Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Isadora 30/06/2023

Como sempre, Doistoiévski cria personagens multifacetados, verossímeis, com qualidades e defeitos que os fazem interessantes. É impressionante como até mesmo personagens que apareceram somente por uma única página são capazes de evocar emoções tão fortes no leitor com suas histórias. O autor se preocupa tanto com sua construção de personagens que dispende de capítulos inteiros para apresentar personagens que sequer estão entre os principais, descrevendo suas motivações, personalidades, relações com os outros, tudo de forma detalhada, de forma que aquele personagem parece uma pessoa real.
O livro em si tem uma temática bastante religiosa, sem ser moralista, algo claro desde o princípio, com o personagem do mestre Zózimo. O contraste entre os irmãos, Alexei, Dmitri e Ivan é o grande foco do livro, que demonstra claro favoritismo ao Alexei, que é o personagem mais religioso.
É um livro grande, porém uma leitura de qualidade inestimável, não obstante a decisão do autor de não escrever uma conclusão para todos os relacionamentos entre personagens, a jornada é certamente mais valiosa do que os pormenores que restaram sem solução.

mariana113 23/06/2023

Obra prima de Dostoievski!
"E, mesmo se estivermos tomados pelas mais importantes ocupações, mesmo se tivermos atingido as mais altas honras, ou caído em alguma grande desgraça, pouco importa: jamais nos esqueçamos de como, um dia, nós estivemos bem aqui, todos juntos, unidos em um só sentimento tão bom que, enquanto amamos o pobre menino, talvez nos tenhamos um tornado melhores do que somos na realidade."

Valinhos 22/06/2023

?Penso que, se o diabo não existe? se ele foi criado pelo homem? o homem fez o diabo à sua imagem e semelhança.?

Eilym 20/06/2023

Um belo desafio
Esse foi o segundo livro em que eu não queria saber o final, mas sim somente o meio me interessava, como aconteceu com em "Um lugar bem longe daqui".
A maneira como estava escrito dificultou o entendimento, nos primeiros capítulos, mas depois a única coisa que eu queria era saber da história.
A cada momento amei entender ainda mais os personagens(alguns), seus tormentos, suas culpas e seus desafios.
Os desafios como doença, colapsos familiares, pesadelos, loucura, pobreza; Dostoiévski soube escrever maravilhosamente.
A maneira como Dostoiévski retrata a concepção de cada personagem sobre a religião é magnífica.

Elizangela 05/06/2023

Aventuras
Dostoiévski tem a rara habilidade de trasnformar fatos corriqueiros em grandes aventuras. Drama, ironia, espanto. Encontramos nesta e em muitas outras obras do autor. Leitura para instruir e viajar à Rússia czarista.

Gabriela.Faria 03/06/2023

Sensacional
Terminei já faz alguns dias e esqueci de resenhar, como sempre.

Não é a primeira vez que leio Fiódor Dostoiévski, muito menos a primeira vez que me surpreendo com suas histórias.
Se você, como eu, ama um calhamaço e um drama familiar envolvendo crime, te garanto, você não vai se arrepender de ler este livro.

Dostoiévski nos traz aqui, não somente um crime a desvendar, mas valores a questionar. Sua forma de trazer opiniões distintas, te mostrando 3 mundos diferentes, é incrível.

Temos personagens amorosos, e outros que te farão passar raiva. Haverá momentos que você irá se perguntar inúmeras coisas e se emocionar em muitas outras.
Diria eu que este livro é um banquete de ensino e valores.

Sem spoilers, mas confesso que estou com saudade do Aliocha, um dos irmãos, e gostaria de aprender muito mais com ele.
Sinto um carinho enorme por tantos outros personagens, sem citar nomes para não estragar sua imaginação ao abrir essa obra.

Poderia falar deste livro o dia todo e sobrou até para minha mãe haha a cada capítulo eu contava tudo para ela.

Não tenha medo dos clássicos, principalmente dos russos, é enriquecedor, te garanto ?

Italo139 02/06/2023

Na Sibéria pai autoritário conflitos romance brigas serio obra prima, a vamos la leia isso logo e incrível

Michela Wakami 29/05/2023

Embora eu tenha gostado bastante desse livro, Crime e castigo ainda é o meu favorito do autor, até o momento. (Não li todos dele ainda)

A espiritualidade é latente aqui, embora não condiz totalmente com a minha, agradará bastante quem segue a mesma doutrina.

Os personagens são muito marcantes e inesquecíveis.

Teve algumas partes que achei maçantes, mas a grandeza do livro supera isso, facilmente.
Janaina Edwiges 29/05/2023minha estante
Também gostei mais de Crime e castigo do que este.

Rogéria Martins 29/05/2023minha estante
Adorei a resenha! ??

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Janaína, estamos juntas então.???

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Rogéria, obrigada.???

Raimundo.Sales 02/06/2023minha estante
Belíssima análise! Parabéns!

Michela Wakami 24/01/2024minha estante
Obrigada, amigo!

Dani 28/05/2023

Clássico
Um livro muito grande e às vezes cansativo de ler, mas a narrativa dramática e agitada prende. É interessante a metalinguagem em algumas partes que o autor se desculpa pelo jeito que escreveu, por exemplo, e isso nos deixa mais próximos dele.

Uma família desequilibrada: Um pai que paga de bobo da corte, um filho quieto que não crê em nada, um filho revoltado com o pai, um filho tranquilo e discípulo de monge.
Uma mulher que dois membros da família amam.
Um crime e um julgamento.
E vários personagens secundários interessantes, inclusive o... demônio.

Muito bom.

Ale 22/05/2023

Apesar de não ser o tipo de livro que me faz querer ler tudo de uma vez só, precisei dar 4 estrelas simplesmente pela escrita genial do Dostoiévski. Ansiosa pelo volume 2.

Maria10726 18/05/2023

A última obra de Dostoiévski

? Os irmãos Karamazóv, 1250 páginas; 1879 - 1880.

? Considerado por Freud "o maior romance já escrito", está obra aborda análises psicológicas profundas e muito bem detalhadas, construído através de um realismo absurdo. Confesso que no decorrer do livro eu me decepcionei, achei a leitura repetitiva e monótona, alguns capítulos desnecessários e extremamente longos, porém, penso que a descrição profunda do Dostoiévski fazia parte de toda a complexidade da obra.

? Demorei alguns meses para finalizar o romance, haja vista que tive dificuldade e muitas vezes pensei em desistir, mas persistir pelo amor e admiração que sinto pela literatura russa, e por ter lido alguns livros do autor que eu me apaixonei.

? Inicialmente somos apresentados a todos os irmãos Karamazóv e suas particularidades, Pavlovich é o genitor, irresponsável e péssimo pai, um homem arrogante e esnobe, que passa a vida gastando dinheiro com mulheres e bebidas.

?Dimítri é o filho mais velho, fruto de um casamento por interesse, apesar de possui as mesmas características do pai, altera com momentos de compaixão. Seguiu carreira militar e retorna ao lar paterno para reunir os irmãos e reivindicar herança, muitas vezes esse personagem me irritou, devido a sua obsessão, insistência e imaturidade.

? Aliocha é o filho favorito, bondoso e totalmente diferente do pai, seguiu vocação eclesiástica e é muito interessante esse contexto de religião no tempo russo, a vida no mosteiro, os aprendizados e a loucura pela religião. Aliocha faz o meio campo entre a família, dando conselhos e amenizando os conflitos familiares.

? Ivan é totalmente diferente de ambos os irmãos, ambicioso e com teorias sobre o universo e a existência divina. Possui um amor obsessivo, assim como seu irmão Dimítri. Ambos os irmãos possuem particularidades que se destacam e constrói a história.

? Dimítri se envolve em algo monstruoso, que se desencadeia em embates jurídicos e policiais, com questões filosóficas, que expõe a mente humana. Foi nessa parte que me perdi, a repetição me cansou e espero que um dia eu possa compreender a magnitude da obra frente aos acontecimentos da vida. Dostoiévski é magnífico.

Ramiro.ag 16/05/2023

"Pois o homem ama a queda do justo e a sua desonra"
"Para que seja possível amar um homem, é preciso que ele se esconda. quando ele mostra a sua face, o amor desaparece"

Eu não sei nem por onde começar, eu tinha expectativas altíssimas para esse livro, mas a obra conseguiu superar todas. Com toda a certeza meu modo de ver o mundo vai ser altamente impactado por essa leitura.

A obra retrata a família Karamazov, o pai Fiodor, completamente negligente e insensível com o seus filhos, e os irmãos que possuem personalidades distintas. Alexei, o mais novo, é um religioso, muito bom e cândido, e ao meu ver, é até um remediador dos outros personagens, uma figura de luz. Ivan, o do meio, é um intelectual, e de certo representa a juventude russa niilista da segunda metade do século XIX, nunca para de "pensar com a razão", sendo constantemente atormentado por sua consciência (o que no final, vai ficar ainda mais evidente). E por fim, o mais velho, Dmitri, uma figura intensa, orgulhosa e instável e que vai vir a disputar financeiramente e amorosamente com seu pai.

"Mas as hesitações, a ansiedade, as lutas entre a crença e a descrença, às vezes se tornam tal tortura, para um cheio cheio de escrúpulos como você, que é melhor enforcar-se."

Dostoiévski consegue transmitir até o fundo de todos os personagens e o exterior que os cercam, traçando um retrato geral da Rússia e de seu povo. Além de impor grandes questionamentos filosóficos, religiosos e morais, principalmente nos que diz respeito a reforma judiciária, a construção das bases da sociedade e da estruturação da família.

Há tantas passagens intensas no livro, que me fizeram refletir, parar e respirar um pouco, como a morte do mestre Zozimo e a mudança psicológica intensa do Aliocha. O debate sobre a morte de Deus entre Aliocha e Ivan. Os delírios de Ivan. A defesa do Dmitri. A jura em lembrança ao pequeno Illiucha. Sinto que vou precisar reler esse livro logo, a intensidade com que fui atingida é aburda.

"Seu crime não seria um crime, mas a simples revolta contra a força que injustamente o oprime."

É uma obra que todos devemos ler, traz lições e ideias que levarei para a vida toda.

"Essas pessoas não se preocuparam com o meu destino, não fizeram nada para me educar, para me instruir, para me transformar em um verdadeiro homem. Essas pessoas não saciaram a minha fome, nem aplacaram a minha sede, nem me visitaram, nu em minha prisão, e são elas que me enviam à condenação."
Erika Sá 17/05/2023minha estante
Ótima resenha ?

Pamela 14/05/2023

Um bando de canalhas
Rapaz, eis aqui a "grande família" da Rússia, sinceramente um negócio desse nem Freud explica, não sei quem é mais doido.
Tem um bocado de nome difícil, geralmente terminados em sufixos de "ski's", "vitch's" (uma transcrição fonética de um capítulo desse livro é de endoidecer qualquer um tá).
É treta pra tudo quanto é lado. Tem debate de religião, de moralidade, tem santo que não é santo, tem personagem secundário que faz a gente chorar.
Olha, que cabaré viu.
E no meio disso tudo o que ficou martelando na minha cabeça foi a 🤬 #$%!& de uma cebola.
Eu amei demais, amei pega de surpresa. Só sabia que era um clássico e o cretino do Dostoiévski vai, e rouba meu coração.

Manu1201 12/05/2023

12 de Maio de 2023
Ler Os Irmãos Karamazov é uma experiência!

Não esperava tanta entrega e exposição do âmago de todos os personagens como foi. Mostrando o coração, mente e facetas de todos os integrantes dessa pequena longa história, Dostoiévski nos entrega divagações, interrogações, meditações e esperança.

Por diversos momentos me senti frustrada por demorar a ler o livro mas, analisando agora, foi a melhor coisa que poderia ter feito. Cada coisa e acontecimento foi absorvida em seu devido tempo, atenção e emoção. Eu amei demais acompanhar a família Karamazov, mostrando de forma visceral e arrebatadora suas imperfeições, fé, loucura e paixão.

Ao final do livro entendi a frustração de alguns leitores e o porque do próprio Dostoiévski pronunciar que faria uma continuação. É muita coisa e depois que você engaja na história ela voa! E você vai ficar sedento por mais, pelo menos eu fiquei kk

Renata.Carmo 09/05/2023

Depois de pouco mais de um ano lendo consegui terminar. Um livro cheio de tretas familiares. Muito bom de ler