Amor de Capitu

Amor de Capitu Fernando Sabino

Resenhas - Amor de Capitu

1 | 2 | 3 | 4

Carol 18/04/2024

Serviu para confirmar que bentinho era maluco e sem noção alguma
A leitura em terceira pessoa já mostra muito que, se tirar a manipulação da escrita, só sobra alguem doido e ciumento - como sempre foi desde a infancia...

isa farinacio 27/12/2023

A melhor adaptação é e sempre será a minissérie .
Dito isso, foi legal rever a história de um jeito diferente, mas acho que o narrador é parte do charme do livro
Mesmo que a premissa seja contar o que aconteceu sem as divagações e comentários do Bentinho, fazer isso a partir das memórias dele ainda não mostra os fatos, tem o viés do narrador (os fatos mesmo só vamos saber se alguém conseguir perguntar pro Machado)

Agora, petição pra alguém escrever do ponto de vista da capitu

Sarah 31/08/2023

Amor de Capitu - traiu ou não traiu
Pois então, tudo o que vou dizer não há tanta base, acredito que minha opinião sobre o livro se baseia muito ao não gostar deste tipo de livro (clássicos)?
Durante a leitura entrei em uma ressaca literária. Além de a história não me comover muito, esperava mais do final do livro? meio que foi um livro que me estressei lendo devido às atitudes de Bentinho?
Recomendo apenas para quem gosta de clássicos brasileiros?

Francini.Lessa 23/08/2023

Capitu amou
Já pensou como seria reescrever uma história importante? E a história com a maior dúvida da literária nacional? Fernando Sabino se embrenha na ficção de Machado de Assis e atesta a genialidade do mago do Cosme Velho ao possibilitara fala de outros personagens.

Capitu é santa ou insensata?

Heloana1 18/08/2023

Essa leitura, sendo imparcial mostra que vários caminhos podem ser o verdadeiro final da história, uma perspectiva que vai além da traição, recomendo bastante a leitura para quem gosta da história.

Mel Rabelo 18/08/2023

Indo muito além do raso "traiu ou não traiu?"
Trazendo aquele gostinho de ler novamente (uma espécie de nostalgia), Sabino deixa algumas lacunas que acredito serem necessárias, justamente para dissernirmos que nem tudo aquilo que lemos na obra principal era fato, mas sim uma visão do Bentinho.
Fica o questionamento, será que não criamos um monstro de Capitu por sermos influenciados pelos detalhes que Bentinho vai colocando desde o começo para que ela pareça ardilosa (mesmo quando era apenas uma criança)?
Independente do seu "lado", é uma leitura que tem muito a agregar.

tangerina4 15/07/2023

Achei o livro bem interessante, basicamente é a história de Dom Casmurro em terceira pessoa, assim a gente pode ter mais pontos de vista da história, principalmente sobre a questão principal: traiu ou não traiu?
A escrita me prendeu muito, em alguns momentos me arrastei na leitura, mas num geral foi agradável, recomendo

Marcia 03/07/2023

Minhas impressões sobre o livro
Como é bom rever velhos conhecidos literários. Terminei minha viagem pelo Rio de Janeiro da época 1857 a 1875 através desse livro "Amor de Capitu", do escritor Fernando Sabino.
Esse livro vai nos contar a história de Bentinho e Capitu, grandes personagens do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis.
Nessa versão de Fernando Sabino a história nos é contada através de outro narrador.
Em "Dom Casmurro" o narrador é Bentinho e temos uma história através de sua perspectiva, com seus sentimentos e interpretações.
Agora,nessa versão escrita por Fernando Sabino, temos a mesma história,  mas contada de forma mais leve, por outro narrador.
Rever José Dias, personagem que acho muito divertido com seus superlativos foi muito bom.
E rever Escobar com toda sua astúcia, sua conversa cheia de artimanhas e depois ver seu casamento com Sancha, amiga de Capitu foi muito legal.  O casamento de Bentinho com Capitu, a niva vida deles, seus amigos, as festas... Como foi legal rever todos.
Mas também teremos as complicações que Bentinho encontra na amizade com Escobar, amizade que terminou cedo porém deixou rastros fortes. Bentinho criou muitos "fantasmas" em sua mente e teve momentos que fiquei com vontade de entrar no livro pra conversar com ele.
Bom, foi muito bom ter lido esse livro, revisto a obra através de outo narrador.
Gosto muito do escritor Fernando Sabino, sua escrita é maravilhosa e deixo aqui minha sugestão de leitura.
Valeu
Regis 03/07/2023minha estante
Adorei a resenha, Márcia! ?
Não conhecia esse livro, mas adorei e vou colocar na lista. ?

Marcia 03/07/2023minha estante
?????

Dudinha miau miau 31/05/2023

Que livro ruim. parado e chato. sla, eu simplesmente nn gostei. era um livro da escola, e sinceramente, so terminei por isso

Sofis14 04/05/2023

Traiu ou não traiu
Fui ler esse livro só pra descobrir a resposta é sai com vontade de ler dom Casmurro e sem a certeza se traiu ou não pq a pontos que indicam que sim e tbm pontos que indicam que não ou seja não da pra saber e acho que esse genialidade da obra enfim gostei não foi maravilhoso mais eu gostei me fez questionar algumas coisas

Fêpa 08/04/2023

é dom Casmurro em terceira pessoa, no caso, tira a graça de dom casmurro, mas a história continua boa

Isabel 20/10/2022

Traiu ou não traiu?
A perfeição desse livro está em ele ter a história contada em terceira pessoa, assim o leitor tem outra visão em relação a narração de Bentinho, o que nos deixa com uma dúvida maior ainda e gera maior empatia por Capitu

Será que a bichinha tava num relacionamento abusivo?... Fica a questão

Juliana Amaro 20/08/2022

Ótimo livro
Em sua recriação literária, Fernando Sabino nos questiona e leva nos a crer que pode haver outras possibilidades para o desfecho do romance de Machado de Assis sem o narrador Dom Casmurro.

1 | 2 | 3 | 4