O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Nicolas 28/08/2023

Tinha tudo pra ser bom.
O contraste apresentado nessa edição da Darkside é evidente: um livro lindo, já o conteúdo, uma bosta. O único suspense que vi nesse livro é como o Clegg consegue gostar da Miranda. Tudo nesse livro é chato, com exceção do começo, a narrativa estava interessante, e eu estava curioso pra saber o que ia acontecer. Quando descobri que a segunda parte do livro era do ponto de vista da Miranda fiquei mega animado pra ver como seria. Pra quê. Os capítulos que ela escreve em seu diário são muito chatos e tediosos, ela só fala do G.P, e perde total o clima de suspense. Sério, o John Fowles cagou no livro dele quando resolveu colocar a Miranda pra falar, eu pulei quase tudo que ela tava falando, e pasmem, não mudou nada na história. É tudo tão desnecessário, juro. No final eu já estava desesperado pra história acabar e não tava nem aí pro que ia acontecer. E o final é bem chato, nada demais. A escrita não é ruim, mas também não é das melhores, os personagens são odiáveis, e acho que não dá pra chamar esse livro de thriller. Enfim, um lixo literário.
Gabriela1299 28/08/2023minha estante
E eu aqui acabei de pegar o livro lendo sua review ?

Nicolas 28/08/2023minha estante
eita mds, eu não gostei nada, mas talvez vc tenha uma experiência diferente

Ita 28/08/2023minha estante
Eu tava gostando até chegar na parte que a Miranda começa a narrar... Algumas partes são bem chatas mesmo (eu lia as partes que ela falava do G.P rápido pra acabar logo), gostava quando ela falava do momento presente, presa no cativeiro. Quando eu tava lendo essa parte que ela narra, eu já tava pensando: nota 0 pra esse livro. Mas depois que o Caliban voltou a narrar, eu gostei mais. Acho um bom livro pra gente """entender""" (bem entre as aspas) a mente dele e dela também, como vítima. Eu confesso que esperava um final feliz mas raramente há um final feliz nesses cenários. Por mim podia fazer uma edição somente com o ponto de vista dele kkkkk

Nicolas 28/08/2023minha estante
acho que depois da parte dela eu desisti do livro, sinceramente ksks mas se tivesse uma edição só com ele seria mt bom

Belle.nats 28/08/2023minha estante
Nossa sim!! Eu li até metade do capítulo dela, fingi que o livro acaba ali e não terminei restante do livro que seria umas 25 pags dela. HORRÍVEL!!

Nicolas 29/08/2023minha estante
juro vei, como pode uma menina ser tão chata

Matheus1025 29/08/2023minha estante
Esse tá na minha lista tem muito tempo, você fez eu repensar se vale a pena mkk

Nicolas 29/08/2023minha estante
eu acho q vale a pena n viu

Vanderleia19 03/09/2023minha estante
Eu nunca torci tanto pra que ele matasse ela,menina insuportável da desgraça

Nicolas 03/09/2023minha estante
entao vei, odiei tanto ela

Jorge 20/05/2021

Complicado falar...
Esse é um livro que tinha um tempo que eu queria ler, então criei uma grande expectativa, ainda mais pq algumas pessoa falaram muito bem dele.

O que achei ?

A premissa da história é boa e isso fez minhas expectativas aumentarem ainda mais no começo da leitura, tanto que devorei a primeira parte, porém do meio pro fim da primeira parte e na segunda parte a coisa começou a desandar, principalmente quando ela começa a falar do GP, cansa só de falar dele.

Como assim cansa só de falar do GP?

A narrativa é boa, tanto que flui muito bem quando ambos estão falando sobre o sequestro, porém quando começa a "filosofia" ( por falta de palavra melhor) do GP fica bem cansativo o livro, pelo menos pra mim, provavelmente não sou o público para esse tipo de livro.

Isso torna o livro ruim ?

Não, como falei provavelmente não sou o público para esse tipo de livro, pois eu estava esperando uma " ação " ( outra vez por falta de palavra melhor ), em relação ao sequestro, porém não teve, não como eu esperava e foi isso que atrapalhou minha experiência com o livro toda a expectativa criada.

Mas pq afirmo que não é ruim ?

