A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

isa godoi 09/09/2023

True crime
Fui sem expectativas e sai com uma ótima experiência de leitura. A construção dos personagens desse crime horrível, desde a família Clutter, os assassinos até aos habitantes da cidade do interior, fazem esse livro ser irresistível, sem possibilidade de parar de ler, pois, a cada página virada, entramos mais no íntimo da atmosfera vivida pelas pessoas na ocasião do crime.
A forma como foi escrito, trazendo a tona o novo gênero do jornalismo literário, utilizando a objetividade dos fatos com os recursos literários, apresenta cenas vívidas e personagens reais interessantes (com passado, motivações, traumas, virtudes e erros), tornando o envolvimento do leitor com os fatos a peça chave da trama.
Margô 21/09/2023minha estante
Concordo com a sua valiosa análise...Pena que Truman entrou em parafuso após a escrita desta obra...queria mais livro do autor, bem nessa linha que ele se considerou o mentor!

Ana 05/05/2023

Um livro aclamado do mesmo autor de Bonequinha de Luxo.
Quando escreveu A sangue frio, Capote já era um autor aclamado por crítica e público nos EUA. O livro é sobre um famoso crime que ocorreu nos anos 50 em Holcomb, uma cidadezinha até então pacata do interior do Texas. O caso ocorreu da seguinte maneira: Uma família inteira foi morta por um motivo torpe: nada mais que alguns dólares, pois um dos criminosos achava que o dono da casa tinha muito dinheiro guardado em um cofre, o que mais tarde provou não ser verdade. Mesmo assim, isso não impediu que a família fosse morta a tiros, sem piedade.
Pelo crime, os autores dos assassinatos, Perry Smith e Richard ''Dick'' Hickock, foram condenados à morte, o que para uma cidade do interior, atraiu bastante atenção do país todo na época, e gerou muitas controvérsias sobre a questão da pena máxima.
Capote escreveu esse livro magistral de forma maravilhosamente imparcial, onde parece dizer aos leitores: ''tirem suas próprias conclusões''. De fato, falo por mim: ao ler A sangue frio, fiquei chocada sim com o que aconteceu com a família, mas as almas dos homicidas são dissecadas na obra, em especial a de Perry Smith, com quem Capote pareceu ter uma certa ligação, não sei se é verdade. No livro os bandidos não surgem apenas como monstros bárbaros, mas apenas humanos. Também há passagens que fazem comparações entre o crime de Holcomb a outros anteriores ou da mesma época, tão bárbaros quanto, inclusive de uma dupla de serial killers que assombrou os estados do Oeste até o Meio-oeste dos Estados Unidos: York e Latham, dois jovens de boa aparência que simplesmente decidiram que o mundo é podre e que todos que cruzassem seu caminho deviam morrer. Eu não tinha conhecimento desse caso mesmo conhecendo bastante true crime, e é impossível não comparar York e Latham com Perry e Dick; a diferença é que perto de York e Latham, Perry e Dick não passavam de dois criminosos tolos e atrapalhados. York e Latham matavam por puro prazer e só pararam quando foram apanhados. O livro em alguns momentos parece ser um romance, de tão bem escrito que é, pois em nenhum momento me causou tédio e todos os que dizem que não dá vontade de largar essa leitura não mentiram de fato. Sempre tenho pavor de ler um livro que todos dizem ser sensacional e no final, sentir tédio ao lê-lo, mas graças ao bom Pai, não foi o caso de A sangue frio. Senti, sim, ao fazer essa leitura, diversos questionamentos passarem pela minha cabeça: as motivações de certos crimes que parecem ser sem sentido; os delitos e suas penas; a própria questão da pena de morte; a psicopatologia, a cultura do american way of life dos anos 50, etc. Etc. Etc. Um livro fenomenal que merece ser chamado de clássico. Só me arrependo de não tê-lo lido antes.
Gleidson 05/05/2023minha estante
Excelente resenha! ?

Daniela742 21/09/2021

Inovador
O trabalho de Truman Capote nesse livro é maestral! Ele consegue reconstituir perfeitamente os acontecimento e conduz a história de uma forma instigante e super curiosa, tudo isso feito com uma escrita fluída e bem trabalhada.

Em muito momentos lendo a história esquecia que tudo que estava sendo contado fazia parte de uma história real e quando me dava conta da bruta realidade a aflição era certeira, pois os detalhes, os perfis e o conjunto da obra é extremamente imersivo e transmite tão bem, sem apelar para o sensacionalismo, o impacto dos acontecimentos.
Joao 21/09/2021minha estante
Perfeita a tua resenha. A narrativa de Capote nesse livro é um espetáculo.

Pedro Almeida Prado Castro 04/07/2019

Sem fôlego
Acompanhar uma história sobre um assassinato brutal, tal qual o livro, já é o suficiente por si só no caso de ficção para tirar o nosso fôlego.
Mas, neste caso, fica ainda mais chocante o fato ter sido real.
O talento jornalístico de Capote está presente nos detalhes da história contada. Ele realizou entrevistas com todos os envolvidos para poder escrever matérias especiais para o jornal, inclusive, entrevistou os dois assassinos deste crime brutal.
Capote ainda conseguiu trazer a discussão a respeito do devido processo legal, imparcialidade dos juízes, e também sobre a penal capital (morte).
Diria que é um livro obrigatório aos jornalistas, bacharéis em Direito e qualquer um interessado numa história bem contada.
O mais impressionante, é a humanização que ele conseguiu fazer dos assassinos e também das vítimas. Aqueles ao não serem demonizados, e estes ao não serem transformados em santos.
Ariana.Cunha 28/10/2019minha estante
Estou lendo e achando o livro maravilhosamente incrível... Acabei de assistir ao filme Capote. Se ainda não viu, recomendo.

Nathane6 14/06/2020

Uma leitura que desperta vários sentimentos.
A Sangue Frio conta a história de uma família americana friamente assassinada por um dupla de jovens, no final dos anos 50. Escrito pelo grande Truman Capote, é uma leitura que te prende até o final. O crime choca tanto pelo motivo fútil, quanto pela barbaridade que o ser humano é capaz de fazer. A família Clutter era uma família comum, sem inimigos e respeitada na comunidade. Os rapazes eram problemáticos, tinham comportamentos antissociais e possuíam uma noção de moral distorcida. Esses fatores associados aos ambientes disfuncionais em que viviam se tornou uma mistura perigosa e fatal. É um livro que te causa viárias sensações: revolta, piedade, raiva, empatia, tristeza, incapacidade... eu senti até medo. O Capote escreve tão bem, que na parte em que eles estão para entrar na casa, todo aquele nervosismo te invade também. Tive até que parar a leitura nesse ponto. Ele traça um perfil psicológico interessante de todos os envolvidos. Alguns o acusaram de não ter sido fiel ao relatar os diálogos. Reais ou não, Truman te faz refletir sobre família, amizade, valores, sonhos... A parte que mais gostei foi a do julgamento. Teria sido justa a pena imposta? Houve má vontade do judiciário e da sociedade em querer considerar sobre doenças mentais? Foi interessante acompanhar essa história de vários ângulos. Infelizmente pra esse tipo de crime não existe justiça, todos perdem!
Felipe 15/06/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler! Obrigado por sua resenha!

Simone Brito 13/11/2016

Surpresa??!!!
Livro: Sangre Frio
Autora: Truman Capote
Literatura Norte-Americana

Romance escrito pelo jornalista Truman Capote que passa no interior do Kansas, numa cidade chamada Holcomb, Estados unidos.
Nesse lugar interiorano, cercado de conservadorismo, vivia a família Clutter, bastante conhecida e respeitada. No entanto, contrariando todas as expectativas, quatro membros da família Clutter são assassinados de forma cruel e fria, deixando a cidade chocada e às voltas com investigações intensas para descobrir o motivo e o causador ou causadores da desgraça.
O livro descreve detalhadamente as situações ocorridas antes, durante e depois do crime, nos passando realmente a sensação de estarmos presentes nas cenas. Apesar disso, os demais descritivos, usados para contextualizar a história, tornaram-na cansativa em vários momentos, talvez pelo excesso de detalhes, que a meu ver, eram desnecessários. Mas, essa é uma opinião muito particular e não desmerece o todo.
Não foi uma leitura fluída, embora o livro seja bem escrito. Não rendeu. E, no que tange ao mistério, não achei tão interessante assim porque não me surpreendeu. Ao logo da leitura já conseguia imaginar um final. Isso não me agrada muito, prefiro ser surpreendida. Porém, esse romance, foi baseado em fatos reais, o que pode justificar essa falta de surpresa, digamos assim.
Enfim, não é um livro que eu recomende, salvo para os que gostem de tirar suas próprias conclusões de cada leitura.
Leandro.Paiva 19/09/2019minha estante
Não tem como ter surpresas,pois é um livro de jornalismo literário.Nao é ficção,foi real,talvez esse não seja seu gosto literário.

