O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Afegc 01/04/2020

O colecionador
Li em dois dias porque fiquei em estado de agonia com o aprisionamento da Miranda. Esse livro mexe muito com o leitor, pois uma jovem bonita e inteligente é raptada, covardemente, por um homem patético de mente doentia que sente uma espécie de amor platônico pela moça. Miranda fica em isolamento social, num quarto que ele prepara para ela e, desde a sua raptura, vive todos os dias de sua vida num sofrimento amargosa, à espera de um milagre de se ver livre das amarras daquele louco.
Renata Lazarini 01/04/2020minha estante
O que vc achou?

Afegc 01/04/2020minha estante
Olha, gostei muito do livro, mas fiquei triste com o fim. Torci muito para que Miranda ganhasse a liberdade, no entanto, ela perece no cativeiro, naquele covil que o lunático do Frederick reservou para ela. Recomendo muito essa leitura, pois ela faz refletir sobre como é bom ter liberdade.

Renata Lazarini 01/04/2020minha estante
Legal.
Obrigada

lau 19/01/2022

Eu acho que o problema desse livro, muitas vezes, é que ele não é convincente. Meio que entendi o que o autor queria passar muitas vezes na narrativa, com a ??ingenuidade?? do sequestrador e com a ?profundidade? da sequestrada, mas ao mesmo tempo ele não me convencia muito, então a leitura ficou muuuito entediante, não é um livro q eu recomendo
Witchie 19/01/2022minha estante
Amg, eu tb achei ele muito chato e meio enrolado, eu infelizmente acabei abandonando pq estava passando raiva

Luisinha 19/01/2022minha estante
Rt, demorei mais de um mês pra ler e fiquei com ressaca depois.

lau 19/01/2022minha estante
ja to pegando um romancezinho leve pra combater a possivel ressaca

Beatriz2185 06/02/2022minha estante
Gostei tanto desse livro, mas precisei fazer muitas pausas durante a leitura por também sentir o sofrimento e desespero dela.

Brenno 06/02/2022minha estante
Nem me fale, não imaginava que iria acabar daquele jeito, todos aqueles detalhes... ?

Beatriz2185 06/02/2022minha estante
Confesso que chorei com o final, porque eu tinha esperanças... mas tudo sob controle.

sof.yumi 23/02/2021

sem palavras
acabei o livro agr e tô surtando em completo estado de choque
o primeiro capítulo (do frederick/ ferdinand/ caliban) é super rápido de ler e te deixa mt preso a história, com mt vontade de descobrir oq vai acontecer
o segundo capítulo (da miranda) é mais demorado e arrastado, mas dps de um tempo vc não consegue largar (assim que acabei o livro)
uma história devastadora no melhor sentido possível, sensacional
Gonçalez_ 23/02/2021minha estante
Depois dessa resenha perfeita vou ter que criar vergonha na cara e ler né kkkk

sof.yumi 23/02/2021minha estante
demais amg te imploro

Gabriela3764 23/02/2021minha estante
Terminei agora e o final deixa a gente sem reação

Pri 18/02/2022

Perfeição
Clegg é louco, Miranda Grey é sua loucura, e o que ele deseja é adicioná-la a sua coleção, como se fosse uma borboleta. (Stephen King)

Esse livro é genial e incrivelmente perturbador. Nele vemos a visão dos dois protagonistas, o que deixou a narrativa ainda mais comovente, principalmente com a parte da Miranda e o seu desejo de fugir, ser livre de todo aquele pesadelo.
Uma mente pertubada e a outra amendrotada. É uma mistura de raiva, melancolia e angústia. O final é trágico e nada feliz, mas fechado com chave de ouro em todos os sentidos possíveis. Eu amei??
O autor trouxe inúmeras referências à arte, música, livros e escritores perfeitos como Jane Austen e Shakespeare. Vou ler todas as recomendações dos personagens haha, e quero ver o filme também!

?Nunca mais terei um diário, quando sair daqui. Não é uma coisa saudável. É-me benéfico, aqui, pois me dá alguém com quem conversar. Mas é uma vaidade, só escrevemos o que queremos ouvir.

