Carrie, A Estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Ymir 19/04/2010

O melhor livro de Stephen King que já li até agora
A maioria das pessoas tem a tendência de desanimar de ler um livro cujo qual já sabe o final ou alguém lhe conta ou o descobre sem querer. Então passa a lê-lo cada vez menos, até que desiste e o deixa de lado.

Mas ao ler “Carrie, a Estranha”, acontece totalmente o contrário.

Você pode já ter visto o filme. Se não viu, no meio do livro você já sabe o que estão planejando para a Noite do Baile... e mesmo assim você não consegue desgrudar do livro de tão empolgante que é a sua narrativa e devido à quantidade de detalhes que o autor introduziu.

O livro é um misto de arquivo investigativo sobre o “Caso Carrie White” e ao mesmo tempo a narrativa sobre a vida, tanto de Carrie como de cada um dos personagens principais, suas personalidades e motivações (e até pensamentos). Duas maneiras de contar a história, cada uma com detalhes importantes que tem relação com o desencadeamento do que acontece na “Noite do Baile” - que é muito mais destrutiva e alucinante do que a mostrada no filme.

Além disso, há a comunidade científica tentando entender a Telecinese, alguns tentando isolar o gene responsável pelo fenômeno etc. Eles estão pasmos, pois graças a Carrie, tudo o que aprenderam se tornou inútil.
“Já que isso foi comprovado, onde fica Newton nessa história?” hehe

Terminei o livro em menos de uma semana. Já se tornou um dos meus favoritos.

Fazia tempo que não lia um livro de Stephen King. E agora estou tentando me lembrar do por que.

Sam Wood 02/11/2011

Sobre "Carrie, a Estranha"
APAIXONADO! É o que posso dizer. Quando assisti a primeira versão do filme pensei, preciso ler esse livro, na semana seguinte o comprei, li em um dia. É simplesmente fantástico a maneira como Stephen (o rei da literatura de suspense/terror, pelo menos para mim) escreveu é perfeita, a história com notas jornalisticas, achei fantástico, vale a pena ler.

Lourdes 06/01/2010

Ótima leitura para quem gosta de Stephen King. É um de seus melhores livros.
Só ainda não consegui digerir muito a parte da explicação genética, que foi falha (do tipo, melhor não ter feito), mas o livro é antigo e a genética não estava tão avançada, então tem um crédito.
Mas, pra quem não liga pra esses detalhes, vai adorar.

TatiAmaribe 14/02/2010

De tirar o fôlego
"Carrie, a estranha" é, sem sombra de dúvidas, um livro de tirar o fôlego. Você começa a ler e não quer parar mais. Li mais de 200 páginas de uma só vez, porque não tinha vontade (e nem coragem) de fechar o livro.

Mexe com o emocional. Ao mesmo tempo que dá para sentir medo de Carrie, uma enorme sensação de compaixão, de 'pena' mesmo, por tamanha injustiça feita por parte de todos.

Um suspense que não dá para sentir raiva da 'vilã'. Mas que faz o coração pular assustado com cada ação que ela exerce.

Também é uma leitura muito agradável, feita de um modo simples e que nos faz visualizar todos os detalhes, de um modo que só o REI pode fazer!

Recomendo!

Ronnie K. 21/01/2010

King mostra suas cartas em boa estréia
Deve-se ler "Carrie, A estranha" por dois bons motivos: é a estréia do Sthepen King, essa fabuloso ícone da literatura norte-americana e da literatura fantástica e de suspense, e por ser também o livro-base para o breve e inesquecível filme do Brian De Palma. Sem contar, claro, que o livro é bom. Assenta-se sobre um conflito muito bem estruturado: adolescente tipo 'patinho feio' que, como em geral ocorre nesses casos, é assiduamente importunada pelos colegas de escola. E que em casa tem que lidar com as neuroses e a loucura de uma mãe fanática religiosa que a todo custo tenta lhe impedir o florescimento sexual e o convívio com os rapazes. Como se pode prever, aqui se tem elementos suficientes para se estruturar uma boa história e prender a atenção. E em boa medida é o que acontece. Dotada do poder sobrenatural da telecinésia (capacidade de mover objetos com a força da mente), Carrie, por fim, vai se vingar de todos os opressores no apoteótico e um tanto desmesurado epílogo. Nisso pode estar o problema do livro: Carrie está mais para uma provável aluna da Escola de Mutantes do professor Xavier do que para personagem de um drama sólido e consistente. Quer dizer, mais próxima de uma atraente personagem para leitores juvenis fãs incondicionais dos X-men! Não que isso seja demérito. A história, como disse, é bem estruturada, prende a atenção - apesar de derrapar um pouco na parte final com seu um tanto cansativo e exagerado viés apocalíptico e tantativa de dar um tom mais 'documental' e 'verossímil' com a inserção de depoimentos, enxertos de livros e reportagens que se seguiram à hecatombe vingativa da nossa heroína. feita essa ressalva, dá pra ler numa boa, leitura despretensiosa de uma tarde fresca, e que se faz certamente rápida.

(Contudo, cá pra nós, o bom mesmo é curtir, nem que seja pela enésima vez, a obra-prima enxuta e sensacional que o jovem De palma fez desse livro. Filme hipnótico, vigoroso, exemplar, inesquecível.)
Aline 25/11/2010minha estante
Gostei dos termos que você usou. Me pareceu aquelas "críticas" nas capas dos DVDs, do tipo: "Uma hecatombe vingativa! NY Times". Hehe

Pedro 27/07/2010

Ingredientes Básicos
"Carrie, A Estranha" é um livro rápido, objetivo, muito bem escrito e gostoso de ser lido. Desde o começo, S. King nos 'obriga' a esperar ansiosamente para o que sucedeu o baile de formatura. Pois todos os depoimentos e notícias de jornais nos falam que houve uma coisa horrível, que abalou toda a cidade, mas o que aconteceu de fato só nos é apresentado no fim. Mas, depois do término da estória em si, na última página, há uma carta. Esse final nos dá orgulho de S. King, pois é genial. O livro, dei nota 4. Mas o final, aquele pequeno trecho de carta, nota 5.
Gláucia 27/07/2010minha estante
Nossa! Mais uma resenha que me impulsiona a ler o livro. Tá na fila.

Drope 02/03/2010

Perfeitooooooo
Eu tinha uma idéia muito diferente da HIstória de Carrie, até comecei a ler sem esperar muito, mas tive um grande surpresa. Mais uma vez Stephen King não me decepcionou, este livro é siplesmente PERFEITO!
O que mais me impressionou foi o modo como ele escreveu, a história se seguia de uma maneira muito peculiar, cada um contando a sua versão da história, como uma investigação ao ocorrido. Sem contar que antes de ler tinha a idéia que Carrie era uma endemoniada que matava o povo sem o porque, mas é um total absurdo, para mim ela é totalmente vitima.
É tão bem escrito e envolvente que li o livro em 2 dias!!
Muito perfeito! O melhor livro que li esse ano até agora.

nats 28/06/2010

O livro narra a história de Carrietta White, mas disso muita gente já deve saber, que é a esquisita da turma, maltratada pelas colegas de escola e tudo o mais e que tem uma mãe religiosa ao extremo, eu diria. Tudo começa com um incidente no banheiro feminino da escola. Incidente esse que tem diversas consequências na sociedade onde Carrie vive.

Sem dúvidas, esse livro é muito bom. Stephen King tem uma narrativa incrível e os elementos que ele mescla com o passar das páginas, como relatos, notícias, interrogatórios, deixa o livro ainda mais legal.

Ele também se utiliza de algo que eu acho bastante interessante, que é o fato de que ele vai "jogando", por assim dizer, pequenos detalhes do que ocorre mais na frente e, se você é uma pessoa curiosa, vai querer continuar lendo para entender na íntegra o que realmente aconteceu. Em todos os livros que eu li de autores que se utilizaram dessa "técnica" foram livros que me fizeram querer ler o mais rápido possível para descobrir o que se passa, com todos os detalhes.

Entretanto, achei que o livro não me surpreendeu como um livro de "terror", que é como as pessoas querem que o livro aparente ser. Pode ter sido um livro de suspense e meio que policial, mas não achei tão aterrorizador quanto querem fazer parecer.

Gostei bastante da Carrie e acho que a história segue um rumo meio que inesperado quando o assunto é a noite do baile, porque vemos muitos filmes adotando um clichê que todo mundo já conhece bem, mas que provavelmente já está cansado de ver. (ou não ._.)

Apesar do déjà vu que essa história traz ao início, considerando o clichê já mencionado, ela se mostra um pouco inovadora em sua linha de acontecimentos. E isso faz de Carrie, a estranha, um livro que merece ser lido.

Andre.Crespo 24/02/2010

Sangue. Ódio. Vingança!
Depois de muito procurar por este livro, finalmente o tive em minhas mãos. E o que é melhor, o amigo que me emprestou acabou doando-me ele! Agradeci e comecei a ler no mesmo dia. O envolvimento foi tanto que em apenas três dias o consumi por inteiro. Muita ação para tão pouco tempo...

"Carrie" conta a história de uma garota de mesmo nome, que tem um poder especial, o da telecinésia. E o que diabos é isso!? Consiste no poder de mover fisicamente um objeto com a força psíquica(da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado por ela. Sim, a menina super tímida caçoada pelo colégio inteiro e que não conhecia nada sobre menstruação podia fazer isso!

Carrie, o personagem, é a imagem perfeita da aluna alvo de todas as brincadeiras possíveis, às quais aguenta até onde pode. Além de tímida, é inocente e veste-se mal, usando vestidos que chegavam quase às canelas. Além disso, não tem amigos. E por que ela é assim? Resposta: a educação opressora de sua mãe, uma religiosa super-ultra-mega fervorosa - tenho medo dela até hoje - que vê a obra do demônio em quase todas as coisas. Essa formosa defensora e serva dos designios do divino simplesmente nega a vontade da filha, subemetendo-a ao mais horrendo e doentio tratamento religioso que se pode ter. Bem que poderia ser uma "paisagem" perfeita da sociedade ultra-religiosa americana, ao qual King retrata muito bem!

Penso ser este um dos livros mais bem construídos do mestre. Digo isso pois ele mescla reportagens, partes de alguns livros fictícios, depoimentos, e com isso, a história acaba sendo contada por variados ângulos, tornando-a flexível e fluida, fazendo com que o livro seja assim um perfeito exemplo de uma obra "vira-páginas". Além disso, estão presentes o terror, o drama e o sobrenatural, figurinhas fáceis e obrigatórias em seus livros.

Em 1976, ganhou uma fantástica adaptação para os cinemas, pelas mãos do ótimo Brian de Palma, que, na minha opinião, construiu uma das maiores obras primas do terror. Soube cortar os excessos, fazendo com que o filme se tornasse enxuto, contudo não deixando de ser menos maravilhoso por causa disso.

À media que decorremos pelas páginas de "Carrie", absorvemos o seu sofrimento e acabamos nos sensibilizando por ela. Vemo-nos em seu lugar, humilhados durante toda a existência, até que chega um dia em que explodimos tudo! Literalmente! Foi assim que senti ao ler, não sei se todos sentiram ou sentirão.

Jay 06/01/2011

Carrie, A Estranha - Stephen King
"CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos."

Como todos já sabem, Stephen King é um mestre da literatura. Uma verdadeira lenda viva.
Eu realmente adoros os livros dele, como também as adaptações para o cinema.
Antes eu lia Stephen King com a mesma frequencia que lia Sidney Sheldon, mas a leitura de Stephen acabou por me cansar quando li
O Cemitério, haviam me indicado este livro e achei ruim de ler
pois Stephen demora a revelar a ação do livro, e quando acontece, os fatos são muito detalhados (e sinceramente acaba até sendo chato)
OK, sobre Carrie, assisti várias vezes o filme e achei muito bom. Uma amiga me emprestou o livro em 2010.
É praticamente igual ao filme, mas há bem mais detalhes, o que (nesse caso) o torna mais interessante.
Mostra a devoção de Carrie por sua mãe, sua inocência, e seu jeito de sonhadora romantica, só tenho a dizer que é muito muito bom,Recomendo, leiam.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog: http://little-things-for-you.blogspot.com/

Mateus 25/10/2009

Talvez nenhum livro do Stephen King me leve aonde Carrie me levou: ao medo, ao assombro, à pena, à fascinação. Tinha ouvido falar muito em Stephen King, mas na época não tinha lido nenhum livro dele. Quando achei Carrie, com essa capa aterrorizante, somado à fama do autor, peguei sem exitar. Eu ainda era pequeno, e talvez não devesse ter lido o livro, mas li. E foi com ele, com sua fantástica história e com sua célebre personagem, que me levou a idolatrar esse grande escritor que é Stephen King. Talvez por ter sido o meu primeiro livro dele eu tenha gostado tanto, mas não. Ele vai muito além disso. É o melhor terror da história.
Carrie não era um monstro. Carrie era apenas uma garota estranha, que queria ser igual a todo mundo. Quando surgiu a oportunidade de ser popular, legal, uma pessoa normal, ela pulou de braços abertos nisso. Carrie não queria fazer nada do que fez. Se não a tivessem humilhado, talvez nada daquela chacina tivesse acontecido.

