Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Gica Brombini 24/02/2023

O CONCEITO de uma nação sem caráter & A VANGUARDA CRÍTICA dentro de Macunaíma.
Devo começar admitindo que li esta obra, única e exclusivamente, pela universidade.
Sou estudante de Letras Vernáculas, e mesmo que tenha negligenciado um contato anterior com Macunaíma, eu sabia que agora não poderia fazer o mesmo descaso - afinal, meus estudos acadêmicos irão influenciar diretamente meu papel profissional na docência. É imprescindível o fato de que esta história é um grande marco da literatura brasileira e que, justamente por isso, é considerada um clássico.
Seguindo a partir disso, explicarei brevemente sobre a minha avaliação e experiência pessoal com o livro, a qual é, em muitas partes, desvinculada da minha relação de estudo e pesquisa da obra de Mário de Andrade.
Minha experiência de leitura foi puramente chata e enfadonha. Esta não é, de forma alguma, uma narrativa fácil de ser lida, e a escrita também a torna desafiadora. A personagem principal, Macunaíma, "o herói sem nenhum caráter", é exatamente isso: um humano com atitudes extremamente repreensíveis e desgostosas. Não há nada que me agrade nas falas, ações ou escolhas do personagem. É claro que, em um panorama geral sobre gostos literários, isto é completamente compreensível. Não nos apegamos e nem nos importamos muito com o que o herói irá viver. As aventuras, por assim dizer, são confusas, "sem pé nem cabeça", e não apresentam um propósito direto para a formação de Macunaíma - até porque, sua essência já está moldada; não há caráter, muito menos mudanças/transformações, apenas persistência no que já é intrínseco nele: a falta de uma moral pessoal e a malandragem do "jeitinho brasileiro".
Porém, entrando nos aspectos de análise literária e da relevância desta obra, tanto para o contexto de sua criação, quanto para o reflexo e a marca que viria a ser na história da literatura brasileira, Macunaíma é um CLÁSSICO. Macunaíma não é fácil de ser compreendido. É uma história recheada de metáforas e analogias indiretas sobre a formação da nacionalidade, da cultura, da arte e da política brasileira.
Em seu contexto de produção, temos artistas de "Vanguarda", os quais buscavam uma identidade nacional desvinculada dos modelos clássicos europeus e ocidentais, e que tentavam recuperar e representar através das mais diversas formas de arte, a originalidade do nosso país. É claro que, essas inovações artísticas vieram diretamente vinculadas a movimentos de crítica sobre muitos aspectos e camadas da sociedade do século XX no Brasil.
Gostaria de frisar aqui que, esta explicação é muito simplifica e nada aprofunda; estou dando aqui apenas um panorama geral do que ocorria no momento histórico em que Macunaíma foi escrito.
Retomando... Justamente pelos motivos citados acima, é evidente que o livro de Mário de Andrade não foi escrito para um público leitor burguês, e seu romance não pretendia fazer parte da massa do mercado. Macunaíma é um protesto. Toda a história é puramente um movimento, um conceito artístico a ser explorado e escancarado, estando assim, muito longe da função "entretenimento" ou “agrado”.
Esta é uma obra crítica, extremamente elaborada e consciente sobre o que quer relatar. A escrita, a linguagem, a narrativa e o enredo seguem diretamente um propósito de manifestação - e nesse sentido, a cada análise e contato com textos teóricos que exploram minuciosamente a complexidade dessa história, só podemos chegar a uma conclusão: Mário de Andrade foi genial e "cirúrgico" com essa criação, o que tornou Macunaíma um retrato fiel sobre as naturezas contraditórias e sobre a formação miscigenada do povo e do caráter brasileiro (em todos os âmbitos possíveis).
Portanto, a minha nota aqui no Skoob é uma mescla da minha experiência pessoal, que foi longe de ser agradável e prazerosa em entretenimento, junto com a minha inegável admiração por todas as nuances que constituem a criação de Macunaíma.
QUEIJO460 18/08/2023minha estante
Boa resenha.

Mia 23/02/2023

LEIAM OS CLÁSSICOS!
Embarque na vida e aventura de Macunaíma o herói sem nenhum caráter, preguiçoso, talarico e que adora ?brincar? com as mulheres.

Danilo116 16/02/2023

Macunaíma o brasileiro como herói
Para muitos pode ter sido uma leitura difícil,mas eu simplesmente adorei essa obra,é até um pouco problemático falar isso,considerando o tipo de protagonista que pode facilmente ser considerado imoral ,imaturo e um anti-heroi brasileiro.Considero uma obra muito rica cheia de personagens, de cultura e de histórias, porém extremamente complexa devido ao uso da linguagem dos povos originários.É uma obra fascinante que sempre mostra personagens típicos da cultura brasileira e engloba eles de forma fascinante e no centro de tudo isso temos o Macunaíma o herói brasileiro.Ele é preto, é indígena e depois até mesmo branco,ele é imaturo mesmo tendo um corpo de homem,ele é um guerreiro inestimável,mesmo sendo um cafajeste.Macunaima é alguém verdadeiro e isso é simplesmente fascinante e de certa forma é um espelho quase que perfeito do Brasil e do brasileiro.(menção honrosa a Ci,mesmo tendo pouco tempo no livro é uma das peças chaves da obra)

Danily 14/02/2023

Bom, eu não gostei tanto quanto queria ter gostado.
Mas teoricamente é incrível e tudo o que dizem.

