O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Jadie.pereira 26/11/2022

Aí eu nao gostei, a parte da Miranda é muito arrastada, ela fala só de outras pessoas, mal fala do sequestro, isso me deu preguiça, o final tbm não me agradou, me esforcei demais pra ler esse livro.
Ryotaki 03/12/2022minha estante
Tô na parte da Miranda agr e mds... apenas concordo com oq vc disse. A parte dela é completamente arrastada, tô querendo saber sobre a situação no cativeiro mas ela mal cita isso.

Jadie.pereira 04/12/2022minha estante
Eu achei a parte dela um saaaaaaco eu pulava ?? só li com detalhes a dele mesmo

Ryotaki 05/12/2022minha estante
Acho q vou começar a pular tbm kkkkkk sinto vontade de bater minha cabeça na parede toda vez q ela fala do gp

Jadie.pereira 05/12/2022minha estante
SIM KKKKKKKKKKKKKKKK Eu criei um ódio genuíno esse cara por causa dela

Ryotaki 05/12/2022minha estante
Tbm, só fala de gp ou dos sonhos q ela teve namoral KKKKKKKKKKK QUEM LIGA?

Maria Cristina 15/07/2018

Decepcionada :(
Esse livro me despertou muitos sentimentos. Infelizmente a maioria deles não foi bom. ?
Eu fiquei um pouco desapontada, confesso, mesmo porque é um dos meus estilos favoritos e essa edição é maravilhosa. ?
Então... Fred é um rapaz humilde desprezado pela sociedade esnobe e que encontra o amor de sua vida em Miranda uma moça linda estudante de artes que lhe é completamente inacessível. Um dia ele ganha na loteria. Na posse de uma grande fortuna que lhe da a oportunidade de comprar o que nunca pode ele decide ter também o amor de Miranda. E como fazer Isso? Simples. Planejando um sequestro. Mas fique calmo. Épara o bem dela. ?
Primeiramente, eu não tenho nada contra narrativas em primeira pessoa, e acredito que os sentimentos que tive foi a intenção do autor. Mas eu odiei a tentativa de Fred ficar o tempo todo tentando me convencer que ele estava certo e o resto do mundo errado. Que ele era bom é Miranda ruim. E o primeiro capítulo foi TODO assim. Tomei ranço.
??
Aí veio a segunda parte narrada por Miranda e pensei, bom agora vem a parte que a gente se solidariza com ela. Cria empatia. Mas isso é impossível porque ela é simplesmente INSUPORTÁVEL. SIM. Ela é intragável. A narrativa é massante. Pelo amor de Deus. É só nas últimas cinco páginas de quase duzentas que você fica pelo amor de Deus o que vai acontecer. ???????
A terceira parte volta para Caliban (apelido que Miranda da a ele) e o ranço volta. Mas ali você percebe a real intenção do livro. E junto com as últimas páginas é que o livro fica tolerável. ?? O fim é super interessante num livro eca.
?????
Resumindo, uma história boa com personagens bleee.
Angelica.Zilda 17/07/2018minha estante
Chora não bebê

Jessica Rodrigues 17/07/2018minha estante
Compartilho o mesmo sentimento.. Ranço puro!

Maria Cristina 17/07/2018minha estante
undefined

Ray - Bruxinha.literaria 25/07/2018minha estante
Infelizmente foi decepcionante ... massante é muito difícil de ler ?

Aninha 26/07/2018minha estante
Concordo com a sua opinião... Senti o mesmo...

