Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

13marcioricardo 26/08/2023

A psicologia é uma arma de dois gumes.
Nesta obra Dostoiévski demonstra porque é considerado mestre em perscrutar a alma humana.

O livro conta a historia de três irmãos ( ou serão quatro ? ) com um conturbado pai. Entre amor, religião, assassinato e uma boa sessão de tribunal se desenrola a história.

Eu sou todo o Ivan, os outros me pareceram demasiado tolos para o meu gosto.

Uma obra-prima.

Maria4935 22/08/2023

Irmãos Karamazov
Um livro muito bom, fala muito bem sobre sentimentos humanos porém ao mesmo tempo contando da vida de cada um dos personagens e seus pensamentos. Descreve os sentimentos e cada pensamento, desde os bons até os pensamentos considerados como loucura e crueldade, facilmente. Expressa a religiosidade cristã entre as vivências de alguns personagens e leva o leitor a se questionar sobre a relação entre Deus, fé, existência de deus, mente e alma do homem.

isa.fsgomes 22/08/2023

Os Irmãos Karamazov, Fiódor Dostoiévski (1879)
Apesar de minha grande paixão por Dostoiévski, não consegui desfrutar muito dessa leitura.
O enredo é maravilhoso, cheio de personagens marcantes e interessantes, porém, a leitura não fluía graças aos monólogos intermináveis e divagações religiosas e filosóficas que não me causaram interesse nenhum. Outro detalhe são as mulheres que eram todas excessivamente histéricas. Apesar desse ser um marco das personagens femininas de Dostoiévski, nessa obra ficou realmente exagerado. Entretanto, é uma pena que ele não tenha conseguido continuar seu segundo romance, terminamos a leitura com aquele sentimento que falta algo.

Aline330 21/08/2023

Finalmente fiz essa leitura, graças a edição tão linda do CLC. Não é uma leitura fácil, pelo tamanho e linguagem, mas fica totalmente leve lendo sem pressa, você é instigado cada vez mais com as histórias e angústia particulares de cada personagem, as discussões filosóficas, tudo.
Fiquei bem impactada com a cena da decisão final no tribunal, acredito que é o sentimento que mais vou lembrar acerca desse livro nos próximos anos e me levará a uma releitura.

Kyo Garden Mayfair 18/08/2023

Como sempre um dos melhores.
Adorei a leitura, mesmo em certos pontos sendo um pouco arrastada, afinal é um livro demais de 900 páginas, mas mesmo assim foi ótimo, pena que ele não consegui terminar essa história já que ele queria que fosse um livro com mais volumes e a gente só ficou com esse, recomendo demais e adorei o personagem Aliocha.

Daniela570 17/08/2023

Magistral. Monumental. Um colosso. De aplaudir de pé. Alterou a minha química cerebral pra sempre.

skuser02844 17/08/2023

Livro muito bom. Leitura cativante?
O livro ?Os irmãos Karamázov?, parte 1,escrito pelo autor russo Fiodor Dostoiévski é um livro maravilhoso em múltiplos aspectos: além de ter prendido a minha atenção de uma maneira na qual, no calado da noite, eu não pensava em outra coisa exceto esse livro? Simplesmente fascinante.
Não sei se é pelo fato que eu comprei esse livro completamente às cegas, porque uma pessoa que eu gosto muito me recomendou ou por outra coisa, mas Dostoiévski superou completamente as minhas expectativas nesse livro. Leitura maravilhosa, considero esse, na lista dos melhores livros que já li na história, e com certeza o recomendaria para outras pessoas!

