A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Helena Laís 15/07/2023

George R.R. Martin criou um mundo incrível, cru, real, envolvente. Mas não é por isso que esse livro é maravilhoso. É por causa dos seus personagens. Ele criou pessoas verossímeis, pessoas boas capazes de atos horríveis pra proteger os seus. Pessoas inocentes que ferram uma linhagem inteira por uma honra sem sentido. Pessoas nefastas cujos motivos de suas atrocidades conseguimos nos identificar. Com certeza a melhor série que já li. Tem ação, magia, política, guerra e romance (nunca vão conseguir fazer um amor tão complexo e genuíno quanto o de Jaime e Cersei). Saudade dessa escrita impecável.

Luana G. 14/07/2023

A Guerra dos Tronos
"Diz-se que o diabo está nos detalhes. Um livro desse tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos."

>>Com a morte de Jon Arryn, a Mão do Rei, Robert Baratheon, o rei dos Sete Reinos, oferece a Eddard Stark, Lorde do Castelo de Winterfell que sempre foi seu amigo, esse renomado cargo. Lorde Stark acaba aceitando ser mão de Robert para descobrir a verdade sobre a morte de seu amigo Arryn.
>>No tempo em que Eddard se distancia do norte, seu filho bastardo, Jon Snow, resolve se juntar a Patrulha da Noite, onde homens expulsos da sociedade fazem um juramento de manter os Selvagens longe e proteger a Muralha dos Caminhantes Brancos (os Outros). Os outros são monstros frios e mortos, e não passam de uma lenda, pelo menos é isso que Jon Snow acredita.
>>Enquanto isso, nas Cidades Livres em Pentos, os últimos descendentes da Casa Targaryen (sobreviventes do massacre) Viserys e Daenerys estão em busca de vingança. Viserys quer reivindicar o trono de ferro que uma vez pertenceu ao seu pai, O rei Aerys II. Ele é capaz de tudo, até mesmo vender a irmã por um exército.

Esse Livro foi bem fiel a primeira temporada!!!!

Daniel1503 13/07/2023

Uma fantasia cinco estrelas
Considerado um dos maiores épicos da fantasia contemporânea, o livro A Guerra dos Tronos é a porta de entrada para o mundo criado por George R. R. Martin. Uma trama repleta de reviravoltas, intriga política, personagens memoráveis, cheia de reinos e famílias brigando por seus próprios interesses e desejos.

Primeiro volume da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", a história se passa no continente fictício de Westeros, onde diversas casas nobres lutam pelo controle do Trono de Ferro, o símbolo máximo do poder. Martin constrói um mundo rico em detalhes, com uma mitologia própria e uma geografia bem elaborada, que captura a imaginação dos leitores desde as primeiras páginas.

A narrativa é dividida em capítulos que mostram, cada um, a perspectiva de diferentes personagens, o que enriquece a trama ao apresentar múltiplas camadas de pontos de vista. Essa estrutura narrativa única permite ao leitor mergulhar nas mentes dos protagonistas, conhecendo seus anseios, medos e motivações.

Os personagens são o grande destaque da obra. Desde o honrado Ned Stark, Lorde de Winterfell, passando por seu astuto filho bastardo John Snow, até a manipuladora rainha Cersei Lannister, cada personagem é cuidadosamente descrito, com suas nuances e complexidades. E são diversos deles. A Guerra dos Tronos é conhecida por sua abordagem realista e imprevisível, onde nenhum personagem está a salvo das crueldades e traições desse mundo impiedoso.

Todas as tramas deste primeiro volume se desencadeiam da ligação conflituosa do rei Robert Baratheon e sua nova Mão do Rei - Ned Stark - com os membros do clã Lannister e seus interesses no meio. A partir desta nomeação, uma teia de intrigas, alianças e batalhas se desenrola, envolvendo as principais casas nobres de Westeros. À medida que a trama avança, segredos antigos são revelados, amizades são testadas e rivalidades se intensificam, culminando em uma guerra brutal e imprevisível.

Martin se destaca por sua habilidade em criar tensão e suspense ao longo da narrativa. Nenhum personagem está a salvo, o que mantém os leitores em constante expectativa. A escrita do autor é densa e detalhada, retratando com maestria os cenários sombrios e as cenas de violência, ao mesmo tempo em que aborda temas mais profundos, como honra, poder, lealdade e a natureza humana.

"A Guerra dos Tronos" é uma leitura cativante, que desafia os clichês do gênero de fantasia. Martin constrói um mundo implacável, colocando o destino dos personagens constantemente em jogo. Não por acaso, o livro conquistou uma enorme base de fãs ao redor do mundo, além de ter sido adaptado com sucesso para a aclamada série de televisão "Game of Thrones".

@poisennanda 13/07/2023

Incrivel! Eu li depois de assistir a série, Oq me ajudou bastante na ambientação já que o primeiro livro e a primeira temporada são muito parecidos, sim a série é uma excelente adaptação (falando da primeira temporada ok? Vamos ver o restante ainda). O livro é incrível, um verdadeiro caso de família, confesso que é denso e demorei mto pra terminar (Oq não costuma ser um feito meu), vc se apega aos personagens, mesmo sabendo que não deve kkkk e odeia outros com tanta ferocidade que chega a ser inexplicável. Tô ansiosa pros próximos, mas não vou ler agr pq esse livro me cansou um pouco, o final é empolgante de mais, porém confesso que não gostava da narração de Catelyn.

Maycon Bittencourt 12/07/2023

O renascimento dos clássicos.
Preciso fazer a resenha de alguns livros já lidos e vou começar com essa série gigante. A guerra dos tronos é uma série sensacional e épica. Martin conseguiu construir uma meta narrativa ambivalente, no qual fantasia, política e profundidade são seus marcos retóricos e exponenciais. O primeiro livro é incrível, brutal e rasga o coração, uma marca registrada de toda a série. Recomendo a leitura para quem quer se desafiar como leitor e está mais interessado em literatura do que modinha.

hellflections 12/07/2023

Winter is coming...
Iniciando a leitura dessa série extraordinária de livros e nem sei bem o que comentar sobre, simplesmente não tenho palavras para isso, então que arda no fogo dos dragões essa resenha, só quero registrar minhas impressões, posso começar com: QUE INCRÍVEL!

Geralmente, prefiro ler a obra antes de assisti-la, pois é uma dinâmica mais interessante para mim, mas apesar de estar fazendo o caminho inverso aqui (sim, assisti a série primeiro), a experiência não está sendo prejudicada (é verdade que não tem o mesmo sabor de uma história que é completa novidade, mas está sendo igualmente entusiasmante).

Pelo que notei, a primeira temporada de GOT é bem fiel a esse primeiro livro, portanto, a trama não me trouxe surpresas (arrisco dizer que a maior surpresa foi justamente essa fidelidade rara das adaptações). Enquanto lia, as cenas já vistas na série passavam como um filme na minha cabeça e pude visualizar tudo perfeitamente bem, como se estivesse assistindo novamente, mas a isso também dou créditos ao autor e sua excepcional escrita, riquíssima em detalhes, que resgataram memórias enterradas de cenas há muito esquecidas, além de me levarem a lugares fantásticos através de suas páginas. Não há nada como ler um livro que te transporta, faz parte dos pequenos prazeres impagáveis da vida.

Já é sabido que "quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre", mas só há a ganhar embarcando nessa aventura épica, até porque "pela primeira vez em centenas de anos, a noite ganhou vida com a música dos dragões" e eu não quero perder um acontecimento dessa magnitude...

Feliky 11/07/2023

Muito tempo gasto, mas pensa num tempo bem gasto
Quando peguei A Guerra dos Tronos em mãos pela primeira vez eu pensei "putz, que calhamaço", daí folheei até o final para ver quantas páginas tinha e me surpreendi ao ver que eram menos do que parecia, daí voltei a olhar para as folhas e percebi que, na realidade, é maior do que aparenta. A diagramação é apertada e não há respiro, as palavras quase coladas umas nas outras, e é até fácil de se perder na leitura de tão próximas. As letras também são minúsculas, para completar o pacote. Ou seja: se você pensou que é grande pela quantidade de páginas, então imagine que a leitura real deve valer pelo dobro.

Essa característica somada com George ter uma escrita extremamente detalhista podem fazer alguns olharem para o livro e pensarem "não, eu não" e imaginarem que é uma baita encheção de linguiça, mas supreendentemente não é. Não vou mentir que tem descrições aqui e ali que não eram tão necessárias assim, porém não acho que seja algo que me incomodou tanto (como foi o que aconteceu quando tentei ler "It"). George claramente se importa em construir o mundo tintim por tintim e se esforça para tentar passar tudo isso ao leitor, não deixar passar nada, e eu acho isso interessante quando o gênero em questão é fantasia. Da forma como foi feito, não pareceu maçante (como admito que alguns dos livros do Tolkien fizeram eu me sentir aqui e ali, por mais rico que o mundo dele fosse).

Os personagens são extremamente bem feitos e estabelecidos, diria que até mesmo quase palpáveis. Por serem muitos nomes e terem muitas particularidades, pode ficar um pouco confuso, mas também nada que valha a pena tirar estrelas. O livro não se importa em dar uma "limpa" nesse mundo, então não vá esperando muita moralidade ou uma leitura sem temas mais pesados. Agradou-me também ver como as personagens femininas são interessantes, o que eu não esperava na época que peguei para ler (já tinham começado GOT, mas nunca assisti e não tinha nenhuma expectativa sobre o livro por isso).

