A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...




Resenhas - A Guerra dos Tronos


3049 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Gabriela 30/01/2024

Um pouco tenso, às vezes maçante, detalhes, nunca ruim!
Sou fã da série e resolvi reler os livros e lembrar: que diferença!
Muito bom.
comentários(0)comente



Jessica.Izabelli 29/01/2024

Sem palavras...
Por muitos anos desejei ler esse livro, e hoje, após ler, posso dizer.... ESSE LIVRO É EXTRAORDINÁRIO.
Já assisti a série, e tive o privilégio de ler enquanto assistia novamente.
Pouca coisa muda, alguns detalhes eu diria, mas tanto a série, como o livro são únicos.
O escritor é brilhante, a leitura flui (apesar da letra ser bem pequena).
Eu recomendo, e vou ler os outros, pois, PRECISO TERMINAR....
comentários(0)comente



Pedro.Mendes 29/01/2024

Detalhes e mais detalhes...
O primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo não poderia ter aberto o mundo de Westeros ao público de maneira melhor. Já na abertura da saga todo o universo da trama é ricamente detalhado ao leitor, ajudando-o a criar a atmosfera histórica, política e épica no qual o livro é mergulhado. Adendo: a primeira temporada da série da HBO, Game Of Thrones, adaptou perfeitamente o primeiro livro e fisgou todo o sentimento dos personagens e dos acontecimentos. George Martin com certeza é um dos melhores escritores de fantasia dessa geração e das anteriores!
comentários(0)comente



thestark 29/01/2024

A guerra dos tronos (repost)
MINHA OPINIÃO

Um livro cheio de problemas... e problemático.

Atenção, esta resenha pode conter spoilers leves. Esse livro é muito famoso e muita gente ama ele, muitos dizem que é uma das melhores fantasias escritas depois de Tolkien, por isso eu esperava, no minimo, uma história épica. Fui com expectativas e saí decepcionado.

Essa história é muito lenta! Demora para as coisas acontecerem, e antes de acontecerem o autor te avisa! Ele tem muitas páginas, em sua maioria cheias de descrições desnecessárias e cansativas. O começo foi promissor, e achei que a história tomaria rumos interessantes e inteligentes. Acontecem várias coisas, e depois sinto que a história foi ficando cada vez mais sem sal, ai vieram os problemas, e eu não gostava de como estavam indo as coisas, me perguntava como seria o final e quando vi me decepcionei.

Tentei pôr em minha mente que eu li o livro errado e ia dar uma boa nota a ele, mas percebi que não tinha como, pois minhas impressões não eram coisas da minha cabeça, especialmente após eu ler algumas resenhas gringas - negativas - no Goodreads.

Primeiro, foi que para mim essa história não teve quase emoção alguma. Para dizer a verdade, eu não estava entediado em todos os momentos e tiveram partes boas, sim. Tiveram momentos em que curti o que estava acontecendo e foi emocionante. Tiveram partes legais das maquinações da corte e cenas boas.

Mas também é uma história lenta, desinteressante o que acontece, e não teve quase emoção nenhuma para mim, além de ser quase vazia de sentimentos e momentos épicos. Só houve batalhas mais desinteressantes do que ler lista de mercado.

Para mim a escrita do autor é média, já li coisas melhores. Ele quer passar ar adulto para o livro e usa termos ridículos! Eu não sabia se ria ou chorava quando lia as palavras "membro viril" sendo repetidas continuamente. Achei tão brega essa e muitas partes, mas logo citarei.

O livro tem vários pontos de vista, e nem todas as histórias são cativantes. Para mim os que salvaram o livro foram a Catelyn, o Eddard e a Arya. Foram os mais interessantes, com histórias mais legais em minha opinião, além de serem os mais bem desenvolvidos. O resto foi raso.

Tem a Sansa, que é frágil e não gostei do modo como ela foi caracterizada, passando-se por submissa e alguém que não tem escolha. "Ah, mas ela é uma criança, e foi manipulada, ela não tinha escolha e morreria!" Poupe-me disso, o autor tem um universo gigante, e ele poderia muito bem criar uma personagem forte com uma história de superação, desenvolvimento e evolução, quase como a Arya - embora a história dela não tenha um fim e seja ela somente vagando, porém ainda assim legal. Essas fraquezas femininas da Sansa me fizeram não gostar da história sua.

