Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

@fran_rodrigues_92 11/04/2020

Vamos falar do cachalote branco?!
Leitura 2020
#11 #bookpen

Título: MOBY Dick
Autor: Herman Melville
Editora: Abril
Páginas: 668
1851

Moby Dick é um romance sobre um cachalote branco que foi perseguido, e mesmo ferido várias vezes por vários baleeiros conseguiu se defender e destruí-los. O livro é narrado pelo marinheiro Ismael no babeeito Pequod ao comando do Capitão Acab e o primeiro imediato Starbuck.
O livro foi revolucionário para a época, com descrições intrincadas e imaginativas do personagem-narrador, suas reflexões pessoais e grandes trechos de não-ficção, sobre baleias, métodos de caça , arpões, a cor do animal, detalhes sobre as embarcações, funcionamentos e armazenamento de produtos extraídos das baleias.
O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, que perseguiu teimosamente uma baleia e ao tentar destruí-la, afundou. (É uma história bizarra) Outra fonte de inspiração foi o cachalote albino Mocha Dick, supostamente morta na década de 1830 ao largo da ilha chilena de Mocha, que se defendia dos navios que a perturbavam com premeditada ferocidade.

O livro tem uma narrativa arrastada e cheia de descrições que beiram a enciclopédias. Ao longo de toda a narrativa há capítulos extensos com devaneios de Ismael, somando isso com a quantidade de explicações de assunto náutico e da caça à leitura se torna cansativa e tediosa.
Levei mais de um mês para concluí-lo mas no final das contas eu gostei. Toda a narrativa está impregnada de significados religiosos e a forma como o ser humano compreende o transcendente, o que contribui muito pra nossa forma de ver as formas da crença. Além da amizade entre Ismael e Quiqueg, um canibal que se torna companheiro e amigo íntimo do narrador.
É uma narrativa muito própria da época que deve ser lida percebendo o momento histórico e cultural. Pode-se observar, também, as evoluções ou regressões dos mamíferos que possuem um telencéfalo altamente desenvolvido e polegares opositores.

"Este mundo tem muito de recíproco, com um capital comum em todos os meridianos. Nós, canibais, devemos ajudar esses cristãos."
#livros #literatura #leiaclassicos #hermanmelville
*Sinopse adaptada da Wikipédia

Rodrigo 23/04/2020

Persistência ou Teimosia
Que narrativa linda!
Quão psicológica mostrou-se uma amizade sublime e repleta de reviravoltas.
De como a persistência ou teimosia de um capitão permeou toda essa história que com todo mérito fulguram entre os melhores clássicos da literatura mundial.

Livpi 22/04/2023

Confesso que precisei da ajuda do audiolivro para conseguir terminar o livro ? o começo é MUITO parado e eu quase desisti varias vezes. O livro é bom, o final que descreve a parte da Mobydick é o ponto alto do livro.
O narrador do Audiolivro tambem era mt bom e isso ajudou bastante na descrição das cenas. No geral o livro é interessante, é bem detalhado e alguns momentos te deixa tenso e curioso.
Mas tenham em mente... É um livro parado na maior parte do tempo.

ABANDONADOPORVOCE 17/05/2023

SE VOCE GOSTA DE BALEIA... MEU AMIGO.
LIVRO BALA DEMAIS, esse livro narra as aventuras do jovem Ishmael em um navio baleeiro que se chama Pequod, é um livro de escrita muito refinada e por vezes técnica e explicativa, você se sente junto da tripulação e partilhando de seus temores e expectativas dessa empreitada contra o cetáceo branco liderada pelo temoroso Capitão Ahab, as abordagens filosóficas e sociólogas em alguns capítulos do livro são as partes que mais se destacam, sua escrita repleta de referencias da bíblia e a obras antigas acrescentam muito a leitura. O ponto alto na minha opinião é a dinâmica politica do capitão com a tripulação, sempre persuadindo para alcançar seu objetivo que é a vingança e a arpoação do enorme cetáceo branco que há tempos arrancou sua perna, vale a pena a leitura da obra. Não acho necessário pular nenhum de seus capítulos, tudo está ali para acrescentar na sua experiencia. DEUS ABENCOE VOCES!

Hector 17/07/2022

Esse foi o primeiro livro que eu já li ele é muito bom e dou cinco estrelas por que foi o primeiro livro que li e a história dela é muito boa.

Sylvia 23/06/2023

Grande livro! Grande história!

Extremamente detalhado, então por muitas vezes meio cansativo de ler, mas um livro que te faz querer ir até o final o mais rápido possível para saber o que acontece.

Não esperava pelo final que teve?ainda processando rs

Thais. 09/08/2021

Longo. Fazia tempo que eu não demorava tanto pra terminar um livro.

A história é interessante, mas tem capítulos que se tornaram maçantes demais.

gi 02/05/2023

A baleia
Moby Dick era um clássico que eu não imaginava gostar tanto quanto gostei, depois do trauma com Os trabalhadores do Mar, estava querendo ficar longe de mares e digressões.
Mas Melville conseguiu me conquistar, a escrita divertida, irônica e o narrador maravilhoso que ele constrói encantam e prendem você à história. Não vou aqui falar também que os capítulos de explicações são as mil maravilhas, pois não são mesmo, tem que ter uma paciência e eu pelo menos, fiz umas boas leituras dinâmicas em algumas páginas que você já olhando o título do capítulo sabe que não vai ter aquela importância no final das contas.
A aventura em si, a necessidade da vingança de Ahab, sua convicção fazem o final ser tão emocionante que você não consegue parar, todas as alusões, nossa é incrível, pelo menos uma vez na vida todos deveriam ter essa experiência com A Baleia, ou o demônio do mar.