?Esquecer não é uma coisa que possamos fazer, é algo que nos acontece ou não. A mim, não aconteceu.

Eu realmente não vou esquecer esse livro tão cedo.
Breno 18/02/2022minha estante
mais uma análise perfeitaa

Breno 18/02/2022minha estante
????

Pri 19/02/2022minha estante
????

Maria.Luiza 19/03/2021

O colecionador
Incrível! Ainda não sei descrever o que eu senti lendo este livro, simplesmente incrível. Você começa a gostar do vilão e ter raiva da vítima, isso sem perceber que é errado. Que leitura maravilhosa.
LuisaLongo 19/03/2021minha estante
Meu Deus, simmm

Maria.Luiza 19/03/2021minha estante
Muito bom né ?

LuisaLongo 19/03/2021minha estante
Eu amei!!

thelioncourt 01/03/2022

????? que chatice
doeu ler esse livro de tão parado que é.

miranda é chata, clegg é um nerdola patético

nada fez sentido pra mim, uma obsessão sem fundamento, um plot fraco

espero um dia reler e gostar mais
Nowhere¿ 02/03/2022minha estante
Esse livro me rendeu vários ?traumas ?

thelioncourt 02/03/2022minha estante
amiga eu achei um porre.. que traumas?

Nowhere¿ 02/03/2022minha estante
De entrar na mente de um sociopata, o autor descreve tão bem que eu ficava com nojo de ler, me dava até uma coisa ruim

Luan.Barbosa 23/06/2020

Socorroo
Meu deus que livro foi esse? Parece que tomei um soco na cara com o fim da leitura.

Apesar do livro já ter mais de 50 anos, infelizmente, ainda se mostra muito pertinente ao abordar assuntos que envolvem feminismo e o poder indevido que o dinheiro pode trazer.

Fato é que passamos a maior parte da narrativa observando os fatos do ponto de vista do sequestrador que a cada dia vai mostrando mais seu verdadeiro eu, terminando a história como um verdadeiro louco de pedra, enquanto acompanhamos sua vítima definhando cada vez mais.

Enfim, a leitura me prendeu fortemente e recomendo a obra a qualquer um que curta desgraçamento, mas com cautela por ter gatilhos a pessoas mais sensíveis
dai bugatti 23/06/2020minha estante
Adoro esse livro!

Luan.Barbosa 23/06/2020minha estante
Agora somos dois, Dai!

dai bugatti 23/06/2020minha estante
??

Marise 21/12/2021

Incrível!
A forma com a qual a história se desenvolveu foi incrível, o fato de lermos os dois pontos de vistas faz a o livro ficar muito mais interessante, algumas partes são arrastadas sem dúvidas porém não consegui largar o livro. O colecionador fez eu sentir pena, medo, amor e ódio tudo ao mesmo tempo e esse final? é um dos meus favoritos agora e eu recomendo muito
Samy 22/12/2021minha estante
esse livro é incrível, muito bom!

Marise 22/12/2021minha estante
@Samy simmm

Maria Luiza Schmitz 25/10/2023minha estante
Senti tudo menos pena desse cu

JiPaiva 02/07/2022minha estante
Eu senti o mesmo pela Miranda quando li....menina egoísta, mesquinha, as vezes achava bem feito o que aconteceu com ela.

Adjamylli.silva 02/07/2022minha estante
Eu até gostei dela ter morrido porém senti pena na frase "Eu não vou desistir,não vou desistir" isso me quebrou,se fosse eu e o Clegg me secrestrasse eu me jogava nos braços dele, e mandava uma carta estou bem com meu novo marido ?????

JiPaiva 02/07/2022minha estante
??????

