O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Dani Ferreira SS 01/03/2020

Chato...
Aí gente, sinceramente só perdi meu tempo lendo. A primeira decepção do ano foi paga com sucesso!!!
A parte da Miranda pra mim foi a pior parte do livro.
E o final?? Prefiro nem comentar!! Mas me lembrou um pouco de You(Você)
Enfim, recomendo sim q vc leia, se vc quiser, pq vai q vc gosta...
Fabio 01/03/2020minha estante
Demais

Mih 01/03/2020minha estante
Eu comecei a ler esse livro ano passado, e a parte da Mirando foi a mais maçante pra mim. Eu não suportei a personagem e a narrativa dela, larguei o livro, não aguentei terminar. Pretendo voltar a ler um dia, pra saber o desfecho!

Ademi.Silva 01/03/2020minha estante
Kkkkkkkk

Clau Melo 01/03/2020minha estante
Se você tivesse me perguntado antes de ler teria se poupado! kkkkkk Dei 4 estrelas, então certamente você daria bem menos. Hahahaha

M4RQ35 26/11/2023

O livro é dividido em partes, contado através dos 2 personagens principais.
Li a parte do ?colecionador? correndo pra chegar na parte da história narrada pela vitima.
Que frustração! fiquei bastante entediada, o que poderia ser interessante foi retratado muito superficialmente, varias vezes ela entrava em histórias de um romance do passado que em nada agregava pro momento.
Quando terminei o livro fiquei com uma mistura de ódio com a sensação de ?foi só isso??.
Poderia render muiiito, mas achei muito mal explorado.
Jujú 26/11/2023minha estante
ssiim :(

einalien 26/11/2023minha estante
Mari, tive a mesma frustração que você.
No fim, fiquei com um gostinho de que o Colecionador foi vendido como um herói e a principal foi a antagonista.

M4RQ35 01/12/2023minha estante
Siiiim, exatamente!
E li algumas críticas falando sobre a gente entender ?os dois lados?.
Desacreditei, te juro

einalien 03/12/2023minha estante
Pois é. No fim, acho que foi bem ruim a romantização do sequestrador, porém fui envolvida pela história dele.

Ju 01/07/2021

Ops
Nunca imaginei esse final.
Uma parte dele sim, mais caracas me surpreendeu.
Muito bom.
Arquitetar o sequestro do seu amor platônico. Para ele vale gastar cada centavo que ganhou na loteria.
Gabi 01/07/2021minha estante
[SPOILER]

Fiquei bem triste com o final da Miranda, eu tinha muuuita esperança que encontrassem ela, e chegou no final do livro e isso não aconteceu.

killthistaylor 01/07/2021minha estante
oii! o livro tem gatilhos para abuso sexual?

Ju 05/07/2021minha estante
Oi.
Na minha opinião não. O personagem respeita muito a sua vítima

killthistaylor 08/07/2021minha estante
Obrigada!

Anny Campos 02/07/2013minha estante
Esse livro li quando tinha uns 14 anos, e fiquei super impressionada com ele, realmente muito bom, e bem pisco, foi um dos motivos que me fez gostar de livros como Hannibal *-*

Jeison 05/07/2013minha estante
ah sempre quis ler hannibal! adoro os filmes!
bom saber que existe uma "ligação" entre esse livros e os livros do Hannibal! :)

Gerson 22/12/2015minha estante
Spoiler Alert - Spoiler Alert
Terminei de ler. Inicialmente não gostei muito. O autor pega o clichê do nerd retraído sendo o indivíduo com o desvio de personalidade (não gosto quando ofendem a classe) mas lembrei que o livro foi escrito em 1963 e provavelmente antes do preconceito. Não sou crítico literário mas como horror não vi grandes qualidades no livro mas se analisarmos sobre outros ângulos (gosto de extrapolar a superfície e explorar mais a fundo) o livro melhora muito, princialmente quando começa o diário de Miranda. Enxerguei na relação uma metáfora da prisão que muitas mulheres se sujeitam quando ingressam no matrimônio (o livro foi escrito na primavera da revolução cultural e comportamental de 1968). Miranda revela literalmente este temor na possibilidade de "contrair" o casamente, num apagamento de si e a morte de sua própria alma. Ela descreve duas formas de apagamento, a impelida pelo Calibã em sua impessoalidade e isolamento, e outra descrita como seria o vida com G.P., uma artista que entre a suas paixões não jura fidelidade eterna a qualquer mulher, já tendo sido casado 2 vezes e ter ido para cama com uma conhecida de Miranda. Em dado momento Mirando considera possível qualquer uma das alternativas mas inevitavelmente seria a morte de si mesma. Outro ponto interessante é o embate de classes descrito principalmente nos dias 07 e 09 de Outubro do diário de Miranda. Sobe esta ótica o livro se torna mais interessante e complexo abrindo um leque (na minha opinião) muito maior de interpretações.

