A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Euu 30/09/2023

Fascinante
Dentre os livros de fantasias que li, esse foi o mais complexo em todos os sentidos, a melhor parte é entender a história do ponto de vista de cada personagem

Chagas16 30/09/2023

Um novo mundo!
A construção de mundo é muito instigante. Os personagens são maravilhosos e odiáveis. A narrativa é muito gostosa de acompanhar e não é cansativa. Frequentemente você sente dificuldades para deixar a leitura do texto para fazer qualquer outra coisa. Esse sentimento de ser arrastado pela obra e de senti-la consumindo todos os momentos do seu tempo livre me parece uma marca dos grandes textos.

Nath 29/09/2023

Maravilhoso
ja assisti a série duas vezes e sou completamente obcecada por essa história. então, ja conhecia quase tudo que acontece nesse livro, mas isso não estragou minha experiência, ao contrario, me encantei ainda mais por esse universo criado pelo autor.

Luiz358 29/09/2023

Impecável.
Sinceramente, preciso falar mais alguma coisa? Fantasia incrível, envolvente, que usa e abusa da sua imaginação. Maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso.

Helena 29/09/2023

As crônicas de gelo e fogo
Sem muita coisa a dizer, este primeiro livro foi muito parecido com a adaptação para tv GOT. Isso acabou fazendo com que nao tivessem muitas surpresas Durante a leitura, mas tudo bem.
Um bom livro de fantasia com a trama politica interessante e pelo tamanho demorei para ler, então fiquei muito tempo com os personagens

Cristina.Bontempo 28/09/2023

O inverno está chegando
Disputas por reinos.... tragédia... traições... vitórias... terror... alegrias e sofrimentos... criam uma verdadeira obra de arte.

luisayumi_ 28/09/2023

O inverno está chegando
O primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo acompanha a história sobre a perspectiva de Eddard, Jon, Sansa, Arya, Tyrion, Bran, Catelyn e Daenerys.

George R. R Martin descreve os lugares que estamos, a aparência dos personagens e o que estão pensando/sentindo naquele momento. Confesso que ter assistido a série que foi inspirada no livro, foi mágico porque consegui ver aquelas cenas bem vividas na minha cabeça enquanto estava lendo.
Comprei o livro em maio desse ano, li um pouco e abandonei. Julho li um pouco mas quando veio setembro peguei firme pra ler todos os dias e terminei em menos de 15 dias, LOUCURA mas foi perfeito.

Na hora de avaliar com as estrelinhas fiquei pensando em algum defeito, mas não encontrei nenhum.
Só me veio cinco estrelinhas, nada menos que isso.

Mariana 24/09/2023

Uma nova tentativa com bons frutos
Da primeira vez que tentei ler essa série, creio que não passei do segundo capítulo. Não havia visto a série de TV, comprei os 5 livros que já tinham sido lançados à época, e simplesmente a leitura não fluiu.
Confesso que era bem naquela época que estavam saindo várias adaptações cinematográficas dos livros famosinhos da internet, e era muito comum a premissa de que não se podia assistir nada se não tivesse lido antes o livro de referência.
Então, após algum tempo, fiz a doação dos livros para uma biblioteca de uma antiga escola em que estudei, e com muito trabalho de autoconsciência, desapeguei de muitas dessas limitações no que se referia à leitura.
Assisti a série (mais de uma vez), e recentemente decidi dar uma nova chance. Rapidamente, apesar do tamanho do livro, consegui terminar a obra. Obviamente, alguns POV's são mais lentos, e a depender do seu gosto quanto aos personagens, pode ser cansativo, mas num geral, foi uma boa experiencia, que serviu pra ampliar, inclusive, a percepção sobre o desenvolvimento das personagens.

Maju 24/09/2023

Alcança expecativas
Faz um tempinho desde que eu terminei o o livro de fato, mas ainda tem muita coisa aqui na memória que eu gostaria de registrar mesmo e ver como essas opiniões vão se resolver nos próximos livros, então é mais um desabafo pessoal mesmo

Falando sobre a escrita em geral, o livro realmente cumpre a fama que tem, ele é denso, tem muita coisa para memorizar, o Martin cria muitos personagens e muitos cenários então é uma chuva de informações, como eu pessoalmente já assisti a série eu tinha uma ideia muito boa de como funcionavam as coisas, mas imagino que para que quem não tem base, seja um pouco mais difícil mesmo. Em alguns momentos eu me vi tendo que recorrer ao audiobook porque era muita palavra, tipo MUITA palavra mesmo, o que acabava me cansando um pouco, o problema é que a história te deixa muito curioso, então mesmo sendo difícil você quer saber o que vai acontecer.

Quanto a construção de universo eu não tenho nenhuma crítica, é tudo muito claro, muito bem explicado e muito inteligente, a política nesse livro é surreal, ficava embasbacada em como o Martin conseguia criar soluções tão boas para os problemas que surgiam. NADA é previsível no livro, acho que isso insitiga mais ainda essa curiosidade mesmo, não da pra confiar em NADA.

Indo agora para os personagens em si como são muitos eu vou focar em falar mais daqueles que tem as narrações.

Começando pelo Ned: não acredito que ele seja um personagem que eu goste, apesar dele ser um dos poucos personagens com caráter dentro da história, a falta de sagacidade dele me incomoda muito, entendo que tem todo o lance da honra dos Stark, só que ainda assim tem coisas que são extremamente óbvias e me agoniava demais o personagem genuinamente acreditar que as pessoas não iam se aproveitar dele, acaba que tirando essa questão da honra não sobra muita personalidade para o Ned.

A Catelyn por outro lado me surpreendeu muito aqui, apesar dela dá umas burradas também, no geral acho que ela pensa muita coisa inteligente, parece que ela não tá tanto nesse mundo de conto de fada do Ned.

A Sansa incomoda muito também mas não dá para culpar uma criança por ser inocente, apesar disso ela me tirava muitas risadas com os Absurdos que ela pensava às vezes. Não consigo falar também que eu me afeiçoei tanto a Arya, mas daí acho que já é uma questão minha por não curtir tanto esse arco da personagem que não se encaixa nos padrões, que quer lutar e tudo mais, não fluiu. o Jon Snow é apenas uma querido, me indigna como os D&D acabara com esse menino. O Bran pode até ser um personagem interessante, mas mas o cenário pacato de Winterfell tornava os capítulos dele os mais fraquinhos.

A Daenerys era uma personagem que eu lembrava muito da história, então eu já meio que sabia tudo que ia acontecer, apenas minhas queridinha do coração.

Por último um dos melhores narradores para mim foi o Tyrion, o cara simplesmente entende demais de como funciona a política de westeros, ele tem uma maldade que é sim necessária para você conseguir viver naquele lugar, para mim era muito satisfatório ler a forma como ele se virava em certas situações

Outros personagens importantes também são o Robert, não poderia desprezar mais um personagem do que desprezo ele e vejo muito pouca gente falando mal desse cara sendo que ele é um incompetente maluco para dizer o mínimo, o Jofrey é outro babaca completo não precisa nem explicação, a Cersei é a típica vilã de livros, mas acho que essa ainda é uma visão muito rasa pra ela. Como eu falei o livro tem muitos outros personagens então não vou focar muito em falar deles agora, até porque a maioria morre, então em próximos livro eu vou comentando os que forem se tornando mais relevantes para a história.

Uma coisa aqui ali pode ter me incomodado durante a leitura por isso não foi exatamente nota 5, mas minha experiência total com o livro é positiva. É realmente um livro bom e coeso, muito inteligente, me dá uma inveja desgraçada desse homem que consegue escrever desse jeito, Martin é genial.

Wtfmurilow 24/09/2023

Perfeito
Que universo fantástico! A série é bastante fiel ao livro em muitos aspectos. No entanto, creio que isso muda no decorrer dos livros. Particularmente, achei genial a ideia de separar os capítulos por personagens. Tirando a "Catelyn", que é insuportável, o livro é fantástico. Me envolvi muito na história, especialmente porque estou assistindo à série também. Outro fator é que comecei a lê-lo em 01/01/23 e terminei hoje. A diagramação é terrível. Vale muito a pena ter o livro, mas o Kindle ajudou bastante (sério, comprem um Kindle).

Maria15223 24/09/2023

Simplesmente perfeito, esse livro de deixa sem palavras. Eu tinha acabado de assitir a série e como boa parte dos fãs me decepcionei com o final, descobri que algumas coisas vitais tinham sido excluídas na adaptação para série e então decidi ler os livros e posso afirmar sem dúvida alguma, foi a melhor coisa que fiz. Esse livro te prende de uma maneira inimaginável, você se vê ali, nas terras de westeros no meio da grande guerra dos tronos, tem traição, guerra, sangue e morte para todo lado. O jeito como Martin escreve é preciso e fluído, a cada ponto de vista você vê algo novo, se sente com o personagem, sente suas dores, tem seus pesadelos e chora com ele, a imersão é outro nível.

Outro ponto é como tudo muda de acordo com o ponto de vista de alguns personagens e da cultura que está ao seu redor, por exemplo, em westeros chamam cavalos e cavalos, mas quando trocamos para essos com a Daenerys e os dothrak, os cavalos são chamados de garanhão, isso é um detalhe minúsculo, mas dá mais naturalidade e vida para o universo e sua narrativa.

Os personagens também são escritos de forma magnífica, cada um ter sua personalidade, seus objetivos, pontos de vista e vivência, eles não profundos, não existe um herói um vilão, existe um ser humano, que erra e acerta.

Outro ponto positivo é a trama polícia, que ao meu ver é o ponto principal do livro, a guerra dos tronos é muito mais do que soldados lutando e espada contra espada, é sobre manipulação, traição e tática. Martin acerta em cheio, é maravilhoso ver como cada um planeje alguma coisa e como eles fazem isso. Quando uma casa se junta com a outra para um objetivo em comum, ou um lorde envia sua filha para se casar com outro a fim de manipular as coisas a favor de sua casa, isso é feito de uma forma tão magnífica que te prende ali e te faz querer saber mais, saber como vão fazer, o que irá acontecer.

No geral é isso, esse livro é um prato cheio para quem gosta de fantasia e curtiu a série game of thrones, detalhe que o livro é BEM melhor que a série, o único detalhe é que as vezes a leitura fica cansativa, não no sentido de chato, mas no sentido de ter muitas informações e assim acaba cansando um pouco a cabeça, mas nada que uma pausa de uma hora não resolva. Sigo ansiosa para o próximo livro, minhas espectativas são ainda maiores

Grazi 24/09/2023

Mundo fantástico
Eu amo como George R. Martin conseguiu criar um universo incrível, sou completamente apaixonada!
Sem palavras para o livro também, ele tem partes pesadas é claro, mas quando você acaba de ler não se arrepende.
O único ponto negativo é que os livros são imensos e até hoje ele não acabou o final dessa série, e também algumas partes nos deixam com depressão.
Nara_Thais 28/09/2023minha estante
Kkkkkk o único ponto negativo né? Apenas ehehe queria taaaanto terminar esse livro. Acho massa o universo, os personagens, a mitologia. Mas demoro tanto pra ler que quando pego volto pro começo

Nara_Thais 28/09/2023minha estante
Ah meu Deus! Esqueci que já te falei sobre isso kkkk desculpa!! E olha só, terminou o livroooo!!!! Parabéns!!!!

Grazi 28/09/2023minha estante
Simm, terminei, obrigada

Vinicius.Escorce 24/09/2023

Que mente extraordinária George tem
Livro que te prende e mostra os diversos lados da história vendo a narrativa de cada personagem importante. Queria ter lido sem ter visto a serie, pois infelizmente deu uma poluída nos detalhes.

Luana593 22/09/2023

Oi, pessoas! Criei aqui pra anunciar que estou
VENDENDO diversos livros e que GUERRA DOS TRONOS está entre eles.
São quase 100 livros que estou desapegando!
Interessados me chamem no INSTA:
Luh.Bordini. Lá passo os preços e mando fotos e dependendo até mesmo faço frete GRATIS.
Obrigada ^^

Yasmin1198 22/09/2023

?????
Guerra, amor e traição.
Uma obra prima, que livro bom! Não consegui parar de ler até que acabasse, amei a história e o desenvolvimento dos personagens. Todos os elementos da história escrita por George R. R. Martin fazem sentido e se conectam muito bem.

Espero que o segundo livro seja tão bom quanto este...