Só pra ter uma ideia li 210 páginas desse livro em menos de 2 dias, pois realmente flui bem, porém como não sou o público para o que foi empregado, principalmente quando o GP entra na história, isso atrapalhou, porém para quem gosta dessa parte artística e filosófica da coisa eu tenho certeza que vai gostar muito.

Concluído...
Acredito que vale a pena sim da uma chance para esse livro, porém não espere aquele suspense, terror e nem nada do tipo, abra um pouco a mente e viva o livro, pois tenho certeza que sua experiência será muito melhor que a minha.

Obs: Não vou falar do final, pois não tem como falar de um jeito sem dá um spoiler gigante, mas vamos dizer, depois de pensar um pouco, terminou como tinha que ser, apesar de eu ter desejado uns 10 finais diferentes.
Mi Rubin 20/05/2021minha estante
Fuen fuen ?
Tu ainda foi bonzinho com a nota ???

Andressa1296 20/05/2021minha estante
Eu tbm me decepcionei com algumas partes desse livro..... uma indicação tu já leu jardim das borboletas e o diário de uma escrava? Se não leu vai atraz... Tu vai amar...

Jorge 21/05/2021minha estante
Ah Mirian não é pra tanto, tem seu lado bom...

Sim Dessa, esperava muito mais, o começo me fez criar muita expectativa, pena que não as atendeu.
Ainda não, a Mirian me recomendou e falou muito bem e até me salvou de comprar uma segunda vez o Jardim das borboletas kk, pretendo ler em breve, estou com muito espectativa.

Andressa1296 21/05/2021minha estante
Não vai se decepcionar ele é um dos meus favoritos....

Jorge 21/05/2021minha estante
Eu acredito.. A expectativa está ainda maior.

Mi Rubin 22/05/2021minha estante
Quase compra duas vezes
Mas ler que é bom... ??

Jorge 22/05/2021minha estante
Em breve...

Bruno Loyo 15/07/2021minha estante
Tb detestei a 2ª parte, especialmente qnd falava de G.P, de quem peguei grande abuso

lu <3 09/08/2021minha estante
torno minhas palavras as suas, senti muito isso sobre o começo do diário da miranda, sinto que começou a densadar um pouco da minha leitura, mas contninuei do mesmo jeito, mas ela começou a falar muito do g.p e senti que deixou parte da minha leitura completamente cansativa. no final do livro eu estava louca para terminar, mas curti por ele me consegui trazer sentimentos de ódio sobre o protagonista. claro que, odiei o seu final. e ainda que ele queria fazer aquilo novamente, mas como escrevi no começo, você resumiu o que eu senti, era um livro que esperava bem mais.

Ari Phanie 06/08/2020

Calibã e a borboleta
Nós estamos vivendo atualmente uma onda de entretenimento onde os perversos e os sociopatas são as grandes estrelas. E sendo assim, são altamente romantizados. A exemplo da série You e do filme 365 dias, a gente percebe como transtornos mentais e crimes sexuais foram glamourizados a níveis preocupantes. O Colecionador é dos anos 60, mas John Fowles também quis tornar o seu sociopata mais simpático aos seus leitores.

Frederick Clegg é um funcionário municipal, homem comum, do tipo que a gente pode esbarrar nas ruas todos os dias. Mas Frederick não tem amigos, não se dar bem com sua família e não gosta das pessoas, em geral, preferindo manter um afastamento de todos. A falta de inteligência emocional do personagem o impossibilita de reconhecer e entender os sentimentos alheios. No entanto, há uma coisa com a qual Frederick acha que teria uma relação perfeita: Miranda. Colocar Miranda como coisa foi totalmente proposital, foi exatamente o que o protagonista fez.

Miranda, uma jovem artista a quem Frederick via pela janela do seu trabalho, vira uma espécie de artigo da sua coleção, junto com as suas lindas e inanimada borboletas. Ela é sua espécime mais cara e apreciada, mas ainda é como as suas colegas de cárcere; não está viva. Ele a mantém trancada numa caixa para apreciar de vez em quando e raramente a escuta de verdade. A gente já sabe o final da Miranda no começo, não tem surpresa.

Amigos meus disseram que talvez eu não fosse gostar do final, que eu ficaria decepcionada. E fiquei mesmo. Não houve nenhuma surpresa aqui. As borboletas, Miranda, são artigos de uma coleção, e como todo colecionador, quanto mais espécimes Frederick capturar, mas aquele vazio doentio nele é preenchido, mas apenas momentaneamente.