Mila 02/07/2020

Stalker Raíz
Mais um daqueles livros que te fazem sentir empatia pelo vilão. Pra mim fica claro que o personagem tem algum distúrbio psicólogico, e a gente fica o tempo todo dividido entre querer que ele sofra ou receba ajuda. Infelizmente somos impotentes assim como a personagem e a história termina longe de um desfecho satisfatório.
Bea 02/07/2020minha estante
Eu estou tentando entender se esse livro é de terror ou não, tem gente que fala que é de suspense, de tudo que já ouvi dele tenho vontade de ler mas eu não consigo ler livros de terror, livros sangrentos com almas ou qualquer coisa do tipo. Será se você pode me ajudar nessa questão? Sou muito medrosa e não quero comprar o livro atoua

Mila 02/07/2020minha estante
Não é terror, não tem espíritos nem nada disso. É um suspense. Porém tem violência e morte. É uma história que te deixa angustiada, não com medo.

Bea 02/07/2020minha estante
Obrigada ??

Mayra 18/05/2022minha estante
Acho que todos acabam tendo a mesma visão da Miranda, inclusive eu , participei de uma leitura coletiva desse livro, e todos achamos a parte da Miranda enfadonha, acredito que esse foi o intuito do autor, porém ao terminar fiquei muito triste comigo por não ter olhado pra Miranda com mais empatia, sempre que vejo alguém lendo esse livro ou tenho que fazer alguma recomendação, peço pra ler a parte da Miranda com mais empatia e não desistir

Fabio.Fatori 18/05/2022minha estante
Concordo May, achei ela uma burguesinha socialista mimada, porém, é triste ver a confusão de sentimentos que causa nela, ela odeia e tem compaixão com Fred, alguém que privou a liberdade dela, tive pena de seu fim, me chocou os detalhes do sofrimento. O autor foi muito bom, nos fez ter pena de fred pelo seu amor platônico e não deixando ele passar de certos limites, torcendo pelo futuro de Miranda e um final frisando a doença e falta de sensibilidade de um monstro silencioso.

Mayra 18/05/2022minha estante
Exatamente, acabamos tendo uma visão inversa de valores, não gostando da vítima , e torcendo pelo monstro, desejando um final feliz, mesmo em vista da crueldade, que a Miranda é submetida e depois acabamos chocados com o final nada feliz.

A_Sarah_Soares 24/02/2022

O colecionador
Angustiante é a palavra chave, começou e terminou trazendo esse sentimento, saber que existem pessoas com o perfil de Fred me assusta, gostei de ver a versão da vítima e sequestrador, mesmo que o meio tenha ficado um pouco monótono foi necessário pra construção dos personagens
Dani 24/02/2022minha estante
esse livro é bom dms, mas realmente é bem perturbador

kele2 24/02/2022minha estante
Um pouco chatinho

Moranguinhoð 25/02/2022minha estante
Estou querendo ler esse livro. Espero que eu goste

Isabel 15/06/2022

Boa Leitura
O livro é muito bom, exceto pela parte em q a narrativa é feita sob a perspectiva da vítima. Não gostei pq eu me identifico com a vítima, então não tenho interesse em saber como ela se sente pq eu sou capaz de me colocar no lugar dela, ao contrário do sequestrador. Queria que o livro fosse inteiramente sob a perspectiva dele...
eliza.rodriguess 15/06/2022minha estante
A personagem claramente tem síndrome de Estocolmo. Ela acaba tendo atração pelo sequestrado ao invés de tentar fugir

eliza.rodriguess 15/06/2022minha estante
Esse livro é perfeito, me lembra Misery do king.

Isabel 15/06/2022minha estante
Li misery tbm. Um livro maravilhoso.

Joana 25/06/2020

Excelente
Dá pra ver de longe porque ele é referência no cenário 'thriller', o livro é excelente; é instigante você ler os pontos de vista de Miranda e Frederick e perceber discordância e ao mesmo tempo semelhança entre eles; o personagem de Frederick é sensacional e no final fiquei surpresa com o desfecho apesar de ser simples.
Luyanne 25/06/2020minha estante
Esse livro é sensacional

Joana 25/06/2020minha estante
Concordo contigo, alcançou minhas expectativas.

Leitura e . 25/06/2020minha estante
Oii... Bom tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto