A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Jess 30/07/2023

Demorou, mas finalmente consegui terminar o primeiro calhamaço do Martin. O início para mim foi bem arrastado já que é bem introdutório para o começo de uma saga grande, mas o final valeu.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"A Guerra dos Tronos" de George R. R. Martin

"A Guerra dos Tronos", o primeiro livro da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", é uma obra que se destaca em meio a uma vasta paisagem de livros e séries no mundo da literatura de alta fantasia. Escrito por George R. R. Martin, o livro é o primeiro da série "As Crônicas de Gelo e Fogo" e tem se tornado um marco na cultura pop, especialmente após a adaptação televisiva de sucesso, "Game of Thrones". Publicado em 1996, com uma nova edição em 2019 pela editora Suma de Letras, a obra continua a conquistar leitores em todo o mundo.

"A Guerra dos Tronos" nos transporta para um mundo fictício de grande complexidade, onde reinos e famílias nobres disputam o poder e o famoso Trono de Ferro. George R. R. Martin tece um cenário épico, cheio de intrigas, conspirações e personagens complexos que tornam a trama envolvente e imprevisível. Esta não é uma narrativa típica de fantasia, onde o bem e o mal são claramente definidos, mas sim um mergulho profundo na natureza humana, repleta de nuances e ambiguidades.

A história se desenrola em um mundo onde as estações podem durar décadas, e, no momento, um inverno rigoroso se anuncia. Os Sete Reinos de Westeros estão em constante conflito, enquanto cada casa nobre luta por sua reivindicação ao Trono de Ferro, em Porto Real. O lema dos Stark, "O inverno está chegando," ecoa como uma ameaça constante, preparando o cenário para um conflito iminente.

O leitor é apresentado a uma miríade de personagens, cada um com sua perspectiva única. O livro utiliza uma estrutura de capítulos que alternam o ponto de vista, permitindo que o leitor entre na mente de diferentes personagens. Isso oferece uma visão abrangente dos acontecimentos em Westeros e torna o mundo da história mais rico e realista.

A história começa com a visita do Rei Robert Baratheon a seu amigo Eddard Stark, o Lorde de Winterfell, que mais tarde se torna a Mão do Rei, uma posição de grande importância. A morte misteriosa do antigo detentor desse título, Jon Arryn, lança suspeitas e intriga em torno dos personagens centrais da trama. A medida que Eddard se envolve cada vez mais na política de Porto Real, ele descobre segredos que ameaçam sua própria vida e a de sua família.

A trama é repleta de personagens complexos, cada um com seus próprios objetivos e motivações. Os Lannisters, uma das famílias mais poderosas de Westeros, são liderados por Cersei, uma mulher astuta disposta a fazer qualquer coisa para proteger seus filhos e manter seu poder. Tyrion Lannister, o anão da família, é subestimado por todos, mas sua inteligência afiada pode desempenhar um papel crucial no jogo dos tronos.

Enquanto isso, do outro lado do mar, Daenerys Targaryen, a última sobrevivente da família que governou Westeros antes da rebelião, se vê em uma jornada para reivindicar o trono que lhe foi tirado. Ela é vendida em casamento para Khal Drogo, o líder de um poderoso grupo de guerreiros chamados Dothraki, e sua jornada de autodescoberta é uma das partes mais cativantes da história.

A trama se desdobra em uma rede complexa de alianças, traições e reviravoltas, à medida que cada personagem luta para alcançar seus objetivos. A magia, que muitas vezes é apenas uma lenda em outros livros de fantasia, é uma presença real e misteriosa em Westeros, e criaturas lendárias ameaçam ressurgir.

O livro "A Guerra dos Tronos" é um épico literário que desafia as convenções do gênero de fantasia. George R. R. Martin construiu um mundo meticulosamente detalhado, repleto de história, cultura e política. Seus personagens são tridimensionais, com virtudes e falhas que os tornam humanos e complexos.

Uma das características mais marcantes da narrativa é a falta de um claro "bem" e "mal". Os personagens não se encaixam em estereótipos simplistas. Heróis podem cometer atos condenáveis, e vilões podem ter momentos de redenção. Isso cria uma sensação de realismo na história, onde as consequências das ações dos personagens são imprevisíveis.

Além disso, "A Guerra dos Tronos" explora temas profundos, como poder, honra, lealdade e moralidade. Os personagens são constantemente confrontados com escolhas difíceis, e as ramificações de suas decisões ecoam por toda a história. Essas complexidades adicionam camadas de profundidade à trama e a tornam cativante.

O livro também lida com questões de gênero, religião e classe social. As mulheres, em particular, desempenham papéis variados na sociedade de Westeros, desafiando as expectativas tradicionais. A fé também é uma força poderosa no mundo de "A Guerra dos Tronos", com diferentes religiões e cultos desempenhando um papel importante na vida dos personagens.

Além do aspecto político e intriga, o livro também mergulha em elementos mágicos e sobrenaturais. Os Outros, criaturas misteriosas e aterrorizantes que habitam além da Muralha, representam uma ameaça iminente que acrescenta um toque sombrio à narrativa. A capacidade de Daenerys de criar dragões também introduz elementos de magia e mitologia que desempenham um papel cada vez mais importante na história.

Em conclusão, "A Guerra dos Tronos" é uma obra-prima da literatura de fantasia que continua a cativar leitores em todo o mundo. Com uma narrativa rica em detalhes, personagens complexos e temas profundos, George R. R. Martin construiu um mundo que transcende as convenções do gênero e desafia as expectativas dos leitores. À medida que os Sete Reinos se despedaçam em meio a uma luta feroz pelo poder, os leitores são levados a uma jornada épica repleta de reviravoltas e surpresas. Para quem busca uma experiência literária imersiva e envolvente, "A Guerra dos Tronos" é uma leitura essencial que continua a resistir ao teste do tempo, oferecendo novas descobertas a cada revisita. Não é apenas uma história de luta pelo poder, mas um exame profundo da natureza humana e de suas complexidades.

Maria 26/07/2023

Nunca li um livro como esse
Sinceramente
Foi um dos melhores livro que li em minha vida
Obviamente eu já assisti a série
E já sabia de algumas coisas que ia acontecer
Mas não tirou a magia de ler esse livro
Sua escrita o modo de narração, os personagens e suas história e muito bom de mas
Esta obra prima e algo que sei que nunca encontrei algo igual para ler
As tramas dentro dela fazem sentir que estamos dentro da história
O modo como os personagens agem, sentem e pensam são algo que fazem a gente crer que eles estão na nossa frente falando
Eu tenho os meus favoritos e não nego
Ned,Jon e Robb são meus favoritos dos Starks
Chorei com a morte de Ned mesmo já sabendo que ele ia morrer
E Daenerys Targaryen e minha favorita tbm, óbvio ela pensa ainda de certa forma infanti, o que lógico afinal tem apenas 14 anos e perdeu muito e trouxe de volta o legado de sua família
DRAGÕES
e Jon, cara adoro ele jjkkkkk na série tenho ódio dele, mas aqui, ele tem meu coração ????
E muito legal de se ver como ele tem uma batalha interna entre o amor que sente pela família e o dever pelo manto negro
Achei intrigante
Não gosto na Catelyn
E Robb, The King in the Norte, vc e foda
Te adoro
Bora para o próximo livro

JVBF 25/07/2023

Li pela primeira vez e tinha apenas 14 anos. Reli depois de mais velho e após a conclusão da trama pela HBO. Um fato: o tempo nos muda. Lembro de que tinha um carinho especial pelo Ned - que agora se perdeu; e um nojo de vergonha alheia por Sansa - que agora virou empatia.
Uma coisa, porém, não mudou: Daenerys Targaryen é a melhor personagem de ficção científica criada e desenvolvida neste século.

Aline 25/07/2023

Maravilhoso.
Uma das melhores fantasias do mundo, a série é igual ao livro, parecia que eu a estava vendo em 4K na minha frente. Perfeito!

Heiwas 23/07/2023

Um mundo real de fantasia
A primeira coisa que se percebe quando se começa a ler é que o mundo é muito complexo. Não só na política, que é um dos focos da narrativa, mas em religião, em cultura e até quanto as pessoas. Os personagens, apesar de muitos, são únicos e com personalidades tão diversas que é impossível que você não se apegue a apenas um deles.
A maioria dos capítulos não são longos e o ponto de vista que alterna entre os personagens deixa a narrativa mais dinâmica.
Talvez não seja uma boa leitura para quem esteja começando a ler, por ser um livro extenso e demandar muita atenção e foco para guardar tanta informação, mas para aqueles já acostumados com esse tipo de leitura é realmente divertido e agradável. O livro realmente consegue trazer um quê de realidade em um mundo tão fantasioso.

Kétly 22/07/2023

Não tenho palavras para dizer o quão incrível este livro é.
Apenas leiam vcs não vão se arrepender

Lysy 22/07/2023

Misto de emoções
Ler A guerra dos Tronos é sempre uma avalanche de emoções. Você ama personagens, assim como tbm odeia. Vc se apega a personagens que testam sua saúde mental. Muita gente morre e você fica de queixo caído, esperando passar o luto kkkkkkkk
?Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo ? Cersei não errou quando disse isso ao Eddard? ?????

Sophi 21/07/2023

BOM PRA CRL
É incrível não tenho nem o que falar. Gostei mt que tem mais detalhes das batalhas no livro.
É isso simplesmente insano, maravilhoso!

Lucas 19/07/2023

Martin é bom, mas...
Resumo:
O primeiro livro de Jogo dos tronos nos apresenta a um mundo vivido que parece até ser real, com nações, Reis,príncipes e donzelas. Disputas pessoais no continente de Westeros ameaçam a já frágil paz que a qualquer momento poderá se quebrar e explodir em uma guerra de sangue e mortes.
Minha opinião:
O livro é si é bom, personagens bem feitos, bem imersivo, porém o ritmo do Martin é
extremamente sufocante em que chega o momento em que não dá mais. Até a página 200 o ritmo é lento e sem muitas guinadas, até que a parti daí acontecimentos que vão de fato influenciar a história começam a acontecer e assim as coisas começam acelerar-mas ainda de forma lenta ?-, e a pegar forma, entretanto ainda é sufocante o ritmo que ele leva a história, encerrarei essa jornada na página 429( as 136 equivalem pela as duzentas escritas no começo pela a série de acontecimentos) por não conseguir ler mais.
Lucas 19/07/2023minha estante
Um adendo: Arrisco dizer ainda que existem escritas melhores do que a do Martin, arrisco não, realmente existem.

JVBF 25/07/2023minha estante
Entendo, mas acho que ele se propõe a ser denso na descrição. Eu aconselharia fortemente a terminar as páginas que restam - que são poucas. É nesse finalzinho que a história ganha ritmo e sentido para a fúria dos reis, além de que o mundo ouvira novamente, após 300 anos, a música dos dragões.

Karol 19/07/2023

Não conseguiria mesmo se quisesse escrever uma resenha que faça jus a essa história. O que posso dizer é aquilo que sinto em relação a esse universo criado por Martin. Simplesmente o amo. Não há nada mais belo, intenso, triste, doloroso e político do que As crônicas de gelo e fogo. Reviver essa história é poder capturar aqueles detalhes que na primeira leitura foram perdidos, é poder reviver esses personagens e a dor de perdê-los novamente, é reviver a curiosidade e a vontade de não querer parar até chegar ao fim.

Ps: a escrita do George R.R. Martin é algo que me impressionou desde a primeira leitura e continua me impressionando.

Emanuel83 18/07/2023

Um ótimo início.
Um início bom para a saga, mas também um pouco lento pra se desenvolver com uma leitura muito prolixa que se torna algo muito interessante, mas ao longo do tempo faz se tornar uma leitura longa e um pouco cansativa, o meio do livro é um pouco arrastado, mas o final se faz desenvolver uma trama muito boa principalmente com os acontecimentos em Porto Real e depois deixa mais ansioso pro próximo livro. Um ótimo início e pra o desenvolvimento de uma das melhores sagas de fantasia!

Laura887 17/07/2023

Bom, definitivamente.
A escrita do Martin é impressionante, rica em detalhes e te prende que é uma beleza. Todos os personagens que tiveram seu pov, tinham suas próprias histórias, conflitos e foi tudo muito bem narrado e desenvolvido, sem pontas soltas, o que é impressionante. É uma leitura densa, sem dúvidas mas vale a pena por todo esse universo rico, cheio intrigas familiares, políticas, guerras e... Dragões.

Anne 16/07/2023

A leitura eh bem rapida ate... dps de lagar por tanto tempo eu nao demorei tanto quanto esperava nesse, agr só vou ficar em paz quando terminar o resto .