Em suma, é uma demorada, porém ótima, leitura. O único motivo para, desde então, eu nunca ter pego algum dos livros sequenciais é que George ainda não tinha terminado a série e eu sabia que ficaria muito ansiosa se lesse tudo para nem ao menos ter final. Hoje em dia, vejo que fazem ainda mais anos desde a última vez que ele lançou o último livro de As Crônicas de Gelo e Fogo e aí que não vou ler mesmo, vai saber se ele vai dar final a isso. Mas sim, é íncrivel e eu aindaria recomendaria para aqueles que não se importam com finais (vai saber, né. Eu quis ler o mangá Vagabond mesmo sabendo que não tinha final e nunca vai ter).

Lari P 08/07/2023

Não esperava menos
Esse livro foi escrito com uma genialidade enorme. Fiquei completamente imersa nele e aproveitei cada momento, mesmo já tendo assistido a série toda alguns anos atrás. Os capítulos da visão de cada personagem são ótimos, a escrita (que se assemelha com a de um roteiro) é maravilhosa, mesmo que bastaaaaante descritiva. É um mundo maravilhoso para se imergir, e adoro esse universo.
Únicas coisas que diminuíram 0,5 da nota foi o fato de que as batalhas, na minha opinião, foram escritas correndo, e parecia que tinham durado uns 5 minutos kkkkk. Outra coisa é que eu não consegui conhecer muito a Daenerys e sua evolução em si. Embora seja uma das minhas personagens favoritas, foi difícil identificar um pouco da personalidade dela.
A personagem que teve a melhor evolução ao longo do livro (o que não quer dizer que seja a minha favorita) foi a Sansa, e simplesmente adorei o Tyrion, a visão do Jon na Patrulha da Noite, o Ned e a Arya (assim como a Daenerys, tirando aquele pequeno detalhe).
Uma obra maravilhosa que merece o hype, com certeza favoritada.

Mille 08/07/2023

Perfeito
Com certeza vai ser minha série de fantasia favorita! Amei demais, a primeira temporada da série é bem fiel à esse primeiro livro! Preciso ler o próximo

Paulo de Tarso Lira 07/07/2023

O INÍCIO dos DESENCONTROS e DESPEDIDAS.
Histórias sempre nos fazem pensar ou, ao menos deveriam, nos fazer pensar sobre a imprevisibilidade da vida, personagens sempre encarnam esteriótipos de personalidades da vida real e, a narrativa nos desafia a moldar nossa imaginação ao destino predestinado por seu escritor.
Com personagens ambíguos e uma história imprevisível, em GOT, há uma completa imersão sensorial, cada capítulo acompanha um personagem, suas escolhas e motivações, esse é triunfo desse calhamaço, pois nos deixa ansioso para entender as individualidades de cada micro história, tornando a história principal fluida e misteriosa.
Somos meros espectadores de acontecimentos, de ações e reações entre os personagens, ou seja, cada um é protagonista de sua própria história, cada um tem suas motivações e suas próprias convicções, aproximando o leitor da narrativa. Às vezes, as reações são tão plausíveis, que facilmente nos reconhecemos neles.
A escrita detalhada, personagens bem desenvolvidos e humanizados, nos faz acreditar na veracidade daquele universo, a exemplo do Ned Stark, que morreu por causa de sua honra e sua esposa, Catelyn Stark, que entrou numa guerra para proteger e reaver sua família, é incrível torcer e acompanhar cada um deles.
A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Talvez, nunca teremos uma reposta simples e objetiva pra essa pergunta, mas, quando nos deparamos com livros como GOT, entendemos que a vida pode ser agradável, quando estamos reunidos com quem amamos, ou, cruel, quando somos pegos de assalto com acidentes e escolhas que mudam radicalmente a nossa vida e a de quem queremos bem.
Situações imprevisíveis, nos levam ao único caminho, ou seja, enfrentar o nosso destino, só assim, valorizamos as afeições implícitas em cada despedida.

Mabell 07/07/2023

"Quando se joga o jogo dos tronos,ganha-se ou morre."
Agora eu vivo e respiro essa série de livros!
quanta fofoca, meus amigos!
eu sabia que desde q o Ned saísse de Winterfell tudo ia por água abaixo
gostei muito do universo, me afeiçoei a alguns personagens e estou ansiosa para continuar lendo.

P.s: gente, quero ver a série, porém tenho medo de pegar spoiler dos outros livros, tem esse perigo?

mimima_0 04/07/2023

Bom mesmo!
Olha, demorei... demorei muito para ler. Por n motivos. Mas realmente é uma série muito boa. A história é intrigante e já tive que comprar o segundo livro para poder continuar acompanhando... Recomendo!!

Lara_olaiya 03/07/2023

Muito bom!
Terminei faz tempo mas tinha que fazer, esse livro é ótimo! No começo eu fiquei com preguiça ai abandonei mas depois meu celular quebrou e eu tive que focar em algo e fui ler novamente e pafit li em um único final de semana (sim, eu não comia e nem bebia) e apesar das letras miúdas eu amei.