Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Mazinos 10/02/2023

Macunaima é mentiroso, ladrão, assassino, adúltero, enganador, e muitos outros adjetivos que você puder pensar, mas é herói da nossa gente ?

AnaPaulaSaoli 08/02/2023

Macunaíma
Uma leitura não tão fácil, mas muito rica, conhecemos o Brasil todo com as andanças do nosso herói e seus dois manos, a cultura,  os costumes, todo tipo de lenda dos vários lugares do país.

Muita descrição de nomes de animais e frutas, O sol é feminino ?A Sol? muito interessante.

Ai que preguiça! Já dizia Macunaíma.

Fayer 08/02/2023

É uma obra surrealista, ent não vai ser profundo e entendível, mas é divertido, você perdeu neurônio junto com o escritor lendo isso.

Ninja 07/02/2023

Livro culturalmente importantíssimo
Não é fácil falar sobre um livro da importância deste de Mário de Andrade. Ele representa muito a respeito da cultura popular, lendas, mitos indígenas, oralidade, costumes e diversos outros elementos do contexto da época do Modernismo (meados da década de 1920). Não é uma leitura simples e convencional, são usados muito termos eruditos, outros coloquiais da época (usados há 100 anos e que talvez não façam tanto sentido hoje) e a escrita é difusa, quase uma representação onírica. Mesmo assim, sua riqueza de significado ao tentar caracterizar a formação da sociedade brasileira, assim como o processo de industrialização, formação das cidades, sendo tudo isso ambientado sob uma perspectiva da oralidade repleta de termos e narrativas de povos indígenas, fazem valer muito a pena a leitura. Isso sem contar a originalidade da obra e o que ela representa para o nosso país em termos culturais, é indiscutivelmente um livro importantíssimo para o Brasil.

Wellington 07/02/2023

Macunaíma – 4,5
Engraçado e interessante, bom para conhecer folclore indígena. Edição perfeita: glossário, epílogo do autor, arte, qualidade do material são algumas das benesses.

Não é meu tipo. Se a falta de caráter do herói tem sentido histórico (o brasileiro em busca de si mesmo) e faz rir, não deixa de ser imoral: Macunaíma trai, mente, rouba, mata, espalha doenças, extermina, maltrata. É só um egoísta. Não consigo simpatizar.

Pontos positivos: descrição provocativa de São Paulo; as máquinas são as pessoas, ou as pessoas são as máquinas? O folclore é único, nunca vi igual. Gostei que o Sol é mulher. Gosto que todo mundo vira estrela, lua, constelação; há conexão com o céu.

Escrita fluida, mas estranha; é esperado que o leitor não entenda metade dos termos empregados, um problema para quem mede palavras.

Bom livro, mas precisa de olhos mais despretensiosos que os meus.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Lily Mercury 01/02/2023

Bem interessante
Nunca li o livro, mas ainda bem, porque senão fossem as ilustrações não ia entender praticamente nada. Achei a história bem louca, bem diferente dos clássicos que eu já li, mas o protagonista era terrível, mas provavelmente essa era a ideia. E as ilustrações são belíssimas, misturam bastante desenhos mais abstratos com bem realistas achei isso muito legal. E também gostei bastante do posfácio que mostra um pouco sobre como essa adaptação chegou a esse resultado.

jessica.guabiraba 31/01/2023

O Herói sem caráter
"Aí... Que preguiça!" (Macunaíma)
Sempre tive um "medininho" de ler Macunaíma, todas as edições que folheei me assustavam logo no primeiro parágrafo, resolvi comprar a edição da Antofagica, que além de linda, vem com muitas notas de rodapé, facilitando a leitura e a compreensão de termos regionais e/ou criado pelo o autor. O Herói brasileiro, ou simplesmente: o Herói sem caráter, é uma junção de muitas culturas dos povos originários, com crenças populares sertanejas e urbanas. É o folclore brasileiro sendo mostrado no dia a dia de um homem bem espertinho e preguiçoso. São muitas aventuras ao longo de sua trajetória, dores, doenças, amores, saudades, sofrimento, injustiças e heroísmo. Ele se torna imortal por escolha e basta olhar para o céu e avistar a Ursa maior, que você verá Macunaíma. Esse é mais um clássico da literatura brasileira, pois marca uma geração, é uma das obras mais importantes do Modernismo e seu autor, Mário de Andrade, é um dos principais nomes da cultura brasileira da década de 1920. Dessa forma, Macunaíma costuma ser citada nos vestibulares, devido a sua importância na literatura nacional.

Npg 27/01/2023

Muito bom, realmente faz olhar o mundo por uma outra perspectiva, dar um certo novo olhar para a coisa toda, realmente incrível, super recomendo

Francisca 27/01/2023

Um livro com um mundo difícil de visualizar. Já conhecia a história do tempo da escola, porém nunca tinha lido de fato o livro. Esse ano decidi ler uma literatura brasileira por mês, e esse foi o escolhido pra janeiro.
É interessantíssimo observar a vasta cultura representada, os detalhes e características dos personagens. Mas é uma leitura difícil. O meu livro possui glossário por páginas, o que facilitou muito, mas tornou a leitura bem mais lenta.

Jujuba 25/01/2023

brisa, brisa e mais brisa (gostei)
?Pouca saúde e muita saúva. Os males do Brasil são.?

por ser um livro de 1926 e que retrata a história do protagonista que é indígena, há muitos termos poucos usados hoje em dia e muitos termos que caracterizam modos, objetos e costumes da cultura índigena. não é muito difícil de entender a leitura, se você tiver paciência para pesquisar o que cada coisa significa.
ademais, é como uma viagem no tempo, vendo de pertinho com bastante descrição como era o povo brasileiro, arquitetura (da cidade de São Paulo), a sanitização...

binacout 21/01/2023

o herói de nossa gente...
Confesso que pulei muitas partes desse livro mas em geral acho que ele é uma boa leitura quando alguém quer fugir um pouco da realidade.

Bruna.Cristina 20/01/2023

Brasileiro
O Macunaíma é um típico brasileiro preguiçoso, safado sempre dando um jeitinho em tudo. Além disso, vingativo manhoso.

Patricia Peres 20/01/2023

Ah que preguiça!
Preguiça de ler esse livro? confesso que achei chato. Parece que o autor da juntou todas as lendas e mitos dos povos indígenas e compôs um livro de leitura difícil e maçante.