Felizmente, Fowles escreve muito bem, e principalmente na Segunda Parte, ele deu profundidade à história (ao invés de apenas romantizar seu protagonista como um homem estranho, mas bonzinho que só precisa ser compreendido e não se sentir mais tão solitário...bah), e criou algumas reflexões muito boas. Miranda é uma personagem complexa, que ora aborrece, ora você compreende. Ela é jovem, ingênua e inexperiente, que, no entanto, consegue refletir e analisar as coisas com maturidade. Mas em alguns momentos, Fowles quis apenas que ela fosse uma antagonista para o seu protagonista, e isso não me passou despercebido.

Os rapazes bonzinhos, com cara de cachorros perdidos, que estão loucos para dar apenas amor e cuidar das suas "musas", mas que pra isso precisam afastá-las de todos que conhecem e obrigá-las a ser apenas deles estão por aí em alguma série, filme ou livro sem que você precise procurar muito. Eles são lindos, tem corpos sarados e são extremamente ricos podendo dar tudo a suas "musas". Na vida real, eles te fazem escrava sexual (Malik e Ariel Castro), te torturam, agridem e obrigam a ter filhos de estupros sistemáticos (Aloisio Giordano) ou traficam teu corpo. Eles não vão sentir muito, eles não vão sentir nada porque a mulher é só um objeto, exatamente como Miranda foi para Frederick.
Fernando Lafaiete 06/08/2020minha estante
Aff... lerei esse livro esse mês e já estou me preparando pra odiar. Já estou de saco cheio de romantização de coisas absurdas. #Preguiça

Ari Phanie 06/08/2020minha estante
Somos dois. Inclusive vi gente dizendo em suas resenhas que odiou a Miranda, q n suportou a personagem, q ela era escrota. E na primeira parte, vc percebe q o autor qr exatamente isso; q as pessoas fiquem com pena do protagonista. Incrível. Mas enfim, o Fowles só não levou nota menor pq realmente escreve bem, e faz umas colocações interessantes.

Fernando Lafaiete 06/08/2020minha estante
kkkk...Aff... pelo jeito é tipo o que o Nabokov faz em Lolita.

Ari Phanie 07/08/2020minha estante
Viixi. Deus me livre ler Lolita.

Lãine Dual 07/08/2020minha estante
Esperava mais quando li, principalmente da Miranda.

Ari Phanie 07/08/2020minha estante
Ela é uma jovem adulta, mais adolescente que adulta. [spoiler] Eu qria que ela criasse mais oportunidades pra fugir, mas infelizmente não havia como.

Lãine Dual 07/08/2020minha estante
A questão foi a divagação a personagem poderia trazer sua visão do Greg, caracteristicas de um psicopata. Ela lembrando do GP, então, pura enrolação.

Thaís Damasceno 08/08/2020minha estante
Confesso que estou cansada de livros que colocam as personagens femininas em sofrimento constante, os autores masculinos tem mania que querer colocar o estupro em tudo quanto é livro. Eu sei que isso acontece constantemente aqui no mundo real, só que em alguns livros isso entra de forma banal só para causar sofrimento a personagens e uma tortura para as mulheres que estão lendo.

Ari Phanie 08/08/2020minha estante
Sim, Thaís, eu concordo contigo. Às vezes, a gente fica com essa sensação. Pq n sabem lidar com esse tema como deviam, como mulheres conseguem desenvolver, por exemplo. Eu fico fugindo de livro qnd sei q tem esse tema. Tem livro do King q eu sei q tem o tema e sei q ele usa só pra causar sofrimento mesmo, à personagem e a quem tá lendo.

bookslettie 15/05/2024

"O Colecionador" é um clássico chato e com a escrita maçante. Fred é um colecionador de borboletas que fica obcecado por Miranda e a sequestra. Nisso acompanhamos seus dias no cativeiro com o sequestrador.

Os personagens e suas complexidades são intrigantes. Ao mesmo tempo em que eu torcia para Miranda fugir eu torcia pra ela morrer logo, seus POV's foram os piores.