Jéssica Rodovalho 04/07/2019minha estante
como a Miranda morre?

Gabriela.Castro 15/01/2021

Suspense viciante e trágico
Gostei muito do livro. Conta a história de um homem simples e solitário, Frederick Clegg, que ao ver Miranda Gray, uma jovem estudante, acredita ter encontrado o amor de sua vida. Ele a sequestra e é então que a história realmente começa. Na primeira metade do livro temos a perspectiva do sequestrador, e na segunda metade, a da vítima sequestrada.Eu particularmente gostei mais da narrativa pela perspectiva dele, devorei as páginas. A parte de Miranda não é ruim, mas como temos acesso a visão dela dos fatos através de seu diário, gostei um pouco menos, pois ela acaba não falando só sobre seu tempo em cativeiro.
Em geral uma ótima leitura e essa edição da Darkside é perfeita.
Helen288 15/01/2021minha estante
Eu estou na metade desse livro é não tá fluindo a parte do diário dela é estou pensando em pular pra parte dele vou perder algo importante se fizer isso?

Gabriela.Castro 18/01/2021minha estante
Não sei se entendi bem. Acredito que dê para pular a parte dela tranquilo, mas a primeira parte, com a história pela perspectiva dele não tem como. Sugiro que insista mais um pouquinho, em geral o livro é bem bacana =)

Helen288 18/01/2021minha estante
Ok muito obrigado ?

Gabriela.Castro 18/01/2021minha estante
Magina. Espero que curta a leitura

patri_zx 24/05/2021

Uma obra-prima atemporal
"Ele prefere idealizar a arte, e talvez seus sentimentos, como algo a ser aprisionado e exibido em uma moldura, belo e indefeso."

É incrível como o autor consegue te prender logo no começo do livro. A cada página você sente mais vontade de entender a cabeça de Fred e mais vontade de saber tudo o que ele vai fazer para conquistar (ou tentar ao menos) Miranda.

Chega a ser preocupante e até engraçado como nós conseguimos AMAR o psicopata e ODIAR a vítima, e ao mesmo tempo AMAR a vítima e ODIAR o psicopata dependendo do momento.

A maneira como o autor "humaniza" Caliban no início nos faz ter até mesmo empatia por tudo o que ele está fazendo com Miranda, e a odiamos por ela está sendo daquele jeito com ele, esquecendo toda a real situação que está acontecendo.

Depois de bastante tempo acordamos pra realidade e vemos que: ELE É O VILÃO, PORQUE ESTAMOS CULPANDO A VÍTIMA??

Enfim, o livro é incrível e tem uma escrita muito fluída. Um ponto negativo nele foi o segundo capítulo (O diário de Miranda) que algumas partes chegaram a ser maçantes, tanto pela repetição quanto pelas histórias contadas por ela, tirando isso só elogios a serem feitos. Ótima recomendação.
adson 24/05/2021minha estante
lacrou demais

adson 24/05/2021minha estante
a surra em mim... vou desativar por uns dias

Deinha 24/05/2021minha estante
Esse livro me lembrou muito aquele ?you?.

anacecilean 25/05/2021minha estante
Pois diga

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/02/2018

Forte
Frederick Clegg é um funcionário público comum, antissocial, entomólogo, que alimenta em silêncio uma paixão platônica pela bela Miranda. Em um determinado momento ele ganha numa aposta uma boa quantia em dinheiro e começa arquitetar planos, que culminarão no sequestro e encarceramento de sua amada.

