Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

manuelly 01/02/2024

Cartas para a minha mãe
Acompanhando o amadurecimento de uma cubana de nome não revelado, “Cartas para a minha mãe” aborda temas dolorosos e delicados, como a violência, o racismo, o abandono paterno, a tentativa de branqueamento da população latino-americana e o luto, sob a perspectiva de uma criança, a qual descreve esses relatos através de cartas para sua falecida mãe. Apesar de simples, não é uma leitura leve. O final é lindo e comovente, assim como toda a obra.

Ilana 06/09/2018

Para levar um pedacinho do céu com você

Cartas para minha mãe ou Cartas al cielo, conta a história de uma menina que escreve cartas para sua mãe, que ela acredita estar no céu.

O livro todo, como sugere o nome, é todo por meio de cartas. Tem uma linguagem fluída, de simples entendimento, mas nem por isso menos tocante. A menina conta ao longo dos anos coisas corriqueiras em sua vida cheia de violência doméstica, racismo e sofrimento.
Nas cartas é possível sentir o amor dessa menina, criada agora pela tia, que não a suporta e a avó, que é violenta. O amor pela mãe, as descobertas humanas e terríveis que transformam a vida desta garota.
Eu comecei li o livro inteiro em duas viagens de ônibus. Pouco mais de uma hora de relógio. É um livro para ler, para presentear e principalmente é algo para todos os publico.
Tive o prazer de participar na semana passada um minicurso com a autora do livro, Teresa Cárdenas e pude perceber porque esse livro é tão doce e tão forte, acho que tem muito dela no livro. Em vivencias e na forma como ela trata o outro.

Super recomendado.
Uma leitura para acalentar o coração de vocês, espero!!

Diogo 31/07/2021

Segunda obra que leio da autora. Mais uma história triste que infelizmente é comum. Gostei, mas não tanto quanto do livro "Cachorro velho".

Kelfany 21/01/2023

Cartas para minha mãe
O livro trata sobre o racismo. Eu simplesmente amei ler esse livro, amei o contexto do livro, o conteúdo é tudo mais. A menina é incrível, sofre muito na mão dos familiares, mais encontra refugo em um senhora. A ideia do livro de trazer o assunto do racismo por uma criança é incrível, conseguimos ver como realmente é o racismo, como ele é criado e a proporção que atinge a pessoa que sofre de racismo. Incrível

Cibele 30/01/2022

Teresa Cárdenas é a maioral
esse livro é incrível, ao mesmo tempo que é pesado é fácil de ler.
Incrível como a leitura de autoras/es latino americanas/os nos mostra como nossa realidade é tão parecida.

euandrevasconcelos 02/12/2020

Apaixonado pela sensibilidade com que a autora constrói a personagem principal... É incrível notar a ingenuidade infantil que à cerca... Trechos de grande tristeza e algum espanto com outros de pura esperança... Livro curtinho, porém necessário pois aborda temas muitos sensíveis e cotidianos...

Carla Guerson 26/01/2021

Pequeno e tocante
Um livro pequeno, li em dois dias. Escrito numa linguagem simples, no formato de cartas que uma menina escreve para sua mãe falecida.
Traz temas sensíveis como racismo, abandono afetivo, abuso sexual, colorismo. Tudo colocado com muita delicadeza, que me fez ir as lágrimas várias vezes.
Terminei o livro querendo abraçar a personagem.

Rafael Mussolini 01/05/2021

Cartas para a minha mãe
"Cartas para a minha mãe" da Teresa Cárdenas (Editora Pallas, 2010) é um livro epistolar que é quase um pedido de socorro. Não com o intuito de que apareça um salvador para tirar a protagonista do ambiente de violência parental em que vive, mas como um auto socorro. Nele uma menina escreve cartas para sua mãe morta e em seus escritos fica nítido o amor, a admiração e as saudades que sente dessa realidade. Escrever se torna então refúgio, lembranças de tempos bons, manutenção de sua memória afetiva e desabafo, já que na casa em que mora com uma tia e suas primas precisa fingir não existir. Sua avó também está sempre presente na história e assim como os demais parentes é incapaz de uma demonstração de carinho para a menina órfã.

A cada carta endereçada à memória da mãe, como leitores vamos acessando também a história de uma família que guarda dores e tragédias. Acessamos um pouco da construção social de Cuba em relação aos pobres, a um racismo arraigado nas relações, e muito sobre o poder das crenças e da religião sobre a vida das pessoas.

O livro expõe uma nuance do racismo que violenta fortemente a construção das identidade, pois existe uma manifestação do preconceito que convence os próprios negros da sua inferioridade. Quando consegue fazer com que o negro abrace a ideia de que está exatamente na situação em que devia estar por conta da sua cor, o racismo garante sua manutenção do controle e do poder.

Ao mesmo tempo que as cartas revelam as dores e violências que a menina precisa enfrentar, vai também mostrando como pouco a pouco ela foi reencontrando sua força. O livro nos deixa angustiado do começo ao fim, pois escancara a realidade da violência contra uma criança, algo que infelizmente acontece muito. Mas a menina, sempre que possível, exerce sua ironia perante a vida, reconhece intenções, atos e falas destrutivas, questiona o porque de alguns acontecimentos e por vezes temos momentos bem engraçados, que serve como um respiro para os leitores.

Existe uma não aceitação de seu núcleo familiar que tem a ver com o racismo e um outro lado que tem raiz na história familiar. No que se refere ao racismo, Teresa Cárdenas faz algo muito interessante que é colocar a personagem principal no lugar de questionadora. Enquanto suas primas a perseguem por conta da cor da pele, do cabelo, das suas feições de menina negra, a mesma ao questionar o porque dos ataques vai chegando à conclusão do absurdo de tudo. Ela transforma a violência em auto afirmação.

Um outro acontecimento que será muito importante para a libertação da menina será a relação familiar que passará a estabelecer com outras pessoas que entrarão em sua vida. Uma velha tida como bruxa na comunidade com quem conversa e se refugia do sofrimento. E um jovem que estuda na mesma escola e que também enfrenta problemas familiares. Com ele a menina começa a descobrir o amor.

Podemos dizer que "Cartas para a minha mãe" é um livro que exalta a liberdade, o auto conhecimento, a libertação. Ele também demonstra como nós, seres humanos, somos seres que necessitam da interação e do afeto dos nossos para enfrentar melhor os desafios da vida. Estamos diante de cartas que registram o amadurecimento e o crescimento de uma menina que utilizou das perdas irreparáveis para construção da sua individualidade. A menina escrevia para a mãe e também para si.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/05/cartas-para-minha-mae-da-teresa.html

Cami Sanches 22/05/2023

Mal sinto que posso movimentar o bolo de sentimentos que nasceu dentro de mim com essa leitura a ponto de expressar a grandeza do aue me tocou.
Então... Acho que não conseguindo, já fiz.
Ou não.
Vai saber...

Giovanna 05/12/2022

?O céu de verdade não se vê, se sente?
A construção da protagonista é impecável, uma menina forte, inteligente e que infelizmente não teve o amor que merece por parte da família! A autora explica o porquê no decorrer da narrativa?

anne (: 17/05/2021

potente, devastador
é estarrecedor como os sentimentos e vivências da diáspora africana atravessam-nos a todos, independente da localidade. Tereza Cardenas foi genial ao escrever um livro tão singelo, doloroso e que pontua tantos temas diferentes de maneira delicada e emocionante. a dor dessa menina, e a sua esperança às vezes simples, fugidia, são tão próximas; assim como suas experiências numa família formada por mulheres que fizeram o melhor que podiam com as agruras que a vida lhes proporcionou.

apesar de uma leitura fácil, recomendo ler pausadamente, pra digerir e gestar as sementes dessa lindeza.

Belle_ssilva 15/01/2023

Mãezinha preciosa,
O livro me ganhou com sua simplicidade. Forte e presente, ele se constrói por uma menina que escreve cartas para sua mãe que morreu. Entre as saudades, a solidão e a vivência em um ambiente onde não é bem vinda, ela usa as cartas como uma forma de desabafo, amparo e acolhimento da mãe que se foi, trazendo pontos que perpassam por questões culturais, racismo, machismo, abuso, além do próprio desenvolvimento da sua fase de criança para adolescente.
Tudo isso contado pelos olhos da menina carrega a sua leveza e sua emoção nos levando a sentir e se emocionar junto.
Amei dms??
??????????

Heloísa 05/04/2021

Superação
Dor e luto superados por meio das cartas de uma menina para a sua mãe falecida. Cartas com bastante profundidade, abordando temas delicados como rejeição familiar, bullying, racismo, abuso psicológico, abuso físico. As cartas mesclam estes temas com a cultura cubana: fica-se sabendo mais sobre a religiosidade e os costumes locais.

Eduarda 21/04/2021

Segundo livro que li da autora...
A escrita da Teresa é simplesmente impecável.

A forma como ela fala sobre sentimentos tão fortes e difíceis é surreal.

O livro é o retrato de uma criança ao longo dos anos, sobre dor, desamor e autoconhecimento.
A vida retratada sob o ponto de vista de uma criança é impactante.