Não achei o livro perturbador, se distancia disso. Para quem está interessado em ler thrillers assim, recomendo "A estranha Sally Diamond", esse sim vale seu tempo e dinheiro gastos.
Raih. 15/05/2024minha estante
Amg vc já leu o jardim das borboletas? É muito bom

bookslettie 15/05/2024minha estante
Nunca li, Rai! Vou procurar sobre!

lee 15/05/2024minha estante
e eu tava querendo comprar ele kkk

Dani.Pivatelli 15/05/2024minha estante
Obrigada

evexule 15/05/2024minha estante
Também não gostei desse

Marcelle.Abreu 15/05/2024minha estante
Descreveu tudo o que eu achei kkkk e Sally Diamond é maravilhoso mesmo ?

Fernanda3048 15/05/2024minha estante
Estou lendo ele agora, apesar de ter lido só 11% do livro, estou gostando.

jadhe0 15/05/2024minha estante
meu deus foi exatamente isso. eu fui ler com a maior expectativa do mundo e simplesmente dropei, não consegui ler mais nenhuma página tudo era insuportável a Miranda, ele nada fazia sentido e não tinha nada de perturbador achei tudo mt besta e totalmente fora do q eu tava imaginando

Fabi129 17/06/2018

NARRATIVA CANSATIVA
Bem, eu já li alguns livros em que se retrata o sequestro de uma garota. E sempre me interessei por esses tipos de livros. Acabo me compadecendo pelo sequestrador, terminando por fim tendo empatia por ele. Leiam Stolen Raptada: Carta ao meu sequestrador (Lucy Christopher).
Confesso que fui com muita sede ao pote ao ler este livro aqui. Vi algumas resenhas dizendo que ele era pesado e durante a leitura pensei comingo: AONDE este livro é pesado? Na verdade é lento que só! É angustiante, mas não chega a ter tortura física e tal...
Lia e lia esperando que surgisse algo interessante que me prendesse a leitura, mas não encontrei isso no livro TODO! O sequestrador tem uma personalidade um tanto sem graça. Sequestra Miranda, porém só a quer perto de si para observar. Ele não é de ter os melhores diálogos com ela, não a seduz, NADA DE NADA. É muito chato!
Sim, eu cheguei até certo ponto esperar que ele tivesse algum romance com ela, só para ter alguma mudança no livro.
Pior ainda é quando a história é narrada pela Miranda. Claro que ela está temerosa com o seu futuro, vive tentando fugir, mas seus relatos sobre o velho que ela gosta, tem que ter extrema paciência nessas horas.
O final foi algo inesperado para mim. Depois de tudo que houve o sequestrador planejar fazer aquilo? =O
Gente, ele é louco mesmo! Senti até pena dele, só que este final mostrou o seu eu verdadeiro. Assustador!
Este livro mostra bem até que ponto o ser humano pode chegar. Senti no final um misto de medo, pois sei que apesar de ser um livro de ficção, essas coisas acontecem nos dias de hoje com grande frequência.
Eu avalio como 3 estrelas devido a forma que foi escrito.
Isabela | @sentencaliteraria 17/06/2018minha estante
Estava com tanta vontade de ler esse Fabi, pena que não te cativou :/

Fabi129 17/06/2018minha estante
Consegui gostar não Isa.

Celina 18/06/2018minha estante
Fiquei curiosa quando me deparei com esse livro por aí...mas o meu sexto sentido falou mais alto e passei longe...risos

Jaque - Achei o Livro 18/06/2018minha estante
Achei a mesma coisa.
Já leu Identidade Roubada? Esse é excelente!

Fabi129 18/06/2018minha estante
Li não Jaque, mas pretendo!

Jaque - Achei o Livro 19/06/2018minha estante
Leia Fabi! É daqueles que não dá pra largar...

Bruna.Rodminski 02/07/2018minha estante
A unica coisa torturante nesse livro é ler a narrativa de Miranda sobre GP.
E concordo com voce Jaque, Identidade roubada é excelente, e eu realmente não esperava aquele final.

lisyrb 14/02/2019

Uma história sobre a doença da mente humana...
Nota Final = 4,2

Diagramação = 3; Plot/Enredo = 4; Desenvolvimento do Plot/Enredo = 5
Plot Twist/ Previsibilidade/Mind-Blowing = 4; Ambientação/Cenário/Universo = 4
Protagonista = 4; Desenvolvimento do protagonista = 5; Personagens secundários = 4 Desenvolvimento dos personagens secundários = 5; Antagonista (se houver)= 4; Desenvolvimento do antagonista = 4; Conteúdo = 5; Mensagem = 4

"O Colecionador" é um livro perturbador, dividido em três partes: a história e o ponto de vista de Frederico (Fred ou Calibã, protagonista), os pensamentos de Miranda e o desfecho trágico da história.

