Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Pedro 25/03/2021

Recomendo
Achei muito bom esse livro, no começo achei a escrita um pouco confusa, mais depois você se acostuma e não quer parar de ler. Recomendo também que assista o filme de 2013 que está bem fiel

Kate Dias 08/08/2022

Primeira obra do King ??
No comecinho do livro, Stephen conta como foi o processo criativo de Carrie e como foi sua entrada no mundo da escrita.
Essa parte foi incrível, ver como foram as etapas e o início da sua jornada.

Carrie sofreu muito durante sua vida, tanto por sua mãe paranóica tanto pelo o bullying na escola.
Talvez o que faça a história de Carrie ser tão icônica é o fato de se tratar de pessoas comuns.

Trata-se de uma história contada a partir de cartas, relatórios e notas de diário que nos ajudam a criar o último mês vivido por Carrie.

Margaret, mãe de Carrie, é a pior vilã na história da filha. Religiosa extremista e disciplinadora, cria um lar opressor e agressivo, onde considera a filha o demônio encarnado.

História fantástica!
Diego 08/08/2022minha estante
Legal! Vou ver o filme! ?

Kate Dias 09/08/2022minha estante
Acredita que não vi o filme?! ??

Diego 09/08/2022minha estante
Claro que acredito, afinal, eu também não! ?

Helen Ramos 27/11/2022

Carrie, a estranha
Eu demorei para ler esse livro porque sempre ouvi falar que é o mais fraco do Stephen King. Muito se engana quem pensa isso. Carrie é um livro pesado em muitos momentos. A relação da personagem principal com a própria mãe é algo muito triste do início ao fim do livro. Enfim, gostei demais e indico a leitura.
Thiago Lins 25/05/2023minha estante
Livraço! Um King de primeira, cujo estilo e impacto, sinceramente, me surpreendeu,

Myzlen1 06/07/2021

Chocolate com pi... Carrie
Ambientação - 5

A ambientação é boa, se passa nos Estados Unidos e os principais eventos se passam entre a casa da carrie o colégio e o baile.

Escrita - 0,5

O livro até é bem escrito, tem uma proposta interessante o estilo é bem original, porém tem tantos problemas que se até o meio da história estava suportável no final eu já estava extremamente incomodado. Os pontos de vista e tempo mudam com frequência e a história mescla com relatos. Nos momentos finais isso acontece com tanta frequência que a quebra de ritmo de leitura chega a ser torturante e nessa de alternar tempos spoilers são dados comprometendo a experiência. A cereja do bolo fica num narrador que deseja aparecer mais do que a história sem contribuir em nada.

Protagonista - 5

Ponto alto da história, aninh.. Carrie é convincente, bem construída tem background e apesar de eu achar que faltou livro para desenvolver, mas no geral foi bem construído

Coadjuvante - 3

É tanta gente mencionada nesse livro que dá para se perder fácil num livro tão curto, além do que os coadjuvantes tem coadjuvantes então é um mega elenco, mas os principais são ok, alguns bem caricatos, mas não dá para dizer que ainda assim não formam um cenário bem real.

História - 3

A história é original, traz uma temática boa, com tudo girando ao redor do bullyng. O terror fica mais do lado das pessoas ao redor da carrie do que dela. A história tem várias perspectivas mesclando o que é narrado com relatos que são retratados no meio do livro sempre havendo essa quebra de continuidade e em determinado momento até entrevistas sobre os eventos. Basicamente temos uma história rolando como um documentário do history, mas a frequência dessas quebras é excessiva e a história acaba sendo muito muito MUITO menor do que aparenta justamente por ficar remoendo acontecimentos. Sua originalidade inspirou certamente outras obras e vi muito de carrie em os 13 porquês, mas acredito que a melhor adaptação para as telinhas foi a brasileira chocolate com pimenta que levou a história para outro nível e ficou melhor que o original.

Nota - 2,5

Tempo de leitura
[ ] miojo
[ x ] um filme
[ ] uma série
[ ] infinito

Compreensão
[ ] dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] dá uma pra ler enquanto assiste TV
[ x ] requer atenção
[ ] requer material de apoio
[ ] só o autor entendeu (se pá)

Personagens
[ ] é um monólogo
[ ] meia dúzia
[ ] uma penca
[ ] enche um trem
[ x ] thanos temos um problema

Originalidade
[ ] pode copiar só não faz igual
[ ] inspirado ou seria homenagem?
[ ] eu entendi a referência
[ ] original
[ x ] pessoas irão copiar isso daqui para frente
ManiMeira 06/07/2021minha estante
Perfeito Felipe, você (quase) nunca erra ????

Dani Fuller 06/07/2021minha estante
nada a acrescentar

Mayrs 07/07/2021minha estante
Só tenho a dizer que Chocolate com pimenta pisa em Carrie!

Desnorteada 25/09/2022

Depois de sofrer, durante anos, com a mãe e com colegas da escola, infelizmente, a Carrie decidiu pelo caminho da vingança.

