A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Salonni 22/05/2020

Um relato surpreendente.
A forma que o autor conta a história desse crime é majestoso. Um dos melhores livros que já li. A realidade é cruel. É o meu livro favorito.

Marcelo.Alencar 23/12/2022

Relato jornalístico de um crime bárbaro
Um bom livro. Bem escrito porém não deu liga. Até a metade é muito bom. Trata-se história de um brutal latrocínio ocorrido nos EUA relatado por um grande escritor e jornalista. A trama descreve os pormenores da preparação do crime, das vítimas e da fuga dos assassinos.
Vale a leitura. O livro é muito bem escrito.
Talvez eu não simpatize com o tema. Os de Rubem Fonseca eu adorei.

Vini 10/09/2020

Um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Eu me envolvi muito com a história. E pensar que grande parte desses acontecimentos foram reais. Capote era um gênio. Grande Jornalista!

Luiz Carlos 09/10/2020

Muito bem escrito
Minha primeira incursão na obra do autor e posso dizer que foi uma tremenda viagem, a escrita fluida não cansa e os detalhes com os quais os personagens (digo, as pessoas que vivenciaram os fatos) são descritos colocam o leitor no local e na época em que os acontecimentos se passaram, realmente um obra espetacular de não-ficção que deveria figurar como modelo desse gênero literário.

Gabriela 06/12/2023

Excelente! Quando temos uma ótima escrita, a leitura é bem fluida.
O crime em si é repugnante. Gostei muito dos pensamentos dos assassinos no desenvolvimento do livro. Conseguimos ter a noção do crescimento da maldade humana com o decorrer da vida dos criminosos.

Bruna Sousa 08/04/2020

Capote além de Bonequinha de Luxo
Truman Capote era apenas o jornalista do The New Yorker, responsável por cobrir um crime ocorrido em uma pequena cidade no oeste do Estado do Kansas, quando resolveu ir mais a fundo nas investigações. Além da matéria ter saído melhor do que a encomenda, Capote acabou criando um gênero que hoje chamamos de Jornalismo Literário. Com requintes de crueldade e frieza, conhecemos A sangue Frio', que nos conta sobre o assassinato de uma tradicional família de Holcomb, os Clutters. O crime ocorreu em 1959 e foi, durante anos, tema dos principais jornais dos Estados Unidos que buscavam informações sobre o inesperado crime e sobre os responsáveis.
Os Clutters formavam uma família bastante conhecida em Holcomb, não havia nenhum acontecimento que desmerecesse a família, constituída por quatro membros: Herb e Bonnie, os pais; e Kenyon e Nancy, seus filhos. Em uma manhã de 1959 os quatro foram amordaçados e executados de forma cruel por dois criminosos – Perry e Dick - que viviam cometendo pequenos delitos por todo o país. O livro se inicia com os acontecimentos daquela manhã e prossegue até o dia da execução dos envolvidos no assassinato. Capote construiu, dentro de seis anos, uma brilhante e rica narrativa, com descrição do momento que os corpos são encontrados - acredito que o mais pesado da narrativa - até o perfil psicológico dos assassinos, obtidos com o psiquiatra responsável por emitir o parecer da saúde mental dos assassinos, o que nos mostra o quão doentios e frios eles eram. Porém o livro não é escrito só com base nos depoimentos e entrevistas, há também diálogos entre os personagens, onde o autor caprichou na imaginação, levando-nos a perceber que não era mais uma obra jornalística e tampouco uma ficção, sim algo híbrido. Não vejo a maestria de Capote apenas com os personagens principais, mas também com os coadjuvantes que participaram de toda a história, que somente alguém com um laço de envolvimento forte poderia detalhar tão bem. Há quem afirme que Capote manteve um relacionamento com o Perry Smith, um dos assassinos.
Simplesmente amei conhecer esse outro lado de Truman Capote, que até então para mim, era apenas o criador da personagem Holly Golightly - a Bonequinha de Luxo. Mas mesmo com tantos livros "intitulados" do gênero, se é que ele existe, acredito que somente Capote, foi capaz de escrever com essa singularidade, talvez por isso que esse livro continua sendo um clássico necessário a qualquer tipo de leitor atualmente.