A trajetória de Snow eu achei desinteressante. Ele é um personagem até que legal e corajoso, mas sua história não tem muito sal e pouca coisa acontece. Foi ok.

Bran não acrescenta muito ao enredo, mas vemos pouco dele para sabermos o que está acontecendo em sua casa. Uma criança legal, um arco mais ou menos. Cenas dele vendo coisas adultas como forma de "perda de inocência" não me desceram. Todas as cenas desse tipo não me desceram.

Há o Tyrion também, ah, o que fala dele? Ele não me desce. Achei-o chato, irritante, babaca, algumas vezes senti dó dele mas logo sua escrotidão me incomodava. E o que mais me irrita é que foi o autor quem escolheu isso. Ele falar constantemente que precisa de mulheres e que precisa levar adolescentes pra cama me causar agonia! Mostrar isso e romantizar isso me dá agonia! Se isso for carência, devia ser tratado de outra forma!

Às vezes estranho as coisas que o autor usa e me pergunto se ele é igual aos homens desse livro e pensa igual eles, pois para escrever algo assim... Valha-me. Só pode.

E falando de moças novas, não acabamos por aqui e temos a Daenerys, que para mim foi MUITO incômodo ver ela sendo assediada, maltratada, abusada desse cedo pelo irmão e depois pelo khal após ser prometida. Ela é sensível, ou seja, tem piedade e compaixão das pessoas, até de quem a maltratou, muitas vezes. Ela tem sim momentos de força e desenvolvimento, começando a tomar posições e decisões e mandar nos outros, mas os problemas se sobrepõem. Também me incomodei com ela tomando controle das situações sexuais com o khal, e uma desculpa que o autor usou para isso foi "ela foi obrigada a crescer, não é mais criança, engravidou, perdeu o filho e depois o marido e isso a machucou, aí ela se vingou." Para mim, isso é exploração. O autor podia escolher muitas formas diferentes de mostrar a história dela, mas escolheu essa. Além disso, no decorrer da história Dany tem treze/quatorze anos, e o autor faz descrições incômodas de seu corpo, descrevendo uma criança, praticamente! Isso me incomodou demais! E no fim, a justificativa que o autor dá é que foi amor! Por amor, ao khal?! Não dá.

Essas coisas aconteciam realmente, mulheres eram desde mocinhas prometidas a homens velhos, mas há tantas possibilidades de força feminina para o autor abordar e ele escolhe a mais ruim, criando uma personagem por vezes boba e chata. "Ah mas o livro é dos anos 90." Não dá! Machismo nessa época já era identificado quase como hoje, afinal a luta feminina por direitos já começara a um bom tempo. Então isso foi INTENCIONAL.

Também não vale dizer que que na era medieval a sociedade era um patriarcado e que o livro retrata isso. Quantos livros medievais não tem mulheres incríveis e poderosas lutando contra o preconceito? Quantos clássicos?

Continuando a falar de preconceito, aqui as mulheres são tratadas como lixo. Além de serem constantemente xingadas, ofendidas em qualquer oportunidade convencional e em cenas
desnecessárias, há também agressões a mulheres adultas e jovens, citações machistas e piadas sexistas constantemente sobre o corpo feminino, abusos, homens falando atrocidades horrorosas e coisas piores que xingamentos - nojentas -, cenas de homens IDOSOS falando maliciosamente de meninas adolescentes. Sério, isso me deu um total NOJO!

Todas as mulheres que não se sentiram incomodadas com esse tipo de coisa, eu não entendo como! Isso incomoda demais!

Também quero falar aqui da masculinidade tóxica. Ela é algo que desprezo como qualquer tipo de preconceito, e quase todos os homens da história são escrotos, literalmente, só falam nas coisas acima citadas.

