O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Beame 22/04/2023

Tedioso
Esperava algo que prendesse minha atenção, mas achei a narrativa chata. Só o comecinho e o final foram interessante, pq o resto do livro foi muito arrastado e sem graça.
Diego Vidal 22/04/2023minha estante
Este foi um livro que terminei de ler na força do ódio e consagrou-se como a pior leitura feita desde então. A única menção honrosa foi ter descoberto as "Variações de Goldberg" a partir dele

Beame 22/04/2023minha estante
Terminei na força do ódio também, não tava aguentando mais

Mariana 04/05/2023minha estante
A parte da Miranda é a pior não gostei do livro por causa dela

Beame 04/05/2023minha estante
@Mariana/// achei ela extremamente chata

Barbara 06/05/2022

Eu nunca poderei curá-lo. Porque eu sou sua doença?.
Gente, que livro! Angustiante e ao mesmo tempo tão profundo. Comecei a ler o colecionador por acaso, estava sem saber o que ler, vi o livro na estante e o peguei. Decidi começar a ler e que bom que fiz isso.

O livro conta a história de Frederick Clegg e de sua obsessão pela jovem Miranda. Miranda é linda, cheia de vida, ama arte e tudo o que é intenso. Clegg é solitário, não tem amigos, sua única paixão, além de Miranda, é colecionar borboletas. Da janela do seu trabalho, ele sempre a observava em silêncio, sabia tudo relacionado a ela, onde estudava, quem eram seus pais, seus amigos, o que fazia nas horas livres, sabia tudo. Até aquele momento, sua obsessão por Miranda não passava disso, então ele ganhou uma grande quantia em dinheiro na loteria e teve a brilhante ideia de comprar uma casa em um local afastado e levá-la para ser sua ?hóspede?.

O texto é narrado sob duas perspectivas: Na primeira parte, toda a história é contada por Clegg. Depois, na segunda parte, a mesma história é contada sob a perspectiva de Miranda em forma de diário, onde ela escreve tudo o que está acontecendo, seus sentimentos, pensamentos e algumas lembranças do passado. A terceira parte é o desfecho.

O livro é uma mistura de romance de suspense, romance filosófico, além de um apanhado de ideias sobre sexo, arte, classes sociais e até mesmo o propósito da vida, como muito bem descreve Stephen King, na introdução do livro.
Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa, primeiro por ser um ótimo suspense, depois, por me fazer refletir muito com grande parte das coisas que Miranda falava sobre Clegg, seu comportamento, pensamento e sentimento em relação à ele - Confesso que a parte onde Miranda narra os fatos é um pouco cansativa, pois ela entra em muitos devaneios a respeito do seu passado e de sua paixão? Será que posso considerar assim? Por G.P., um pintor que ela conheceu em Londres quando foi estudar arte e que é bem mais velho que ela; por isso o motivo de 4,5 estrelas e não 5. Até mesmo Clegg me fez refletir.
Estou muito feliz em ter conhecido esse clássico. Me emocionei demais lendo, principalmente na última parte. Espero que quem ler, aproveite tanto quanto eu aproveitei. Quero fazer uma releitura em breve, esse livro pede isso.
Thais645 06/05/2022minha estante
Li esse livro na adolescência e dele nunca mais esqueci. Há um livro de Raphael Montes que muitos consideram uma espécie de plágio desta obra, o "Dias Perfeitos", você já o leu? Vai encontrar muita similaridade entre as duas obras. Embora livros sobre psicopatas sequestradores não fogem muito do enredo e do cerne da história em si. Mas lembra bastante.

Barbara 06/05/2022minha estante
@Thais Ainda não li esse, mas vou pesquisar. Obrigada ??

Thais645 06/05/2022minha estante
Pesquise, sim, quando puder. Sua resenha está excelente.

Barbara 06/05/2022minha estante
@Thais Muito obrigada ?? ?

Sou_Nubs 17/02/2023

O colecionador - John Fowles
Insano! Acho que mesmo se lesse e relesse o livro muitas vezes, ainda sim, a palavra que usaria para descrever a experiência literária seria essa.

Apesar de estranhar um pouco em relação a formatação do livro, em todas as páginas, me senti extremamente envolvida com a história e um pouco assustada, confesso!