Trechos:
“Meus conhecidos são muitos, meus amigos poucos; os que realmente me conhecem, são menos ainda.”
“É fácil ignorar a chuva quando estamos de capa.”
“Somos livres de fazer e dizer o que individualmente queremos, sempre que esta liberdade e ação não prejudiquem ao próximo.”

site: Cinéfila Leitora: https://www.instagram.com/cinefilaleitora/

Fernando Campos Kanigoski 18/03/2021

Uma escrita fantástica e uma história com detalhes marcantes, ainda mais quando lembrava que esse caso de fato ocorreu! Não é uma leitura que traz leveza ao ler; mas sem dúvida é uma obra fantástica e que recomendaria muito.

Margô 21/09/2023

DENTE POR DENTE.
A princípio, não me interessava em ler nada de que fosse assinado por Capote...em algum momento a má informação bateu de forma errônea na minha obstinada afeição pela leitura.

Mas eis que participando de grupo de leitura compartilhada, Oblíquas e Dissimuladas, está na programação do semestre, o título, A Sangue Frio, autor? Truman Capote. Não deu outra...encarei a leitura, li , e... gostei bastante!!

O gênero, se foi ele ou os saxões que inaugurou, não importa. Importa dizer que o tal do jornalismo literário ou não ficção é surpreendente! E mais surpreendente é a narrativa de Capote.
Eu diria que é uma proeza literária difícil de ser superada.
O autor escreve sem nenhum momento deixar transparecer que entrevista alguém, ele coloca os peões no tabuleiro, e o jogo começa em um intricado movimento de personagens que se despem , se apresentam no que fazem , como são, como vivem, e os que além desses aspectos, tem os que entram na apresentação de como morreram e como mataram.

É uma viagem para as cabeças dos criminosos, Dick e Perry, de forma que o leitor conheça os que estes viveram , e até a motivação do crime.
São histórias bizarras e estarrecedoras.
E assim a gente vê uma inclinação do relato pousando na compaixão por Perry. Rapaz de vida difícil, com uma família totalmente desfacelada , e abusado pelas instituições que o reteve por anos confinado em locais de "acolhimento"; O outro, Dick, também é um rapaz da pá virada , porém, oriundo de uma família simples , modesta, que não contribuiu para a delinquência do rapaz. Um psicopata... Os dois.

A narrativa é impecável , avança de forma progressiva, sem pontas, sem dúvidas, mas que é bastante perturbadora.
Não conseguia ler sem pensar no lado obscuro da personalidade humana.
Quem é quem , no nosso entorno?
O que é ser normal?
E o que pensar quando um sociopata pensa que tem algo errado na cabeça dele, ou deles, por tirarem a vida facilmente de quatro pessoas, de forma injusta e covarde .

Truman Capote, sucumbiu ao trabalho que lhe roubou a alma.
Ele deveria sofrer de alguma perversão...( sou leiga no assunto!). Mas , como poderia um homem dito normal apaixonar-se por um pobre diabo que matara 4 pessoas, a Sangue frio?

Quer um conselho? Leia. Se gostas de textos bem construídos e um bom roteiro viciante...Este é o livro.
Daniel 22/09/2023minha estante
Leia Bonequinha de Luxo! O filme com a Audrey Hepburn foi baseado nele, mas é outra coisa! Leia!

Cássia 14/11/2021

Maravilhoso, mas prolixo.
Particularmente achei o livro maravilhoso. A escrita do Capote é uma das mais lindas que já conheci. Mas sinceramente, tem alguns momentos que fica arrastado, essa necessidade de descrever absolutamente tudo minuciosamente do meio pro fim do livro me incomodou bastante.

Mas ainda assim um excelente livro.

LaAs183 01/11/2021

Não é a toa a importância que esse livro têm na literatura jornalística. Capote conseguiu contar a história de um crime real de forma completamente envolvente e até emocional não abandonando o factual. O autor apresenta um verdadeiro mergulho na mente dos criminosos, na vida das vítimas, ao mesmo tempo que aborda questões como o sistema carcerário americano e a pena de morte.

Sttefani 24/04/2023

Cara muito bom, demorei demais pra ler mas por culpa minha mesmo, eu não parava de pensar na história e em como eu me envolvi com as vítimas e me senti como uma moradora da cidade, indignada com o que aconteceu

Amélie 25/06/2009

amei o livro
É engraçado como vivemos como se nunca fôssemos morrer. A maneira como Capote narra o acontecido, o suspense criado, é como se um filme estivesse passando na minha frente, no qual vejo as cenas da família Clutter e seus últimos momentos de vida (seus valores, sua vida tão pacata) e o contraste disso com a maneira como os assassinos planejam tudo de forma tão banal, como se estivessem indo a uma festa ou algo assim. A parte em que eles ficam decidindo quantos metros de corda comprar é impressionante! Como pode haver tanta frieza em quem está indo cometer um crime? Parecia que estavam comprando coisas para ir a um churrasco. Além disso, depois do crime, um deles vai pra casa da família, almoça e dorme no sofá!! Isso é gritante e me impressionou. A cidade onde os Clutter moravam em estado de choque e abalados pra sempre e os dois vivendo como se nada tivesse acontecido, sem nenhum peso na consciência. Como não ver esse conflito de valores no texto? É por isso que Capote relata os acontecimentos de maneira entrecortada, um e depois o outro, é um espelhamento das realidades tão seriamente distintas. É um contraste gritante e que tem que levar o leitor a uma reflexão. A vida bucólica e romântica dos Clutter, que estavam acima do bem e do mal, não escapou da brutalidade sem sentido de pessoas que tiveram uma trajetória de vida completamente oposta à dos Clutter e que (lógico, isso não justifica crime algum) explica muito sobre a formação de um assassino. A questão é o que ocorre quando esses dois mundos diversos se encontram. Não consigo entender como alguém consegue achar esse livro ruim, maaas, tem gosto pra tudo né?

Mare 11/08/2023

Uma não ficção com cara de ficção
Como jornalista, esse livro é uma leitura obrigatória, uma fez que é considerado a primeira obra do chamado ?New Journalism? ou jornalismo literário/romance de não ficção, que é quando se mistura a narrativa jornalística (factual) com elementos da literatura.. um estilo que me agrada e muuito.
Por isso, em alguns momentos foi difícil entender que tudo aquilo era real e não inventado.

Bom, dito isso vamos pra história.

Riquíssima em detalhes descritivos que ocupam pouco mais de 400 páginas dependendo da edição, Capote escreve com maestria todo esse caso e traz um ar (ao meu ver) mais humano para os assassinos, que apesar do crime grotesco que cometeram, te faz criar uma certa simpatia por eles.

É meio questionável toda a escrita ser feita apenas da memória de Truman, mas como a obra é aclamada por muitos pela precisão, é de se admirar a capacidade do autor de reter na memória tanta coisa.

Também é bem notória a inclinação do autor à ?personagem? Perry, se tem muito enfoque nele, em seu passado e pensamentos. Em um momento temos transcrições de cartas sobre ele que ocupam aproximadamente 40 páginas, que seriam resumidas em poucas palavras, além de outras longas frase que senti serem repetidas durante a leitura, mas isso pode ter sido a tradução. Enfim, alguns alegam que Capote teve um ?relacionamento amoroso? com Smith e por isso o maior enfoque nele.. mas isso são suposições.

No geral eu adorei a obra, tenho pequenas ressalvas como dito a cima. O tempo que levei pra finalizar a obra me deixou em agonia pois em alguns momentos eu ficava em tédio completo e em outros em transe frenética me deleitando com os detalhes da escrita.

Recomendo para faz de true crime!

Ana Gonçalves 02/03/2009

A história poderia até ser boa, se não fosse a vagareza pra chegar no objetivo.Poderia ter sido mais animado e não com tanto "papo mole".
Luciana 07/09/2013minha estante
Tive que abandonar a leitura, também achei muito ruim.