E me pergunto se o autor se orgulha de escrever homens e cenas tão vergonhosos, se ele é assim. Homens se orgulhando de ficar com várias moças, como se isso fosse uma honra, falando disso com alegria e de um modo tão bobo e atabalhoado que chega a dar raiva! E para escrever assim, só pode ser que o autor tenha o mesmo tipo de moral, em relação a tudo. Não imagino outra coisa.

Estou enganado ou você escreve o que gosta? E se George escolheu sua história assim, ou ele se identifica com ela ou ele foi obrigado a escrever ela assim.

E não me desce NENHUM PINGO ele falar que cenas de violência incomodam as pessoas e cenas de sexo não. Meu bem, há uma GRANDE diferença entre cenas de sexo e abuso, pedofilia e outras coisas problemáticas. Isso é uma desculpa safada e esfarrapada para cobrir os problemas.

Desculpe, mas, se isso é o que homens que lêem esse livro gostam, se não se incomodam com essas coisas, precisam rever e muito a sua moral. (Relacioanda a sexo.)

E como estamos falando de idade média era normal crianças serem privadas de suas infâncias e obrigadas a crescerem, casarem, lutarem, mas essas constantes coisas no livro me incomodaram. Menções a crianças/jovens relacionadas a sexo, pedofilia e acasalamento entre adolescentes. Isso tudo por causa dos adultos, que querem vencer guerras e põem seus filhos para trabalhar nas maquinações, e por causa da criação que tiveram os adolescentes acham normal, privando-se de sua infância e guerreando.

Isso é triste, e acho que não faz sentido jovens de quatorze anos como Robb, Jon e muitos outros já manjar de luta, liderar tropas, é como "masculinizá-los", fazendo eles parecerem mais velhos, descrevendo sua barba por nascer, para assim esquecermos de que são apenas jovens. Se é assim, por que não colocar personagens adultos, tanto homens quanto mulheres? E esses atos que não condizem com sua idade os guia para o caminho da idiotice, muitas vezes.

Não é porque naquela época era assim, que precisa ser retratado assim.

Sem contar que quase não há personagens negros, nenhum deles é protagonista ou coadjuvante, nenhum personagem gay. Não que precise ter, só acho coincidência demais um universo tão grande sem representatividade. Pode até ter mulheres fortes, mas há as graves problemáticas da história. Novamente, isso foi escolha.

Se esse é um tipo de livro que a sociedade aclama, vou procurar agora saber mais sobre eles, e se a sociedade aclama um livro como esse, sua moral precisa ser revista, tanto dos homens quanto das mulheres que não enxergam o tanto de problemáticas aqui.

E esse autor que é aclamado em minha opinião colocou essas coisas na história intencionalmente - escrotidão, estupidez banhada em falsa promessa de fantasia épica - e incrivelmente muitos gostaram e bum! Ele fez sucesso e todos aclamam algo raso como esse livro.

Já sabia que nem tudo que gostam é para você, mas agora mais do que nunca - não é porque um livro é amado que você vai amar ele também. Quem amou esse livro, não entendo como. E se através do que há na história o autor deduziu que esse livro é para homens pois eles gostariam do que aqui há, ele definitivamente não foi para mim, não me identifiquei com nada aqui. E duvidarei ao ir ler histórias famosas, e duvidarei mais ainda da moral dessa nossa sociedade daqui em diante.
comentários(0)comente

nala 09/01/2024minha estante
Amei sua resenha, não li inteira mas concordo com várias partes. Acho importante ler críticas negativas de um livro que praticamente todo mundo adorou


thestark 09/01/2024minha estante
Obrigado pelo comentário! Eu sei que me estendi demais na resenha mas fiz o possível para dizer a raiva que senti ao ler essa história. Entendo que cada um tem uma opinião diferente, mas há casos como esse também em que o livro é muito hypado e poucas pessoas falam coisas negativas sobre. Precisamos ficar atentos.