Matheus Luís 06/03/2022

Carrie
Me surpreendi! Para a primeira obra de King, ela é muito bem escrita e com uma narrativa que prende. Já tinha lido SK e até agora nenhum deles me decepcionou.

juliarfs 27/01/2021

queria dar um abraço na carrie
''só quero que me deixe viver a minha vida... eu não gosto da sua.''

amei a forma como o livro foi escrito e principalmente como as informações são colocadas, eu já tinha visto o filme e mesmo sabendo a história eu consegui aproveitar a leitura

Rebeca Paiva 28/09/2022

Meu primeiro contato com o autor e já amei!
No começo achei meio lento, mas na metade para o final, curti bastante a leitura. Ansiosa pra próxima!

S RAGS BLOODSCAR 24/10/2023

Uma Vingança é uma Vingança. Mas Carrie é Carrie.
"Carrie", a primeira obra-prima de Stephen King, foi o ponto de partida para minha jornada de leitura pelo universo desse renomado autor. Logo nas primeiras páginas, fui cativado por seu estilo de escrita detalhada e seu intrigante estilo narrativo. King adota uma abordagem única, frequentemente interrompendo a narrativa para acrescentar insights, fatos e diferentes pontos de vista. Confesso que, no início, essa abordagem me deixou um pouco confuso e perdido nas primeiras 40 páginas. Contudo, tenho a convicção de que essa confusão inicial foi planejada para nos mergulhar nas complexas emoções e experiências dos personagens.

Stephen King é conhecido por sua habilidade em explorar profundamente a psicologia de seus protagonistas, e essa abordagem detalhada cria uma imersão envolvente na trama. É uma experiência literária que, apesar de inicialmente desafiadora, se mostrou profundamente gratificante.

A personagem central, Carrie, é uma figura verdadeiramente trágica. Criada sob o domínio de uma mãe insuportável, sua vida é uma existência de tormento e abuso. King não poupa seus personagens das adversidades, e a jornada de Carrie é uma narrativa arrebatadora que nos faz questionar como alguém poderia sobreviver em tal realidade.

Sue, uma personagem aparentemente medrosa, é aquele que percebe o "babado". Ela é uma testemunha silenciosa das situações tumultuadas que envolvem Carrie e seus colegas. Já a Professora Desjardins se destaca por sua tentativa de proteger Carrie dos abusos na escola.

O livro evoca um sentimento de revolta contra o comportamento hediondo de muitos dos personagens, especialmente em relação ao episódio humilhante no baile. No entanto, também lança luz sobre como as pessoas podem se comportar de maneira diferente quando colocadas em ambientes e situações incomuns, como o baile de formatura.

A narrativa aborda o tema da aparência e como ela influencia nas relações humanas e no bullying. É um lembrete impactante de como a sociedade pode ser cruel e implacável quando se trata de diferenças.

Conforme a trama se desenrola, chegamos ao ponto culminante, o baile, um momento de impacto avassalador. O livro nos leva a um estado de choque e revolta, enquanto testemunhamos a vingança de Carrie. Embora não possamos justificar suas ações, elas são, sem dúvida, icônicas, evocando a lembrança de personagens como a Feiticeira Escarlate da Marvel.

No geral, "Carrie" pode não ser uma leitura fácil, especialmente no início, mas a persistência é recompensada. À medida que a história avança, você é engolido pela narrativa complexa de Stephen King. Este mestre do suspense e do terror não apenas cria uma trama emocionante, mas também oferece uma exploração profunda da psicologia humana.

Em resumo, "Carrie" é uma leitura inesquecível que não apenas choca e horroriza, mas também nos faz refletir sobre as crueldades da sociedade e a capacidade humana de sobreviver, vingar-se e, em última análise, se tornar um ícone. Stephen King, com sua escrita revolucionária, mais uma vez demonstra por que é uma das vozes mais influentes da literatura contemporânea. Este livro é um soco na cara, e eu não posso esperar para embarcar em mais obras desse mestre.

Gabi Naves 24/01/2021

Encantadoor!!
Esse foi o primeiro livro do Stephen King que eu livro e fiquei encantada. Simplesmente devorei o livro. Ouço muitas críticas da forma do escritor de escrever mas eu gostei muito do seu jeito de ver e enxergar. Se tivesse um segundo livro de ?Carrie, a estranha?, com toda certeza eu iria ler!!
* SUPER INDICO PRA QUEM NUNCA LEU NENHUM LIVRO DESSE AUTOR*

Anderson.Amin 24/01/2021

Assim como alguns outros livros que li do autor, é uma leitura gradual, e no final vc já não consegue mais parar de ler. Porém, a narrativa é bem diferente dos demais livros do King, considerando ser este o primeiro.
A história é boa, faz vc entender as dores e motivações da protagonista.

May 24/01/2021

Meu primeiro King, leitura feita depois de muita recomendação e por isso com muita expectativa.
Livro com escrita crua sobre fanatismo religioso e adolescentes inconsequentes. Não posso dizer que foi uma história que conversou comigo, mas é inegável que foi bem escrito e valeu a tentativa.
a.mandamoreno 24/01/2021minha estante
Tbm foi minha primeira leitura do King, eu gostei bastante...

Depois desse li "o cemitério" te recomendo, é muito bom.

May 25/01/2021minha estante
Já vou adicionar na minha wishlist. Obrigada pela recomendação Amanda!!

Eder 08/10/2013

Carrie, A Estranha - Stephen King
Sempre tive curiosidade de ler a novela que consagrou Stephen King, Carrie, a Estranha. Afinal, há toda uma lenda em torno desta. Diz-se que King terminou de escrever, mas não gostou e acabou jogando no lixo. Sua esposa encontrou o manuscrito, leu, gostou e fez com que King levasse aos editores [lendo On Writing, recentemente, fiquei sabendo que isso realmente aconteceu, mas ele apenas houvera iniciado a história e não concluído, como eu escrevi. King transcorre sobre, no capítulo 28.]. O livro se tornou o primeiro grande sucesso do autor.

O livro é dividido em três partes. A primeira, Brincando com Sangue, apresenta a personagem título, mostrando fatos sinistros sobre a sua criação, e como ela era tratada pelos colegas de sua escola. Narra também o atormentador caso no vestiário do ginásio, ponto de partida dos eventos que se sucederiam. Ao fim da primeira, já é possível prever boa parte do que vai acontecer. A segunda, Noite do Baile, narra os eventos da véspera do baile de formatura, o baile em si, e os posteriores acontecimentos a este. A terceira, Os Escombros, nada mais é do que trechos extraídos de cartas, reportagens e documentos, com alguns comentários a respeito de Carrie, e do fenômeno TC - telecinesia.

A narrativa em terceira pessoa é intercalada com trechos de supostas reportagens e livros acerca do tal ocorrido. Graças a isso, o livro se torna previsível, porém, isso não prejudica a qualidade da obra. Pelo contrário, funciona muito bem, já que dá um ar de verossimilhança à escrita. A principal temática do livro é o sentimento e a reação do ser humano diante da humilhação e das zombarias, seja de quem sofre com isso, como quem inflige. Carrie, a Estranha é um livro que traz adolescentes como principais vilões, e torna-se uma imitação da vida real, afinal, muitas pessoas jovens em sua maioria já se voltaram de maneira violenta e homicida contra os que lhe fizeram sofrer algum tipo de humilhação.

Mesmo sendo uma novela do início da carreira de King, Carrie, a Estranha, é um livro muito bom, e já traz uma das principais características do mestre: a perturbadora capacidade de descrever os sentimentos (incluindo os mais pecaminosos) humanos. Neste livro, Stephen King expõe, com muita precisão, os sentimentos de todo adolescente com problemas de socialização durante o colégio. Primeiro aquela vontade de ser como os demais, ser uma pessoa normal, ser aceito. Logo depois a percepção que nunca conseguirá ser como os outros. Os risos que ferem a alma como cacos de vidro, que tiram o sono. A desconfiança, que os transformam em espécies de animais acuados. Em seguida, vem o desprezo... E o ódio. A raiva que fervilha por dentro. A vontade de ter poderes para punir aqueles que se divertem às suas custas é inebriante. O anseio doentio de esmagar as pessoas que os humilharam, para vê-las sofrer, se tornando inevitável. Para quem enfrentou esses sentimentos em alguma fase da vida é impossível não se condoer por Carrie.

É lamentável saber que ainda hoje, o modo como Carrie era tratada por seus colegas e sua mãe é uma verdade para muitas pessoas. Mais triste ainda, é ter a certeza que muitas dessas pessoas gostariam de ter os poderes conferidos a Carrie no livro. Alguns inclusive buscaram esse poder em armas de fogo, o que inevitavelmente resultou em tragédias. Com isso, mesmo tendo sido publicado pela primeira vez em 1974, Carrie, a Estranha ainda é muito atual, e explica muita coisa acerca de recentes tragédias em escolas e universidades no mundo.

[editada em out/2013, após leitura do capítulo 28 de On Writing.]

Henrique.Amon 02/03/2022

Um conto expandido
Acho que o título da resenha resume bem a proposta de Carrie: um conto de horror que foi expandido.

Como o livro é curto, tentativas de comentar a fundo a trama certamente estragariam a experiência dos futuros leitores (ainda que Carrie seja um fenômeno da cultura pop há décadas).

Então, prefiro por revelar minha opinião pessoal tendo em vista a crescente e humilde bagagem que venho construindo do autor ao longo desses anos.

A proposta do livro me agrada, mas sinto falta da imersão proporcionada pelas descrições de background que consagram King como uma potência da escrita.

Sim, eu entendo que é o primeiro romance publicado do autor e sei que existe em Carrie muito do potencial que mais tarde veio a se desenvolver.

No entanto, o pouco desenvolvimento das personagens me dá a sensação de que estas não possuem motivação o suficiente para agirem como agem durante a trama, o que me faz pensar que um conto seria de fato uma experiência mais enxuta e sólida da mensagem que King quer passar.

Ainda assim, Carrie é uma leitura fluida e divertida, principalmente para aqueles que já tiveram contato com outras de suas obras e querem saborear "como tudo começou".