Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Amanda 07/11/2021

É doce morrer no mar... | instagram: @paginasclassicas
minha admiração por Jorge Amado já era grande desde que o conheci através de Capitães da Areia e aumentou quando li Gabriela, cravo e canela. agora, com Mar Morto, o escritor baiano se consagrou como um dos meus favoritos da vida.

nesse livro, acompanhamos a vida no cais de Salvador e de toda uma comunidade que tem o mar como fonte de vida, de esperança, mas também de medo.

uma das principais vozes da trama é Lívia, esposa de Guma, que implora todos os dias para que o mar traga seu marido de volta vivo. Guma é o marinheiro mais corajoso do cais, que tem nas águas toda a sua força e a sua história.

logo no início da obra nos deparamos com a trágica morte de dois marinheiros durante uma tempestade, e compreendemos que ser filho do mar é uma benção ao mesmo tempo em que é uma maldição, e que, no mar, o amanhã é tão incerto quanto as ondas que chegam à areia.

diante de tanta intensidade, pensamos que permanecer em terra firme com certeza seria uma opção mais segura... mas seria mesmo uma vida mais feliz?

a cada página lida, o Mar e Iemanjá ganham dimensões impressionantes, e é impossível não se sentir atraído por essas entidades tão poderosas e mágicas. para nós e para todos no cais, o medo e o instinto de sobrevivência passam a conviver lado a lado com o respeito por essas forças.

mais uma vez, Jorge Amado demonstra sua incrível capacidade de, apenas com palavras, gerar em nós um sentimento de pertencimento a um grupo de pessoas aparentemente comuns. em Salvador, choramos com as tragédias e compreendemos que o sentido de nossa existência são as relações que estabelecemos com quem amamos.

não sei qual será a próxima obra do autor que lerei, mas tenho certeza que suas palavras vão continuar a me levar a lugares e pessoas que irão me marcar por um longo tempo.

site: instagram.com/paginasclassicas
João Narciso 12/11/2021minha estante

Bia 16/10/2021

"É doce morrer no mar"...
Começo dizendo que este livro quebrou meus paradigmas e me fez querer ler mais obras de Jorge Amado, porque eu gostei tanto, mais tanto, dele que passe a me perguntar se todos os escritos do autor são deste jeito. Aqui temos a história de Guma e de Lívia, o primeiro um mestre de saveiro que cresceu no cais da Bahia e nas águas de Iemanjá e a segunda uma "mulher da terra" que se apaixona pelo protagonista.

Mas esta não é só uma história de amor, na verdade, é mais que isso. Neste livro temos várias pequenas narrativas e contos sobre as pessoas que vivem no cais, desde o tio, mãe e pai de Guma, até mesmo seus amigos de infância e das pessoas que estão ao seu lado. Acompanhamos, de perto, as misérias socais deste povo e como eles lutam, todos os dias, pra ter o mínimo, seja de dinheiro, de comida ou de dignidade!

O livro é muito bom e vale muito a pena ser lido! Recomendo muito a leitura, que não é lá muito leve, mas emociona e marca! A escrita de Jorge Amado é envolvente, ele não tem medo de fazer protagonistas que erram e que não tomam as melhores decisões, ao passo que também não santifica todos! É uma obra para ser devorada várias e várias vezes, porque é muito boa para que limitemos sua leitura a apenas uma vez!

site: https://caleidoscopiioliterario.blogspot.com/2021/10/mar-morto.html

Jesnner 28/01/2022

Vejam! Vejam! É Janaína
Excelente obra, a leitura é muito simples e fluida. Mais uma das obras de Jorge Amado que leio e sinto como se estivesse assistindo, vivendo a história.
As descrições dos personagens (Guma, Lívia, Rufino, Rodolfo, Francisco, Dulce) é dotada de sentimento; o diálogo é feito de forma simples e a linguagem é local. O mar é o personagem principal, sempre imponente e misterioso, regido por Iemanjá (ou Janaína). Mesmo mar que dá e tira o sustento, justifica e finda vidas.
Recomendo muito a leitura, principalmente para quem gosta de boas tramas e histórias dotadas de misticismo e ideologia.

Davi.Dallariva 28/12/2022

O mar é muito vivo, isso sim. A escrita do Jorge é muito viva. Adorei. Há um bom tempo, eu tenho um grande fascínio pelo mar das canções de Dorival Caymmi. Quando descobri que Jorge Amado tinha um livro sobre esse mesmo mar da Bahia, o mar dos saveiros, das ondas verdes, de Iemanjá, eu fui correndo ler. Muito lindo. Deveria até ter conhecido antes, já que ele e a obra de Caymmi são bem complementares. Mas que bom que encontrei a tempo, no meio do processo de escrita do meu livro que também se passa nesse mar. Não poderia ter escrito sem ter lido Mar Morto.

Nietzsche2 19/06/2023

Mar morto
Lido ?mar morto? de jorge amado.

temos aqui a retratação das pessoas do recôncavo baiano, a vida dos pescadores, marinheiros, saveiristas e suas mulheres.

o núcleo principal da história é o mar, todas as direções são por ele, nele e pra ele. além dele, temos um personagem principal chamado guma. um mestre saveiro, que desde menino já conduzia um barco. adulto vem se apaixonar por livia, uma bela morena que ama tanto esse homem que teme em constante por seu futuro iminente, ser morto nessa vida no mar.

que apresentação maravilhosa sobre a luta diária desses trabalhadores do mar pela sobrevivência. chega a ser lírico e trágico. com uma escrita simples somos emergidos nesses personagens que não são bem explorados, entretanto nos fisga pelo carisma e compaixão.

não há cômico aqui, é notável que há uma tensão que percorre toda a história, um sentido de alerta, transmitindo que algo trágico irá acontecer.