Alessandro232 14/08/2023

O romance síntese de Dostoiévski
Os Irmãos Karamázov" é considerado o romance síntese de Dostoiévski. Lendo o livro, considerado pela crítica especializada sua obra-prima, encontramos temas recorrentes na produção literária do autor.
Assim como outros romances de Dostoiéski, "O Irmãos Karamázov", não é um livro fácil de ser lido e demanda um pouco de esforço por parte do leitor, assim como para entender melhor algumas passagens, se faz necessário ter um pouco de conhecimento do contexto histórico, social e cultural da Rússia do final do século XIX. Mas, quem se propor a isso, vai ter uma leitura altamente recompensadora.
Dostoiévski é o tipo de autor que tem capacidade de nos transformar como leitor. Sempre que termino de ler uma obra dele fico com essa impressão. Dostoévski consegue como pouco autores, -talvez, outro seja Shakespeare-, ampliar nossa visão de mundo, nos fazer refletir a respeito de questões filosóficas muito profundas, a exemplo do constante conflito do bem e o mal na natureza humana que permeia toda a trama de "Os Irmãos Karamázov".
Além disso, nesse romance o autor explora amplamente o tema do parricídio - isto não é spoiler, porque já foi amplamente comentado. Neste aspecto, o livro também revela ser bastante denso e complexo, com desdobramentos inesperados e surpreendentes.
Basicamente, o enredo gira em torno dos chamados "irmãos Karamázov" : Dimitri, um ex-militar que entrega a uma vida desregrada que visa somente à satisfação do prazer; Ivan, o intelectual niilista e ateu que defende a polêmica ideia de que "Deus está morto, e tudo é permitido" e Aliócha uma espécie de homem santo que se esforça o tempo todo para se manter "puro" bondoso.
Além deles, também tem a figura do pai Fíodor Karamázov que os assombra devido ao seu comportamento agressivo e egoísta que mantém com os filhos uma relação conflituosa.
Assim como outras obras, Dostoiévski conduz a narrativa de maneira lenta, destacando as situações dramáticas que envolvem o embate entre o velho Karamazov e seus filhos.
Também vale lembra que neste romance do autor encontramos o famoso capítulo "O grande inquisidor" em si mesmo uma obra-prima, que dá margem para muitas interpretações também relacionadas ao contexto religioso da Rússia do século XIX.
Além disso, é possível compreender a descrição dos Irmãos Karamázov de forma simbólica, como uma representação das várias facetas da sociedade russa em constante processo de transformação. Assim, Dimitri representa a Rússia ainda arraigada ao passado com resquícios do antigo regime; Ivan a Rússia progressista mais alinhada ao pensamento socialista e Aliocha remete à Rússia mística, na qual predomina as crenças supersticiosas e relacionadas à religião ortodoxa - sendo ele o personagem que mais se identifica com o autor, uma vez que Dostoiévski, também compartilhava da fé ortodoxa cristã.
Denso, profundo e instigante, "Os Irmãos Karamázov" representa o auge da genialidade de Dostoiéski, um autor que como poucos conseguiu captar o âmago da alma humana, com suas angústias existenciais, mas que não deixa no final do romance, de transmitir uma mensagem de esperança, que demonstra seu otimismo em tempos melhores e mais solidários - que infelizmente, não serão concretizados em seus país que ainda sofre as consequências nefastas de certas ideologias políticas de Esquerda.
Trata-se de uma obra-prima que merece ser lida e relida, assim como outros livros do autor.
Sobre a edição: Eu li grande parte da obra em uma das edições do Clube da Literatura Clássica. A tradução, considerada uma das melhores em Português é do casal Nina e Filipe Guerra, especialistas em literatura russa. É um livro muito bonito, com bonitas ilustrações e cheio de notas de rodapé, o que facilita sua leitura.
Também uma parte foi lida na edição da editora 34. A tradução que é de Paulo Bezerra também é muito boa. Essa edição também é ilustrada, mas eu não gostei no estilo de desenho abstrato, que para mim não combina com a obra. Também tem várias notas de rodapé, um posfácio assinado por Bezerra, que apesar de alguns comentários que me parecem um pouco incoerentes sobre o romance, complementam sua leitura.

Alemão 13/08/2023

Os Irmãos Karamázov vol. 1
Falar sobre este clássico da literatura mundial é difícil! São muitos personagens e são, como sempre, bem construídos por Dostoiévski! O primeiro volume pode-se dizer que é uma síntese dos vários temas que sempre perseguiram Dostoiévski! Indico a todos a leitura desta obra magnífica do Autor, pois é o ponto culminante de sua obra!!!!

Yagaum 10/08/2023

Valeu a pena ter lido até o fim
Eu demorei muito para me acostumar com a escrita e para "entrar" de fato na história, me envolver com ela, mas quando isso aconteceu foi uma experiência única, mais ou menos apartir da metade do livro. Fiquei meio perdido sobre o que seria a história, porém acho que faz parte de um bom calhamaço ter todo um contexto antes de partir pro principal.

O livro inteiro me trouxe vários momentos de reflexão e me vejo voltando várias vezes para pensar nele. A parte que conta a história de Dmitri foi a mais interessante para mim, sem contar os capítulos do Inquisidor e da conversa de Ivan com o diabo. O final foi realizado com chave de ouro, muito emocionante. Foi um dos poucos livros que me emocionou de verdade.

Com certeza pretendo ler mais do autor e recomendo muito a leitura deste clássico.