Resumindo, amei, indico e leria de novo!
Diih 17/02/2023minha estante
O que tem a formatação? Sou louca pra ler esse livro!!!

Sou_Nubs 17/02/2023minha estante
Então, a fala dos personagens não usa travessão e em alguns momentos eu me perdia. Mas é bobeira, chega um momento que você nem nota. Ele usa aspas para indicar a fala de outra pessoa, mas a si mesmo não.

Alala0 17/02/2023minha estante
esse livro me deixou tão sufocado que é um que eu nunca vou reler. foi uma vez pra toda a vida. mas é excelente mesmo!

Sou_Nubs 17/02/2023minha estante
John Fowles soube passar as sensações das situações em cada palavra. Insano mesmo! Fui trabalhando o psicológico de era apenas uma história fictícia pra não pirar rsrs...

Paulo.Cesar 03/09/2021

Stalker da forma que deve ser mostrado, sem romantização.
Recomendo esta obra a todos que curtem um bom suspense psicológico. Escrito com maestria pelo escritor que inspirou ninguém menos que Stephen King e Thomas Harris, o livro conta a mesma história duas vezes, por visões diferentes.

Clegg e Miranda, o psicopata e a "inspiração" para sua loucura. O tema stalker é tratado de uma forma muito séria, sem ser romantizado, como uma série da Netflix que não vou citar o nome, mas que "you" conhece.

O livro é perturbador ao extremo e sua leitura não é fácil, em diversos momentos tive que parar para dar uma respirada, mas é incrível. A primeira parte narra a história aos olhos de Clegg, e a segunda pelo ponto de vista de Miranda. Qualquer coisa que eu falar a mais é spoiler e pode prejudicar a experiência de vocês.

Gente, volto a frisar, o livro é pesado, tem muito gatilho, muito mesmo. Se você não está em um momento bom, deixa para uma próxima. O final é MUITO difícil de digerir, é literalmente um soco no estômago!
Iara 03/09/2021minha estante
Tenho curiosidade de ler, espero conseguir o momento certo pra fazer essa leitura.

Paulo.Cesar 03/09/2021minha estante
Iara, o livro é muito bom, mas é realmente muito pesado. Leia em um momento bom ?

Carolina598 03/09/2021minha estante
um dos melhores livros que eu li esse ano ?

Paulo.Cesar 03/09/2021minha estante
Ana, posso dizer o mesmo.. não favoritei a toa rs

Gabriela.Castro 15/01/2021

Suspense viciante e trágico
Gostei muito do livro. Conta a história de um homem simples e solitário, Frederick Clegg, que ao ver Miranda Gray, uma jovem estudante, acredita ter encontrado o amor de sua vida. Ele a sequestra e é então que a história realmente começa. Na primeira metade do livro temos a perspectiva do sequestrador, e na segunda metade, a da vítima sequestrada.Eu particularmente gostei mais da narrativa pela perspectiva dele, devorei as páginas. A parte de Miranda não é ruim, mas como temos acesso a visão dela dos fatos através de seu diário, gostei um pouco menos, pois ela acaba não falando só sobre seu tempo em cativeiro.
Em geral uma ótima leitura e essa edição da Darkside é perfeita.
Helen288 15/01/2021minha estante
Eu estou na metade desse livro é não tá fluindo a parte do diário dela é estou pensando em pular pra parte dele vou perder algo importante se fizer isso?

Gabriela.Castro 18/01/2021minha estante
Não sei se entendi bem. Acredito que dê para pular a parte dela tranquilo, mas a primeira parte, com a história pela perspectiva dele não tem como. Sugiro que insista mais um pouquinho, em geral o livro é bem bacana =)

Helen288 18/01/2021minha estante
Ok muito obrigado ?

Gabriela.Castro 18/01/2021minha estante
Magina. Espero que curta a leitura

Andrieli34 04/11/2022

Tô mal
Até agora eu tô tentando entender o que esse livro fez com a minha cabeça. Eu senti tanta coisa lendo isso e eu acho que eu tô de ressaca kkk. Não é um livro para qualquer um, precisa ter muito cuidado principalmente pelo criminoso narrar parte do livro e parecer uma pessoa boa. E MEU DEUS o final do livro...Que ódio que eu senti dele
karina 06/11/2022minha estante
SIM! EXATAMENTE ISSO! Eu juro q eu comecei a pensar q seria uma história de amor, que ela se apaixonaria por ele. Mds do céu q coisa de MALUCO!