Juan199 02/02/2024minha estante
Mds amg eu amei esse kkkkkk. Eu acho que essas partes mais nojentas são importantes pra evolução dos personagens no futuro. A Danny, (plmns na série, de livro eu só li o 1 por enquanto), tem uma evolução muuuuuuito grande. E eu odiei a Cat e amei os POVs do Jon tbm ksksks


thestark 02/02/2024minha estante
A Dany eu sei que na série ela vai ser mais "forte" que no livro! Eu vi alguns eps da série. E ela é uma personagem boa no livro até! Ia ser maravilhosa se fosse escrita com decência, assim como todas as mulheres do livro. Eu entendo que tem sim mulheres incríveis nessa saga mas essa escrotidão dos homens e o modo como as mulheres são tratadas aqui me incomodou realmente. Já a Cat eu gosto, e da Arya tbm! O Jon é legal tbm. Não é um livro de todo ruim




Pedoba 28/01/2024

Gostei muito da leitura, achei muito foda a descrição dos personagens, dos locais e dos acontecimentos
andressa 28/01/2024minha estante
old que sim mana, concordo plenamente




Lana 28/01/2024

"Quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio-termo."

Na minha opinião, as crônicas de gelo e fogo tem os melhores livros de fantasia existentes. O livro consegue ser melhor que a série, o Martin criou um universo tão rico em detalhes, sempre me sinto dentro dele quando estou lendo. Dany, Cat e Robb são os melhores personagens nesse primeiro livro.
comentários(0)comente



Keylla_023 27/01/2024

Releitura
Resolvi terminar as crônicas de gelo e fogo, mas me lembrava de poucas coisa que li, então li este e recomeçar o segundo q abandonei pela metade.
Mas leria este primeiro livro mil vezes, ele não fica menos emocionante.
comentários(0)comente



Thaciana.Ferreira 27/01/2024

Uma fantasia bem construída sobre laços familiares, questionamentos sobre honra, mistérios de morte e nascimento, casamentos por conveniência. Uma aventura sobre a quem pertence o trono? Simplesmente amo!
comentários(0)comente



Francis24 26/01/2024

Leia ... apesar da série.
Surpreendentemente bom .. apesar de já ter assistido toda a série.
Apesar de já ter visto a série, o livro traz uma experiência nova... Além de ser muito mais detalhado.
comentários(0)comente



Nalu.Castro 25/01/2024

Maravilhoso!!! Eu assisti a 1ª temporada da série há alguns anos e (pelo menos a 1ª temp) é bem fiel ao livro.
O livro é longo, cansativo por causa das descrições, mas isso só mostra o quão genial esse autor é. Ansiosa pra ler o resto.
comentários(0)comente



Iara.Gomez 25/01/2024

Vou ler o segundo livro
Queria ler a tempo mas sempre desanimava por causa do número de páginas, mas definitivamente vale a pena, parece ter poucas páginas de tão imaesiva que a história é
comentários(0)comente



astronauta 24/01/2024

A guerra dos tronos
Impecável
me pergunto o pq demorei tanto pra começar a ler essa saga inacreditavelmente boa
george rr martin sabe mesmo nos envolver em suas palavras, fazendo nos apegarmos aos personagens mesmo quando eles escolhem fazer coisas que não concordamos como leitores
pqp que maravilha de livro
ansiosa demais para os outros
sei oq me aguarda por causa da série, mas não me deixo abater mais kkkkkk estou preparada pra tudo

minha rainha daenerys!!!
esperando ansiosamente pela sua glória
comentários(0)comente



Vitoria 24/01/2024

Simplesmente impecável! Eu já assisti a série antes de ler o livros, é incrível como fizeram tudo bem parecido ao primeiro livro. Estou amando
comentários(0)comente



debinha 24/01/2024

Finalmente lendo a série de livros no melhor momento possível.

assisto a série desde seus primórdios e gosto muito do fato de ter uma memória curta, pois sinto que posso ler os livros sem lembrar de nenhum detalhe que a série da HBO tenha me apresentado.

george r.r. martin é majestoso, não há melhor descrição deste homem. ele enriquece cada cena de forma maravilhosa. mesmo que tenha levado dias para ler o livro, fiz questão de saborear cada capítulo.
comentários(0)comente



yara244 24/01/2024

A guerra dos tronos
O mundo e os personagens são muito bem detalhados, o livro é simplesmente perfeito, apenas leiam
Quero muito ler os outros livros e saber o que vai acontecer mais pra frente
comentários(0)comente



3049 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR