Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Agda.Marielly 30/07/2023

Os ricos e suas misérias
Minha opinião pessoal imediata sobre esse livro.

Eu acho que "pegaram leve" com Dmitia, ele é o absurdo em pessoa, mas todos são muito polidos na hora de formar uma opinião a respeito dele e até mesmo o autor.
Percebi que estes males de pensamentos, comportamentos, síndromes, essa psique humana maluca e frenética foi destinada as pessoas ricas. Os ricos é quem podem pensar e tem a oportunidade até de sofrer e escolher serem consumidos por seus sofrimentos, falo em um comparativo entre o pai e o serviçal da casa, com também entre Dmitia e o um de seus "irmãos".
Nas personagens femininas são acometidas de loucura por amor, mas como na época a única coisa que era estimulado nas mulheres era a construção de relacionamentos amorosos duradouros, eu "arquivei a ideia de machismo".
Os ricos e suas misérias que só não posso considerar minhas misérias também, pq o dinheiro que nos separa reserva melhores tratamento e medições de palavras, coisas que nunca aconteceria se fosse eu.

Dazai.Bruder 26/07/2023

Eu amo esse escritor...
"Amo, ele me dizia, a humanidade; mas, para minha surpresa, quanto mais amo a humanidade em geral, menos amo as pessoas em particular, como indivíduos."
"Quanto mais detesto as pessoas em particular, mais ardo de amor pela humanidade em geral."

Linhares 25/07/2023

Que livro fantástico, na minha opinião muito superior ao "Crime e castigo". Dostoievski sabe criar personagens muito realistas e com muitas camadas.

A tradução da Martin Claret (que não é diretamente do russo), ficou ótima, texto muito fluido sem perder algumas características do idioma original.

Sem dúvida nenhuma, um dos melhores livros que já li.

thami 24/07/2023

Livro muito denso mas riquíssimo. Dostoiévski nunca decepciona, comecei quase sem expectativas e foi uma leitura maravilhosa devido a quantidade de reflexões filosóficas. Pretendo ler novamente numa nova tradução, bem mais nova q a minha de 1971 skskkskskd

ps: apesar de ter adorado muito, crime e castigo ainda é o meu favorito

Isabella.Arrais 23/07/2023

Fantástico
O primeiro volume da obra é realmente muito bom.
A história fala principalmente sobre Fiódor Karamázov e seus filhos, Dmitri, Ivan e Alieksiêi. Os conflitos existentes na família a partir desse pai tão (nem sei descrever o que esse pai é) com os seus filhos e em como essa relação teve certa influência para com eles.
Os personagens são muito bem trabalhados, os diálogos extremamente bem construídos e densos. Aliócha está nesse volume como se fosse o herói, porém eu gostei bastante da complexidade do personagem Ivan, segundo filho de Fiódor, ele aparece bem mais a partir das páginas 320, por aí, e realmente seu diálogo com Aliócha na taverna é muito bom! Os outros personagens também não deixam a desejar, as situações que Dostoi
évski traz no livro, como a criança colegial por exemplo e a opressão sofrida pelo povo russo na época czarista são bem trabalhados e trazidos na obra.
Não se sinta intimidado pelo volume de páginas porque a maneira que é escrito prende a atenção e você termina rápido.
Ansiosa para começar o segundo volume.

menina caterpillar 23/07/2023

Os irmaos karamazov
Eu gosto do dostoievski pq ele so escrevia sobre homens sendo pateticos alucinando se humilhando tendo ataque de nervos querendo morrer e pra mim isso q é literatura: o sofrimento no mais alto grau

glucaxs 21/07/2023

Deus POR QUE o dostoievski teve que ir antes de fazer a continuação ?? nunca mais serei feliz em toda minha vida

agapetae 17/07/2023

O que muitos não entendem é que a figura do delirante tem um simbolismo superior. Está nela atrelada todos os segredos da psique humana. Aos russos medievais, eslavos e ortodoxos, o louco é santo e febril: ?holy fool?. Esse é aquele entregue à religiosidade de tamanha forma que, em um ato de sacrifício, prefere ser incompreensível. Um vidente cego e mudo. Não se responsabiliza pelos seus atos. Mendigo e fora de si, vaga por aí, sem se importar com como os outros o vê. Prefere a santidade. Se não for possível tê-la, então o nada. Faz uma escolha, e ela é resoluta: ou o pão de Deus, ou a fome.

Ana 15/07/2023

"Quem não deseja a morte do seu pai?"
Publicado em 1880 pelo escritor Russo Fiódor Dostoiévski, esse é considerado um dos maiores clássicos da literatura Russa e ocidental. É o último livro do autor e ele tinha planejado escrever outros contando a saga dessa família, mas infelizmente não teve tempo, falecendo alguns meses depois. Isso é importante de se ter em mente já que o livro deixa algumas pontas soltas. Aqui temos uma família totalmente disfuncional. Um pai, Fiódor Pavilovitch Karamázov, um senhor bufão, desagradável, desrespeitoso, mulherengo, egoísta e hedonista ao extremo. A sua única preocupação é satisfazer suas vontades mundanas e vis. Acaba se casando duas vezes e é um péssimo marido para ambas. Contribuindo inclusive para a morte de uma delas. Junta dinheiro a partir do dote delas e de negócios escusos. Tem 3 filhos. Dmitri, da primeira esposa, Ivan e Aliosha, da segunda. Não se importa com eles que são criados separados por servos e parentes distantes. Tem um outro personagem, Smerdiakov que dizem ser filho bastardo de Fiódor com uma mulher com comprometimento cognitivo. A história gira em torno de um embate entre Fiódor e Dmitri. Dmitri acredita ter direito a uma herança que pertencia a sua mãe, além disso acontece uma situação constrangedora que é eles se apaixonarem pela mesma mulher, que tem má fama na cidade e gosta de manipular os outros.
A narrativa é muito atrativa e mesmo quando estamos acompanhando as personagens secundárias, a construção delas é tão crível, bem construída e complexa que não fica entendiante. A sensação que dá é que algo muito ruim vai acontecer a qualquer momento.
Aborda questões filosóficas, psicológicas, éticas, morais, entre outras. Envolve a crença ou não em Deus e as consequências disso. "Se Deus não existe, então tudo é permitido." Ivan não chega a falar exatamente isso, mas várias vezes fala quase isso. Defende um ponto de vista ateu, pois enxerga um mundo cruel onde pessoas inocentes sempre sofrem. Dimitri é o mais parecido com o pai, só com um pouco mais de consciência moral, Ivan é o intelectual e com aspirações revolucionárias, Aliosha é gentil, compreensivo e tem uma aura quase santa. A leitura foi uma jornada incrível, envolvente e reflexiva. Eu amei e com certeza lerei outras vezes.

Rodrigo.Artioli 12/07/2023

Realmente épico!
Karamázov me convenceu que seria interessante já nas primeiras páginas. O conflito entre eles e os diálogos reflexivos e impactantes fizeram dessa obra uma das minhas favoritas. Realmente Dostoievski colocou muito de si nela...

Elizangela 09/07/2023

A Rússia
Último romance de Dostoiévski, traz para a ficção a vida na Rússia czarista. Sua cultura, seu povo, seus modos de encarar a religião, a morte e a vida. Romance denso, por vezes de leitura cansativa, mas muito bem escrito e envolvente.

Larih 06/07/2023

No início foi um pouco complexo me adaptar ao linguajar da literatura Russa,mas depois que você pega o jeito, a história se torna formidável. É incrível acompanhar a histórias dos 3 irmãos,principalmente a do Dmitri que eu criei um apego muito grande. Confesso que esperava um pouco mais do final,mas com o Dostoievski queria fazer uma continuação,eu entendo o final aberto que teve. Muito bom!

Sônia Gregoski 02/07/2023

Denso e por vezes cansativo,mas que a cada capítulo nos remete a analisar e se questionar internamente sobre nossas atitudes.
Não é uma leitura fácil,a cada capítulo lido várias questões se abrem em nossa mente,é preciso parar e refletir.
Dos irmãos Karamázov não tenho um personagem favorito, carrego um pouco de cada um.
Alieksiêi com sua fé inabalável,o apaziguador,o mediador que tenta ver o lado positivo de cada pessoa.
Ivan o estudioso,o questionador que busca entender e analisar tudo a sua volta,por vezes sofre por não encontrar uma resposta plausível.
Dimítri o impulsivo,romântico e sonhador,nos traz a esperança de dias melhores,mesmo com tantas adversidades.