Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

emanuelly235 02/05/2024

Esse livro é muito bom, a leitura é leve e bem fluida, foi bem rapidinho de ler. Não tive nenhum momento entediante lendo esse, porque sempre tinha algo que te prendia ali, é maravilhoso. Ótimo pra quem está de ressaca literária e também com preguiça de ler, assim como eu.

arqueofarias 22/03/2024

Adoro Teresa e pela experiência de já ter lido Cachorro Velho, esperava algo no mesmo nível. É um livro bom, mas acho que faltou algo.
A protagonista merecia um melhor desenvolvimento.
Sua história de luto pela mãe e o não pertencimento àquele lugar e àquela família são dolorosos, além do racismo e das violências sofridas em todos os ambientes? gosto bastante de livros epistolares.

iisabellacamargo 11/11/2023

Sensível, vulnerável e marcante!
A protagonista, uma menina de 10 anos, após o falecimento da mãe, vai morar com sua tia, primas e a avó as visita com frequência.

Como a relação não é nada amistosa, a menina passa a escrever cartas para sua mãe com o intuito de diminuir a saudade, e ela vai relatando os acontecimentos e os conflitos familiares.

O livro aborda temas como: racismo, preconceito, cultura africana,abuso sexual infantil, violência doméstica e prostituição, esses temas são abordados de forma simples, por serem narrados por uma criança, mas, continuam sendo densos.

Ao decorrer das cartas, ela também vai relatando as amizades que conquistou, as descobertas que fez em relação a sua família. Apesar de tudo isso, ela consegue criar laços com pessoas que mudaram a sua vida.

O livro também fala sobre perdão, amor e reconciliação, e também conhecemos um pouco sobre Cuba, seus mitos e costumes

Geanne 08/02/2023

Uma curta e boa leitura
Com trecho que provocam e trazem cenários da vida cotidiana, problematizam questões de forma direta mas sem grandes aprofundamentos. Muito bom.

Magpies 24/10/2023

Cativante
Foi um tanto quanto uma leitura emocionante, e cativante, eu dei um sorrisinho, mas é realmente uma leitura rápida e emocionante, eu fui transportada e vi essa pequena menina virar algo. Espero que tenha outros livros.

Nessa 04/12/2023

Um livro em forma de diário onde uma garota manda cartas para sua mãe falecida.
Quem lê essa história não imagina o que está por vir . A garota muito inteligente e observadora não entende por que o kundo é tão ruim com ela.
As injustiças raciais que ela passa dentro de casa são de apertar o coração. A descoberta de abusos e violência ao qual ela tão nova eh exposta tudo te sufoca.

Um livro triste mas real demais.
Vale muito a leitura .

Mirella.Augusta 30/06/2023

Esquecida
O que será de uma criança sem sua mãe? Quem olhará por suas dores, seus amores? Quem fará o seu chá para aquecer a alma? Esse pequeno relato em forma de cartas é tocante e ao mesmo tempo revoltante.

Laura 26/07/2023

Racismo estrutural
No livro de Teresa Cárdenas somos introduzidos na história de uma garotinha que perdeu a sua mãe e faz cartas para tal. Acompanhamos sua tristeza e relutância para aceitar a perda da mãe, no começo do livro a garotinha diz que deseja estar com a mãe, que preferia morrer e já no final a menina encontra o perdão da mãe.

Os maiores desafios que a garotinha enfrenta é na convivência com sua tia, avó e primas, que não a aceitam e castigam a menina, fazem comentários maldosos e põem apelidos pejorativos, e ao mesmo ponto que o leitor fica indignado com tais ações, consegue compreender que esse modo de pensar é estrutural, perceptível em trechos como " Mamãe, minha vó diz que é bom apurar a raça."

Um ótimo livro para se ler rapidamente e ganhar um choque de realidade, ótima escrita e com grande fluidez.

Nayara.Nairne 03/12/2023

Eu gosto muito da escrita da Teresa Cárdenas, e esse foi mais um livro que tira a gente do conforto.

jenny79 24/10/2023

"em outras noites, voce brilhava em meu quarto como se fosse a lua. Gostaria de estar bem longe daqui junto com voce, no ceu." ????

Camily7c 23/08/2023

Cartas para minha mãe
O livro cartas para minha mãe da autora Tereza Cárdenas, nos permite uma reflexão, nos permite a emoção, o livro é escrito em forma de cartas, que uma pequena menina negra escrevia para sua mãe o quanto ela sofria, o quanto ela sentia saudades, esse livro me trouce emoções que eu não conhecia, chorei mesmo, pois é uma realidade que acontece com muitas adolecentes, Recomendo este livro para todas que sofrem em silêncio

. Trecho que mais gostei .
Esta noite eu vi você nos meus sonhos você usava um rabo de cavalo bem comprido amarrado com uma linda fita vermelha.

Silmara Loureiro 09/09/2023

Cartas para a vida
Ler esse livro me fez refletir sobre amizades. Okay, okay, o livro leva o nome familiar. Mas, em um determinado ponto do livro (em um dos g4tilh0s) percebi o quão amiga eu posso ser ou quais as amigas que tenho pra me sentir segura???

Livro pequeno mas com grandes ensinamentos.

Viquetoria 14/11/2020

Para ler de uma vez só!
A leitura é muito gostosa e dinâmica, e a autora fez um ótimo trabalho em reproduzir uma linguagem mais infantil nas cartas (aliás, quem traduziu também).
A empatia e identificação com a personagem principal é imediata, e percorre o livro todo. Ver a evolução dela e das pessoas ao seu redor também é gratificante, e te deixa com uma certa esperança pela humanidade.
Além disso, discute questões importantes como racismo e religião, e como elas influenciam a vida da menina.

Gabrielly 30/09/2022

????
Mãezinha, encontrei um pedaço de espelho na rua. Agora, passo o tempo todo me olhando. A testa, os olhos, o nariz, a boca... Sabe de uma coisa? Descobri que meus olhos são parecidos com os seus, que não podiam ser mais bonitos, e que minha boca e meu nariz são normais. Não gosto que digam que os negros têm nariz achatado e beição. Se Deus existe, com certeza está furioso por ouvir tanta gente criticando sua obra.

Fulanuendel 02/11/2022

Rápido e emocionante
Dá para terminar em uma sessão de leitura e acho que seja até melhor ler todo de uma vez.

Alguns reflexos da realidade, principalmente se você não for uma minoria étnica, são mais profundamente entendidos se outras leituras sobre racismo forem feitas antes.

Recomendo, fortemente, ler "Mulheres, raça e classe" da Angela Davis, antes desse, por conta da abordagem de ambos sobre serviços domésticos.