A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Jenni Pradera 27/10/2020

Incrível
Li na faculdade e reli esse ano e esse livro continua incrível!
Se quiser aprofundar mais ainda nessa história, aconselho a assistir o filme também.

BIU VII 27/05/2011

A banalização da morte
Excelente livro. Devorei de "cabo a rabo" em dois dias. Truman Capote é inigualável ao escrever a história com um distanciamento e uma imparcilalidade ìmpar, esta maneira de escrever é a mesma que separa o gênio do escritor comum.
Na narração da história é como se ele estivesse dizendo o tempo todo: Eles morreram (a família Clutter), eles (os criminosos) vão morrer e nós também morreremos um dia, ninguém escapa.

Paulinha 04/07/2022

Gostei muito do livro, não sou muito das biografias e livros de não-ficção, mas A Sangue Frio é um livro muito bom e muito impactante, a escrita do autor é muito boa em alguns momentos me senti lendo um livro de suspense.
Quero ler mais livros assim?

Elinara 06/03/2021

#EuLi "A sangue frio", de Truman Capote. Se você gosta de romances policiais, não vai gostar desse livro! De cara (está na capa do livro) você já sabe tudo: quem morreu, onde, quem matou, como. "Beleza, kiridinha, qual a graça desse livro?" A graça é que ele conta uma história real de um uma família assassinada no Kansas. "Isso lá tem graça?" Temmmm e muita, pode confiar.

Capote transformou uma nota de jornal sobre um assassinato de uma família num vilarejo onde viviam 300 pessoas (Holcomb) em um livro envolvente, escrito ao longo de seis anos. É uma narrativa de 440 páginas, que você não vai querer largar por nada!!

Mesmo sabendo tudo sobre a história, queremos os detalhes de como era a casa, que família era essa, qual história dos dois jovens assassinos? Queremos mais e o autor sabe nos oferecer esse "plus a mais" sobre cada personagem-real, sobre Holcomb, sobre o estilo de vida de famílias americanas nos anos 1950 e 1960.

Felipe 08/01/2021

Uma nova forma de se escrever romances
Quando comecei a ler este livro, não imaginava q ele fosse superar as minhas expectativas. Mas este livro é diferente de tudo que já li. A escrita é narrativa, mas embora seja um romance surpreendente, toda a sensibilidade e riqueza de detalhes que são transmitidos se mantêm fiéis à história original. Truman Capote conseguiu fundir com maestria o estilo dos romances com as técnicas jornalísticas, fazendo emergir um novo gênero. Em alguns momentos senti como se lesse o roteiro de um documentário. Neste livro, os comos são muito mais importantes que os porquês, afinal de contas, a propria sinopse já revela o destino das personagens. O leitor que se debruçar a essa leitura irá descobrir que esses comos valem muito à pena.

E-Mozart 19/09/2020

Algumas partes é de gelar o sangue
Basicamente o livro é sobre a história de dois assassinos confessos que mataram a sangue frio uma família numa região rural, no oeste dos Estados Unidos. Capote nos apresenta uma história que mescla narrativas de fatos reais com a estética literária. Alguns fatos e outros personagens assassinos que conhecendo ao longo da leitura é de cair o cu da bunda de tão aterrorizante.

Thay 30/08/2020

...
Achei o livro profundamente triste, os muitos detalhes que para alguns pode parecer desnecessário, ao final do livro são extremamente vitais para compreensão da trama e seu desenrolar... A leitura faz refletir sobre a sociedade, e de todas as nossas falhas, recomendo.

Carolina1536 21/04/2022

Sensacional
Em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos, a família Clutter foi brutalmente assassinada dentro de sua própria casa. O crime causou um grande terror nos moradores da pequena cidade do interior do Kansas, onde anterior ao crime, não fechavam as portas de casa nem durante a noite.
A triste notícia do assassinato da família chamou a atenção de Truman Capote e o levou até Holcomb, onde entrevistou as pessoas e acompanhou os desdobramentos do caso.
O livro é extremamente bem escrito e recheado de detalhes, o autor acabou desenvolvendo uma relação com os criminosos e devido a isso consegue nos trazer os seus sentimentos e suas motivações. Acompanhamos tudo que aconteceu antes, durante e após o crime, com detalhes surpreendentes.
Livro sensacional!!

Fran 16/10/2020

Clássico
Não sei nem o que dizer, além de tudo o que já foi dito sobre esta obra. É um clássico, muito bem escrito, esmiuçado e um marco tanto para o jornalismo, quanto para a literatura, apesar de todas as polêmicas que vagueiam os métodos de Capote.

Cdmm 13/05/2022

Maravilhoso.
Como chamar um livro que relata um assassinato de 4 pessoas de uma família de maravilhoso? Esse livro é maravilhoso. Queria economizar a leitura pois não conseguimos parar de ler. Apesar de ser um relato jornalístico e factual todos os envolvidos são tratados com respeito, mesmo aqueles que achamos que não merecem nenhuma consideração e respeito. E aí que está o brilhantismo: não existe, de verdade, um juízo de valor do autor. Os fatos estão aí, os pontos de vista estão aí, escritos de forma bem poética algumas vezes, crua, sarcástica, bela, triste, melancólica outras vezes. A exatidão da cronologia e dos detalhes é assombrosa. Sem exagero, um dos meus livros favoritos da vida até hoje.

Luba 28/12/2020

Eu gostei muito do estilo do livro, mas senti algumas partes meio arrastadas e um toque de grande opinião disfarçada no jeito de contar a história e da imagem dos personagens (principalmente do Perry). Sinto que esse livro foi bem importante para a literatura jornalística.
Uma coisa que não gostei foi a pouca divisão de capítulos. O livro inteiro tem somente 4 capítulos, fica muito difícil a leitura assim.
Em alguns momentos, tive que fingir estar lendo uma ficção, pq não é fácil saber que essa história é verdadeira.

Marcela Bianchini 23/01/2021

se tornou favorito...
há muito tempo eu não iniciava um livro e não conseguia largá-lo até saber o que acontece nas páginas finais. o formato narrativo é muito interessante, e as particularidades do assassino, aptas a gerar asco e empatia ao mesmo tempo...

Laura 09/08/2017

Escrito a sangue frio
A obra do escritor e jornalista Truman Capote conta como a família Clutter foi assassinada e como a questão foi resolvida cinco anos depois. O autor não só narra o acontecido mas também disseca cada personagem com tamanha maestria que faz com que sintamos uma espécie de empatia por vários personagens, como o Sr. Clutter, sua filha Nancy e até o assassino Perry Smith.
Muitos trechos do livro tem detalhes que fazem com que nos questionamos quanto a veracidade dos fatos, como o que um personagem pensou no momento determinado. Será que isso realmente aconteceu daquela forma? Por que, pelo menos em relação a família morta, o autor não teve nenhum contato. Mas aí vem a parte da “literatura” no categoria que o próprio capote diz que inaugurou, a literatura jornalística. Essa vertente ajuda a preencher lacunas que transformam uma história verdadeira em um romance eletrizante que prende a atenção do início ao fim.
Em relação ao desenvolvimento dos assassinos, temos uma gigantesca gama de informações, principalmente quanto a Perry Smith. É sabido que o autor manteve contato com ele e com Hickock, o outro assassino. Isso deu uma envergadura muito grande para o autor falar de seus pensamentos, suas opiniões e o que achavam daquilo tudo. Durante a leitura, pude observar minha mudança de posicionamento constante quanto a Perry. Ao mesmo tempo em que revivemos sua infância muito sofrida, sua adolescência sem apoio dos pais e sem alguém para lhe diferenciar o certo e o errado, desenvolvendo uma espécie de empatia pela vida dura que teve, me senti chocada ao perceber que ele executou aquela família sem hesitar e sem se culpar depois. Nunca havia sentido antes que os limites do bom e do mau, do certo e do errado, do mocinho e do vilão eram tão tênues. Por um momento refleti que somos todos assassinos em potencial, que de uma hora pra outra podemos ser surpreendidos pelos outros e até por nós mesmos. Um exemplo é que, ao mesmo tempo em que Perry arruma uma caixa onde o Sr. Clutter deve sentar para não ficar no chão frio, um momento depois ele está cortando sua garganta com uma faca. Logo depois de proteger Nancy para que ela não seja estuprada por seu parceiro Hickock, e até cobrir a menina em sua cama, ele lhe dá dois tiros na cabeça, a sangue frio.
Por fim, existem os limites entre ficção e realidade. Porque a impressão que tive em muitos trechos era de ler um romance, tamanha a dificuldade de acreditar que toda aquela barbárie era real. Capote sofreu diversas denúncias, muitas pessoas que estavam na história falavam que não tinha acontecido daquela forma (o autor não usava gravador, mas sim a própria memória nas entrevistas, pois dizia que as pessoas se intimidavam com aparelhos/anotações e poderiam, além de perder a naturalidade, deixar de dizer coisas importantes), além de outros fatos como a romantização do assassino, que colocava em cheque a justiça do julgamento e as leis do Kansas. No fim do livro, existe um texto de apoio falando sobre isso, e uma parte digna de transcrição é que “é inegável que Capote, com seu ouvido de romancista, ouviu o que seus personagens poderiam ter dito e transcreveu isso mais fielmente do que qualquer jornalista antes ou depois”.

Bel 27/11/2017

Perturbador
É um livro forte, não por causa das descrições, mas pela humanização dos personagens. Você sente pena da família, da cidade, dos assassinos. Sim, dos assassinos. Truman Capote conseguiu trazer humanidade para os autores deste crime e você sente que não existem respostas 100% certas em casos como esse. Um tapa na cara atrás do outro. Recomendo.