Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Stone Shelley 14/08/2023

Uma das melhores obras de Shakespeare
Apesar de deixar a desejar, em alguns momentos, a obra é coesa. Não me trouxe grande excitação, exceto quando havia as presenças das Moiras e para mim, a principal protagonista: Lady Macbeth. Uma obra simples, com um desfecho simples para a atualidade e polêmico para a época.

Victor225 13/08/2023

Macbeth
Os perigos de ceder-se ao desejo e à cobiça. Vemos como Macbeth ? que deseja o poder, mas teme os meios que precisa usar para conquistá-lo ? é influenciado por sua esposa, Lady Macbeth; esta, manipulando e intensificando o desejo de Macbeth, leva Macbeth a assassinar o Rei Duncan, um rei querido e justo, cuja morte abala a todos. A crença em um destino profetizado pelo "diabo" o leva a crer-se intocável; o que logo se torna outro motivo para sua desgraça.
Me lembrou Hamlet em alguns momentos, com o receio de Macbeth em cometer o ato vil. Mas ele logo é tomado de coragem pelas palavras de sua esposa, "tens medo de ser na própria ação e no valor o mesmo que és em teu desejo?". Tanto a esposa como o próprio Macbeth se tornam prisioneiros do destino que resolveram acatar; este sendo enganado por profecias ambíguas, que leva à sua morte pelo exército inimigo; aquela sendo atormentada pelo peso da culpa, o que a leva ao suicídio no final da peça.
Ao meu ver há muitas outras semelhanças entre Hamlet e Macbeth, mas creio que a principal diferença é que Hamlet é alguém mais "consciente", que por isso demora em seu ato de vingança, levando a morte a pessoas inocentes. Macbeth reprime essa consciência com uma coragem aparentemente dissimulada, alimentada por sua ignorante confiança nos dizeres das bruxas. Adorei essa peça, Shakespeare é Shakespeare!

Ka_ 13/08/2023

Teu rosto é um livro que lêem estranhos sentimentos!
A peça é, essencialmente, sobre ambição desmedida. O brilhante gatilho narrativo é a profecia de três bruxas ? chamadas de Irmãs Estranhas ? que dizem a Macbeth, então um valoroso general do Rei Duncan, que ele em breve será rei. Banquo está a seu lado quando a profecia é falada e, ao perguntar sobre si próprio, as bruxas afirmam que ele não será rei, mas sim o patriarca de uma linhagem de reis (novamente, um aceno à dinastia Stuart). É fascinante ver como esse começo simples ? retirado diretamente de Holinshed?s Chronicles, famosa compilação de contos sobre a formação das ilhas britânicas ? é trabalhado como a maldita profecia autorrealizável, com Macbeth logo salivando pelo trono e, no processo, sendo obviamente influenciado por sua esposa, a fria e inteligente Lady Mcbeth. Mas o que realmente importa é o que Macbeth glosa: a profecia sobre Banquo. Se Macbeth será rei, mas é Banquo quem será o pai de uma linhagem de reis, o que exatamente isso significa para o reinado de Macbeth?

Dalmo 11/08/2023

O rei da Escócia é assassinado. Seu algoz: um homem acima de qualquer suspeita, um herói de guerra, seu primo, o bravo Macbeth. Um drama que envolve cobiça, traição e poder.

Nay 10/08/2023

Um ótimo retorno a Shakespeare
Para mim, cujo único contato com Shakespeare foi Romeu e Julieta, o qual eu nunca gostei muito, Macbeth foi uma incrível segunda chance de revisitar esse escritor clássico.

Ambição, ganância, traição, assassinato e conflitos internos que levam os personagens a beira da loucura... Macbeth constrói arquétipos das diferentes faces da natureza humana inconstante e volátil. Personagens que não são nem bons e nem maus, mas mudam conforme suas escolhas moldam seu caminho. E, no fim, só resta ao leitor julgar: o que é bondade e o que é perverso?

E se os acertos compensam os erros, se os fins justificam os meios, e a vitória pode ser comemorada sobre as vidas que se perdem... Então tudo é subjetivo.

Agradeço a pessoa que me incentivou a tentar essa obra de Shakespeare, me livrando de um preconceito do tempo da escola. Como muitos clássicos, não é uma leitura fácil, mas com um pouco de contexto e/ou ajuda de um vídeo ou resumo explicativo, se torna uma experiência repleta de nuances e significados a serem explorados.

TrizDosAnjos 09/08/2023

O plot parece game of thrones e a linguagem é só Jesus na causa, mas eu gostei. Tive que ler pra faculdade.

Eni__bridgerton_ 09/08/2023

Não tenho palavras pra descrever o quanto lady macbeth é sem dúvida nenhuma uma das personagens femininas que mais amo??

Wes Janson 08/08/2023

Alto nível!!!
Desnecessário falar sobre Shakespeare, mas apesar de amar ler, é a primeira vez que leio uma obra dele. A primeira vista causa estranheza o fato de ser uma peça teatral, com a divisão em atos, cenas, nenhuma descrição do ambiente, mas a história te envolve bastante.
E ao entendermos os simbolismos, as mensagens transmitidas, de honra, altivez, fidelidade, respeito, a obra se torna maior ainda.
Curta, de leitura tranquila, e até me surpreendeu isso, mas pretendo logo ler no original, para captar mais os jogos de palavras.
Essencial!!!
Matheus_Lago 21/08/2023minha estante
O que pra mim foi um desconforto (mais por nunca ter lido um gênero teatral). Mas com o tempo fui entendendo como funcionava tal escrita. A próxima obra Shakesperiana vou procurar uma adaptação em prosa.

Literacath 08/08/2023

Poético, eu diria.
A história de Macbeth, baseada em ascenção e queda, é carregada de reflexões.

O tom poético inunda o leitor assim que toma a decisão de ler esta peça. Pode ser uma adaptação dificultosa, mas vale a pena imergir nessa história e aproveitar o caminho.

Lucas Lobo 06/08/2023

O tirano
Sempre me surpreendo com os finais das obras de Shakespeare, as mortes finais são sempre as mais insanas, e nessa obra não poderia ser diferente.

yaya 02/08/2023

Gostei da forma que a história mostra o quão podre as pessoas podem ser pela busca do poder e as consequências da culpa e ambição desenfreada

Caroline.Brunoni 01/08/2023

Intenso
A minha obra preferida de Shakespeare!! ? Envolvente, intensa, misteriosa e dramática. O misticismo presente durante toda a trama e mais o histórico que envolve as encarnações da peça, com incêndios e catástrofes, cria um clima de grande interesse pela obra.

jackpveras 31/07/2023

Casal Macbeth: o amor mais que perfeito
Lord e Lady Macbeth, o casal mais incrível do universo shakespeariano. Maldade, ambição, obsessão, culpa, determinação, psicopatia, arrependimento, loucura e delírios... tudo ensaguentadamente presente nos contextos espirituais e físicos deste que é um casal que deixa Romeu e Julieta parecerem namoradinhos na pré-escola.

Viva a tragédia!
Viva Shakespeare!!

Camila 28/07/2023

Como toda obra do Shakespeare, alguém acaba morto
é uma história que mostra sobre ambição, poder e culpa

Madu 26/07/2023

Eu gosto como a ambição d a culpa é retratada nesse livro, principalmente quando mostra o quanto você se torna preso de algo que sempre reprimiu