Edson 30/08/2023

A liberdade importa mais que a vida
Dois personagens: um psicopata (Clegg), oprime em nome de um pseudo amor: uma indulgente (Miranda), que flerta com o opressor à espera de um amor compreensivo.
Ele é louco e confia no dinheiro, por isso a sequestra e faz de tudo pra comprar seu coração. Ela é inexperiente, inocente, e acaba cedendo as paixões do dinheiro para aliviar sua tensão.
Ele é ateu, liinista, frio e calculista. Ela é agnóstica, com pouca referência familiar e tudo que sabe, aprendeu outrora com outro irracional intolerante.
Não tem como ter um final feliz.
Todo tempo torci pela liberdade da Miranda, por horas até acreditava que suas tentativas de fuga teriam êxito. Mas passei a ter mais certeza que não se dialoga com quem nos oprime, pois cedo ou tarde, ele deixará de colecionar borboletas para colecionar aflição, facilmente como se toma chá.
Carolina165 30/08/2023minha estante
Aeeeee!!! ????????

Carolina165 30/08/2023minha estante
Foi uma ótima LC amigo!!! O livro não ajudou mas foi mto divertido!!
G. P. nunca mais ???
Agora é aguardar a próxima, tenho a impressão que o próximo livro vai ser mto bom ?

Rogéria Martins 30/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, meu amigo. Mandou muito bem!!
A LC foi mega divertida com vocês, obrigada pela companhia! ?

Edson 30/08/2023minha estante
Gostei dessa LC com vcs e concluo que este livro inspirou alguns aqui e formular excelentes resenhas. Parabéns a todos que participaram, interagiram ? até a próxima ?

Michela Wakami 30/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, amigo.????

Rosangela Max 10/10/2022

O despertar de um serial killer.
O enredo é interessante, mas achei que foi mal aproveitado. Não acontece muita coisa e ficamos na expectativa de que algo interessante aconteça. Achei maçante em vários momentos.
Tinha potencial para ser mais perturbador.
Me coloquei várias vezes no lugar da Miranda para tentar entender as atitudes dela, estando a mercê de um louco que acreditava não estar fazendo nada demais ao sequestrar a mulher que dizia amar.
O jeito combatente da vítima deu uma equilibrada na história.
Recomendo a leitura, mas não crie expectativas.
Mariana Destacio 10/10/2022minha estante
Vish... acho que vou deixar o meu guadadinho aqui por mais tempo rsrsrs

Rosangela Max 10/10/2022minha estante
???

amandinha 11/10/2022minha estante
Acho que o intuito do livro não era ser perturbador, entendi mais como um estudo de personagens talvez. Você leu a introdução do King dessa edição? Depois que eu li consegui tirar mais proveito desse outro lado do livro

amandinha 11/10/2022minha estante
Mas confesso que fiquei decepcionada com o final, estava esperando alguma justiça acontecer kkkkkkkk

Rosangela Max 11/10/2022minha estante
Li sim a introdução. Sempre procuro tirar das leituras a minha impressão particular e, para tal, dificilmente consigo deixar de fora minhas expectativas em relação a elas. Ainda mais para esses livros que se tornaram um clássico. ??

Filipe 07/05/2021minha estante
Gostei muito desse livro! Ele me prendeu até a última página! Super recomendo!

Melanie13 07/05/2021minha estante
Massa!! Já está na minha meta deste ano.

Luísa Ro :)))) 07/05/2021minha estante
Sim?

Luísa Ro :)))) 07/05/2021minha estante
Mel, lê sim! Ele é mtu bom! Aposto q vai adorar

Melanie13 07/05/2021minha estante
Vou ler sim!! Obrigada pela dica ?

Bruna2306 16/01/2019

Não é o que parece
Ouvi tanto sobre esse livro que separei pra ser um dos primeiros lidos do ano, ilusão total kkk Até a metade considerei razoável, mas se torna tedioso e o final é um horror, inacreditável. Não recomendo.
ThayAvalon 16/01/2019minha estante
por isso que eu comprei a versão de sebo , ele eu só compraria pela capa . Concordo plenamente

Claudia 24/01/2019minha estante
Quero ler! Você tem para trocar?

Bruna2306 24/01/2019minha estante
Oii, não tenho, eu li no Kindle ?

Claudia 24/01/2019minha estante
Ok! Obrigada

Rainy Rangel 16/05/2019minha estante
Achei ruim repetir a mesma coisa na visão dela. Ficou cansativo

Bart 08/07/2021

*John Fowles*
Editora DarkSide Books, 2018 - 343 pág.
Bora falar de livro!!
???? e meia!!
Já digo que o livro é excelente!!
Agradeço à @Mayra Monteiro, você acertou viu! Isso porque a gente já debate sobre tudo, obrigaaado!! Ela indica uns livros massa, chega lá no "ig" dela ?!!
??
Esse livro foi o 1° trabalho do autor, e o cara ficou famoso de imediato, foi um baita estouro!!
Fala de um rapaz que tem uma paixão platônica por uma moça, da forma que julga, ele pode sequentrá-la e fazê-la apaixonar-se por si... louco isso?! Pois ele faz... e você vai ter que ler p/ver no que vai dar.?
??
Lançado em 1963, o livro trás duas narrativas, a do psicopata/sequestrador (você vai entender porque o chamo assim) e da vítima.
O escritor foi muito cuidadoso no que que se refere ao psicopata, porque ele traz o pensamento do perverso adoentado o tempo todo, o povo da psicologia vai identificar isso várias vezes... "se sente vazio, como se usasse uma máscara, não se liga sentimentalmente"...
O escritor faz com que vejamos os pensamentos desse perverso, é incrível! Não é um livro truncado, a visão da vítima faz com que tenhamos uma  perspectiva totalmente diferente da leitura (parece 2 pessoas escrevendo).
Instiga vários sentimentos, ou seja, o escritor é um arrombado de bom!
Tem um motivo p/título (não deixa de ser doentio), mas você só vai entender quase no meio do livro!
@Vívian o tipo de trama que nós escreveríamos ?, só digo isso!!
Quando a fruta cai, @Márcia gosta!! Pois é ... "fruuuta que caiu" que livro massa!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Livia 08/07/2021minha estante
Poxa li ele ano passado e confesso que quase abandonei, li na base do ódio o final ?, a leitura não fluiu tão bem para mim ????.

Bart 09/07/2021minha estante
Fica de boas?, mt gnt reclama dele. Eu fui mt pelo aspecto de quanto44 o escritor consegue representar um perverso alí, e ele faz com maestria , fiquei impressionado! Não é algo que ele enaltece o psicopata é como se a gnt estivesse vendo na perspectiva dele!! Curti mt!!
?????

Livia 09/07/2021minha estante
Confesso que fiquei uns bons minutos refletindo o final, e que final, não imaginei que iria acontecer aquilo.

Bart 10/07/2021minha estante
Pois o final foi foda, e logo em seguida ele já se desculpa p/continuar fazendo a mesma coisa... E vai fazer!!

Juuj 20/09/2021

O tanto de ódio que eu passei nesse livro foi maior do que qualquer outra coisa. Gostei muito de como a história é contada, primeiro do ponto de vista do sequestrador e segundo, do ponto de vista da vítima. Escrita fluída e de fácil entendimento.

Não consigo falar muita coisa por causa dos spoilers, mas peguei um apego tão grande na Miranda e acabei odiando o Caliban ou o Frederick. As conversas que eles tinham, as tentativas de fuga da Miranda chegavam a ser angustiantes.

Gostei bastante do livro, quem tem interesse em ler, indico muito além disso, edição maravilhosa darkside nunca erra! ?
asss

asssass

asssass
sas

ppedraum 21/09/2021minha estante
O livro é tão bonito que quando eu vejo ele dá vontade de comer. Recomendado, delicioso ?.

Gabriela.Castro 15/01/2021

Suspense viciante e trágico
Gostei muito do livro. Conta a história de um homem simples e solitário, Frederick Clegg, que ao ver Miranda Gray, uma jovem estudante, acredita ter encontrado o amor de sua vida. Ele a sequestra e é então que a história realmente começa. Na primeira metade do livro temos a perspectiva do sequestrador, e na segunda metade, a da vítima sequestrada.Eu particularmente gostei mais da narrativa pela perspectiva dele, devorei as páginas. A parte de Miranda não é ruim, mas como temos acesso a visão dela dos fatos através de seu diário, gostei um pouco menos, pois ela acaba não falando só sobre seu tempo em cativeiro.
Em geral uma ótima leitura e essa edição da Darkside é perfeita.
Helen288 15/01/2021minha estante
Eu estou na metade desse livro é não tá fluindo a parte do diário dela é estou pensando em pular pra parte dele vou perder algo importante se fizer isso?

Gabriela.Castro 18/01/2021minha estante
Não sei se entendi bem. Acredito que dê para pular a parte dela tranquilo, mas a primeira parte, com a história pela perspectiva dele não tem como. Sugiro que insista mais um pouquinho, em geral o livro é bem bacana =)

Helen288 18/01/2021minha estante
Ok muito obrigado ?

Gabriela.Castro 18/01/2021minha estante
Magina. Espero que curta a leitura

Káh 17/03/2021

Não gostei
A primeira parte do livro é ótima.
Muito interessante ver a história pelo ponto de vista do antagonista e ver toda a construção do personagem e as justificativas que ele dá pra fazer o que fez.
Mas a segunda parte é totalmente péssima. Muita viagem, me perdi várias vezes e todo o clima que a primeira parte cria, achei que se perde mais na segunda.
Fora que o final achei muito rápido.
Luly @projetocabeceira 17/03/2021minha estante
Aí que dó! Eu tenho e quero muito ler

dede 17/03/2021minha estante
concordo com tudo que você falou, terminei ele hoje e achei um livrinho bem mediano

Káh 17/03/2021minha estante
Nossa, eu tava esperando taaanto dele! Achei o começo super legal, mas a segunda parte eu li arrastada, só pra ver o que ia acontecer. Total sem sentido ter essa segunda parte haha

Livia.Borges 17/03/2021minha estante
Eu to doida para ler

Paulo.Cesar 03/09/2021

Stalker da forma que deve ser mostrado, sem romantização.
Recomendo esta obra a todos que curtem um bom suspense psicológico. Escrito com maestria pelo escritor que inspirou ninguém menos que Stephen King e Thomas Harris, o livro conta a mesma história duas vezes, por visões diferentes.

Clegg e Miranda, o psicopata e a "inspiração" para sua loucura. O tema stalker é tratado de uma forma muito séria, sem ser romantizado, como uma série da Netflix que não vou citar o nome, mas que "you" conhece.

O livro é perturbador ao extremo e sua leitura não é fácil, em diversos momentos tive que parar para dar uma respirada, mas é incrível. A primeira parte narra a história aos olhos de Clegg, e a segunda pelo ponto de vista de Miranda. Qualquer coisa que eu falar a mais é spoiler e pode prejudicar a experiência de vocês.

Gente, volto a frisar, o livro é pesado, tem muito gatilho, muito mesmo. Se você não está em um momento bom, deixa para uma próxima. O final é MUITO difícil de digerir, é literalmente um soco no estômago!
Iara 03/09/2021minha estante
Tenho curiosidade de ler, espero conseguir o momento certo pra fazer essa leitura.

Paulo.Cesar 03/09/2021minha estante
Iara, o livro é muito bom, mas é realmente muito pesado. Leia em um momento bom ?

Carolina598 03/09/2021minha estante
um dos melhores livros que eu li esse ano ?

Paulo.Cesar 03/09/2021minha estante
Ana, posso dizer o mesmo.. não favoritei a toa rs

Coxinha 29/01/2022

Resenha- o colecionador
Devo admitir é um livro um tanto quanto psicológico, é de interesse para aqueles que cursam psicologia, pois o básico desse livro é, a mente de um sequestrador sociopata e a mente da sequestrada que não entende o que está se passando.

Temos 4 partes nesse livro, a 1,3 e 4 são boas, já a parte 2 senti muitas informações repetitivas e desnecessárias, creio que seria para mostrar como a garota está sendo afetada por aquilo.
Esse é muito bom...

Dhewyd 29/01/2022minha estante
Fiz resenha dele também rsrs

Coxinha 29/01/2022minha estante
Ahhhhvou la ver

Tá bom...

naju 21/12/2021minha estante
eu tb achava que ia dar tudo certo ?

Honorato.o 21/12/2021minha estante
AI FIQUEI COM DEPRESSÃO. KKKKKKKKKKKK EU JURAVA QUE IA DAR CERTO

Honorato.o 21/12/2021minha estante
Deu até uma revoltinha.

naju 21/12/2021minha estante
eu fiquei sem reação tb KKKKKKKKK

Janaina Magon 01/11/2018

Conversando Sobre Livros: O Colecionador
O livro conta a história de Fred (ou Ferdinand, ou Calibã, como ele será chamado no decorrer do livro), que é um típico cidadão considerado medíocre. Com um emprego comum, sendo de classe média, nem rico, nem pobre, nem lá, nem cá em nenhuma área da sua vida. Ele é "apaixonado" (é como ELE se define, eu definiria como obcecado, louco...) por Miranda, uma jovem que mora em frente a sua casa, e que ele "stalkeia", sabendo da história de sua família, que é um pouco desajustada, e de seus gostos, hobbies e atividades diárias.
Tudo muda em sua vida quando ele recebe um dinheiro de uma aposta, que é uma verdadeira fortuna, e começa a planejar o sequestro de Miranda. Ela está morando em Londres, onde estuda Artes, e ele decide ir para lá também. Compra uma casa, e de posse desta, faz todos os arranjos necessários, tendo em sua casa um porão e outro porão ainda mais abaixo, que é onde ele planeja manter sua prisioneira.

(O restante da resenha você encontra no meu blog, INICIO DE CONVERSA. O link está abaixo!)

site: https://iniciodeconversa.blogspot.com/2018/10/conversando-sobre-livros-o-colecionador.html
Luciana 22/12/2018minha estante
Podem me chamar de doida mas eu não gostei desse livro, achei sem graça e repetitivo, não consegui terminar de lê-lo. Talvez por ter lido O diário de imã escrava antes, também da Darkside , a história é no mesmo estilo, porém muito melhor! Dias perfeitos do Raphael Montes também é legal

Janaina Magon 23/12/2018minha estante
Oi Luciana!
Eu também achei extremamente repetitivo na segunda parte, contada pela Miranda.
O Diário de Uma Escrava eu ainda não li, mas quero fazer isso no próximo ano ! *-*

Beijos

Luciana 30/12/2018minha estante
Oi Janaína! Pode ler O diário de uma escrava que vc vai gostar!Depois me conta, o final da um pouco de raiva mas nada que atrapalhe a leitura de ser incrivel, rsrs

Janaina Magon 02/01/2019minha estante
Oie!
kkk, pode deixar, eu vou ler e depois te conto.

Bjs

Rebeca 25/09/2020

O Colecionador
O Colecionador é um bom livro, com temática interessante. Possui um vilão fraco e uma vítima irritante, o que torna a leitura chata e difícil.
Apesar disso, continua sendo um bom livro, só não encontrou as minhas expectativas.
tha 25/09/2020minha estante
acho que você não entendeu a proposta do livro

Rebeca 26/09/2020minha estante
Entendi sim

bruna 09/10/2020minha estante
concordo com você. adorei a parte do "calibã" mas a parte da Miranda foi meh..... Só melhorou logo no finalzinho!

Rebeca 09/10/2020minha estante
Quem aguentou o capítulo da Miranda aguenta qualquer coisa