A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Leonardo.Rodrigues 11/04/2021

Perfeito!
Definitivamente, ultimamente, meu gênero favorito é o romance de não-ficção, tido como iniciado exatamente com A Sangue Frio (o que de fato não é bem verdade. Entretanto, me fascina os modos narrativos de uma história "real" misturados com características narrativas do romance. Essa hibridização parece tornar a história mais humana, mais palpável e mais sensível que uma narrativa jornalística.

É ótimo!

rafaelgoncalves 18/02/2023

Arrebatador
É incrível como um livro que dá o grande spoiler logo na capa consegue ser tão interessante e quase impossível de não ser devorado.

Os desdobramentos do crime na pequena cidade e perfis psicológicos dos personagens somados a qualidade narrativa do autor é tudo o que um leitor em busca de um bom livro pode querer.

Todavia, existem diversas passagens fortes que nos obriga a encarar toda a potencialidade da perversidade humana, se você for um leitor extremamente sensível talvez A Sangue Frio não seja uma boa indicação.

Simone Guimarães 28/12/2020

Minhs impressões
O livro é bom, mas não dei nem 4 estrelas porque achei a leitura um pouco cansativa, com excesso de detalhes desnecessários.
Gosto de leitura mas fluida e com menos curvas que não vejo agregar na história. Mas adoro não-ficção e devo dizer que é um livro marcante.

leticia cordis 17/05/2021

A Sangue Frio
Você quer ler algo realmente muito bom, que é garantido, or concur?
Vai nesse minha amiga, é tiro certo.

Filino 02/04/2023

Uma leitura impactante e difícil de largar
Do modo como está construído, o leitor em muitos momentos pode esquecer que se trata de fatos reais, tamanho o talento de Truman Capote ao relatar esse caso. Aqui existem diálogos e perfis que passariam como algo oriundo da mente fértil do autor, mas em última instância dizem respeito a pessoas que vive(ra)m.

A descrição de várias cenas provocam algum asco no leitor. Mas isso é um reflexo não de mau gosto, mas da própria genialidade de Capote. A morte horrenda da família e o perfil dos assassinos (e seus respectivos históricos familiares) provocam um misto de sentimentos quando essas páginas são percorridas. Um relato impressionante.

OssosDePapel - Instagram 27/06/2022

O jornalismo literário me fascina, me estimula como profissional e como leitor. Aprimora meu conhecimento técnico e satisfaz minha fome de literatura.

A sangue frio traz essa essência. O casamento entre o jornalismo investigativo e a literatura convencional que Truman Capote nos entrega é primoroso.

Classificada como um Romance de Não Ficção, a obra agrada aos amantes de True Crime, de Thriller, e pode até servir como fonte de consulta para os estudiosos do comportamento humano.

Mariana Rodrigues 10/09/2023

A Sangue Frio
O americano Truman Capote foi um escritor versátil: produziu textos de qualidade em vários gêneros (contos, peças, reportagens, adaptações para TV e roteiros para filmes). Mas sua grande obra foi o romance-reportagem A sangue frio, que conta a história da morte de toda a família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina. Capote decidiu escrever sobre o assunto ao ler no jornal a notícia do assassinato da família, em 1959. Quase seis anos depois, em 1965, a história foi publicada em quatro partes na revista The New Yorker. Além de narrar o extermínio do fazendeiro Herbert Clutter, de sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon - uma típica família americana dos anos 50, pacata e integrada à comunidade -, o livro reconstitui a trajetória dos assassinos. Perry Smith e Dick Hikcock planejaram o crime acreditando que se apropriariam de uma fortuna, mas não encontraram praticamente nada. Perry era um sonhador. Teve criação conturbada e violenta, e achava que a vida lhe tinha dado golpes injustos. Dick, considerado o cérebro da dupla, queria apenas arrebatar o dinheiro e desaparecer. Presos e condenados, ambos morreram na forca em 1965. Publicado no mesmo ano da execução dos assassinos, A sangue frio rapidamente se tornou um sucesso de crítica e vendas, rendendo alguns milhões de dólares ao autor. A intensa relação que Capote estabeleceu com suas fontes foi determinante para o êxito da obra. Além de passar mais de um ano na região de Holcomb, investigando e conversando com moradores, ele se aproximou dos criminosos e conquistou sua confiança. Traçou um perfil humano e eloqüente dos dois "meninos", como costumava chamá-los. Por seu estilo que combina a precisão factual com a força emotiva da criação artística - um romance de não-ficção, nas palavras do próprio autor -, A sangue frio é um marco na história do jornalismo e da literatura dos Estados Unidos. Reflexão sutil sobre as ambigüidades do sistema judicial do país, o texto desvenda o lado obscuro do sonho americano.

Daniela742 21/09/2021

Inovador
O trabalho de Truman Capote nesse livro é maestral! Ele consegue reconstituir perfeitamente os acontecimento e conduz a história de uma forma instigante e super curiosa, tudo isso feito com uma escrita fluída e bem trabalhada.

Em muito momentos lendo a história esquecia que tudo que estava sendo contado fazia parte de uma história real e quando me dava conta da bruta realidade a aflição era certeira, pois os detalhes, os perfis e o conjunto da obra é extremamente imersivo e transmite tão bem, sem apelar para o sensacionalismo, o impacto dos acontecimentos.
Joao 21/09/2021minha estante
Perfeita a tua resenha. A narrativa de Capote nesse livro é um espetáculo.

Café 25/06/2020

Razoável
Não me agradou a leitura. Tive momentos em que me empolguei, mas a maioria não. É triste a história e como aconteceu.
Viviane @litenatura 25/06/2020minha estante
Vishhh

JanaAna90 20/12/2021

Esse balançou minhas estruturas
Quando conheci o livro o que mais chamou minha atenção foi quanto aos elogios que li, porque ficava pensando como ler um livro que já se sabe o que vai acontecer (até então temos o assassinato e a sentença dos culpados), realmente não entendia.
Ler esse livro me fez mergulhar em tantas questões da nossa sociedade e de mim mesma. A cada página conhecemos todo o desenrolar dessa história desde quem eram as vítimas, seus momentos que antecederam ao crime. A descrição do crime, nossa, aqui tive que ler aos poucos porque me doía muito, me angustiava, sabia que era um livro de personagens reais numa história real. Conhecemos também os assassinos, suas histórias, e aqui o escritor faz uma descrição longa da infância, juventude até chegar no momento da concretização do crime.
A escrita do livro é muito boa e envolvente, daí entendi que, apesar de já saber do que se trata, a forma como o escritor escreveu o livro fez toda a diferença, realmente nos coloca a pensar sobre os temas pena de morte, condenação, justiça, crimes e sobre nossas atitudes diante do que entendemos como justiça. Não recomendo o livro para pessoas sensíveis e susceptíveis a leitura assim, realmente mexe com o psicológico.
Um ponto que me faz pensar sobre leis e justiça é que (aqui falo para quem se diz cristão) apesar de dizermos que as leis são importantes e que devemos obedecer, o que vemos é uma sociedade ainda bárbara que ver na justiça com as próprias mãos boa coisa, que deseja a morte do criminoso que sente prazer e felicidade com a pena capital. E que, mesmo que o indivíduo receba a pena máxima, ele deverá sofrer todo o ódio e todas as formas de humilhação possíveis, afinal ele cometeu um crime. Ok, entendo, não estou defendendo criminosos, mas pensemos o que nós (cristãos) temos de diferentes desses tipos de pessoas? O que nos faz realmente, melhores que os criminosos? Ah, porque os nossos assassinatos são aceitos perante a lei, também porque estamos livrando as pessoas boas de gente doente. Mas será que não estamos adoecendo? O que nos separa da barbárie?
É fácil se colocar no lugar das vítimas e de suas famílias, mas pensar nas famílias dos criminosos é difícil, dos criminosos então, nem pensar. Creio que o livro nos trás várias possibilidades do olhar a mesma situação de diversas perspectivas. Volto aqui a pensar, como fazer uso do que Cristo nos legou, perdão aos inimigos, amor ao próximo, transcendendo a lei vigente? E sobre trechos bíblicos, engraçado que o autor também traz na fala dos advogados, sobre perspetivas diferentes, trechos que justificam a pena capital e trechos que colocam em cheque o uso dessa mesma pena. Quem será que está interpretando mal essa leitura?
Paro por aqui com os múltiplos questionamentos que permeia o Meu ser, neste momento pós leitura, deixo aqui a certeza que livros assim vale a pena ser lido, somente, atrevo a dizer, na perspectiva do olhar alargado daquele que reflete, que deseja fazer um mergulho para além da ideia assassino e vítima, acredito que tem muito mais para aproveitar com essa leitura, acima do que é posto na nossa sociedade como verdade.

Luiza Boldt 24/04/2020

Gostei muito do livro.
Só de imaginar que isso tudo aconteceu, trás um ar especial para a narrativa.
Acho que o Truman conseguiu mostrar muito bem como toda a história do crime, desde o planejamento até o desfecho dos culpados se desenrola. Me surpreendi com a frieza que algumas pessoas tem, em como elas conseguem se desconectar de sentimentos como remorso, culpa, etc.
Não é uma leitura tranquila, mas como sempre fui fascinada por resoluções de crimes, gostei bastante do livro.

CrAsley0 07/12/2021

Então, o livro foi bem estruturado. Apesar de ser um livro de não - ficção, as vezes se esquece de que se trata de um estória real. O livro fluiu bem, porém, não foi uma leitura agradável, acredito que pela carga emocional que o livro carrega. É um livro bom.

Paula.Juca 13/01/2022

Mediano
A escrita de Truman é muito boa, tão boa que a meu ver ele tenta convencer o leitor do começo ao fim do livro que um dos assassinos, Smith não era tão ruim assim e isso me deixou perturbada.
A história narra um homicídio que chocou o estado do Kansas, dois rapazes assassinam brutalmente uma família. Tinha tudo pra ser um livro excelente mas não funcionou pra mim por duas razões, primeiro: não confio em histórias de repórter e segundo: ninguém pode ter algo de bom a oferecer para a sociedade após assassinar a sangue frio uma família inteira de pessoas de boa índole, cristãos, trabalhadores... Como foi o caso da família Clutter

Thais 10/04/2022

Leitura envolvente
O tipo de enredo que vc conhece o final, mas mesmo assim não pára de ler, porque está envolvido na narrativa do autor.
Cria o interesse em saber mais do contexto, que vai muito além de um simples assassinato, mas toda uma história de vida que levaram os personagens a cometerem tamanha atrocidade a ?sangue frio? mesmo.
Tb gostei da forma que Capote acrescenta outros acontecimentos paralelos ao caso, demonstrando que apesar de ter sido cruel, não era raro naquela época, mas bem comum.

Jenni Pradera 27/10/2020

Incrível
Li na faculdade e reli esse ano e esse livro continua incrível!
Se quiser aprofundar mais ainda nessa história, aconselho a assistir o filme também.