Lu Fernandes 27/08/2021

Sinopse:
Moby Dick: Grande baleia branca, é um animal feroz, que luta com todas as forças pela sua vida. Ela vira inimiga mortal de Ahab quando arranca sua perna em meio a uma caça.
Taina 18/09/2021minha estante
Podia ter sinalizado o spoiler...

Lu Fernandes 19/09/2021minha estante
Acabei de editar a resenha.

Bruuna.Gomes 22/08/2021

Um livro que demorei para le mas amei
Completamente apaixonada por tudo nesse livro. Virou favorito da vida. Eu li acompanhando o projeto de leitura da Tati Feltrin

Lucy 07/06/2023

Choro fácil
Esse livro é uma grande experiencia em si. Trata de temas deiversos dentro do universo masculino e com um viés marítimo (eu geralmente n me agrado destas temáticas), o narrador leva nos em sua história mais levemente do que eu imaginaria de uma obra classica, quanto mais quando se refere ao que eu não experaria, mote de fundo principal, as relações homoafetivas, assim como a grande capacidade de companheirismo versus a de abandono, as dilacerações que se ocorrem e os outros temas mesmo que tratados de modo enciclopédico são assim feitos para gerar superstição, medo, aumentar a coragem e bemdiz sobre elementos extremamente incompreensíveis para a nossa era, na qual a pesca baleeira não faz sentido, visto que óleo não é motivo para matar um ser tão impressionante quanto uma cachalote.
Eles matam duas baleias antes de encontrar com a Moby Dick, e isso é terrível, me dilacerou tanto quanto deixar pip em seu destino, e por isso fica clara a intenção do autor de colocar em voga as diferente formas de se fazer a vida e as suas nuances.
Para mim, o final é perfeito, moby dick me deixou extremamente emocionada, ainda mais quando se entende nela a inspiração da Baleia, cadelinha de Graciliano Ramos e ali, no seu arco animal, encontramos uma tese distinta, contrapondo o mar de terra seca e o mar de moby dick, e ainda a cama da sinha Vitória.
Eu chorei tabto quando essa relação se destacou em meus olhos que marejo só de digitar por aqui. Emocionante, dificil, quase bonito. Ainda bem que eu li. Terei meses de pesadelos

Ana 24/09/2021

Vale a pena persistir na leitura.
Moby dick foi lançado originalmente em 1851. Foi o sexto livro publicado por Herman Melville e não obteve boa aceitação na época sendo redescoberto em 1920. Quando foi considerado um clássico estadunidense. Melville chegou a ser chamado de o Homero dos mares pois esse livro é considerado um épico.
Ele teve 3 inspirações:
A primeira é a própria experiência de Melville como navegante. Ele chegou a trabalhar em návios e tinha muito conhecimento sobre a vida marítima. Isso fica claro durante a leitura do livro já que ele é repleto de detalhes técnicos sobre navegação e sobre a fisiologia de baleias e semelhantes.
Outra inspiração Foi o acidente do baleeiro Essex. Ele afundou em 1920 depois de ser atacado por um um cachalote e os sobreviventes ficaram à deriva tendo que recorrer ao canibalismo para sobreviver.
A terceira inspiração foi uma baleia que existiu chamada mocha dick. Ela atacava os baleeiros que tentavam matá la na costa do pacifico sul.
Eu achei a parte narrativa do livro muito interessante. Ishmael, Ahab, Queequeg, Stubb, Sttarbuck são personagens estranhamente cativantes, porém mais de 60 por cento do livro não é sobre eles. É sobre navegação, caça de baleias e citologia. Isso para mim foi muito maçante. No entanto vale a pena persistir por causa do final que é empolgante e emblemático. É uma história sobre vingança e loucura. Em como é impossível fugir do seu destino. E ainda como vivemos navegando meio perdidos a procura de algo nesse grande oceano que chamamos de vida, assim como Ahab navegava em busca de Moby dick. Uma última observação é que Moby Dick não é uma baleia verdadeira. Que são aquelas sem dentes. É um cachalote albino. Ou seja, tem uma cabeça maior e possui dentes.

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Dificilmente você nunca ouviu falar sobre Moby Dick, graças a milhares de referências em filmes, desenhos, séries e mesmo outros livros. Escrita em 1851, a obra foi revolucionária pra época, já que trata-se de uma aventura imaginativa, ao mesmo tempo que o narrador faz diversas reflexões sobre a realidade dos pescadores da época e também sobre a caça desenfreada às baleias. A história, que foi inspirada em um fato real (uma baleia havia atingido um grande navio, causando seu naufrágio), fala sobre uma baleia Cachalote que vinha, adivinhaaa.. destruindo muitos baleeiros. Hoje a Baleação (nome dado a pesca ou caça às baleias) é proibida em muitos países, já que elas correm risco de extinção. Pra vocês terem uma ideia, o período de gestação de uma Cachalote é de 16 meses! E mais de 160 anos depois do lançamento desse livro ainda tem quem ache que a "assassina" era a Moby Dick.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler