Amor de Capitu

Resenhas - Amor de Capitu

1 | 2 | 3 | 4

Paula 22/07/2014

Será Capitu?
Bentinho ou Dom Casmurro? Talvez por serem a mesma pessoa eles dividam a mesma história. Mas vou logo avisando, é bem provável que eles não se pareceram tanto.
Amor de Capitu é uma adaptação do livro Dom Casmurro, realizada por Fernando Sabino, que fez a proeza de narrar o romance entre vizinhos utilizando a terceira pessoa.
Fora isso, o fato de ter atualizado a linguagem me ajudou muito na compreensão da história, mas vamos ao que interessa.
Bento é o filho de Dona Glória, e nutre uma gigantesca paixão por sua vizinha ,Capitolina, mais conhecida como Capitu. A sorte que teve em ter seu amor correspondido, não foi a mesma com a chegada do pagamento da promessa de sua mãe.
Não havia uma escapatória visível, por mais que se tentasse o destino de Bento era ir ao Seminário. Quanto a se tornar padre? Bem, isso não estava nos seus planos, nem nos da vida...
Foi lá que ele conheceu Escobar o seu melhor em amigo em vida,e provavelmente o seu pior inimigo após a morte. Eles dividiram momentos, histórias, passeios e talvez a mesma mulher.
Não há uma certeza, não posso afirmar o que de fato ocorreu entre Escobar e Cspitu, nem se realmente aconteceu algo entre eles. Machado de Assis se foi, e deixou como legado o eterno mistério de Capitu. Mais do que isso ele deixou também os superlativos de José Dias, a santidade de Dona Glória, as reclamações de prima Justina, os ciúmes de Bento, o companheirismo de Escobar. Machado deixou um mundo a ser desvendado e uma história a não ser esquecida.

Juninho 28/12/2013

Aprendizado
Uma fantástica obra machadiana, nesta versão o escritor Fernando Sabino faz uma recriação da historia de uma forma mais compreensível, com palavras mais atuais, porém se forem ler é necessário que tenham em mãos um dicionário já que existem várias palavras que já não são usadas atualmente no nosso idioma. Um bom romance com um final... recomendo que leiam para saber, o "enigma de Capitu" já há algum tempo faz pessoas se perguntarem "Capitu traiu Bentinho? Ou não?" e é isso que faz da obra um sucesso, Machado de Assis, deixou o final, a conclusão para o leitor compôr, um grande mistério, uma grande história, absolutamente fantástico, a melhor obra da literatura brasileira na minha opinião. Recomendo que leiam e se surpreendam como eu.

Giu Carelli 15/04/2013

Machado de Assis X Fernando Sabino
Eu li Dom Casmurro para a escola e me apaixonei pela trama. A narrativa, misteriosa e muito rica, gira em torno da mudança ocorrida na personalidade do personagem principal frente à questão da suposta traição de sua mulher com o seu melhor e único amigo. Teria mesmo Capitu traído Bentinho? Até agora me pergunto isso, apesar de já ter uma opinião sobre o assunto. Enfim,vale muito a pena ler essa intrigante obra de Machado de Assis.

Depois, eu li o amor de Capitu, a recriação literária feita por Fernando Sabino, com o narrador em terceira pessoa e não me impressionei tanto quanto na obra original. O Amor de Capitu possui, claramente, uma linguagem muito mais fácil que proporciona o melhor entendimento da historia, mas não te prende tanto quanto Dom Casmurro.O Amor de Capitu não tem as loucuras e intensos pensamentos de Bentinho, tomado pelo ciúme.

Obs: Para mim, Capitu nunca traiu Bentinho

Ana Lyra 03/02/2013

Vendo por outro ângulo
Este livro conta a história de Dom casmurro porém menos densa, com uma pegada mais romântica do que crítica.Vale a pena ler.Li antes de Dom casmurro e gostei mais desse.

Gil 18/04/2011

Já faz tempo que li.
A história é narrada aos olhos de Capitu, diferente do livro Dom Casmurro.Eu li também na esperança de alguma pista para enfim descobrir a real verdade sobre Bentinho, pois pra quem já leu Dom Casmurro sabe que fica no ar a paternidade do garoto.

Há muitos flash backs nesse livro, assim como analise que Fernando Sabino faz a Dom Casmurro.

Bit 14/03/2011

Juliana 24/01/2011

É a mesma história de Dom Casmurro, só que contada sem a ótica do Bentinho. É mais ou menos isso: pegue um bom livro e reescreva a mesma história mudando a primeira pessoa. Achei a idéia boa, uma vez que o que realmente faz a história de Machado de Assis ser tão intrigante é porque ela é contada sob o ponto de visto de um personagem, e dessa forma, você nunca terá realmente a certeza do que aconteceu (a velha indagação: será que Capitu realmente traiu o Bentinho?). Mas para pegar uma obra dessa nível e desconstruí-la com essa proposta de mudar o centro do livro, colocando um narrador fora da história, é necessário mais esforço do que isso. É basicamente a mesma história, mas sem a intensidade que o narrador da primeira pessoa sendo o personagem principal traz. Ou seja, uma boa história, mas sem a graça da original. É como um bolo de chocolate sem recheio.

Gabriela 07/01/2011

Houve uma época que minha mãe comprava os livros de uma coleção de clássicos da literatura brasileira. Logicamente, Dom Casmurro estava entre eles, mas nunca ninguém teve o interesse de lê-lo, nem mesmo a própria dona. Somente quando meu irmão precisou lê-lo para fazer uma prova que nós desvendamos a história que atravessou o século. E todos se sentiram entediados. Não há dúvidas que a trama é excelente, com amarrações bem feitas, mas a narração... Tédio.

Tempos depois, a melhor amiga da minha mãe me emprestou Amor de Capitu, um livro que o filho dela - que regula idade comigo - precisou ler para o colégio, mas nunca demonstrara real interesse por ele. Quando eu li, já na capa, que era o romance de Machado de Assis, reescristo na terceira pessoa, a primeira coisa que imaginei é que teria algumas horas do mesmo tédio. Agora na visão de um narrador onisciente. Ledo engano.

A história flui tão mais fácil e tão mais rápido que a vontade é ler tudo de novo, quando se chega ao fim. Não entrarei no mérito da questão se a Capitu traiu ou não traiu o Bentinho, apesar desta versão possuir mais probabilidades para a suposta traição do que na original. Sem a visão parcial de Bento, tudo parece mais simples e claro.

Demorei meses para encontrar vontade de iniciar a leitura, mas assim que o fiz, eu terminei em algumas horas. Então se você é uma das milhares de pessoas que sequer chegou a metade de Dom Casmurro, leia Amor de Capitu e depois tente o livro do Machado de novo. Porque se você não conseguir apreciar a história em terceira pessoa, provavelmente detestará em primeira e ela é boa demais para se ignorar.

Flor 28/09/2010

Ler adaptações para depois ler os clássicos
Li Amor de Capitu na 8ª série e acredito que é a leitura indicada para algumas ocasiões didáticas. Lembro que tive de fazer fichamento de cada capítulo e - certamente - se a proposta fosse fazer isso com a obra original, o trabalho seria muito maior.
Não sou contra versões e recriações literárias, para mim elas são ideais no sentido de incentivar o sujeito a ter interesse pelos clássicos.

Sudan 30/05/2009

Amor de Capitu
O famoso caso da suspeita de traição de Capitu, no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, é revisitado e apresentado com um novo ponto de vista. As perturbações de Bentinho, causadas pela desconfiança, ganham uma nova dimensão.

GCV 23/03/2009

Dom Casmurro for dummies
Uma das discussões mais enfadonhas sobre "Dom Casmurro" é o caso da traição ou não. Mas antes de discutir o deslize de Capitu, é muito mais interessante e proveitoso observar o próprio narrador.

Eis que Fernando Sabino reescreve a obra em terceira pessoa, matando as intermináveis elucubrações sobre Bentinho e Capitu em 5 minutos: com um narrador em terceira pessoa, morre toda a genialidade da obra, até ficando "fácil" saber se ela traiu ou não. A força do texto de Machado, contudo, é boa o bastante para resistir a esse duro golpe - embora, convenhamos, "Amor de Capitu" seja mais indicado do que o original para uma leitura escolar no final do primeiro grau.
Bruno Oliveira 29/08/2012minha estante
Só não concordo com a indicação escolar. Acho que as pessoas frequentemente tem problemas com o texto do Machado porque tiveram uma má educação, posto que, se a educação fosse boa, não enfrentariam isso. Porém, mesmo assim, é melhor ensinar um aluno a vencer a dificuldade do texto que dar algo mais simples à ele.

De resto, concordo completamente com você. Sair da primeira pessoa, e pior, sair da terceira pessoa para responder uma questão tão pequena como a traição de Capitu, é uma coisa muito ruim. Toda a "graça" do Dom Casmurro está na maneira como o mundo é pela ótica do Bento e não como ele é em si mesmo. Matar isso para esclarecer uma questão que não interessa nem ao próprio Bento (afinal, para ele ela é culpada) é uma bobagem.

1 | 2 | 3 | 4