
Gonçalez_ 23/02/2021minha estante
Depois dessa resenha perfeita vou ter que criar vergonha na cara e ler né kkkk

sof.yumi 23/02/2021minha estante
demais amg te imploro

Gabriela3764 23/02/2021minha estante
Terminei agora e o final deixa a gente sem reação

Afegc 01/04/2020

O colecionador
Li em dois dias porque fiquei em estado de agonia com o aprisionamento da Miranda. Esse livro mexe muito com o leitor, pois uma jovem bonita e inteligente é raptada, covardemente, por um homem patético de mente doentia que sente uma espécie de amor platônico pela moça. Miranda fica em isolamento social, num quarto que ele prepara para ela e, desde a sua raptura, vive todos os dias de sua vida num sofrimento amargosa, à espera de um milagre de se ver livre das amarras daquele louco.
Renata Lazarini 01/04/2020minha estante
O que vc achou?

Afegc 01/04/2020minha estante
Olha, gostei muito do livro, mas fiquei triste com o fim. Torci muito para que Miranda ganhasse a liberdade, no entanto, ela perece no cativeiro, naquele covil que o lunático do Frederick reservou para ela. Recomendo muito essa leitura, pois ela faz refletir sobre como é bom ter liberdade.

Renata Lazarini 01/04/2020minha estante
Legal.
Obrigada

lau 19/01/2022

Eu acho que o problema desse livro, muitas vezes, é que ele não é convincente. Meio que entendi o que o autor queria passar muitas vezes na narrativa, com a ??ingenuidade?? do sequestrador e com a ?profundidade? da sequestrada, mas ao mesmo tempo ele não me convencia muito, então a leitura ficou muuuito entediante, não é um livro q eu recomendo
Witchie 19/01/2022minha estante
Amg, eu tb achei ele muito chato e meio enrolado, eu infelizmente acabei abandonando pq estava passando raiva

Luisinha 19/01/2022minha estante
Rt, demorei mais de um mês pra ler e fiquei com ressaca depois.

lau 19/01/2022minha estante
ja to pegando um romancezinho leve pra combater a possivel ressaca

19/11/2019

Realmente, suspenses/terror não são pra mim. Me arrastei pra terminar. É bem escrito, mas o tipo de estória não é meu estilo definitivamente.
mirella galdino 29/12/2019minha estante
tenho interesse , gostaria que desse uma olhada na minhas estante de troca pra ver se algum te interesa :)

07/01/2020minha estante
Olá, Mirella. Esse livro não está mais disponível. Eu que esqueci de tirar da lista mesmo.

mirella galdino 07/01/2020minha estante
Tudo bem , obrigado

Luan.Barbosa 23/06/2020

Socorroo
Meu deus que livro foi esse? Parece que tomei um soco na cara com o fim da leitura.

Apesar do livro já ter mais de 50 anos, infelizmente, ainda se mostra muito pertinente ao abordar assuntos que envolvem feminismo e o poder indevido que o dinheiro pode trazer.

Fato é que passamos a maior parte da narrativa observando os fatos do ponto de vista do sequestrador que a cada dia vai mostrando mais seu verdadeiro eu, terminando a história como um verdadeiro louco de pedra, enquanto acompanhamos sua vítima definhando cada vez mais.

Enfim, a leitura me prendeu fortemente e recomendo a obra a qualquer um que curta desgraçamento, mas com cautela por ter gatilhos a pessoas mais sensíveis
dai bugatti 23/06/2020minha estante
Adoro esse livro!

Luan.Barbosa 23/06/2020minha estante
Agora somos dois, Dai!

dai bugatti 23/06/2020minha estante
??

Mila 02/07/2020

Stalker Raíz
Mais um daqueles livros que te fazem sentir empatia pelo vilão. Pra mim fica claro que o personagem tem algum distúrbio psicólogico, e a gente fica o tempo todo dividido entre querer que ele sofra ou receba ajuda. Infelizmente somos impotentes assim como a personagem e a história termina longe de um desfecho satisfatório.
Bea 02/07/2020minha estante
Eu estou tentando entender se esse livro é de terror ou não, tem gente que fala que é de suspense, de tudo que já ouvi dele tenho vontade de ler mas eu não consigo ler livros de terror, livros sangrentos com almas ou qualquer coisa do tipo. Será se você pode me ajudar nessa questão? Sou muito medrosa e não quero comprar o livro atoua

Mila 02/07/2020minha estante
Não é terror, não tem espíritos nem nada disso. É um suspense. Porém tem violência e morte. É uma história que te deixa angustiada, não com medo.

Bea 02/07/2020minha estante
Obrigada ??