Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

Fulanuendel 02/11/2022

Rápido e emocionante
Dá para terminar em uma sessão de leitura e acho que seja até melhor ler todo de uma vez.

Alguns reflexos da realidade, principalmente se você não for uma minoria étnica, são mais profundamente entendidos se outras leituras sobre racismo forem feitas antes.

Recomendo, fortemente, ler "Mulheres, raça e classe" da Angela Davis, antes desse, por conta da abordagem de ambos sobre serviços domésticos.

Tamara 07/11/2022

Ganhei de aniversário da minha best, esse livro é tocante! Ela escreve cartas para a mãe que já faleceu, com uma trajetória linda construída ao longo da narrativa, com um final revigorante!

Mari 08/01/2023

Luto e racismo na infância
A autora cubana de fato tem a capacidade de provocar lágrimas nos olhos do leitor, "Cachorro Velho" já tinha sido um livro muito emocionante e este também é. Quando li o título desse livro, pensei que fossem realmente cartas da autora para a mãe (talvez, até tenham um fundo de biografia), mas se trata mesmo de cartas escritas por uma menina negra para sua falecida mãe. Como ela sente muitas saudades da mãe, decide escrever cartas a ela, contando sobre seu cotidiano, como se fossem um diário. Nessas cartas, ela aborda a conturbada relação que tem com o restante da família, sua tia, sua avó e sua prima, que a tratam muito mal, sempre esfregando na sua cara que está morando lá de favor, além de praticarem racismo com ela, apesar de serem também negras. Mas, como a menina é a mais negra e não tem vergonha nenhuma nisso, ao contrário de suas parentes, ela sofre racismo constantemente, sempre falam de seu cabelo, de seu nariz e, principalmente, dos seus lábios, ao ponto de ela ser apelidada de "beiçuda". Dá um aperto no coração muito grande saber que pessoas não só fazem isso umas com as outras como também fazem isso com pessoas da própria família, inclusive crianças.

"Quero um céu em que as avós sejam boas e distribuam doces entre seus netos. Onde ninguém maltrate as crianças, nem as obrigue a fazer coisas que não gostam. Um céu onde ninguém me chame de beiçuda nem de feia e onde eu não me sinta sozinha."

Flôr 17/01/2023

Leiam! Vale a pena
Livro singelo e tocante!
Mostra a importância da escrita pra elaboração de vivências difíceis e como promotora de auto conhecimento ?

Uma das personagens mais generosas que já encontrei!!

Ah! Há gatilhos de abandono, negligência e abuso.
Eles são tangenciados, mas como pra quem sabe ler um pingo é letra, fica aí o cuidado.

Isabella.Arrais 11/03/2023

Que livro!
Cárdenas nos entregou tudo com essa obra!
Uma menina escreve cartas para sua mãe falecida em busca de não quebrar laços já que vive uma vida tão complicada agora morando com sua tia, primas e com mais contato com sua difícil avó.

As cartas são de uma delicadeza e de uma dor que nos fazem ficar perplexas. A relação dela com sua mãe, racismo e orgulho da negritude, família conturbada, solidão da mulher negra, violência na infância, abuso e outras questões sociais são possíveis de identificar nessa obra que é tão fácil de ler mais ao mesmo tempo com questões tão profundas que pode-se levar horas debatendo algumas páginas, recomendo demais essa leitura principalmente na infância e seria ótimo ver as escolas debatendo obras assim.
Li o livro no idioma original, quem puder ler por favor leia também.
Recomendo demais essa autora Cubana.

Larissa 23/05/2023

É um livro curtinho que traz a história de uma menina que escreve cartas a mãe morta e teve que mora com a tia, as primas e avó. Nessa nova casa, ela vai sofre com a violência, abusos psicológicos e racismo pela família. Achei forte que mesmo com as falas das tias e primas sobre a pele/cabelo ela não deixou se afetar e sempre demonstrou ter orgulho.

Altina.Magda 14/08/2023

Livro, bem facinho de ler... com alguns momentos de tristezas... A vida de uma menina órfã não é fácil...

LAvia 28/10/2023

Visceral
A obra de Teresa Cardenas é linda, sensível e autêntica. Quase pude sentir na pele o luto da protagonista desse maravilhoso romance epistolar.

Indwebs 06/11/2023

É um daqueles livros que todo mundo deveria ler
Cartas para a minha mãe de Teresa Cárdenas 5/5
Autora cubana, o livro é curto e pesado! Esperava tristeza ganhei pedrada! A gente acompanha as cartas de uma menina de 10 anos pra sua mãe morta, ela é uma menina preta que não tem vergonha alguma de quem ela é, mas as pessoas ao redor dela (até o núcleo familiar onde ela mora de favor) tem uma imagem diferente sobre. A realidade dela é MUITO difícil, tanto em casa quanto na escola, mas ela nunca perde o amor pela mãe e nem por si e isso é magnífico sabe. Livro curtinho que todo mundo deveria tirar uma horinha pra ler.

Leticia2513 29/11/2023

O que eu pude refletir lendo essa obra de Teresa Cárdenas foi sobre questões relacionadas a racismo, preconceito e violência contra mulher.

Mgab.s 14/12/2023

Minha experiência com esse livro foi muito interessante, porque primeiro o que me chamou atenção foi a capa, e depois o título. E gostei muito por ser uma leitura rápida e sensível.

caroles 26/12/2023

Cartas para minha mae, um livro que consegue tratar de assuntos tão pesados e violentos com a leveza de uma criança a medida que ela vai tomando consciência do que acontece com ela e com sua volta. É uma leitura rápida e que merece ser feita!

Faty. 13/01/2024

Solidão e abandono pela voz de uma criança
Um livro doído sobre a solidão e o abandono pela voz de uma criança. Um livro curto, que se lê numa sentada, sobre cartas que uma criança escreve para sua mãe já falecida e, as escreve de uma forma até meiga, como é próprio das crianças. Sem perder a ingenuidade, a protagonista nos mostra muitos momentos seus de perspicácia e insights, demonstrando questões sociais e raciais importantes e doloridos de serem lidos, mais ainda para aqueles que as vivem.
Um retrato social importante sob o olhar atento de uma criança negra que chora a falta de sua mãe e não encontra amparo nem na família que a resta, tampouco na sociedade que a cerca.