?desgraça não vê idade? - pág. 107

a ressalva que cito é a redundância do autor, que durante várias páginas fica a repetir as mesmas frases, as indagações dos personagens e conceitos.. não chegaram a me irritar, porém não precisava estar constantemente repetindo.

retirando isso, é muito bom todo o conceito da crítica social mesclado com a mitologia do mar.. é poesia abundante sobre ?mares? morto.

no finalzinho o jorge amado vem a concluir com um acontecimento de apertar o coração. mas é isso, como o mesmo colocou frequentemente no livro:

?é doce morrer no mar?

Fabio Shiva 04/08/2016

Odoyá!
A cada livro de Jorge que leio, mais Amado ele se torna por mim. Uma canção pungente sobre as dores e amores dos homens do mar. Salve Jorge! Odoyá!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Beto | @beto_anderson 17/08/2023

Às vezes, repetitivo
Achei a primeira parte bem chatinha, demorando algumas semanas para ler. Em compensação da pagina 100 em diante tudo ficou bem fluido. Achei que o autor repete muitas frases ao longo do livro. Muitas vezes a repetição se dá num mesmo parágrafo. Sei que isso acaba sendo por uma estética do autor, mas tornou-se chato em alguns casos. Gostei do final de Rufino e Esmeralda.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

ciliane.ogg 30/07/2023

Chorei com o final do livro.
É uma desgraceira maior que outra. A pobreza limita suas opções na vida, e Jorge Amado deixa claro nessa obra de que não tem escolha se você não tem opção.
Vale muito a pena a leitura ?.

Dark Lady 23/03/2023

É doce morrer no mar...
Eu já tinha lido "Capitães da Areia" e gostei tanto da história e da escrita de Jorge Amado que decidi ler esse livro. Decisão está de que não me arrependo.
Este livro é, por mais que triste, simplesmente maravilhoso. O romance entre Guma e Lívia, o sofrimento das mulheres dos mestres de saveiros, a grande crença em Iemanjá, as canções, a falta de uma educação de qualidade, a falta de dinheiro, o medo de Lívia de que Guma um dia fique no mar (destino de quase todos do cais). Este livro é maravilhoso por ser realista.
A única parte que eu não gostei é que as vezes algumas informações dadas anteriormente são repetidas, causando demasiada repetição. Mas, tirando isso, o livro é perfeito.

Rodrigues 29/09/2020

Primeiro livro da literatura Brasileira que li na vida
Em 2001 eu vi a novela da Globo,Porto dos milagres,onde contava a história de amor de Fuma e Lívia,falava sobre Iemanjá e sobre a cultura da Bahia e gostei muito.
Quando descobrir que era uma novela baseada em um livro gostei muito.Conseguir ler esse livro só em 2004 e gostei muito.
Nesse livro em específico eu pude conhecer como vivem os pescadores,as suas dificuldades,em como eles acreditam em Iemanjá ( coisa que eu particularmente não acredito,porém respeito) e no grande amor de Guma e Livia,o pescador que se apaixona pela menina rica.
Livro extremamente bem detalhado e desenvolvido.Acho que comecei a ler os livros de literalmente por uma grande obra.Um clássico

Thaysrochamed 25/08/2020

Na beira do mar
Apesar do mar ser lindo, ele tem os seus segredos, seus mistérios e traz consigo devaneios dos marinheiros que ali dependem e também tristezas das mulheres que esperam a vida toda o dia em que seu marido desaparecerá naquele imenso mar, o Mar Morto. O mar de Iemanjá, de Janaína. O que fica é a esperança, a espera de um milagre daqueles que ali dependem das águas turbulentas, para que um dia tudo isso acabe, que as mulheres não criem seus filhos sozinhas, que não haja a evasão escolar, que não exista desespero e dor na beira do mar.

Karine Coelho 12/09/2009

Minhas impressões finais sobre Mar Morto
É, aprendi a não subestimar a literatura brasileira. Mar Morto é um belíssimo livro, e merece o sucesso que fez e faz no mundo todo. Jorge Amado descreve a crueza da vida no mar com uma delicadeza e uma doçura sem tamanho, que nos emociona de verdade. Uma história bela, sensível, triste. Eu acho que a nossa literatura, e até o nosso cinema, mereciam mais obras assim, que mostram a realidade cruel, mas de um modo poético. O autor fala de Iemanjá com uma doce devoção, que desconstrói tudo o que o preconceito nos faz pensar. Um jeito meio parecido com o que Marion Zimmer Bradley fala sobre sua Deusa Mãe. A história de Guma e Lívia é muito bonita! Romântica e trágica, repleta de amor e lágrimas. É quase um épico, cheio de feitos heróicos, romances e traições. Dá até vontade de ir viver no mar, viajar num saveiro, ver a Lua sobre o mar: os cabelos prateados de Janaína espalhados sobre as águas. Dá vontade até de morrer no mar. Afinal de contas: "é doce morrer no mar..."

Kecia.Viana 18/07/2022

A força da mudança está nas mãos das mulheres
Amei o livro. Se tornou meu segundo preferido de Jorge... Só Capitães da Areia ganha dele.

Livro poético, com personagens fortes e uma bela história de amor

Mostra a força do mar e das mulheres! ??

Marcos Santos 03/04/2021

Os navegantes
Uma história de luta nas ondas do mar, onde o ganha pão, é um risco constante contra as tempestades, em que os trabalhadores do porto segue a sina de seus pais levados pelas ondas. Mas que não desistam de ter uma vida melhor, e nessa labuta contam estórias que inspira e fortalece a ligação com o mar.