Um homem aparentemente normal "se apaixona" (e aqui eu abro espaço para muitas aspas) por uma garota que aparentemente ele não pode se envolver. Após ganhar muito dinheiro em apostas do futebol e sua tia ir para a Austrália, Frederico (um colecionador de borboletas) se depara com o anúncio da venda de uma casa, isolada da civilização. Ao comprar a casa, Fred coloca em ação seu plano para sequestrar Miranda. Bem-sucedido na execução, ele a mantém no porão de sua nova casa, lugar que ele arrumou para recebê-la. O idiota achava que, prendendo-a ali, Miranda teria tempo para conhecê-lo e, após isso, ela poderia se apaixonar por ele.

Miranda mantém um diário, onde escreve todos os seus pensamentos e algumas lembranças da sua vida fora do cativeiro. Porém, a garota comete um ledo engana: ela pensa que pode manipular Calibã para que seja solta. Miranda, em seus pensamentos, demonstra paixão por um artista mais velho do que ela. Ainda, ela demonstra arrependimento de certas coisas que não fez antes de ser sequestrada. Esperançosa de que conseguiria fugir ou conseguiria persuadir Calibã a soltá-la, Miranda pensa em uma série de planos. Conforme eles dão errado, ela começa a se frustrar e a perder suas esperanças, sabendo que dificilmente sairia do cativeiro com vida.

Não vou contar o final porquê seria um baita spoiler, mas, após terminar de ler "O Colecionador", nota-se o quanto as pessoas podem ser doentes. Frederico é um psicopata que usou uma falsa paixão para justificar seus atos repugnantes, sabendo que sua meticulosidade o salvaria de qualquer problema...
Carol M. 14/02/2019minha estante
Quero muito ler esse

lisyrb 14/02/2019minha estante
Você não vai se arrepender. É um tema pesado, mas a escrita é bem simples e a história não é nada prolixa... Esse livro é muito bom mesmo!

Line Garbelin 21/02/2019minha estante
Nossa que sinistro esse livro, como vc se sentiu lendo ele? Os livros me trazem reflexões e sentimentos, acho que ficaria meio perturbada das idéias hsuahsuahush (bricadeira só exagerei mesmo). Qual sua experiência quanto a isso?

lisyrb 23/02/2019minha estante
Então, Line... Particularmente foi um livro que mexeu bastante comigo, principalmente porque li o "3096 dias" em seguida! Se você ainda não leu nenhum dos dois, aconselho a ler "O colecionador" primeiro e depois o "3096 dias", pois " O colecionador" é ficção é o da Natasha são os relatos dela nos 8 anos que ele viveu em cativeiro.
A leitura do colecionador de maneira isolada já me fez refletir muito sobre nossa maldade, mas depois de ler "3096 dias" cheguei a cogitar que o sequestrador da Natasha leu "O colecionador", o que sigo, sem vergonha alguma, que me deu arrepios...
Porém, também acho importante esse tipo de leitura, pois ajuda a conhecermos melhor nós mesmos w um pouco mais das outras pessoas, possibilitando ficarmos preparados para tudo (ou quase tudo)...
Bom fds? Beijão!

lisyrb 23/02/2019minha estante
Ps: meu corretor não sabe a diferença entre "e" e "é"... Desculpe! Hehe

Line Garbelin 25/02/2019minha estante
Tudo bem, meu corretor também é indisciplinado as vezes kkk Entendi, se eu tiver a oportunidade lerei sim. Essa sua ultima frase me deu arrepios kkkkkkkk sobre estamos preparados. Mas é uma grande verdade não temos controle sobre a vida. Obrigada, beijos =D

lisyrb 26/02/2019minha estante
Pois é, Line... A vida é que nem areia: seguramos ela nas mãos e em seguida pode escapar por entre nossos dedos.
Se puder, leia os dois livros. São ótimas leituras para reflexão...
Ah, é tinha outro erro só maldito corretor: era pra ser "digo", e não "sigo", hehe...
Boa leitura! E não há pelo que você me agradecer! Eu que agradeço! É sempre bom ter uma conversa legal... :)
Beijão

Eriii_Souza 20/03/2024

"A tirania odiosa dos homens fracos"
Essa frase do livro reflete bem a essência do que foi escrito. Ele é um livro da década de 60 por isso a linguagem e os costumes ficam bem aparentes.

Temos nessa história um homem perturbado, com tempo e dinheiro pra fazer merda. Ele tem um amor platônico (por uma moça a qual nunca falou) que é deturpado.

O livro é dividido em 4 partes, a primeira é o sequestrador narrando, na segunda temos a leitura do diário da vítima, a terceira e quarta tbm são do sequestrador. A leitura é beeeem arrastada (e chata). Os personagens são igualmente desinteressantes e é imensamente irritante todas as menções ao G. P.
AliJu 21/03/2024minha estante
São mais de 110 GP, amiga!!! Eu contei só para falar na minha resenha kkkkkk

Eriii_Souza 21/03/2024minha estante
Jesus Cristian! Faltou isso aqui ? pra eu não abandonar o livro na segunda parte ???

AliJu 21/03/2024minha estante
Eu não abandonei porque fiquei com vontade de resenhar kkkkkk Pior que teve quem veio criticar meu pov, homem querendo fazer mansplaining, pode surgir aqui na sua também kkkkk

Ramon 27/03/2024minha estante
Todo mundo que falei sobre esse livro achou bem arrastado mesmo... mas o tanto que os personagens me irritaram a acabou tornando a leitura fluida pra mim.

Eriii_Souza 28/03/2024minha estante
Acredito que a partir da visão de mundo de cada um e do momento em que lemos determinadas coisas, isso molda nosso ponto de vista sobre elas. Já vi gente favoritando esse livro, mas eu não consegui gostar, a leitura não foi prazerosa.

AliJu 28/03/2024minha estante
Concordo, amiga @Eriii_Souza, por isso eu sempre busco ser respeitosa do tipo se alguém não gosta de algo que eu curto, ou o contrário, eu não vou dizer nada nos comentários ou review dessa pessoa kkkkkkk Só comento em quem vejo que compartilha de uma opinião parecida?

Marques60 05/06/2021

Só isso?
Não sei explicar a razão, mas eu esperava mais. Talvez eu imaginasse mais ação, mais suspense. Não gosto de ler a sinopse antes, então é nisso que dá.
Ingrids.arts 05/06/2021minha estante
To na pag 245 e to enrolando muito pra ler pq essa segunda parte ta muito arrastada p mim. Só n largo pq n gosto d abandonar livro na metade mas tá tão desanimado, a parte um eu amei li super rápido. Aff ?

Marques60 08/06/2021minha estante
Sim, tem momentos em que ele se arrasta mesmo.

Ingrids.arts 08/06/2021minha estante
Terminei ele já... Fiquei revoltada com o final. Esperava mais.

Marques60 08/06/2021minha estante
Pois é, também fiquei com essa sensação.

Bruna 11/06/2021minha estante
Estou na metade, essa segunda parte tá quase me fazendo desistir *socorro*

Ingrids.arts 11/06/2021minha estante
Nossa sim! Essa parte do diário da Miranda é um porre. Pior que mais da metade do livro é isso. Não desisti por pura força de vontade pq n aguentava mais. Parece que voltamos pra estaca zero só que de um jeito muito chato, diferente da primeira parte que foi emocionante.
É legal q depois qnd vc for ler a introdução tem uma parte q o Stephen King fala dessa segunda parte quase perder o leitor.

Filipe 07/05/2021minha estante
Gostei muito desse livro! Ele me prendeu até a última página! Super recomendo!

Melanie13 07/05/2021minha estante
Massa!! Já está na minha meta deste ano.

Luísa Ro :)))) 07/05/2021minha estante
Sim?

Luísa Ro :)))) 07/05/2021minha estante
Mel, lê sim! Ele é mtu bom! Aposto q vai adorar

Melanie13 07/05/2021minha estante
Vou ler sim!! Obrigada pela dica ?

Jacqueline.Carvalho 13/05/2021

"Havia momentos em que eu pensava poder esquecê-la. Contudo, esquecer não é uma coisa que possamos fazer, é algo que nos acontece ou não. A mim, não aconteceu."

Imagine se você ganhasse na loteria. O que você faria? Você viajaria? Compraria um carro novo?
Frederick não faz nada disso. Ele sequestra sua "amada" e a mantém como hóspede (pelo menos na cabeça dele), em sua casa.
A trama é fantástica, do início ao fim. Somos transportados para uma mente doentia e é assustador tudo o que o ser humano é capaz de fazer.
P.C.Filiputti 13/05/2021minha estante
Eu amo esse livro.

Carol Fogaça 14/05/2021minha estante
Adorei a resenha ??

Vanea 14/05/2021minha estante
Também adorei a resenha.
Eu não gostei muito desse livro.

Roberta 14/05/2021minha estante
Eita

Lisandra Sousa 16/05/2021minha estante
MDS ?
Resenha instigante!

Bruna2306 16/01/2019

Não é o que parece
Ouvi tanto sobre esse livro que separei pra ser um dos primeiros lidos do ano, ilusão total kkk Até a metade considerei razoável, mas se torna tedioso e o final é um horror, inacreditável. Não recomendo.
ThayAvalon 16/01/2019minha estante
por isso que eu comprei a versão de sebo , ele eu só compraria pela capa . Concordo plenamente

Claudia 24/01/2019minha estante
Quero ler! Você tem para trocar?

Bruna2306 24/01/2019minha estante
Oii, não tenho, eu li no Kindle ?

Claudia 24/01/2019minha estante
Ok! Obrigada

Rainy Rangel 16/05/2019minha estante
Achei ruim repetir a mesma coisa na visão dela. Ficou cansativo

Jadie.pereira 26/11/2022

Aí eu nao gostei, a parte da Miranda é muito arrastada, ela fala só de outras pessoas, mal fala do sequestro, isso me deu preguiça, o final tbm não me agradou, me esforcei demais pra ler esse livro.
Ryotaki 03/12/2022minha estante
Tô na parte da Miranda agr e mds... apenas concordo com oq vc disse. A parte dela é completamente arrastada, tô querendo saber sobre a situação no cativeiro mas ela mal cita isso.

Jadie.pereira 04/12/2022minha estante
Eu achei a parte dela um saaaaaaco eu pulava ?? só li com detalhes a dele mesmo

Ryotaki 05/12/2022minha estante
Acho q vou começar a pular tbm kkkkkk sinto vontade de bater minha cabeça na parede toda vez q ela fala do gp

Jadie.pereira 05/12/2022minha estante
SIM KKKKKKKKKKKKKKKK Eu criei um ódio genuíno esse cara por causa dela

Ryotaki 05/12/2022minha estante
Tbm, só fala de gp ou dos sonhos q ela teve namoral KKKKKKKKKKK QUEM LIGA?

Tainateixeira92 14/04/2023

Uma obra-prima perturbadora
Esse livro é incrivelmente bem escrita e intrigante que aborda temas complexos e perturbadores, com uma maestria impressionante. O livro é narrado em duas partes: a primeira é contada do ponto de vista de Clegg, enquanto a segunda é narrada pela perspectiva de Miranda, após seu sequestro.

A escrita de Fowles é muito envolvente e intensa, fazendo o leitor mergulhar na mente doentia do Clegg, e trazendo desconfortável e pertubação por conta da sua obsessão. A transição para a perspectiva da Miranda é perfeita e traz uma nova dimensão à história, permitindo que me permitiu compreender melhor a complexidade da situação.

Um dos aspectos mais notáveis desse livro é a habilidade em explorar temas como obsessão, poder, liberdade e misoginia de forma inteligente. Fowles não faz julgamentos morais diretos, o faz que o leitor tire suas próprias conclusões e reflita sobre as implicações mais profundas da história.

A estrutura da narrativa é impecável, devido à tensão da situação que culmina em um final surpreendente e chocante. Esse escritor foi excepcional em manipular a mente do leitor, além de criar uma atmosfera de suspense que permeia todo o livro. É uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam um bom suspense psicológico e desejam ser desafiados a pensar mais profundamente sobre os aspectos mais sombrios da natureza humana.
Ju.Carvalho 16/04/2023minha estante
Se gosta desta temática indico "Diário de uma Escrava"

Tainateixeira92 16/04/2023minha estante
Vou pesquisar Jú, obrigada pela indicação!

Ju.Carvalho 16/04/2023minha estante
Fiquei uns bons dias bem reflexiva.

Tainateixeira92 16/04/2023minha estante
Já li, fui pesquisar e vi agora, faz tempo já. Nossa, esse livro é muito pesado. Tem mais indicações??

Ju.Carvalho 16/04/2023minha estante
Achei ele bem mais pesado do que "O Colecionador". Houve cenas que me embrulhou o estômago.

Rosangela Max 10/10/2022

O despertar de um serial killer.
O enredo é interessante, mas achei que foi mal aproveitado. Não acontece muita coisa e ficamos na expectativa de que algo interessante aconteça. Achei maçante em vários momentos.
Tinha potencial para ser mais perturbador.
Me coloquei várias vezes no lugar da Miranda para tentar entender as atitudes dela, estando a mercê de um louco que acreditava não estar fazendo nada demais ao sequestrar a mulher que dizia amar.
O jeito combatente da vítima deu uma equilibrada na história.
Recomendo a leitura, mas não crie expectativas.
Mariana Destacio 10/10/2022minha estante
Vish... acho que vou deixar o meu guadadinho aqui por mais tempo rsrsrs

Rosangela Max 10/10/2022minha estante
???

amandinha 11/10/2022minha estante
Acho que o intuito do livro não era ser perturbador, entendi mais como um estudo de personagens talvez. Você leu a introdução do King dessa edição? Depois que eu li consegui tirar mais proveito desse outro lado do livro

amandinha 11/10/2022minha estante
Mas confesso que fiquei decepcionada com o final, estava esperando alguma justiça acontecer kkkkkkkk

Rosangela Max 11/10/2022minha estante
Li sim a introdução. Sempre procuro tirar das leituras a minha impressão particular e, para tal, dificilmente consigo deixar de fora minhas expectativas em relação a elas. Ainda mais para esses livros que se tornaram um clássico. ??

Maria Cristina 15/07/2018

Decepcionada :(
Esse livro me despertou muitos sentimentos. Infelizmente a maioria deles não foi bom. ?
Eu fiquei um pouco desapontada, confesso, mesmo porque é um dos meus estilos favoritos e essa edição é maravilhosa. ?
Então... Fred é um rapaz humilde desprezado pela sociedade esnobe e que encontra o amor de sua vida em Miranda uma moça linda estudante de artes que lhe é completamente inacessível. Um dia ele ganha na loteria. Na posse de uma grande fortuna que lhe da a oportunidade de comprar o que nunca pode ele decide ter também o amor de Miranda. E como fazer Isso? Simples. Planejando um sequestro. Mas fique calmo. Épara o bem dela. ?
Primeiramente, eu não tenho nada contra narrativas em primeira pessoa, e acredito que os sentimentos que tive foi a intenção do autor. Mas eu odiei a tentativa de Fred ficar o tempo todo tentando me convencer que ele estava certo e o resto do mundo errado. Que ele era bom é Miranda ruim. E o primeiro capítulo foi TODO assim. Tomei ranço.
??
Aí veio a segunda parte narrada por Miranda e pensei, bom agora vem a parte que a gente se solidariza com ela. Cria empatia. Mas isso é impossível porque ela é simplesmente INSUPORTÁVEL. SIM. Ela é intragável. A narrativa é massante. Pelo amor de Deus. É só nas últimas cinco páginas de quase duzentas que você fica pelo amor de Deus o que vai acontecer. ???????
A terceira parte volta para Caliban (apelido que Miranda da a ele) e o ranço volta. Mas ali você percebe a real intenção do livro. E junto com as últimas páginas é que o livro fica tolerável. ?? O fim é super interessante num livro eca.
?????
Resumindo, uma história boa com personagens bleee.
Angelica.Zilda 17/07/2018minha estante
Chora não bebê

Jessica Rodrigues 17/07/2018minha estante
Compartilho o mesmo sentimento.. Ranço puro!

Maria Cristina 17/07/2018minha estante
undefined

Ray - Bruxinha.literaria 25/07/2018minha estante
Infelizmente foi decepcionante ... massante é muito difícil de ler ?

Aninha 26/07/2018minha estante
Concordo com a sua opinião... Senti o mesmo...