Vanessa.Bueno 12/02/2023

Extraordinário
Embora você precise de dicionário as vezes, as peripécias do nosso herói são inimagináveis, você ri dele, xinga e se diverte.

Leia

Mazinos 10/02/2023

Macunaima é mentiroso, ladrão, assassino, adúltero, enganador, e muitos outros adjetivos que você puder pensar, mas é herói da nossa gente ?

AnaPaulaSaoli 08/02/2023

Macunaíma
Uma leitura não tão fácil, mas muito rica, conhecemos o Brasil todo com as andanças do nosso herói e seus dois manos, a cultura,  os costumes, todo tipo de lenda dos vários lugares do país.

Muita descrição de nomes de animais e frutas, O sol é feminino ?A Sol? muito interessante.

Ai que preguiça! Já dizia Macunaíma.

Fayer 08/02/2023

É uma obra surrealista, ent não vai ser profundo e entendível, mas é divertido, você perdeu neurônio junto com o escritor lendo isso.

Ninja 07/02/2023

Livro culturalmente importantíssimo
Não é fácil falar sobre um livro da importância deste de Mário de Andrade. Ele representa muito a respeito da cultura popular, lendas, mitos indígenas, oralidade, costumes e diversos outros elementos do contexto da época do Modernismo (meados da década de 1920). Não é uma leitura simples e convencional, são usados muito termos eruditos, outros coloquiais da época (usados há 100 anos e que talvez não façam tanto sentido hoje) e a escrita é difusa, quase uma representação onírica. Mesmo assim, sua riqueza de significado ao tentar caracterizar a formação da sociedade brasileira, assim como o processo de industrialização, formação das cidades, sendo tudo isso ambientado sob uma perspectiva da oralidade repleta de termos e narrativas de povos indígenas, fazem valer muito a pena a leitura. Isso sem contar a originalidade da obra e o que ela representa para o nosso país em termos culturais, é indiscutivelmente um livro importantíssimo para o Brasil.

Wellington 07/02/2023

Macunaíma – 4,5
Engraçado e interessante, bom para conhecer folclore indígena. Edição perfeita: glossário, epílogo do autor, arte, qualidade do material são algumas das benesses.

Não é meu tipo. Se a falta de caráter do herói tem sentido histórico (o brasileiro em busca de si mesmo) e faz rir, não deixa de ser imoral: Macunaíma trai, mente, rouba, mata, espalha doenças, extermina, maltrata. É só um egoísta. Não consigo simpatizar.

Pontos positivos: descrição provocativa de São Paulo; as máquinas são as pessoas, ou as pessoas são as máquinas? O folclore é único, nunca vi igual. Gostei que o Sol é mulher. Gosto que todo mundo vira estrela, lua, constelação; há conexão com o céu.

Escrita fluida, mas estranha; é esperado que o leitor não entenda metade dos termos empregados, um problema para quem mede palavras.

Bom livro, mas precisa de olhos mais despretensiosos que os meus.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Lily Mercury 01/02/2023

Bem interessante
Nunca li o livro, mas ainda bem, porque senão fossem as ilustrações não ia entender praticamente nada. Achei a história bem louca, bem diferente dos clássicos que eu já li, mas o protagonista era terrível, mas provavelmente essa era a ideia. E as ilustrações são belíssimas, misturam bastante desenhos mais abstratos com bem realistas achei isso muito legal. E também gostei bastante do posfácio que mostra um pouco sobre como essa adaptação chegou a esse resultado.

jessica.guabiraba 31/01/2023

O Herói sem caráter
"Aí... Que preguiça!" (Macunaíma)
Sempre tive um "medininho" de ler Macunaíma, todas as edições que folheei me assustavam logo no primeiro parágrafo, resolvi comprar a edição da Antofagica, que além de linda, vem com muitas notas de rodapé, facilitando a leitura e a compreensão de termos regionais e/ou criado pelo o autor. O Herói brasileiro, ou simplesmente: o Herói sem caráter, é uma junção de muitas culturas dos povos originários, com crenças populares sertanejas e urbanas. É o folclore brasileiro sendo mostrado no dia a dia de um homem bem espertinho e preguiçoso. São muitas aventuras ao longo de sua trajetória, dores, doenças, amores, saudades, sofrimento, injustiças e heroísmo. Ele se torna imortal por escolha e basta olhar para o céu e avistar a Ursa maior, que você verá Macunaíma. Esse é mais um clássico da literatura brasileira, pois marca uma geração, é uma das obras mais importantes do Modernismo e seu autor, Mário de Andrade, é um dos principais nomes da cultura brasileira da década de 1920. Dessa forma, Macunaíma costuma ser citada nos vestibulares, devido a sua importância na literatura nacional.

Npg 27/01/2023

Muito bom, realmente faz olhar o mundo por uma outra perspectiva, dar um certo novo olhar para a coisa toda, realmente incrível, super recomendo