Andrieli34 06/11/2022minha estante
SIMM, e no final ele ainda acha que não teve culpa de NADAA

karina 06/11/2022minha estante
E na parte q ele fala q queria m***** igual Rome? e ju?

Yayaâ¡ 08/11/2022minha estante
Eu terminei esse livro hj e cara mds, tbm coloquei expectativa de que ela ia se apaixonar por ele e no final o ódio que eu senti cara

Káh 17/03/2021

Não gostei
A primeira parte do livro é ótima.
Muito interessante ver a história pelo ponto de vista do antagonista e ver toda a construção do personagem e as justificativas que ele dá pra fazer o que fez.
Mas a segunda parte é totalmente péssima. Muita viagem, me perdi várias vezes e todo o clima que a primeira parte cria, achei que se perde mais na segunda.
Fora que o final achei muito rápido.
Luly @projetocabeceira 17/03/2021minha estante
Aí que dó! Eu tenho e quero muito ler

dede 17/03/2021minha estante
concordo com tudo que você falou, terminei ele hoje e achei um livrinho bem mediano

Káh 17/03/2021minha estante
Nossa, eu tava esperando taaanto dele! Achei o começo super legal, mas a segunda parte eu li arrastada, só pra ver o que ia acontecer. Total sem sentido ter essa segunda parte haha

Livia.Borges 17/03/2021minha estante
Eu to doida para ler

Nayara 03/05/2020

Não sei se gostei
A primeira é de Clegg a leitura é super rápida e interessante meche com o psicológico mas....
A segunda parte é a da Miranda é massante, chata, quase abandonei
A terceira e a quarta foi interessante não esperava aquele final.
Gii chagas 07/05/2020minha estante
A parte de Miranda É TAO CHATA meu deus, eu tô nela agora e tô sofrendo pra acabar porque ela só fala do G.P G.P G.P . Estou achando profundamente chata a parte dela!! Lendo pulando certas partes que julgo desnecessárias pra poder chegar no final logo..

Nayara 12/05/2020minha estante
Nossa sofri tbm com a segunda parte da Miranda pulei partes desnecessária principalmente quando ela falava desse G.P quase desisti do livro por causa dessa parte

Gii chagas 13/05/2020minha estante
Acabei o livro agora, o final é igualzinho a série You, ja viu??

Nayara 17/05/2020minha estante
Não terminei a série, vou terminar pra ver

May | @vidadaleitora 18/12/2019

Que loucura!
Gente, q final foi esse? Maquimerda
Cris 18/12/2019minha estante
Mesmo sentimento aqui rsrs

May | @vidadaleitora 18/12/2019minha estante
Kkkkk rindo de nervoso

Pri 19/12/2019minha estante
Eita!! Mais um para a listinha infinita kkkkk

May | @vidadaleitora 19/12/2019minha estante
Kkkkkkk sempre cabe mais um, pena a vida nn ser suficiente

Janaina Magon 01/11/2018

Conversando Sobre Livros: O Colecionador
O livro conta a história de Fred (ou Ferdinand, ou Calibã, como ele será chamado no decorrer do livro), que é um típico cidadão considerado medíocre. Com um emprego comum, sendo de classe média, nem rico, nem pobre, nem lá, nem cá em nenhuma área da sua vida. Ele é "apaixonado" (é como ELE se define, eu definiria como obcecado, louco...) por Miranda, uma jovem que mora em frente a sua casa, e que ele "stalkeia", sabendo da história de sua família, que é um pouco desajustada, e de seus gostos, hobbies e atividades diárias.
Tudo muda em sua vida quando ele recebe um dinheiro de uma aposta, que é uma verdadeira fortuna, e começa a planejar o sequestro de Miranda. Ela está morando em Londres, onde estuda Artes, e ele decide ir para lá também. Compra uma casa, e de posse desta, faz todos os arranjos necessários, tendo em sua casa um porão e outro porão ainda mais abaixo, que é onde ele planeja manter sua prisioneira.

(O restante da resenha você encontra no meu blog, INICIO DE CONVERSA. O link está abaixo!)

site: https://iniciodeconversa.blogspot.com/2018/10/conversando-sobre-livros-o-colecionador.html
Luciana 22/12/2018minha estante
Podem me chamar de doida mas eu não gostei desse livro, achei sem graça e repetitivo, não consegui terminar de lê-lo. Talvez por ter lido O diário de imã escrava antes, também da Darkside , a história é no mesmo estilo, porém muito melhor! Dias perfeitos do Raphael Montes também é legal

Janaina Magon 23/12/2018minha estante
Oi Luciana!
Eu também achei extremamente repetitivo na segunda parte, contada pela Miranda.
O Diário de Uma Escrava eu ainda não li, mas quero fazer isso no próximo ano ! *-*

Beijos

Luciana 30/12/2018minha estante
Oi Janaína! Pode ler O diário de uma escrava que vc vai gostar!Depois me conta, o final da um pouco de raiva mas nada que atrapalhe a leitura de ser incrivel, rsrs

Janaina Magon 02/01/2019minha estante
Oie!
kkk, pode deixar, eu vou ler e depois te conto.

Bjs

Paula.Carollini 10/09/2022

O colecionador
Colecionador de borboletas desde pequeno, Clegg é um pobre, sem muita perspectiva do mundo, já que faz parte dos menos favorecidos e que vive com a tia e sua prima. Da janela de seu trabalho, ele avista uma estudante que logo passa a admirar.

Miranda, uma menina cheia de inteligência, talento e bom gosto, cursa a faculdade de Arte. A mesma não vem de uma família rica, mas possui uma noção de mundo bem mais aberta que Clegg.

Depois de ganhar um bom dinheiro, Clegg passa a pensar em como seria magnífico ter a presença de Miranda por perto, e é nesse momento que passamos a conhecer realmente a figura psicopata do nosso colecionador. Acompanhamos toda a estratégia de sequestro para obter seu amor platônico.

É no convívio entre sequestrador e "hóspede", como o Clegg denomina a presença de Miranda na casa, que obtemos um conhecimento melhor do colecioandor, pois se ele ama Miranda e a sequestrou só para tê-la em sua vida, porque ele se nega a ter qualquer contato com ela? Isso se torna uma incógnita até para a própria prisioneira.

Nesse meio tempo, nossa estudante usa de toda sua inteligência e perspicácia para tentar enrolar seu sequestrador e conseguir sair daquela prisão chamada de "lar" (o livro é narrador uma parte pelo Clegg e a outra pela Miranda), onde ela faz diversos jogos psicológicos para obter a comida que gosta e pertences para passar o tempo, como livros e material de pinturas, como também planos de fuga. Muito importante também em que ela se pergunta: "se ele me ama porque não me deixa ir embora?".

John Flows conseguiu retratar um romance perturbador com muita maestria, onde ele nos coloca dentro da cabeça do "louco", termo como psicopatas também são chamados e nos faz compreender como Clegg pensa. Além das diversas atitudes que a Miranda tem dentro daquele relacionamento e situações que ela passa. Confesso que algumas escolhas da prisioneira ao longo do tempo no cativeiro me confundiram bastante, assim como algumas atitudes do Clegg.

Uma parte bastante legal de citar aqui é que como já falei acima, a Miranda faz vários jogos psicológicos com o seu sequestrador e a medida que isso acontece, vai causando uma mistura de pensamentos na mente de Clegg, onde ele se sente dominado por sua própria prisioneira. Essas várias artimanhas, fazem com que o leitor elabore vários finais para nossa estudante.
Amandenha 10/09/2022minha estante
amg adorei sua resenha,enorme mais li tudo kkkkk

Paula.Carollini 11/09/2022minha estante
Sério? Eu tenho um cedo medo misturado com bloqueado de escrever, faço essas resenhas pra praticar. Realmente ficou enorme KKKKKKKKKKM

Lyziane 12/09/2022minha estante
amei

Paula.Carollini 12/09/2022minha estante
Ahhhhh, obrigada Lyziane! Amo sua escrita?

Paola 21/06/2021

mais ou menos
não sei se não entendi coisas que deveriam ser óbvias no livro mas eu não gostei tanto assim, terminei pq de certa forma me prendeu porém achei cansativo
killthistaylor 01/07/2021minha estante
oii! o livro tem gatilhos para abuso sexual?

Paola 02/07/2021minha estante
então, por mim não teve nada demais relacionado a isso. depende do nível que é pra vc, mas no geral achei tranquilo. não tem nada pesado nem explícito sexualmente

killthistaylor 02/07/2021minha estante
muito obrigada ??

Paola 02/07/2021minha estante
de nada!!

Bart 08/07/2021

O Colecionador
*John Fowles*
Editora DarkSide Books, 2018 - 343 pág.
Bora falar de livro!!
???? e meia!!
Já digo que o livro é excelente!!
Agradeço à @Mayra Monteiro, você acertou viu! Isso porque a gente já debate sobre tudo, obrigaaado!! Ela indica uns livros massa, chega lá no "ig" dela ?!!
??
Esse livro foi o 1° trabalho do autor, e o cara ficou famoso de imediato, foi um baita estouro!!
Fala de um rapaz que tem uma paixão platônica por uma moça, da forma que julga, ele pode sequentrá-la e fazê-la apaixonar-se por si... louco isso?! Pois ele faz... e você vai ter que ler p/ver no que vai dar.?
??
Lançado em 1963, o livro trás duas narrativas, a do psicopata/sequestrador (você vai entender porque o chamo assim) e da vítima.
O escritor foi muito cuidadoso no que que se refere ao psicopata, porque ele traz o pensamento do perverso adoentado o tempo todo, o povo da psicologia vai identificar isso várias vezes... "se sente vazio, como se usasse uma máscara, não se liga sentimentalmente"...
O escritor faz com que vejamos os pensamentos desse perverso, é incrível! Não é um livro truncado, a visão da vítima faz com que tenhamos uma  perspectiva totalmente diferente da leitura (parece 2 pessoas escrevendo).
Instiga vários sentimentos, ou seja, o escritor é um arrombado de bom!
Tem um motivo p/título (não deixa de ser doentio), mas você só vai entender quase no meio do livro!
@Vívian o tipo de trama que nós escreveríamos ?, só digo isso!!
Quando a fruta cai, @Márcia gosta!! Pois é ... "fruuuta que caiu" que livro massa!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Livia 08/07/2021minha estante
Poxa li ele ano passado e confesso que quase abandonei, li na base do ódio o final ?, a leitura não fluiu tão bem para mim ????.

Bart 09/07/2021minha estante
Fica de boas?, mt gnt reclama dele. Eu fui mt pelo aspecto de quanto44 o escritor consegue representar um perverso alí, e ele faz com maestria , fiquei impressionado! Não é algo que ele enaltece o psicopata é como se a gnt estivesse vendo na perspectiva dele!! Curti mt!!
?????

Livia 09/07/2021minha estante
Confesso que fiquei uns bons minutos refletindo o final, e que final, não imaginei que iria acontecer aquilo.

Bart 10/07/2021minha estante
Pois o final foi foda, e logo em seguida ele já se desculpa p/continuar fazendo a mesma coisa... E vai fazer!!

naju 21/12/2021minha estante
eu tb achava que ia dar tudo certo ?

Honorato.o 21/12/2021minha estante
AI FIQUEI COM DEPRESSÃO. KKKKKKKKKKKK EU JURAVA QUE IA DAR CERTO

Honorato.o 21/12/2021minha estante
Deu até uma revoltinha.

naju 21/12/2021minha estante
eu fiquei sem reação tb KKKKKKKKK

@rebeccaedson 13/07/2020minha estante
Que capa linda!

ravena ð¦ 13/07/2020minha estante
Sim!! O livro é lindo!

Alê 13/07/2020minha estante
O livro é perfeitooooo. Também fiquei triste demais com o final. ???

ravena ð¦ 13/07/2020minha estante
Eu tb fiquei, vou pensar nesse livro por dias, foi muito triste!!!