Joy 10/08/2023

Uma leitura sensacional. Levei algum tempo para conseguir concluir tudo, mas a escrita de Dostoievski nesse livro é concisa, clara e envolvente.
Considerando a extensão do livro, algumas cenas tornam-se cansativas mas não são de forma alguma entediantes.
O desenvolvimento das personagens e a maneira que o autor se desdobra na análise da sociedade e dos sentimentos são muito interessantes.

nat 08/08/2023

Não me agradou...
Acho que é importante pontuar dois detalhes sobre minha experiência pessoal com esse mangá antes de ir para a resenha propriamente dita:

Em primeiro lugar, não terminei de lê-lo, então minha opinião deve ser levada com a devida desconfiança (apesar de que, correndo o risco de ser presunçosa, creio que os problemas que tive com a obra não teriam como ser resolvidos mais para frente de qualquer jeito). Em segundo lugar, venho falar desse mangá como uma adaptação, não como um trabalho individual.

Seguindo para a resenha. Como alguém que leu (e amou!) o romance original, esse mangá deixa bastante a desejar. Ao sair dele, a impressão que me ficou é que, no processo (necessário!) de resumir a história para caber em um único volume de mangá, a adaptação acabou abrindo mão de praticamente tudo que fazia a obra original ser icônica e cativante. O enredo do livro de Dostoiévski é, na verdade, bastante simples e direto. O que torna o livro complexo (e longo) são os momentos em que "nada" acontece; mas são nesses momentos em que podemos conhecer os personagens, são nesses momentos em que eles se tornam pessoas complexas e tridimensionais, e não simples atores na peça de um autor. São nesses momentos em que acontecem as reflexões profundas pelas quais Dostoiévski é tão conhecido. São esses os momentos que roubaram meu coração.

Essa é uma história que precisa de espaço para respirar, e o formato dessa adaptação não permite isso. Como alguém que gosta muito de desenhar e de apreciar os desenhos de outros artistas, eu adoraria ver mais adaptações de Os Irmãos Karamázov que levassem essa família para o mundo dos quadrinhos/mangás. Mas pediria que essas adaptações, por favor, não tivessem pressa. Deixe a história respirar.

No mais, quanto ao mangá em si: é possível que alguém que nunca tenha lido a obra original não tenha nenhum desses problemas (apesar de que sinto que ela ainda sairá da história insatisfeita, já que essa versão resumida, na minha humilde opinião, não tem muito a oferecer). Se quiser simplesmente saber o que acontece no livro, um resumo pode lhe auxiliar nisso. Se quiser se apaixonar por esses três irmãos e a família maluca deles, eu recomendo plenamente a obra original.

Leonardy.Negrini 30/07/2023

Smerdyakov ele diria, mas morreu ..
Bom, este é o Segundo Livro de Dostoiévski (1821-1881) este ano. Relido "Crime e Castigo", resolvi então me direcionar aos "Irmãos Karamazov". Não é tarefa fácil deparar-se com um escritor desta envergadura.
A escolha dessa obra não foi aleatória, tanto Jean-Paul Sartre (1905-1980) como Sigmund Freud (1856-1939) disseram considerar este livro uma obra prima a ser lida.
Freud terá um campo interessantíssimo de discussão no relacionamento dos irmãos com o Pai, assim como a disputa pela mesma mulher e depois desejo, ameaça e morte simbólica e concreta do Pai.
Sartre teve, em toda a obra, discussões sobre o posicionamento do homem frente ao Divino e como deveria se portar diante de um Deus que se não existe, precisaria ser inventado, como está descrito na obra. Discussão fértil sobre projeto de vida e responsabilidade.
Este último romance de Dostoiévski, publicado em 1879, logo após a morte de um filho, é obra de dificílima leitura. Apenas os leitores mais persistentes permanecerão em mais de 1000 páginas para saber o que o libertino Dimitri, o niilista Ivan e o sublime quase monge russo Aliocha (mesmo nome do filho morto do autor) farão de suas vidas, nas confluências com outros personagens fantásticos como Gruchenka, Ilucha, Catalina, Fedor (O Pai) e Smerdyakov.
Gostaria de fazer uma recomendação desta obra, mas confesso que foi a obra mais desgastante até eu li até hoje e não tem nada a ver com o tamanho. Então fica aí a dica. Não me arrependo, mas fica aí um gostinho amargo. Kkkkkkkk.
#lerévida #leitura #fiódordostoiévski #osirmaoskaramazov #número16doano