Cássia 06/11/2011

Curiosidade interessante que Stephen King revela na apresentação do livro é que Carrie é a fusão de duas garotas que fizeram parte de sua vida.

Acho que se o autor tivesse seguido essa linha, teria uma produção mais regular. Porque "Carrie, a Estranha" é um livro muito bom para a estreia de um escritor. Há algumas coisas forçadas como a seriedade com que a existência de um gene TC é tratada. Pelo teor fantástico da obra não havia necessidade disso.

Digam o que quiserem, mas "Carrie" legitima a violência nas escolas. Não no sentido meramente negativo, mas por mostrar (e isso não é ficção) como o sistema educacional americano ( o brasileiro também não é lá essas coisas) é totalmente despreparado para lidar com o bullying. "Se você não é amparado por aqueles que devem protegê-lo, parta para a violência." Essa é a lógica tortuosa.

E foi extremamente interessante o livro traçar um paralelo entre os acontecimentos e como tudo foi tratado pela mídia porque ainda hoje vemos isso acontecer. Basta comparar com as coberturas atuais de tragédias em escolas americanas. São totalmente descontextualizadas, colocando de um lado o vilão e do outro, as vítimas. O problema é que quando esse tipo de coisa acontece todos são vítimas.

Pandora 20/06/2010

Forte, muito forte!
Mais resenhas em www.wordpress.com

Esse livro foi a estréia literária de King, e posso dizer que ele mandou muito bem! Não poderia haver estréia mais King, se é que me entendem.

O livro retrata a jovem Carrietta White, garota excluída de todos os círculos sociais e alvo de chacota entre seus colegas de escola. Impossível ler sobre Carrie sem se lembrar de um colega excluído em nosso tempo de escola. Ou pensarmos em nós mesmos.
Carrie cresceu em um ambiente perturbador, de fanatismo religioso, com uma mãe enlouquecida, que vê pecado em tudo.

King mostra as recorrentes humilhações de Carrie e como ela desenvolve seus poderes telecinéticos até o dia do baile, o clímax do livro.

É um livro forte, repulsivo. Você sente nojo das pessoas e de suas atitudes. Recomendo!

Bill 29/07/2010

Justiça!
Não considero este livro um livro de terror, nada há que produza medo, mas revolta, porém, sim.

Alguns dos abusos sofridos pela Carrie, eu próprio já os sofri e se eu tivesse seus poderes (ou qualquer outra pessoa) teria feito o mesmo que ela fez, tenho certeza disso.

O que é justiça?

O que é vingança?

Quando é um e quando é outro?

Na paz e conforto de nossos lares julgamos a vingança como um crime, mas na pele de um vingador, seria vingança ou justiça em nossas mentes?

Pra mim (sei que serei criticado), Carrie fez justiça contra uma cidade desprovida de valores reais, com uma máscara de bondade, enfim, hipócrita.

Existem várias formas de crimes, existem várias formas de morte. Carrie foi assassinada e violada em sua dignidade em todos os dias de sua vida, repetidamente e de diversas formas diferentes.

Seu opressor tinha muitos rostos e muitas personalidades. O que fez foi legítima defesa, apenas isso.
Kelly SB 14/10/2010minha estante
UAU!!
Super resenha!! Adorei!
Não chegui a ler Carrie, a Estranha, mas já assisti ao filme, que mesmo bem mal produzido [ok, me critiquem], talvez por ser bem antigo, despertou em mim esse mesmo sentimento, de justiça. Também não vi nada de terror no filme, talvez pela produção, lá vou eu de novo rs, mas tem uma boa história. Quem sabe eu leia o livro algum dia. =D

Jeferson 11/11/2012minha estante
O mais interessante é que tem horas em que dá vontade de entrar no livro só para dar umas bofetadas em alguns personagens! O sentimento de injustiça aumenta com o passar das páginas!O livro é perfeito, sua resenha tbm!

Bill 11/11/2012minha estante
Obrigado Jeferson!

Daniela 15/03/2014minha estante
Adorei sua resenha e esse livro é incrível.

Bill 15/03/2014minha estante
Obrigado Daniela.

Larissa 06/01/2015minha estante
Então, seguindo seu pensamento, toda cidade merece sua Carrie.

Bill 01/04/2016minha estante
Merece?? Por quê?

Jake 08/02/2020minha estante
Como faz pra ler gente? Eu n to conseguindo kkkkk