bibi 21/05/2018minha estante
undefined

Kézia 28/05/2011

Admiração pelos assassinos
A Sangue Frio, escrito por Truman Capote e publicado em 1966. Relata o brutal assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos da América. Não foi uma leitura fácil porque infelizmente só consegui o livro na versão ebook (nada contra, amo os ebooks), mas acontece que o unico que encontrei para baixar foi uma tradução do português de Portugal (não que haja muita diferença, mas sempre tem). A leitura não me agradou, não pela qualidade da escrita, que é muito boa, mas pelo fato de que o autor de alguma forma quis defender os assassinos e não a familia assassinada.

Em 15 de novembro de 1959, quatro membros de uma respeitada família da pequena cidade de Holcomb, foram assassinados. Herb Clutter, o patriarca, tinha 48 anos e era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Bonnie Clutter, sua esposa, era três anos mais nova e sofria de depressão profunda. O casal vivia com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatro foram amarrados e amordaçados, foram mortos a tiros de espingarda. O crime abalou a pacata cidade de apenas 270 habitantes. A polícia passou a procurar os criminosos incansavelmente.
O livro descreve minuciosamente a reação dos moradores da cidade, a investigação policial e os passos dos criminosos durante a fuga. Poucos meses depois do crime, Richard Hickock (mais conhecido como Dick) e Perry Smith são presos pela chacina. Condenados à morte, em 14 de abril de 1965 eles são enforcados.

O autor narra a trajetória dos últimos dias de vida dos Clutter: as idas à igreja, os jantares, as horas em frente a televisão, os fins de tardes no quintal, as brigas de irmãos, as crises depressivas da mãe, o namoro juvenil de Nancy, os telefonemas e cada passo que as vítimas deram antes de serem assassinadas.
Descreve também cada passo que Dick e Perry deram antes e depois do crime brutal, o autor conduz os leitores aos detalhes bizarros do crime, porém sua obra deixa no ar importantes perguntas sem respostas.
O que foi que aconteceu? Como uma família tão boa é trucidada de forma tão cruel? De acordo com Capote, o objetivo dos dois criminosos era apenas assaltar, e a família, estaria disposta a entregar tudo. Por que os dois homens não se contentaram apenas em roubar? Por que assassinaram a sangue frio um homem, sua esposa e seu casal de filhos adolescentes que estavam totalmente indefesos? O que explica um crime tão irracional?
Tenho a impressão que Capote omitiu o verdadeiro motivo dos criminosos terem matado toda aquela familia, pois a morte de tantas pessoas por uns míseros doláres é demais, a explicação que traz na obra (e claro na realidade), não é satisfatória. Digo apenas Capote porque talvez os assassinos tenham lhe contado o verdadeiro motivo e ele tenha decidido não relatar em sua obra, isso é apenas a minha expeculação para crime tão vil.
Capote parecia estar mais do lado dos assassinos do que dos assassinados, até porque existem boatos que Capote manteve um relacionamento homoafetivo com Perry Smith, se é verdade ou não, não se sabe, mas essa empolgação com os criminosos é nitidamente notada ao ler toda a história em que Capote descreve parte do livro a eles, principalmente a Perry que dedica um capitulo inteiro a ele, tentando mostrá-lo como a um ser humano incapaz de cometer toda aquela atrocidade, pois era muito sensível, ou tentado mostrar o quanto sofreu na infância, por isso ele foi levado a ser um criminoso. Outro detalhe é como a obra é fria, destituída de qualquer emoção. Tudo bem que a história deve ser escrita com uma imparcialidade, pois é um livro reportagem, mas isso não é notado ao contar a história dos assassinos, essa imparcialidade existe apenas em relação aos Clutters. Há quem leia e passe a sentir pena dos assassinos, mas isso não deve acontecer, eles deveriam morrer e pronto, pois que faz tudo o que eles fizeram não existe nada de sensibilidade em suas almas.
Outro detalhe que notei ao longo da leitura, mas que não se torna claro, é que Dick e Perry poderiam ser amantes, pois já se conheciam da prisão e podiam ter tido um relacionamento, isso realmente não é explicito, mas pode ser notado em alguns detalhes minuciosos em como Perry admira a Dick, não conseguia ficar longe dele, e que apesar de sempre não concordar com os planos dele, não conseguia deixá-lo. Talvez Perry tenha ficado furioso com Hickock quando ele afirma que irá abusar de Nancy, e Perry não deixa, sente ciúmes e por ódio mate toda a família, note, é apenas mais uma expeculação em relação ao verdadeiro motivo do crime, pois não acredito de maneira nenhuma que tenha sido apenas por dinheiro. Mas se essa é a verdade nua e crua, não consigo aceitá-la. Isso com uma visão do que seria os anos 1960 e da narrativa de Capote, porque hoje em dia se mata até por uma moeda de cinquenta centavos.
Tirando todos os detalhes controversos das narrativa, a obra de Capote é bem elaborada e escrita, revolucionária para a época, que vendeu milhões e se tornou uma obra prima. Mas apesar do prazer da leitura e dos elogios, essa obra deixa brechas para muitas críticas e dúvidas quanto algumas veracidades."
Fabio Vergara 13/11/2015minha estante
Pensei a mesma coisa. Também achei Capote tendencioso demais à Perry, o sensível, o flagelo da vida (enquanto Dick era sempre mostrado como depravado, falsário).

Prova dessa tendenciosidade é que no fim, é Dick quem soa amadurecido, mais sábio, cumprimentando seus algozes, quase feliz por toda aquela pena chegar a um fim. Já Perry, o queridinho de Capote, limita-se a se recolher ainda mais, sentindo pena de si mesmo e fazendo xixi na cama!

Felizmente as últimas páginas parecem um pouco mais "justas"!

Mila 21/01/2022minha estante
Gente não tô sabendo usar esse app , todos os livros são pagos ?

Margô 21/09/2023

DENTE POR DENTE.
A princípio, não me interessava em ler nada de que fosse assinado por Capote...em algum momento a má informação bateu de forma errônea na minha obstinada afeição pela leitura.

Mas eis que participando de grupo de leitura compartilhada, Oblíquas e Dissimuladas, está na programação do semestre, o título, A Sangue Frio, autor? Truman Capote. Não deu outra...encarei a leitura, li , e... gostei bastante!!

O gênero, se foi ele ou os saxões que inaugurou, não importa. Importa dizer que o tal do jornalismo literário ou não ficção é surpreendente! E mais surpreendente é a narrativa de Capote.
Eu diria que é uma proeza literária difícil de ser superada.
O autor escreve sem nenhum momento deixar transparecer que entrevista alguém, ele coloca os peões no tabuleiro, e o jogo começa em um intricado movimento de personagens que se despem , se apresentam no que fazem , como são, como vivem, e os que além desses aspectos, tem os que entram na apresentação de como morreram e como mataram.

É uma viagem para as cabeças dos criminosos, Dick e Perry, de forma que o leitor conheça os que estes viveram , e até a motivação do crime.
São histórias bizarras e estarrecedoras.
E assim a gente vê uma inclinação do relato pousando na compaixão por Perry. Rapaz de vida difícil, com uma família totalmente desfacelada , e abusado pelas instituições que o reteve por anos confinado em locais de "acolhimento"; O outro, Dick, também é um rapaz da pá virada , porém, oriundo de uma família simples , modesta, que não contribuiu para a delinquência do rapaz. Um psicopata... Os dois.

A narrativa é impecável , avança de forma progressiva, sem pontas, sem dúvidas, mas que é bastante perturbadora.
Não conseguia ler sem pensar no lado obscuro da personalidade humana.
Quem é quem , no nosso entorno?
O que é ser normal?
E o que pensar quando um sociopata pensa que tem algo errado na cabeça dele, ou deles, por tirarem a vida facilmente de quatro pessoas, de forma injusta e covarde .

Truman Capote, sucumbiu ao trabalho que lhe roubou a alma.
Ele deveria sofrer de alguma perversão...( sou leiga no assunto!). Mas , como poderia um homem dito normal apaixonar-se por um pobre diabo que matara 4 pessoas, a Sangue frio?

Quer um conselho? Leia. Se gostas de textos bem construídos e um bom roteiro viciante...Este é o livro.
Daniel 22/09/2023minha estante
Leia Bonequinha de Luxo! O filme com a Audrey Hepburn foi baseado nele, mas é outra coisa! Leia!

Rejane.Viegas 20/12/2022

Tive que ter força de vontade
Eu demorei 4 meses nesse livro e tive que terminar na força da persistência, mas não pelo livro ser ruim, mas pq definitivamente não foi pra mim, mesmo eu gostando de true crime.
Julia 20/12/2022minha estante
eita, é minha próxima leitura e eu tô com medo de ficar igual você kkkkk

Café 25/06/2020

Razoável
Não me agradou a leitura. Tive momentos em que me empolguei, mas a maioria não. É triste a história e como aconteceu.
Viviane @litenatura 25/06/2020minha estante
Vishhh

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Sabe aquele livro que é tão bom que chega a dar raiva, porque você não vai conseguir largar até acabar?! Então! E essa história aconteceu mesmo, mas caso você não saiba nada sobre o assunto, sugiro não pesquisar antes de ler, já que tira um pouco da graça. Truman Capote (autor de 'Bonequinha de Luxo') sabia contar uma história como ninguém, então deixa com ele. Sem dar spoiler, a trama fala de uma família do Kansas que foi brutalmente assassinada por dois ex-presidiários nos anos 50. O mais estranho é que eles não tinham qualquer tipo de relação com as vítimas e também não levaram quase nada do local do crime. Então o que os motivou? É isso que Truman vai expondo ao longo desse 'romance não-ficcional'. Truman acompanhou o desenrolar dessa história real bem de perto. Chegou ao Kansas um mês após o ocorrido, entrevistou os familiares e amigos das vítimas, e depois que os assassinos foram presos, teve contato direto com eles, recolhendo muito material para essa obra. Curiosidade: Capote contou com a ajuda da amiga Harper Lee (autora de 'O Sol é Para Todos') na apuração dos fatos. Lembrando que são fatos reais narrados com técnicas romanescas. E o filme de mesmo nome, lançado em 67, também é ótimo, com diversas indicações ao Oscar e tudo mais.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Thammy 20/07/2017minha estante
Uau. Não podia ter descrito melhor. É realmente tão bom que dá raiva.

Nane 18/06/2020

Envolvente e assustador
É um livro que estava algum tempo na minha estante, tive oportunidade de ler e discutir em uma LC. Um livro inquietante, durante a leitura vai unindo todos os pontos, te prende do início ao final, vai desenrolando pouco a pouco a história, dando vontade de acabar de ler logo para compreender alguns fatos e fazer algumas conexões dos acontecimentos. Embora saibamos como a história acaba, todos os fatos relatados vai dando uma percepção maior sobre o ser humano e do que ele é capaz de fazer. Uma história trágica, mas mostra a humanidade por trás do assassino, que mostra o assassino com medos e seus traumas. Traça um perfil psicólogico de forma muito didática e de fácil compreensão. Leitura fluida, vale muito a pena!!
ELIZ 18/06/2020minha estante
Adorei esse livro!!

Ana Gonçalves 02/03/2009

A história poderia até ser boa, se não fosse a vagareza pra chegar no objetivo.Poderia ter sido mais animado e não com tanto "papo mole".
Luciana 07/09/2013minha estante
Tive que abandonar a leitura, também achei muito ruim.