Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

LAvia 28/10/2023

Visceral
A obra de Teresa Cardenas é linda, sensível e autêntica. Quase pude sentir na pele o luto da protagonista desse maravilhoso romance epistolar.

Indwebs 06/11/2023

É um daqueles livros que todo mundo deveria ler
Cartas para a minha mãe de Teresa Cárdenas 5/5
Autora cubana, o livro é curto e pesado! Esperava tristeza ganhei pedrada! A gente acompanha as cartas de uma menina de 10 anos pra sua mãe morta, ela é uma menina preta que não tem vergonha alguma de quem ela é, mas as pessoas ao redor dela (até o núcleo familiar onde ela mora de favor) tem uma imagem diferente sobre. A realidade dela é MUITO difícil, tanto em casa quanto na escola, mas ela nunca perde o amor pela mãe e nem por si e isso é magnífico sabe. Livro curtinho que todo mundo deveria tirar uma horinha pra ler.

Leticia2513 29/11/2023

O que eu pude refletir lendo essa obra de Teresa Cárdenas foi sobre questões relacionadas a racismo, preconceito e violência contra mulher.

Mgab.s 14/12/2023

Minha experiência com esse livro foi muito interessante, porque primeiro o que me chamou atenção foi a capa, e depois o título. E gostei muito por ser uma leitura rápida e sensível.

caroles 26/12/2023

Cartas para minha mae, um livro que consegue tratar de assuntos tão pesados e violentos com a leveza de uma criança a medida que ela vai tomando consciência do que acontece com ela e com sua volta. É uma leitura rápida e que merece ser feita!

Faty. 13/01/2024

Solidão e abandono pela voz de uma criança
Um livro doído sobre a solidão e o abandono pela voz de uma criança. Um livro curto, que se lê numa sentada, sobre cartas que uma criança escreve para sua mãe já falecida e, as escreve de uma forma até meiga, como é próprio das crianças. Sem perder a ingenuidade, a protagonista nos mostra muitos momentos seus de perspicácia e insights, demonstrando questões sociais e raciais importantes e doloridos de serem lidos, mais ainda para aqueles que as vivem.
Um retrato social importante sob o olhar atento de uma criança negra que chora a falta de sua mãe e não encontra amparo nem na família que a resta, tampouco na sociedade que a cerca.

Mimin 21/01/2024

Algumas questões na visão de uma criança
Depois de ler Cachorro Velho eu disse que leria qualquer coisa dessa mulher e cá estou eu.

Esse livro é uma descrição muito delicada, através de cartas, de uma menina para a sua mãe que faleceu. Ao longo das páginas vamos entendendo o que aconteceu, o que levou ela a morar com a tia e o motivo de tanto ódio. Claro, também há uma discussão sobre o racismo, na verdade eu diria que é a pauta principal.

Sou uma mulher negra e, por conta disso, sei como é viver na pele essa vontade de tentar mascarar os nossos traços (como o cabelo) para se encaixar, mesmo contra nossa vontade. E acredito que a autora retratou isso muito bem aqui.

É um livro bonito. Curto, mas que traz esperança.

Se for ler, não se esqueça de ver os gatilhos.

Iaraz1nha 02/02/2024

UMA OBRA PRIMA LITERÁRIA. Que livro incrível, que HISTÓRIA! Chorei ao ler certas frases e, com razão, pois são cenas realmente emocionantes! Importantíssimo. A autora fez um show ao escrever esta história, é realmente uma melancolia linda e triste até de mais.

v de vanisse 15/02/2024

Fui dormir muda, acordei calada?
Que perfeição esse livro. Li ele bem rapidinho, mas deu pra chorar um montão? nunca havia lido nada da autora, juro que não esperava tanto tapa na cara. Uma escrita bastante sensível. Fiquei com vontade de ler mais?

Virginia.Laurindo 18/03/2024

Um relato profundo sobre a saudade da mãe após a morte dela, além das questões culturais e étnicas pelas quais passam uma criança de 9 anos.

Milene56 29/03/2024

Uma leitura atípica do meu gosto mas me atrevi a ler, me surpreendeu muito, gostei de cada carta que era escrito e intrigada com a história ao decorrer do tempo, será que encontraram o pai? Feliz por ela, no fim das contas, foi aceita na família que tanto a rejeitava, e foi a que mais ajudou em diferentes situações, feliz por ela e Lilita se darem bem! Com o tempo, as coisas vão mudam e se adaptando! Recomendo!

Paula.Campos 08/04/2024

O tamanho importa sim
O conteúdo do livro é muito bonito, sensível e real, mas tão curto que não dá tempo de desfrutar e digerir o conteúdo. Queria que as cartas fossem mais longas, ou que durassem até a velhice da filha.

taissa 10/04/2024

Gostei!!
Se trata da visão de uma criança em relação as situações que infelizmente são cotidianas.
Dizer que as cartas não demonstram sentimento, é uma interpretação totalmente equivocada kkkkk. Uma vez que o ambiente em que a criança vive, a maneira como foi criada ou até mesmo a cultura do país, dizem que ela não teve afeto e nem acolhimento por parte das pessoas com quem convivia. Como podem cobrar demonstração de sentimento de alguem que não conhece isso?
Li o livro em um clube do livro, onde as críticas não faziam muito sentido. Não tem problema nenhum existir opiniões controversas, mas não tem cabimento você criticar algo que foi interpretado ao contrário do que a autora quis passar.
Enfim, tenho muitas opiniões tanto do livro quanto dessa reunião do clube que fritou a minha cabeça kkkkkkkk

???,5

Juliana 24/04/2024

Uma leitura rápida, que parece boba, mas traz angústia e dor. A inocência de uma criança escrevendo cartas a sua falecida mãe, e amadurecendo pelos espinhos da vida.