O livro divide-se em duas partes: na primeira, contada pelo ponto de vista do sequestrador e psicopata. O autor construiu muito bem o psicológico do personagem, e a maneira como ele conduz a narrativa do seu ponto de vista, chega a nos tocar, fazendo até que nos solidarizemos com ele. Podemos sentir a solidão e reclusão pelo qual Clegg viveu desde que nascera.

A segunda parte do livro é contada por Miranda através de um diário que ela escreveu no cativeiro. São páginas e páginas de divagações, que se alternam entre a vida na carceragem e a vida que ela tinha lá fora. Aqui, o autor desnuda a personagem, expondo as nuances de sua personalidade forte e elegante. Tudo para Miranda era arte, beleza e vida. Pontos que ela explana bastante em seus escritos, sempre comparando os requintes nos quais acredita ao seu algoz.

O Colecionador é um livro forte. Essa é a melhor palavra para defini-lo. O final, tratando-se de um psicopata, está bem dentro do script, mas nem por isso deixa de ser chocante.

Gostei.
Leticia.Caetano 07/04/2018minha estante
undefined

Flávia 23/09/2020minha estante
acabei esse livro ontem (ou ele cmg, sei lá quem acabou com quem). só não o achei mais pesado por conta da atual situação que estamos vivendo, tão bizarra qto. só a título de curiosidade, clegg é um provável sociopata. psicopatas são charmosos, extremamente inteligentes, carismáticos... o sociopata é o inverso, antissocial, retraído, inseguro... o ponto que os dois convergem é na ausência de empatia. podendo passar por cima de qlq princípio moral ou ético, até msm humano, sem sentir qlq remorso. dizem q o filme é mto bom tb e bem mais light. qro ver

Aline Teodosio @leituras.da.aline 29/09/2020minha estante
Nem sabia que tinha filme.. Rsrss

Flávia 30/09/2020minha estante
vi ontem. um pouco mais leve, achei triste, ñ carregado como o livro.

Juuj 20/09/2021

O tanto de ódio que eu passei nesse livro foi maior do que qualquer outra coisa. Gostei muito de como a história é contada, primeiro do ponto de vista do sequestrador e segundo, do ponto de vista da vítima. Escrita fluída e de fácil entendimento.

Não consigo falar muita coisa por causa dos spoilers, mas peguei um apego tão grande na Miranda e acabei odiando o Caliban ou o Frederick. As conversas que eles tinham, as tentativas de fuga da Miranda chegavam a ser angustiantes.

Gostei bastante do livro, quem tem interesse em ler, indico muito além disso, edição maravilhosa darkside nunca erra! ?
asss

asssass

asssass
sas

ppedraum 21/09/2021minha estante
O livro é tão bonito que quando eu vejo ele dá vontade de comer. Recomendado, delicioso ?.

Bart 08/07/2021

O Colecionador
*John Fowles*
Editora DarkSide Books, 2018 - 343 pág.
Bora falar de livro!!
???? e meia!!
Já digo que o livro é excelente!!
Agradeço à @Mayra Monteiro, você acertou viu! Isso porque a gente já debate sobre tudo, obrigaaado!! Ela indica uns livros massa, chega lá no "ig" dela ?!!
??
Esse livro foi o 1° trabalho do autor, e o cara ficou famoso de imediato, foi um baita estouro!!
Fala de um rapaz que tem uma paixão platônica por uma moça, da forma que julga, ele pode sequentrá-la e fazê-la apaixonar-se por si... louco isso?! Pois ele faz... e você vai ter que ler p/ver no que vai dar.?
??
Lançado em 1963, o livro trás duas narrativas, a do psicopata/sequestrador (você vai entender porque o chamo assim) e da vítima.
O escritor foi muito cuidadoso no que que se refere ao psicopata, porque ele traz o pensamento do perverso adoentado o tempo todo, o povo da psicologia vai identificar isso várias vezes... "se sente vazio, como se usasse uma máscara, não se liga sentimentalmente"...
O escritor faz com que vejamos os pensamentos desse perverso, é incrível! Não é um livro truncado, a visão da vítima faz com que tenhamos uma  perspectiva totalmente diferente da leitura (parece 2 pessoas escrevendo).
Instiga vários sentimentos, ou seja, o escritor é um arrombado de bom!
Tem um motivo p/título (não deixa de ser doentio), mas você só vai entender quase no meio do livro!
@Vívian o tipo de trama que nós escreveríamos ?, só digo isso!!
Quando a fruta cai, @Márcia gosta!! Pois é ... "fruuuta que caiu" que livro massa!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Livia 08/07/2021minha estante
Poxa li ele ano passado e confesso que quase abandonei, li na base do ódio o final ?, a leitura não fluiu tão bem para mim ????.

Bart 09/07/2021minha estante
Fica de boas?, mt gnt reclama dele. Eu fui mt pelo aspecto de quanto44 o escritor consegue representar um perverso alí, e ele faz com maestria , fiquei impressionado! Não é algo que ele enaltece o psicopata é como se a gnt estivesse vendo na perspectiva dele!! Curti mt!!
?????

Livia 09/07/2021minha estante
Confesso que fiquei uns bons minutos refletindo o final, e que final, não imaginei que iria acontecer aquilo.

Bart 10/07/2021minha estante
Pois o final foi foda, e logo em seguida ele já se desculpa p/continuar fazendo a mesma coisa... E vai fazer!!

May | @vidadaleitora 18/12/2019

Que loucura!
Gente, q final foi esse? Maquimerda
Cris 18/12/2019minha estante
Mesmo sentimento aqui rsrs

May | @vidadaleitora 18/12/2019minha estante
Kkkkk rindo de nervoso

Pri 19/12/2019minha estante
Eita!! Mais um para a listinha infinita kkkkk

May | @vidadaleitora 19/12/2019minha estante
Kkkkkkk sempre cabe mais um, pena a vida nn ser suficiente

hongjoong 12/08/2021

Ameaçou meu senso.
Se, enquanto você ler o livro, você perceber que a pessoa que você sente mais empatia é o criminoso, o que isso faz de mim? de você?

Claramente somos manipulados pelo Frederick desde a primeira palavra do livro, até sua última. Você sabe disso, eu sei disso, mas mesmo assim me peguei em situações que tinha mais empatia por ele do que pela vítima e isso fez eu adorar o livro, a escrita do autor, que mesmo consciente, me deixei ser manipulada.
Aline 16/10/2021minha estante
Eu assistindo filmes e torcendo pelo criminoso: ?

hongjoong 16/10/2021minha estante
fiquei esse livro todo duvidando do meu caráter juro

Aline 16/10/2021minha estante
Ele tá na minha estante já tem um tempinho, vou ver se leio ele

hongjoong 16/10/2021minha estante
ler mesmo, eu achei muito bom

bibia 08/12/2021

Um colecionador de borboletas e sua mente psicótica
A história se passa na Inglaterra na década de 1960, e a narrativa possui dois pontos de vista: o de Frederick Clegg e o de Miranda Grey. Ambos não se conheciam, até que Miranda virou a loucura/obsessão de Clegg. Ele então decide sequestrá-la e tê-la para si como "hóspede" no porão de sua nova casa. A partir desse momento eles passam a ter uma relação de prisioneira e carcereiro que assemelha-se a um romance (em certos pontos). Miranda faz de tudo para fugir, mas será que ela conseguirá?

Primeiramente, sou obrigada a dizer que esse foi um dos melhores livros que já li! Com certeza um dos meu favoritos! E não é pra menos: o livro é super denso em relação a conteúdo, seus personagens são desenvolvidos em camadas e mostram o pior lado do ser humano, além disso apresenta discussões políticas, históricas e artísticas que permitem uma profunda reflexão por parte do leitor.

Frederick, também chamado de Caliban por Miranda, é um sociopata totalmente egoísta, repugnante e voltado para o vitimismo que tenta a todo momento justificar suas ações e mostrá-las como boas e necessárias para seu propósito. Através de seu ponto de vista, é possível até mesmo ter empatia em certos momentos da história pelo personagem, já que ele consegue manipular o leitor, colocando Miranda como "a pior pessoa do mundo" quando está de mal humor ou rebate suas falas.
Por outro lado, Miranda, em seu diário, traz um novo lado da história contada por Clegg, "quebrando" essa narrativa romantizada por ele. Com o passar dos dias, é possível perceber o quão caótica Miranda se encontra tanto física quanto mentalmente, o quanto amadureceu e refletiu sobre tudo e todos, e que pode ter começado a desenvolver síndrome de Estocolmo.
Admito que o final não me surpreendeu mas não é ruim, pode-se dizer que é esperado. Apesar de ser um final aberto dá a entender o caminho pelo qual Clegg seguirá no fututo: será ele o novo Ted Bundy (antes mesmo dele existir), um compulsivo serial killer?
Como já dito, o conteúdo do livro é denso, principalmente sobre arte, o que faz com que o leitor queira pesquisar sobre o assunto durante a leitura e, em minha opinião, o que torna o livro ainda mais interessante.
Apesar de serem diferentes, Miranda e Clegg possuem diversas semelhanças, como a idealização que fazem de seus "amantes". Aliás, Miranda tem interesse em um homem 21 anos mais velho que ela, G.P., o qual tenta moldar sua personalidade e colocar ideias "apropriadas" em sua cabeça, e ela acaba por fazer o mesmo com Clegg.

Realmente recomendo esse livro para qualquer pessoa, e, inclusive, acredito que seja uma leitura necessária. É um livro incrível e que merece total reconhecimento! Sem dúvida o leria novamente!
isa 08/12/2021minha estante
AMEIII

isa 08/12/2021minha estante
quero ler depois

bibia 08/12/2021minha estante
Sério eu amei dms!!

Afegc 01/04/2020

O colecionador
Li em dois dias porque fiquei em estado de agonia com o aprisionamento da Miranda. Esse livro mexe muito com o leitor, pois uma jovem bonita e inteligente é raptada, covardemente, por um homem patético de mente doentia que sente uma espécie de amor platônico pela moça. Miranda fica em isolamento social, num quarto que ele prepara para ela e, desde a sua raptura, vive todos os dias de sua vida num sofrimento amargosa, à espera de um milagre de se ver livre das amarras daquele louco.
Renata Lazarini 01/04/2020minha estante
O que vc achou?

Afegc 01/04/2020minha estante
Olha, gostei muito do livro, mas fiquei triste com o fim. Torci muito para que Miranda ganhasse a liberdade, no entanto, ela perece no cativeiro, naquele covil que o lunático do Frederick reservou para ela. Recomendo muito essa leitura, pois ela faz refletir sobre como é bom ter liberdade.

Renata Lazarini 01/04/2020minha estante
Legal.
Obrigada

Rosinha.Correia 02/12/2021

Em todos os momentos eu senti raiva do Caliban, sério. Que homem louco!
Um misto de angústia, raiva e decepção. Não quero defendê-lo, mas apesar de tudo, ele precisava de ajuda. Comentários controversos, eu sei.
Eu esperava e ao mesmo tempo não esperava pelo final, queria algo mais.
O colecionador e sua espécime, uma história trágica.
Jacque37 02/12/2021minha estante
Olaaaar, já estou na fila do empréstimo, viu. ?

Rosinha.Correia 02/12/2021minha estante
Sim senhoraaaaa

Rosinha.Correia 02/12/2021minha estante
Preciso conversar com alguém sobre esse livro

renovato.sue 19/10/2021minha estante
Se achou esse perturbador, nunca, jamais, em hipótese alguma (sério) leia O Jardim das Borboletas. Outro livro que envolve borboletas e homens loucos que está desgraçando minha cabeça.

Raquel 19/10/2021minha estante
sério mesmo Suelen, eu terminei esse livro na força do ódio, sei que existem livros mais pesados que esse, mas que raiva!
enfim, você me deixou curiosa, vou pesquisar mais sobre esse livro e vejo se ainda consigo ter estômago para lê-lo.

renovato.sue 19/10/2021minha estante
Te entendo, faz uns 2 meses que li e ainda me pego quase todo dia pensando naquele final. Pensando que isso acontece de verdade e tal. É horrível.

Mas enfim, eu sou fã do gênero, então... Caso se interesse, O Jardim das Borboletas é um livro maravilhoso, apesar de perturbador. :(